Вы находитесь на странице: 1из 31

UNIJU - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Nome: Priscila Angela Vicentini Professor: Dejalma Cremonese

Nascimento Falecimento

21 de abril de 1864 Erfurt, Alemanha 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha

Nacionalidade Alem Ocupao

Jurista, economista e socilogo.

Principais Trabalhos

tica protestante e o esprito do capitalismo * Sistema econmico e sociedade

*A

Cnjuge

Marianne Schnitger

Max Weber em 1864

Hans Kelsen, nasceu em 11 de outubro de 1881 em Praga (Imprio AustroHungro), vindo a falecer em 19 de abril de 1973 em Berkeley (Estados Unidos). Jurista, considerado o principal representante da chamada Escola Positivista do Direito, destacando-se pela publicao da Teoria Pura do Direito.

Max Weber e Hans Kelsen elaboraram alguns dos clebres conceitos mais utilizados nas searas das Cincias Sociais e do Direito.

Distino entre Sociologia Jurdica e Cincia Jurdica ou Dogmtica por meio da anlise dos pensamentos Weberianos e Kelsenianos.

poca: Pondo-se de lado alguns trabalhos precursores, como os de Maquiavel (1469-1527) e Montesquieu ( 1689- 1755), o estudo cientfico dos fatos humanos somente comeou a se constituir em meados do sculo XIX.

MAX WEBER

Distino entre formas especficas de entendimento frente a concepo das cincias naturais e cincias sociais.

Cincias Naturais:
homem.

conhecimento dos fenmenos naturais, algo externo ao prprio

Cincias Sociais:

o que se procura conhecer a prpria experincia humana.

Uma breve explicao: POSITIVISTAS: Tericos de identidade fundamental entre as cincias exatas e as cincias humanas, tendo suas origens acima de tudo na tradio empirista inglesa.

Max Weber nasceu e teve sua formao intelectual no perodo em que as primeiras disputas sobre a metodologia das cincias sociais comeavam a surgir na Europa, sobre tudo em seu pas, a Alemanha.

Objeto da sociologia

a captao da relao de sentido.

Conhecer um fenmeno social seria extrair o contedo simblico da ao ou aes que o

configuram. Max entende por ao, aquilo cujo sentido pensado pelo sujeito jeito referido ao comportamento dos outros; orientando-se por ele o seu pensamento.

O mtodo compreensivo defendido por Weber, consiste em entender o sentido em que as aes de um indivduo contm e no apenas o aspecto interior.

A inteno no criar um abismo entre os dois grupos de cincias.

Considerando que os fenmenos obedecem uma regularidade causal tanto nas cincias naturais quanto na humanas o mesmo no se poderia dizer dos tipos de leis gerais a serem formuladas para cada um dos dois grupos de disciplinas.

Essas leis referem-se a construes de comportamento com sentido.

Na primeira parte de Economia e Sociedade, Max Weber expe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia e patrimonialismo.

Outro princpio metodolgico Weberiano: Aplicao do tipo ideal no tratamento da realidade (racionalidade e irracionalidade).

A partir dos conceitos mais gerais do comportamento social e das relaes sociais, Weber formula novos conceitos mais especficos, pormenorizando cada vez mais as caractersticas concretas.

O CAPITALISMO E O PROTESTANTISMO As solues encontradas por Weber para os intrincados problemas metodolgicos foram extremamente importantes para as cincias sociais. Problemas de ordem social e econmica do mundo, j discutida antes tambm por grandes pensadores como Karl Marx (1818-1883) ao transformar o fator econmico no elemento determinante de todas as estruturas sociais e culturais, inclusive a religio. Contudo, somente com os trabalhos de Weber foi possvel elaborar uma verdadeira teoria geral capaz de confrontar-se com a de Marx.

A primeira idia dessa teoria foi fazer um estudo para conhecer corretamente as causas do capitalismo, por meio de um estudo comparativo entre as sociedades. Resultado: A real explicao poderia ser encontrada na ntima vinculao do capitalismo com o protestantismo.

Discusso: O fato de os lderes do mundo dos negcios e proprietrios do capital, assim como os nveis mais altos de mo-de-obra qualificada, principalmente o pessoal tcnico e comercialmente Weber coloca uma srie de hipteses que especializado das moderna empresas, serem poderiam explicar o fato. preponderantemente protestante.

Eliminando-os de um a um, chega a concluso... Protestantes, tanto como classe dirigente, quanto como classe dirigida, maioria ou minoria, sempre teriam demonstrado tendncia especfica para o racionalismo econmico .

... A razo desse fato deveria, portanto, ser buscada no carter intrnseco e permanente de suas crenas religiosas e no apenas em suas temporrias situaes externas na histria e poltica.

Uma vez indicado o papel que as crenas religiosas teriam exercido na gnese do esprito capitalista, Weber prope-se a investigar quais os elementos dessas crenas que atuaram no sentido indicado e procura definir o que entende por ESPRITO DO CAPITALISMO.

Weber entende que o Esprito do Capitalismo constitudo por uma tica peculiar, que segundo ele, pode ser explicada nitidamente por trechos do discurso de Benjamin Franklin (1706-1790), um dos lderes da independncia dos Estados Unidos.

Ganhar dinheiro dentro da ordem econmica moderna , enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expresso da virtude e da eficincia de uma vocao

Benjamin Franklin

Segundo a interpretao dada por Weber a esse texto, Benjamin Franklin expressa um utilitarismo ( busca egostica do prazer individual).

O aspecto mais interessante desse utilitarismo residiria no fato de que a tica de obteno de mais e mais dinheiro combinada com o estrito afastamento de todo gozo espontneo da vida.

Com o objetivo de relacionar as idias religiosas fundamentais do protestantismo com as mximas da vida econmica capitalista, Weber analisa alguns pontos fundamentais da tica calvinista, como a afirmao de que o trabalho constitui, antes de mais nada, a prpria finalidade da vida .

Em sntese, a tese de Weber afirma que a considerao do trabalho (entendido como vocao constante e sistemtica) como o mais alto instrumento de ascese (exerccio prtico que leva efetiva realizao da virtude, plenitude da vida moral) e o mais seguro meio de preservao da redeno da f e do homem deve ter sido a mais poderosa alavanca da expresso dessa concepo de vida constituda pelo esprito do capitalismo.

Hans kelsen
No campo terico, o Jurista procurou lanar bases de uma Cincia do Direito, excluindo do seu conceito de objeto (o prprio Direito) quaisquer referncias estranhas, especialmente aquelas de cunho sociolgico e axiolgico (os valores), considerando que estes constituem matria de estudo para outros ramos da cincia, tais como a Sociologia e a Filosofia.

Hans Kelsen critica as teorias que procuram a distino do direito com relao a moral a partir do critrio de interioridade (moral) e exterioridade (direito).

Sua crtica repousa sobre o fato que:

O Direito por vezes regula condutas internas e por vezes regula condutas externas.

Se o Direito for entendido e definido exclusivamente a partir de idias de normatividade e validade, ento seu campo nada tem a ver com a tica.

Sua proposta:

AS NORMAS JURDICAS SO ESTUDADAS PELA CINCIA DO DIREITO.


AS NORMAS MORAIS SO OBJETO DE ESTUDO DA TICA COMO CINCIA. O RACICNIO JURDICO DEVE VERSAR SOBRE O LCITO E O ILCITO, O LEGAL (CONSTITUCIONAL) OU ILEGAL (INCONSTITUCIONAL), SOBRE O VLIDO E O INVLIDO.

O que de fato ocorre que Kelsen, quer expurgar do interior da teoria jurdica a preocupao com o que justo e o que injusto, porque o valor de justia relativo e para ele quem discute justia a tica.

O direito no precisa respeitar um mnimo moral para ser definido e aceito como tal, pois a natureza do direito, para ser garantida em sua construo no requer nada alm do valor jurdico. Ento direito e moral se separam. Assim, valida a ordem jurdica ainda que contrarie os alicerces morais.

Isto no significa dizer que Kelsen no esteja preocupado em discutir o conceito de justia, e mesmo buscar uma concepo prpria acerca deste valor. Isto quer dizer, pelo contrrio, que toda discusso opinativa sobre valores possui um campo delimitado de estudo, o qual se costuma chamar de tica.

Em sua teoria (Teoria Pura do Direito-1976), o direito positivo e os seus modos hierrquico-estruturais, so os principais objetos de preocupao.

Teoria Pura do Direito

Ousadia de Hans Kelsen desqualificando a importncia do jusnaturalismo como teoria vlida para o Direito, sob o plano de atingir a autonomia disciplinar para a cincia jurdica. Relao entre cincia e direito, que procura a partir de uma perspectiva crtica ao positivismo que a caracteriza, vislumbrar, ao final, as limitaes dessa formulao, com apoio do vis hermenutico (interpretao das leis).

Weber

representou um dos mais altos expoentes da sociologia jurdica. no mbito da

Kelsen por sua vez, solidificou a mais expressiva referncia


dogmtica jurdica.

I. Postura weberiana
Max Weber, por sua vez, encerrou posies mais coerentes ante a concepo do carter autnomo das cincias . Criticou Kantorowicz e Erlich (precursores da chamada Escola do Direito Livre e do Movimento Sociolgico do Direito), porque ambos tentaram reduzir a Cincia do Direito a uma disciplina sociolgica.

A Sociologia do Direito e a Cincia Jurdica no podem jamais ser justapostas, de maneira que ambas ocupam lugares distintos, isoladamente consideradas.

Quando se fala em direito, ordem jurdica e norma jurdica, deve-se observar muito rigorosamente a diferena entre os pontos de vista jurdico e sociolgico.
Direito: sentido normativo, logicamente correto.

Norma jurdica: o que de fato ocorre.

A dogmtico-jurdica para Weber possui uma peculiaridade especial: ela se situa na esfera do dever-ser. Como ele prprio nos ensina:

(...) prope-se a tarefa de investigar o sentido correto de normas cujo contedo apresenta-se como uma ordem que pretende ser determinante para o comportamento de um crculo de pessoas de alguma forma definido, isto , de investigar as situaes efetivas sujeitas a essa ordem e de modo como isso ocorre (Weber, 1999, v. I, p.209).

Vislumbra-se que a preocupao de Weber em situar esses limites especficos, ao que se infere, destina-se a no permitir a confuso entre aqueles assuntos referentes aos aspectos normativos e aqueles situados no acontecer social (empricos).

A SOCIOLOGIA JURDICA RESPONSVEL DE INVESTIGAR O COMPORTAMENTO DOS INDIVDUOS CONFORME UM ORDENAMENTO JURDICO POSTO (vigente), ORIENTANDO-SE POR ELE.

II. Postura kelseniana


Mas nem com tamanha clareza e discernimento Weber deixou de ser criticado. Kelsen j havia tecido vrias crticas a Kantorowicz e Erlich contestando o posicionamento desses autores ao afirmarem ser a Sociologia do Direito a nica cincia capaz de definir o fenmeno jurdico, de forma a reduzir a cincia do direito a uma disciplina sociolgica. Assim, Kelsen entendia que a Sociologia Jurdica no era uma cincia autnoma, visto que, necessariamente, teria que recorrer a conceitos elaborados pela Cincia do Direito.
O pensador reduz o mbito do estudo da Cincia Jurdica norma (ou o conjunto delas), excluindo da cincia jurdica os fenmenos sociais, polticos e psicolgicos, os quais seriam objetos da Sociologia, Cincia Poltica e Psicologia, respectivamente.

As definies de norma, ordenamento jurdico, ordem jurdica eram de incumbncia da dogmtica jurdica resolver, visto que estes eram seus objetos prprios.

(...) At agora, a tentativa mais bem-sucedida de definir o objeto de uma sociologia do Direito foi feita por Max Weber. Ele escreve:
Quando nos ocupamos com o Direito, Ordem Jurdica, Regra de Direito, devemos observar estritamente a distino entre um ponto de vista jurdico e um sociolgico (...)

(...) Para ser objeto de uma sociologia do Direito, a conduta humana deve ser determinada pela idia de uma ordem vlida (KELSEN, 1998, p 248 e 253).

A proximidade da idia divisria entre Kelsen e Weber no que toca a dogmtica jurdica e sociologia do direito que enquanto uma se preocupa com o exame das normas e suas relaes lgico-sistemticas, a outra se atm ao campo de investigar o comportamento do indivduo perante essas normas.

Enquanto Weber ir afirmar que a sociologia jurdica tem mtodo e objeto prprios, quais sejam, o mtodo emprico-causal e como objeto o comportamento humano como norma, Kelsen, apesar de concordar com o mbito desta ltima categoria (esfera do ser), insiste em afirmar que, para esse comportamento ser estudado, h a necessidade da sociologia jurdica recorrer ao conceito de norma, elaborado pela Cincia do Direito.

Um outro ponto fundamental de disparidade entre Kelsen e Weber se funda no conceito de VALIDADE. Kelsen entende a validade como a existncia especfica de normas Weber entende validade quando a orientao das aes sociais se d em funo da norma jurdica.

Hans Kelsen
No se pode asseverar que to somente objeto deste ramo de estudo aquelas aes que se do frente a uma norma jurdica orientadas por ela.

No entendimento de Kelsen, a nica cincia capaz de definir o que viria a ser Direito seria a Cincia do Direito, tendo a sociologia jurdica dependncia direta desta para sua formulao. Deste modo negava a dualidade de ramos do conhecimento que determinassem objetos relacionados ao estudo do direito, a saber, a sociologia jurdica e a dogmtica jurdica, visto que a nica cincia que poderia fornecer um conceito de Direito seria a Cincia Jurdica atravs da dogmtica jurdica.

Ao que parece, o mrito maior de Weber foi o de distinguir o mbito de atuao de cada um desses ramos do conhecimento, a saber a dogmtica jurdica e a sociologia do direito.

Em realidade, cada uma analisa o Direito sob prismas diferentes e de forma alguma excludentes. Pelo contrrio. Enquanto a dogmtica jurdica estabelece a melhor forma possvel de se elaborar e organizar normas, a sociologia do direito atua do outro lado verificando se aquelas normas esto sendo seguidas e em que grau pelos seus destinatrios. Vale lembrar tambm que em razo das cincias serem autnomas, pelos seus prprios fundamentos intrnsecos, nenhuma jamais poderia servir de base ou modelo outra. Quando Kelsen afirma que a sociologia do direito serve de conceitos elaborados pela cincia jurdica, negando seu carter cientfico, acaba por limitar demasiadamente o universo do fenmeno jurdico a uma viso restrita da realidade.

Segundo Kantorowicz:
a Dogmtica sem a Sociologia est vazia; a Sociologia sem a Dogmtica est cega.

Fontes Consultadas:
www.urutagua.uem.br www.sociologiajur.uol.br
www.culturabrasil.org.br

www.educaterra.terra.com.br

Вам также может понравиться