Вы находитесь на странице: 1из 24

Componentes de um torno.

Cabeote fixo
O cabeote fixo a parte do torno pela qual a pea presa e da qual recebe o movimento de rotao caracterstico do processo de torneamento. Este conjunto chamado de cabeote fixo est montado sobre o barramento esquerda, fixado por meio de parafusos e a sua pea principal o eixo da rvore.

Barramento
O barramento forma o corpo principal do torno e serve de apoio ao carro principal e o cabeote mvel, assim como para a fixao do cabeote fixo. Todo barramento construdo de ferro fundido especial e endurecido durante a usinagem. A parte superior do barramento apresenta filetes trapezoidais, que constituem as guias para o deslize dos rgo montados sobre o barramento. Este perfil trapezoidal do barramento tem a vantagem de resistir melhor presso do trabalho, compensar o desgaste das partes em atrito e proporcionar grande preciso. O barramento geralmente provido de uma cava, isto , de uma cavidade em frente ao cabeote fixo. Esta construo permite o torneamento de peas curtas e de grande dimetro, que no passaria sobre o barramento inteirio.

Caixa de engrenagens
Conforme o material e o dimetro da pea a ser torneada, esta tem que girar com um nmero varivel de rotao. Para isso, a transmisso de movimento do motor rvore feita por meio de polias escalonadas com correrias planas ou em V, ou , ento, atravs de um sistema de engrenagens que permiti essa gradao do nmero de rotaes. Os tornos sem caixa "Norton" tem um grupo de engrenagens de 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25,26, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 63, 65, 70, 75, 80, 85, 90, 95, 97, 100, 110, 120 e 127 dentes. De modo especial, a roda de 127 dentes empregada na grade sempre que se necessita abrir rosca de passo ingls com fuso de passo mtrico, ou ento abrir rosca de passo mtrico com fuso de passo ingls.

Caixas Norton
A caixa NORTON ou caixa de mudana rpida, serve para proporcionar avanos mecnicos e passos de roscas com economia de tempo. Em lugar de calcular e montar as engrenagens da grade, preciso apenas mudar a posio de certas alavancas.

Cabeote mvel
O cabeote mvel a parte do torno que, apoiada e fixada sobre o barramento, serve para as seguintes finalidades: 1 - Suporte de contra-ponta, que um duplo cone de ao destinado a prender, num dos topos, a pea a ser torneada. 2 - Suporte de um mandril de haste cnico, como o mandril tipo ou de uma bucha de reduo. 3 - Suporte direto de ferramentas de corte de haste cnica, tais como brocas, alargadores ou machos. O cabeote mvel do torno desliza-se sobre o barramento, o qual apresenta uma ranhura retificada, que se adapta a uma das guias longitudinais retificadas do barramento. Pode, tambm, ser fixada em diferentes partes do barramento, seja por meio dos parafusos, porcas e placas, ou por outro processo adequado, como o de uma alavanca com excntrico.

Cabeote mvel

Fuso
O movimento do fuso no torno utilizado para a abertura de roscas e para dar avano automtico ao carro e o caso do passe fino. Para dar o movimento automtico atravs do fuso, move-se a alavanca de acionamento do fuso. Os pinos das metades da porca aberta movem-se nos rasgos do disco , fechando a porca que, por sua vez, engrena com o fuso. A rotao do fuso determina o avano longitudinal do carro.

Carro
O carro do torno uma forte pea construda de ferro fundido e que proporciona ferramenta cortante os movimentos exigidos para operaes de torneamento. O carro do torno compe-se de trs partes, cada uma com finalidades diferentes, que so:
Carro longitudinal (principal), carro transversal, carro porta-ferramenta.

Carro longitudinal
Tem na parte inferior rasgos trapezoidais que se adaptam nas guias prismticas do barramento do torno. O seu movimento realiza o desbaste, acabamento,roscas. Para movimentar o carro transversal atravs do fuso, move-se a alavanca, para a posio que produz o acoplamento das luvas . A rotao do fuso determina a velocidade de avano e o carro move-se ao longo do barramento.

Carro transversal
por meio de uma barra roscada, realiza movimento de faceamento, corte, sangria (canal ou sulco).

Espera porta-ferramenta
Trabalha sobre o carro transversal. Sobre ela est o porta-ferramenta. Seu movimento feito por meio da manivela. usada para dar desbaste nas peas, ou para o torneamento cnico de peas pequenas, atravs da inclinao da espera.

Porta-ferramenta
um dispositivo que age como uma interface intercambivel entre o fuso de uma mquina ferramenta e uma ferramenta de corte de maneira que no seja diminuda a eficincia dos elementos mencionados.

Porta-ferramenta
Para uma usinagem de qualidade, so essenciais quarto elementos separados: 1. Concentricidade - O eixo de rotao do fuso da mquina e o da ferramenta de corte devem ser mantidos concntricos. 2. Fora de fixao - A ferramenta de corte deve ser segurada firmemente para evitar a sua rotao dentro do mandril. 3. Padronizao - Os mandris devem ser uniformes entre si. A utilizao de mandris com qualidade assegura a constncia de fixao, de mandril para mandril. 4. Balanceamento Os porta-ferramentas devem ser balanceados to perfeitamente como os fusos nos quais so montados. Como voc poder ver, possvel desdobrar o porta-ferramentas em trs partes separadas: a interface com fuso (cone, A), a flange (B) e a parte para prender a ferramenta (mecanismo para prender, C).

Porta ferramentas

Carro
Carro Transversal

Porta ferramenta

Espera

Carro longitudinal

Colar (Anel graduado)


Esta parte tem como funo controlar o movimento dos carros. Para remover certa espessura de material, ou seja, dar um passe, o torneiro necessita avanar a ferramenta contra a pea, na medida determinada. A fim de que o trabalho se execute de modo preciso, a medida da espessura a ser removida deve ser fixada e garantida por um mecanismo que, alm de produzir o avano, permita o exato e cuidadoso controle desse avano. O torno mecnico possui, em dois lugares diferentes, mecanismos que atendem a tais condies:

1) No carro transversal, cujo deslocamento sempre perpendicular ao eixo da pea ou linha de centros do torno .

2) Na espera, onde se situa o porta-ferramenta; ela pode ser inclinada a qualquer ngulo, pois sua base rotativa e dispe de graduao angular.

Colar (Anel graduado)


Alguns tornos mecnicos possuem colares micromtricos no volante do carro longitudinal, facilitando o controle de deslocamento longitudinal. Os tornos mecnicos podem usinar os materiais em relao ao seu dimetro ou sobre o seu raio.

Operaes

Operaes de usinagem
Operao de Faceamento operao cujo o avano da ferramenta e d no sentido normal ao eixo de rotao da pea, possui o objetivo de obter uma superfcie plana. Confira o exemplo abaixo:

Sentido de entrada da ferramenta

Operao de sangramento operao onde h um movimento transversal como no faceamento, porem utilizado para separar o material de uma pea (corte de barras). Confira o exemplo a seguir:

Operao de torneamento transversal interno e externo tambm conhecidos como processo de cilindragem, tem como objetivo obter a forma cilndrica em qualquer material, para este tipo de processo possumos as ferramentas de desbaste interno e as de desbaste externo. Abaixo demostraremos os tipos de ferramentas e suas devidas funes.
Desbaste externo: Desbaste interno:

Operao de torneamento rosca externo - processo onde velocidade de corte e avano so tais a promover o filetamento da pea de trabalho com um passo desejado. Para isto, preciso engrenar a rvore do cabeote fixo com o fuso de avano por meio de engrenagens.

Operao de torneamento rosca interno - processo semelhante ao de rosqueamento externo, porem a ferramenta utilizada para este tipo de operao dever entrar dentro da pea afim de gerar o resultado inverso ao rosqueamento externo. Observe abaixo:

Вам также может понравиться