Вы находитесь на странице: 1из 6

LIVRO IV

CAPTULO I
Patrcios e Clientes

Comenta sobre as classes inferiores; A Cidade Antiga,como a maioria das sociedades, apresentava classes, distines, desigualdades. Exemplos: Atenas havia a distino entre Euptridas e Telas; Esparta havia as classes dos iguais e dos inferiores; em Roma as lutas entre Patrcios e Plebeus. Antes da cidade se forma, a famlia j continha em si essa distino de classes. O filho mais velho, sucedia sozinho ao pai,ento tomava em suas mos o sacerdcio, propriedade e autoridade e seus irmos tinham que respeit-lo da mesma maneira com que respeitavam o pai. Durante muitas geraes s havia um chefe de famlia e somente a ele pertencia o titulo pater , que significa poder e no paternidade. Abaixo dessa famlia tinha os criados, que nunca os deixavam, pois era ligados por hereditariedade, sobre as quais o pater exerce a trplice autoridade de mestre,seus nomes variam de acordo com com lugares e os mais conhecidos era Clientes e Telas.

Um filho de um Cliente , pelo contrario, por mais alta que suba em sua genealogia, jamais alcanar seno um cliente ou um escravo. No havendo nem um pater em seus antepassados, resultados esse estado de inferioridade. A distino ainda mais manifestada na religio, pois apenas um descendente de um pater pode celebrar as cerimnias do culto familiar e o cliente apenas assiste.

CAPTULO II
Os Plebeus

Considerados uma populao inferior da dos prprios clientes; Possuam uma origem fraca, mais que adquiriu insensivelmente fora bastante para derrubar a antiga organizao social. Considerada a classe mais numerosa em Roma, chamava-se ali de plebe. Historiadores deixaram bem claro que havia distino entre clientes e os plebeus Pelo menos nos primeiros tempos os plebeus no faziam parte do que chamava de povo romano. Eles( o povo) apenas compreendiam os patrcios e os clientes. Os antigos do poucos esclarecimentos sobre a primeira formao dessa plebe, logo podemos supor que se compunha, em grande parte, das antigas populaes conquistadas e subjugadas.

Filhos nascidos de casamento civil era considerados bastardos, como os nascidos de adultrio, fazendo com que esses homens cassem na classe dos homens sem lar, logo, a existncia da plebe era conseqncia necessria da natureza exclusiva da organizao antiga. Na Grcia h a cidade propriamente dita, polis , que ficava no alto de uma colina, fundada com ritos religiosos. Ao p da colina h um aglomerado de casas, construdas sem cerimnias religiosas, que o domicilio da plebe. Em Roma a cidade dos patrcios e clientes a que Rmulo fundou e o domicilio da plebe o Asilo, espcie de recinto fechado. No existia o casamento sagrado para eles, pois desconheciam os ritos; No h famlia,nem autoridade, no existia justia e no existiam leis, pois a lei conseqncia da religio e o processo um conjunto de ritos.

Вам также может понравиться