Вы находитесь на странице: 1из 36

A ERA VARGAS

GETLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER

Biografia: Getlio Dornelles Vargas


(19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gacha (nasceu na cidade de So Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Getlio Vargas assumiu o poder em 1930, aps comandar a Revoluo de 1930, que derrubou o governo de Washington Lus. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituio de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestaes contrrias ao seu governo. Perseguiu opositores polticos, principalmente partidrios do comunismo. Enviou Olga Benrio, esposa do lder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

REVOLUO DE 30

Efeitos da crise de 1929. Getlio Vargas assumiu o poder em 1930, aps comandar a Revoluo de 1930, que derrubou o governo de Washington Lus. Fim da Repblica Velha.

CRISE POLTICA & ECONMICA

O GOVERNO PROVISRIO (1930-1934)

GOVERNO CENTRALIZADOR (CONGRESSO FECHADO). VARGAS NOMEAVA INTERVENTORES PARA OS ESTADOS. REVOLUO CONSTITUCIONALISTA DE 1934.

REVOLUO CONSTITUCIONALISTA

REVOLUO DE 1934

REVOLUO CONSTITUCIONALISTA DE 1934

FIM DOS CONFLITOS NOVO PERODO DE VARGAS

O PERODO LIBERAL (1934-1937)

A CONSTITUIO DE 1934:
ELEIES DIRETAS, EQUILIBRIO DOS PODERES, VOTO SECRETO, VOTO FEMININO, LEIS TRABALHISTAS.

Transformaes na dcada de 1930


O Brasil passou a ser um pas agrcola e industrial.

FASCISTAS & COMUNISTAS

AO INTEGRALISTA BRASILEIRA (PLNIO SALGADO-FASCISTA). ALIANA NACIONAL LIBERTADORA (LUIS CARLOS PRESTES-SOCIALISMO, LUTA CONTRA O FASCISMO E GETULISMO).

AO INTEGRALISTA BRASILEIRA

PLNIO SALGADO

ALIANA NACIONAL LIBERTADORA

LUIS CARLOS PRESTES

OLGA BENRIO
(IDEALISMO, AMOR & TRAGDIA)

O GOLPE DO ESTADO NOVO

A INTENTONA COMUNISTA DE 1935.


O GOLPE DE 1937: O PLANO COHEN. A DITADURA DO ESTADO NOVO (1937-1945)

O CULTO A IMAGEM (DIP)

Era Vargas ( 1930 1945) (1parte)


O populismo. Criao do DIP (Depto de Imprensa e Propaganda Ditadura). Leis Trabalhistas: salrio mnimo e direitos para o trabalhador. Industrializao: criao de empresas estatais e infra-estrutura para o pas. Nacionalismo: contra a entrada de empresas estrangeiras

O PAI DOS POBRES

A cultura na dcada de 1930


Importncia do rdio. Diverso: carnaval. Cinema. Sucesso de Carmem Miranda. Nova Mulher: participao poltica, profissional, conquista de espaos sociais.

A cultura na dcada de 1930

Realizaes:
Criou a Justia do Trabalho (1939) instituiu o salrio mnimo, a Consolidao das Leis do Trabalho, tambm conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas tambm so frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as frias remuneradas. GV investiu muito na rea de infra-estrutura, criando a Companhia Siderrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidreltrica do Vale do So Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatstica). Saiu do governo em 1945 aps um golpe militar.

BRASIL NA 2GUERRA MUNDIAL

VARGAS NEGOCIOU A PARTICIPAO. GRANDE PODER DE BARGANHA. F.E.B (FORA ESPEDICIONRIA BRASILEIRA). OS PRACINHAS LUTARAM NA ITLIA.

A GUERRA E AS MUDANAS

FIM DO POPULISMO. FIM DOS GOVERNOS TOTLITARIOS. QUERERISMO. FIM DO ESTADO NOVO.

O Segundo Mandato (A VOLTA)


Em 1950, Vargas voltou ao poder atravs de eleies democrticas. Neste governo continuou com uma poltica nacionalista. Criou a campanha do "Petrleo Nosso" que resultaria na criao da Petrobrs.

O PETRLEO NOSSO

UDN DE CARLOS LACERDA INIMIGOS DE GETULIO

O ATENTADO DA RUA TONELEIROS

OS ATAQUES E O SUCIDIO

O suicdio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palcio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a histria: "Deixo a vida para entrar na Histria." At hoje o suicdio de Vargas gera polmicas. O que sabemos que seus ltimos dias de governo foram marcados por forte presso poltica por parte da imprensa e dos militares. A situao econmica do pas no era positiva, o que gerava muito descontentamento entre a populao.

COMOO NACIONAL

Concluso
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Alm de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favorveis aos trabalhadores. Foi na rea do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua poltica econmica gerou empregos no Brasil e suas medidas na rea do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

FIM

Вам также может понравиться