Вы находитесь на странице: 1из 47

Introduo Paradireitologia

Tares Parajurdica - 8 abril 2012 Profa. Cristina Arakaki

Objetivos
Apresentar noes gerais da Paradireitologia Contextualizar a relao Direito-Paradireito Definio da Paradireitologia e Paradireito Fundamentos da Paradireitologia Benefcios e importncia do estudo do Paradireitologia Paradireitologia no dia-a-dia

Direito
Sociabilidade. Interferncia de condutas; ao e reao. Preservao da paz no convvio social. Regras de convivncia. Ordem vida em sociedade. ubi societas, ibi jus. Onde h coexistncia, h Direito. (Miranda, 1922)

Direito
Aquilo que cria e faz conservar, no todo e nas partes, a felicidade para a comunidade poltica. (Aristteles) Viver honestamente, no lesar a outrem, e dar a cada um o que seu. (Ulpiano) Fenmeno de ordem coexistencial, postulado de ordem universal, que se irradia como tendncia coeso, unidade e concrdia. (Santo Agostinho) Conjunto das condies sob as quais a liberdade de um se harmoniza com a liberdade de outrem, mediante uma lei geral chamada Liberdade. (Kant)

Direito
Conjunto de regras obrigatrias que disciplinam a convivncia social humana. Conjunto de normas das aes humanas na vida social, estabelecida por uma organizao soberana e imposta coativamente para a observao de todos.

Polissemia. Direito: norma; faculdade; justo; cincia;


fato social.

Direito
Diversos ramos do Direito. Relaes interpessoais. Relaes intergovernamentais. Relaes intergrupais.

Mundializao. Estado Mundial.


Territrio. Espao sideral.

A socidade ideal, ignorando as contestaes no necessita de juzes nem de advogados. Desejar-se-ia que as leis estivessem inseridas no corao, na conscincia e na razo de cada qual e, se ainda assim fossem necessrias leis, que fossem claras, concisas e to escassas quanto possvel. (Perelman, 1996)

Direito - Paradireito
Paradigma consciencial: bioenergtico, holossomtico, multidimensional, multiexistencial. Regras de convivncia nas dimenses extrafsicas ? Relaes consciexes - consciexes? Relaes conscins consciexes ? Paraacareao, transmigrao, paramagistratura, reconciliaes grupais, paramediao ?

Paradireitologia
A Paradireitologia a Cincia aplicada ao estudo e

pesquisa do Paradireito e do Paradever,


fundamentando, atravs da autolucidez e do

autodiscernimento, a conduta multidimensional


cosmotica da conscincia e a implantao tetica de neocincias e neorrealidades avanadas, entre as quais o Estado Mundial, a Parapoliticologia, a Paradiplomaciologia e a Holofilosofia. (Pereira, 2011)

Paradireito
O Paradireito o conjunto de normas, princpios e paraleis das manifestaes conscienciais ou pensenizaes justas, ntegras e retas, conforme o fluxo cosmotico e sincrnico do Cosmos, a partir do emprego correto da energia imanente (IE), na vivncia e paravivncia da megafraternidade.
(Vieira, 2006)

Paradever
O paradever a condio da conscincia
lcida dos prprios compromissos, normas,

princpios e paraleis justas, ntegras e retas,


firmados com o desenvolvimento

autoconsciente da evoluo pessoal entrosada


evoluo do grupo evolutivo.
(Vieira, 2006)

Norma: aquilo que regula procedimentos ou atos; regra, princpio, padro. Princpio: ditame moral; regra, lei, preceito; fonte ou causa de uma ao. Lei: regra categrica; frmula abstrata ou concreta do que certo ou concordante com padro estabelecido; norma, regra. Paralei: regra de base extrafsica que norteia a dinmica do maximecanismo evolutivo interassistencial.

Pensenizao justa: tomada de posio quando executada com bases na justia, no equilbrio, na racionalidade cosmotica e na priorizao evolutiva.
(verbete Medida Justa)

Pensenizao ntegra: perfil da conscin lcida, honesta e ntegra quanto Cosmotica evolutiva, com inteireza de princpios morais, autopensenizaes fraternas e incorruptibilidade tetica. (verbete Integridade Consciencial) Pensenizao reta: condio ininterrupta, evoluda, da intencionalidade ou autopensenidade retilnea e permanente da conscin lcida, em toda parte ou dimenso existencial. (verbete Intentio Recta)

Megafraternidade
Condio interconsciencial, universalista, mais evoluda, fundamentada na fraternidade pura da conscincia autoimperdoadora e heteroperdoadora, meta inevitvel na evoluo de todas as conscincias.
(Vieira, 1996, p.264)

Fraternidade
Significa ser cada indivduo irmo de todos (fraternitas, parentesco entre irmos), homens e mulheres, com harmonia, sem competies e conflitos, substituindo pouco a pouco os governos separados e as fronteiras dos pases pelo Estado Mundial, governado por eficiente colegiado democrtico.
(Vieira, 2010)

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo I

Todos os seres humanos nascem livres e iguais


em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade.

Paradireito
Direito Puro. Direito do Sereno. Direito Csmico. Direito Multidimensional.

Parajurisprudncia.
Paradiplomacia Csmica.

Pode o Sereno avaliar, medir, comparar e julgar os

eventos e coisas mais vastas quanto ao espao, e


mais profundas quanto ao tempo, no passado e no futuro, tornando-se apto a emitir juzos cosmoticos e a formular normas evoludas do Paradireito, para a prpria conduta multidimensional, antes dos princpios jurdicos ou normas de Direito Convencional, reguladoras da vida em comum entre os homens.
(Vieira, 2007)

Elementos do Paradireito
Paraleis.
Pensenidade justa, ntegra e reta.

Megafraternidade.
Paradever.

Paradireito para todos.

Especialidades estruturais do Paradireito


1. Cosmoeticologia. Conduta cosmotica; conscincia cosmotica; cdigo pessoal de cosmotica; postura conscienciolgica. 2. Extrafisicologia. Raiz extrafsica. Atua em todas as dimenses. Vige, atua, real, objetivo do ponto de vista extrafsico. 3. Megafraternologia. Opo pela autabnegao cosmotica, o autossacrifcio em favor de todos.

4. Parassociologia. Estado Mundial; CCCE.

Paradireito Cosmotica

Moral, tica, Direito, Biotica.

Fundamentos do Paradireito
Autoparapsiquismo lcido. Autodiscernimento multidimensional. Autonomia moral. Cdigo pessoal do Cosmotica. Princpios bsicos da Cosmotica. Equanimidade consciencial. Sinergismo comedimento (medida exata) imparcialidade (medida justa).

Autonomia Moral
Fase do desenvolvimento moral da conscincia agindo de acordo com a prpria vontade e atendendo razo para orientar-se moralmente, legitimando regras e princpios no agir da melhor forma para todos.

Desenvolvimento do Juzo Moral


Jean Piaget (1896-1980)
Lawrence Kohlberg (1927-1987)

Crescendo anomia-heteronomia-autonomia

Anomia
Fase pr-moral

Ausncia ou negao da regra, da lei


Egocentrismo Necessidades bsicas determinam as normas de conduta

Crescendo anomia-heteronomia-autonomia

Heteronomia
Compreenso das regras vindas do outro, do exterior Referncia autoridade Deveres impostos coercitivamente Obedincia s normas por medo da punio Responsabilidade pelas consequncias dos atos Baseada na coero

Crescendo anomia-heteronomia-autonomia

Autonomia
Exerccio da moralidade pela vontade autolegisladora Intencionalidade preside as aes Referncia igualdade e ao respeito mtuo Obedincia s regras por respeito aos demais Baseada na cooperao

ANOMIA
Baguna Desorganizao Disperso

HETERONOMIA
Autocracia Autoritarismo Castigo

AUTONOMIA
Afetividade Cooperao Democracia

Dissoluo
Egosmo Libertinagem

Imposio
Medo Prmio

Lei de Causa e Efeito


Reciprocidade Respeito Mtuo

Respeito unilateral

Crescendo anomia-heteronomia-autonomia
O desenvolvimento moral fruto de construes endgenas, por auto-regulao e desencadeadas pelas interaes com o meio social. A maioria das pessoas permanece moralmente heternoma.

Apenas 5% dos adultos alcana o nvel de autonomia moral


plena (nvel ps-convencional de Kohlberg).

Autonomia Moral e Curso Grupocrmico


Interpriso Vitimizao Recomposio Libertao Anomia Heteronomia Construo da autonomia Consolidao da autonomia

Policarmalidade

Expanso da autonomia

A conscincia d o primeiro passo para a conquista da


autonomia moral quando descobre sua capacidade de

instituir regras para viver, motivada por um agir


correto e um dever cosmotico, a partir da vontade consciente (loc interno) e no mais devido submisso a alguma forma de poder ou de autoridade (loc externo).

H leis injustas e cdigos morais imaturos


(Vieira, 1994)

Princpios Bsicos da Cosmotica


Que acontea o melhor para todos e no o melhor para mim. Dos males o menor. Cada cada um caso. O que no presta, no presta mesmo. No adianta fazer maquiagem. Ser autoimperdoador e heteroperdoador. Isto no para mim. No fazer da conduta-exceo a conduta-padro.

Equanimidade Consciencial
Equanimidade: 1.constncia, igualdade de temperamento, de nimo, em qualquer circunstncia. 2. tranqilidade de esprito; moderao, comedimento. 3. julgamento ou considerao imparcial; eqidade, imparcialidade, retido, neutralidade.

Equanimidade (Senso de Justia)


A sua intelectualidade e suas emoes so dominadas pelo conhecimento do criminalista, do criminoso ou da cosmotica? Qual a sua competncia na busca pessoal da defesa incondicional do direito de todas as conscincias e de todos os seres? Qual o gabarito e a qualidade do seu despersonalismo pessoal exibido na vida intrafsica? Qual a sua contribuio para o aumento da vigncia da justia entre as conscins?
(Conscienciograma, Folha de avaliao n 80)

Benefcios do Paradireito
Ampliao da viso. Cosmoviso das interrelaes evoludas. Desconstruo dos conceitos convencionais do Direito. Expanso da pensenidade ao estudar posturas das conscincias mais lcidas e evoludas.

Benefcios do Paradireito
Insero no time dos assistentes, no reforando o time dos assistidos. Provocao de extrapolacionismos, individual e grupal, mantendo a conexo com o curso intermissivo, pretrito e futuro, e com comunexes mais evoludas.

De nada adiantam ideias

avanadas sem prticas avanadas.


(Arakaki, 2007)

Paradireito no dia-a-dia
Binmio autoimperdoador-heteroperdoador. Assumir mais responsabilidades e deveres sem preocupao com direitos particulares. Olhar a falha alheia como fracasso pessoal.
(Arakaki,2007)

Vivncia da fraternidade no crescendo: dupla, famlia, comunidade, cosmos. Apaziguamento pessoal. Imperturbabilidade. Entender as diferenas e extirpar o preconceito.

Paradireito no dia-a-dia
Respeito ao nvel evolutivo do outro.

Quanto mais respeito, menos intruso,


menos interpriso,menos comparsaria, menos

falcia, menos engodo, menos manipulao,


menos gersismo. (Arakaki, 2007)

SEU UMBIGO !

Pense no Cosmos como algo sem fronteiras

e incluindo todas as conscincias.

Вам также может понравиться