Вы находитесь на странице: 1из 13

AGREGADOS

Agregado: Material granular, com dimenses e propriedades variveis, que preferencialmente deve ser inerte, e escolhido convenientemente de acordo com a dosagem do material composto, do qual ir fazer parte nas obras de engenharia.

Podem ser provenientes:


de minerais naturais grande maioria (areia, pedregulho e pedra britada); artificiais - - processados termicamente argila ou folhelho expandido; - - os de rejeitos industriais, como: - escria de alto-forno - cinza volante;
de concreto reciclado de demolies de edifcios e de pavimentos; de resduos selecionados de rejeitos urbanos.

Podem exercer considervel influncia nas misturas de materiais, como:


na resistncia estabilidade dimensional na trabalhabilidade durabilidade no custo etc

Portanto, devem ser tratados com a mesma impor tncia dada aos aglomerantes.

Classificao dos agregados:


Conforme a dimenso das partculas:
Agregado grado partculas maiores que 4,8mm (retidas na peneira n 4) at cerca de 50mm (exceto concreto massa at 150mm); Agregado mido partculas de 75m (peneira n 200) a 4,8mm (passando)

Quanto a massa unitria:


Agregados naturais areia, pedregulho e pedra britada - 1520 kg/m a 1680 kg/m Agregado leve - artificiais (processados termicamente) argilas, folhelhos expandidos, ardsia, diatomita, perlita, vermiculita, escria de alto forno, e cinza volante; - naturais do beneficiamento de rochas gneas vulcnicas (pumicita), escria ou tufo - menor que 1120 kg/m Agregado pesado naturais minerais de brio, vrios minrios de ferro e mineral de titnio; artificial fosfeto de ferro - maior que 2080 kg/m

Caractersticas importantes:
Dependentes da porosidade massa especfica, absoro de gua, resistncia, dureza, mdulo de elasticidade e sanidade;
Dependentes das condies prvias de exposio e condies de fabricao tamanho, forma e textura das partculas; Dependentes da composio qumica e mineralgica resistncia, dureza, mdulo de elasticidade e substncias deletrias.

Agregados x concreto:
A massa especfica, composio granulomtrica e teor de umidade uma exigncia para a dosagem; Porosidade, massa especfica, composio granulo mtrica, a forma e textura superficial determinam as propriedades no estado fresco; Porosidade, composio mineralgica afetam a resistncia compresso; Dureza, mdulo de elasticidade e sanidade influenciam vrias propriedades no estado endurecido.

Caractersticas dos agregados:


Massa especfica real massa do material por unidade de volume (excluindo os poros internos das partculas);
Massa especfica aparente massa do material por unidade de volume (incluindo os poros internos das partculas) comumente varia de 2600 k/m a 2700 kg/m (granito 2690 kg/m, arenito 2650 kg/m, calcrio 2600 kg/m);

Massa unitria massa das partculas do agregado que ocupam uma unidade de volume (normalmente varia de 1300 kg/m a 1750 kg/m

Absoro e umidade superficial:


SSS condio saturada superfcie seca quando todos os poros permeveis esto preenchidos e no h um filme de gua na superfcie;

Condio mida ou saturada quando o agregado est saturado e tambm h umidade livre na superfcie;
Condio seca em estufa toda a gua evaporvel do agregado for removida pelo aquecimento a 100C. Capacidade de absoro a quantidade total de gua requerida para trazer um agregado da condio seca em estufa para condio SSS; Absoro efetiva a quantidade de gua requerida para trazer o agregado da condio seca ao ar para a condio SSS.

Inchamento aumento considervel do volume aparente da areia;


Resistncia compresso, resistncia abraso e mdulo de elasticidade so propriedades interrelacionadas, muito influenciadas pela porosidade; Sanidade agregado instvel mudanas de volume induzidos pelos intemperismos, resultam na deteriorao do concreto; Composio granulomtrica distribuio das particulas granulares entre vrias dimenses, expressa em percentagem.

Dimenso mxima do agregado designada pela abertura da peneira, na qual ficam retidos 5% ou menos, das partculas dos agregados; Mdulo de finura soma das percentagens retidas acumuladas do agregado em cada uma das peneiras de uma srie especificada, dividida por 100. Forma e textura superficial partculas de textura spera, angulosas e alongadas requerem mais pasta de cimento para produzir misturas trabalhveis, portanto, aumentam o custo das mesmas.

Substncias deletrias:
Aqueles constituintes minoritrios dos agregados grados e midos, que so capazes de prejudicar a trabalhabilidade, a pega e endurecimento e as caractersticas de durabilidade dos concretos. Quantidades mximas permitidas so estabelecidas por norma.

Вам также может понравиться