Вы находитесь на странице: 1из 39

Universidade Federal do Pampa Licenciatura em Cincias da Natureza Anlise Inorgnica Prof.

Rafael Roehrs

....Grandes reas da qumica inorgnica permanecem inexploradas, assim compostos inorgnicos novos e incomuns esto constantemente sendo sintetizados. A sntese inorgnica exploratria continua a enriquecer o campo com compostos que nos fornecem perspectivas novas sobre estruturas, ligao e reatividade. A indstria qumica fortemente dependente da qumica inorgnica. Esta essencial para a formulao e o melhoramento de materiais modernos, como catalisadores, semicondutores, guias de luz, dispositivos pticos no lineares, supercondutores e materiais cermicos avanados. O impacto ambiental da qumica inorgnica tambm imenso. Nesse contexto, a funo abrangente dos ons de metal em plantas e animais conduz rica rea da qumica bioinorgnica....

A luz, em determinados momentos, se comporta como uma onda; e, em outros momentos, como partcula. Dizemos que ela apresenta, ento, uma dualidade onda-partcula.

Foi por volta de 1704 que Newton apresentou a teoria corpuscular da luz, segundo a qual ela se comportava como se fosse uma partcula. Ele props que se a luz fosse realmente uma onda, ela poderia contornar obstculos, como acontece com o som. Caso a luz fosse uma onda, o fenmeno fsico da difrao impossibilitaria a formao de regies de sombra e penumbra.

Segundo Newton, podemos ouvir uma pessoa conversando do outro lado de um muro alto, mas no podemos v-la, em razo de o som ser uma onda; e a luz, uma partcula. Um pouco antes, no ano de 1677, Huygens havia lanado a teoria ondulatria da luz. Ele classificou a luz com uma onda, pois achava que a luz vibrava os pontos do meio, da mesma forma que o som o faz.
As observaes de Huygens permitiram a ele concluir que cada ponto de uma onda se comporta como uma fonte de onda secundria para os prximos pontos. Isso explica a difrao das ondas ao atravessarem uma fenda. Mas podemos dizer que a teoria da luz comeou a ganhar fora quando o fsico e matemtico Young montou um experimento que foi capaz de mostrar que a luz sofria difrao.

Em seu experimento, Young usou um obstculo, O1, contendo uma minscula fenda; e na sequncia, outro obstculo, O2, com duas minsculas fendas, conforme mostra a figura acima. Usando um feixe de luz monocromtica, ele a fez passar pela primeira fenda. Aps os obstculos, Young colocou um anteparo para projetar a luz. Para a surpresa de Young, apareceram franjas claras e escuras, com isso ele pde concluir que, se houve a formao de franjas, a luz sofreu difrao ao passar pelas minsculas fendas. Portanto, a luz tem um comportamento ondulatrio.

Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espao, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfcie, passa a se comportar como partcula.

De acordo com a relao de De Broglie, todas as partculas deveriam ter propriedades ondulatrias. Os objetos relativamente grandes como bolas de futebol e automveis provavelmente tm propriedades de ondas. Porm, estes objetos tm massas to grandes que seus comprimentos de onda so extremamente pequenos, e seu carter ondulatrio desprezvel.

O princpio da incerteza, desenvolvido pelo fsico alemo Werner Heisenberg, estabelece que impossvel conhecer simultaneamente a posio e a energia de uma partcula tal como o eltron. Isso porque, para se estudar uma partcula, preciso interagir de alguma maneira com esta partcula.
Nenhum instrumento pode "sentir" ou "ver" um eltron sem influenciar intensamente o seu movimento. Se, por exemplo, construssemos um microscpio to poderoso, capaz de localizar um eltron, teramos de usar uma radiao com um comprimento de onda muito menor que o da luz. (Para que um objeto diminuto possa ser visto num microscpio, o comprimento da luz utilizado deve ser menor que o dimetro do objeto.)

Esse supermicroscpio imaginrio deveria, para isso, usar raios x ou raios g. Mas a energia destas radiaes to grande que modificaria a velocidade e, consequentemente, o momento do eltron, numa quantidade grande e incerta.
O princpio da incerteza pode ser assim interpretado: quanto mais de perto tentarmos olhar uma partcula diminuta, tanto mais difusa se torna a viso da mesma.

A equao de Schrdinger nada mais que uma equao diferencial de segunda ordem,a qual podemos aplicar para um sistema como o tomo de 1H e calcularmos os seus nveis de energias correspondentes. Historicamente foi o primeiro sistema que Schrdinger tratou, onde os autovalores de energia so os mesmos que previstos por Bohr.

Para maiores informaes clique aqui.

Superfcie-limite de um orbital indica a regio dentro da qual o eltron mais facilmente encontrado; orbitais com meros qunticos possuem planos nodais. Provavelmente o meio mais usado para a representao grfica dos orbitais.

Permitem visualizar os orbitais mais facilmente.

So semelhantes aos diagramas de superfcie limite na medida em que do as formas dos orbitais.
So mais informativos, pois mostram como a densidade de probabilidade varia no espao em torno do ncleo. Quanto mais escura uma regio, maior a densidade de probabilidade.

Mapas de densidade de probabilidade constante. Mapas quantitativamente precisos. Apresentam um conjunto de linhas que unem os pontos que tm uma mesma densidade de probabilidade.

So tomos com mais de um eltron. Como exemplo, podemos citar o tomo de He, com dois eltrons no orbital 1s, tecnicamente um tomo polieletrnico ou multieletrnico.
A equao de Schrdinger s foi resolvida exatamente para espcies contendo um eltron, isto por que, a soluo exata dessa equao para um tomo com N eltrons seria uma funo de 3N coordenadas de todos os eltrons gerando com isso dificuldades matemticas para sua resoluo.

No mximo dois (2) eltrons podem ocupar um nico orbital e, se os dois ocupam o mesmo orbital, seus spins devem estar emparelhados.
Na notao usual emparelhado significa que um eltron deve ter spin , o outro e o par . Outra forma de expressar este princpio vem da observao de que: Um eltron em um tomo descrito por quatro (4) nmeros qunticos e, assim, dois (2) eltrons no podem possuir os quatro nmeros qunticos iguais. Configurao do estado fundamental de um tomo: a seqncia de ocupao dos orbitais por seus eltrons no estado fundamental.

um procedimento que pode conduzir a uma plausvel configurao do estado fundamental. Estabelece que no processo mental de construo de um tomo a partir do tomo de hidrognio, adicionam-se prton ao ncleo e eltrons aos orbitais de acordo com as energias crescentes desses e respeitados o princpio de Pauli e a regra de Hund.

A sequncia para o preenchimento dos subnveis :


1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 4f, etc... Esta ordem de energia determinada em parte pelo nmero quntico principal (n) e em parte pela penetrao e blindagem. A cada orbital, de acordo com o princpio da excluso de Pauli, permitido acomodar dois (2) eltrons. Assim, uma subcamada p pode acomodar seis (6) eltrons e uma subcamada d dez (10) eltrons. Quando mais que um orbital estiver disponvel para ser ocupado, tal como quando os orbitais 2p esto comeando a serem preenchidos, como nos tomos de B e C, adota-se a seguinte regra: Regra de Hund: Quando se tem mais de um orbital com a mesma energia, os eltrons ocupam orbitais separados e possuem spins paralelos.

Segundo a Mecnica Quntica a estrutura eletrnica dos tomos se deduz atravs um conjunto de nveis de energias quantizadas, que os eltrons podem possuir. Orbitais: Os orbitais correspondem a regies do tomo com maior probabilidade de se encontrar determinado eltron (maior manifestao eletrnica). Cada orbital acomoda no mximo dois eltrons e, quando os eltrons ocupam um mesmo orbital, so ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotao (spins) contrrios. Em uma terminologia qumica, dois eltrons com spins em direes opostas so ditos spins antiparalelos .

Subcamadas ou subnveis de energia:


Os orbitais em um tomo so agrupados em subcamadas e, na ausncia de qualquer campo magntico aplicado externamente, todos os orbitais de uma mesma subcamada tm a mesma energia.

Em tomos no seu estado fundamental podem existir quatro tipos de subcamadas, designadas pelas letras s , p , d , f , que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente.

Costuma-se representar os orbitais nas subcamadas por quadrados como a ilustrao abaixo:

Camadas ou nveis de energia:


Um agrupamento de subcamadas forma uma camada ou nvel de energia . Todos os eltrons de uma camada esto a mesma distncia mdia do ncleo do tomo. As camadas so numeradas a partir do ncleo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...) e podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q... respectivamente.

Para designar a camada, a subcamada e o orbital de um eltron podemos utilizar os nmeros qunticos . Esses nmeros identificam cada eltron do tomo, porm, no existem dois eltrons com o mesmo conjunto de nmeros qunticos (princpio da excluso de Pauli).

Nmero quntico principal (n) - O nmero quntico principal, representado por n , indica a camada em o eltron se encontra, e s pode assumir valores inteiros e positivos.
Nmero quntico secundrio ou azimutal ( l ) (letra L)- O nmero quntico azimutal, representado por l , especifica a subcamada e, assim, a forma do orbital. Pode assumir os valores 0, 1, 2 e 3, correspondentes s subcamadas s , p , d , f

Nmero quntico magntico (m l ) - O nmero quntico magntico, representado por ml , fornece informaes sobre a orientao de um orbital no espao. Pode assumir valores inteiros de + l a - l (letra L). Por exemplo, para uma subcamada d ( l = 2), m pode ser igual a -2, -1, 0, +1 ou +2, cinco valores que correspondem aos cinco orbitais da subcamada d.
Nmero quntico spin ( m s ) - O nmero quntico spin, representado por ms , especifica o spin do eltron e possui valor + 1/2 ou - 1/2.

At hoje so conhecidas sete camadas eletrnicas, e suas subcamadas.


Os eltrons so distribudos em um tomo segundo uma regra conhecida como regra de Hund : Ao ser preenchida uma subcamada, cada orbital dessa subcamada recebe inicialmente apenas um eltron; somente depois de o ltimo orbital dessa subcamada ter recebido seu primeiro eltron comea o preenchimento de cada orbital semicheio com o segundo eltron.

Veja um exemplo: para o tomo de potssio (19K): 19K 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3s 1 Os nmeros sobrescritos na letra correspondem ao nmero de eltrons existentes na subcamada. Fazendo a distribuio eletrnica nos orbitais para o potssio, teremos:

(19K):

19K 1s

2s2 2p6 3s2 3p6 3s 1

1s2

2s2

2p6

3s2

3p6

3s2

Cada seta indica um eltron. Perceba que, em cada orbital, quando existem dois eltrons, so sempre de spins opostos. Geralmente, os tomos se ligam uns aos outros, de modo a ter emparelhados todos os seus eltrons. Nesse caso, o potssio pode perder seu eltron 3s, ficando assim com 5 subcamadas completas. O eltron de maior energia, chamado eltron de diferenciao, o ltimo eltron distribudo no preenchimento dos orbitais, de acordo com a regra de Hund.

Uma das propriedades atmicas mais teis de um elemento o volume de seus tomos e ons.
A teoria quntica do tomo no produz valores precisos de raios atmicos ou inicos, porque a funo de distribuio radial diminui exponencialmente com o aumento da distncia ao ncleo. Apesar desta falta de valores de raios precisos, podemos esperar que tomos com muitos eltrons sejam maiores do que tomos que possuem poucos eltrons. Tais consideraes tm permitido aos qumicos propor uma variedade de definies de raio atmico, com base em consideraes empricas. Raio Atmico: conjunto de raios metlicos e covalentes.

Raio metlico de um elemento metlico e definido como a metade da distncia determinada entre os ncleos dos tomos vizinhos prximos em um slido Contudo encontra-se que esta distncia geralmente aumenta com o nmero de coordenao (NC) do retculo.
Em um estudo extensivo da separao internuclear em uma grande variedade de elementos Goldschimidt, encontrou que o raio relativo mdio varia conforme a tabela ao lado. necessrio colocar todos os elementos nas mesmas condies para que se possam comparar tendncias em suas caractersticas, assim, ajustaram-se todos os raios para NC igual a 12.

Raio covalente: metade da separao internuclear de dois tomos vizinhos de um mesmo elemento em uma molcula. Na anlise da tabela, dados mostram que o raio atmico: Aumenta ao se descer nos grupos e diminui da esquerda para a direita nos perodos Interpretao em termos da estrutura eletrnica dos tomos: Ao se descer nos grupos, os eltrons de valncia so encontrados em orbitais com nmeros qunticos sucessivamente maiores ocupando, assim orbitais maiores. Atravs do perodo, os eltrons de valncia so adicionados em orbitais de mesma camada; contudo, o aumento na carga nuclear efetiva atravs do perodo atrai os eltrons e resulta em tomos cada vez mais compactos

Raio Inico: est relacionado com a distncia entre os ncleos de ctions e nions vizinhos.

Torna-se, assim, necessrio dividir uma nica separao internuclear de ons vizinhos entre duas espcies diferentes (p.ex., um on Na+ e um on Cl- em contato).

A forma mais direta para resolver este problema determinar arbitrariamente o raio de um on e, ento, utiliz-lo para determinar os raios de todos os outros ons. O on escolhido foi o O2-, por ter a vantagem de poder se combinar com a maioria dos elementos e ser pouco polarizvel, e assim seu volume no varia muito em funo da troca do ction que o acompanha.

R (O2-) = 1,40
Da mesma forma que o raio atmico, o raio inico, aumenta com o nmero de coordenao. Assim, ao se comparar raios inicos deve-se tambm observar se eles tm o mesmo NC. Os valores normalmente empregados referem-se ao NC igual a seis (6), o NC mais comum.

Uma caracterstica comum ao se comparar o raio atmico com o inico :


Todos os nions so maiores que os tomos que lhes deram origem e todos os ctions so menores. Explicao: O aumento do raio do nion em relao ao tomo o resultado da maior repulso eltron-eltron que ocorre no nion, quando comparado com o tomo neutro. O menor raio do ction, comparado com o elemento que lhe deu origem, uma consequncia da diminuio da repulso eltroneltron, devido a perda de eltron.

Вам также может понравиться