Вы находитесь на странице: 1из 11

Servios online IBAMA Licenciamento Ambiental Federal

Primeiros Passos
(Caso o empreendedor no possua o Cadastro Tcnico Federal) Acessar Servios on-line no site do IBAMA: http://www.ibama.gov.br e clicar e cadastro, abre a possibilidade de inscrio de pessoa fsica ou jurdica. As FAPs (FORMULRIO DE SOLICITAO DE ABERTURA DE PROCESSO) estaro disponibilizadas na rea de trabalho do empreendedor no Servios on-line, clicando em Servios - Licenciamento Ambiental Federal - Solicitao de Abertura de Processo. * importante frisar que a atualizao de dados, tais como nome e endereo sero importantes para a gerao automtica de documentos ao empreendedor.

Viso geral do site do IBAMA

Preenchimento da FAP
Escolher tipologia: Rodovia Inserir a denominao oficial do empreendimento: Ex.: BR-020/BA, Trecho: DIV GO/BA - DIV BA/PI, Subtrecho: RIO GRANDE - ENTR BA-463 (P/SO DESIDRIO), Segmento: km 77,1 131,3 (Compor a denominao com: Sigla da Rodovia Trecho Subtrecho Segmento) - Informaes baseadas no SNV (Sistema Nacional de Viao) *A FAP dividida em formulrios solicitando informaes sobre dados especficos do empreendimento como dados sobre o meio bitico, fsico e socioeconmico em que pretende se localizar. - necessrio ateno para as unidades de medida dos dados, bem como para os limites de texto determinados para preenchimento (informados por n de caracteres). - O IBAMA pretende com essas informaes dirimir dvidas sobre a competncia para o licenciamento do empreendimento e levantar a existncia de outros impedimentos.

Planilha dos dados especficos

Planilha dos dados de Meio Fsico e Bitico

Planilha dos dados de Meio Fsico e Bitico

Continuao

Planilha dos dados Socioeconmicos

Planilha dos dados do Contato

Planilha de Informaes Complementares

Consideraes Finais
- Aps o preenchimento da FAP, o Sistema gera um arquivo PDF a ser impresso e assinado pelo responsvel pelo CFT (Cadastro Tcnico Federal). - Aps a assinatura, encaminhar ao IBAMA ofcio formalizando a solicitao da abertura do processo de licenciamento ambiental.

Вам также может понравиться