Вы находитесь на странице: 1из 20

Grupo 2 Ao e reao. Equipe: Amanda Barros ; Brbara Alice ; Isabela Melo ; Joo Queiroz ; Marcela Guerra. Professor: Hedilton.

on. 9 ano A Tarde.

O conjunto formado pelos seres vivos de um ambiente e as condies fsicas do espao, como, por exemplo, a temperatura, a umidade e a presso atmosfrica, constituem um ecossistema. Esses elementos interagem constantemente, trocando matria e energia entre si.

Existem dois tipos de paisagem, a natural e a geogrfica, na paisagem natural, os elementos so formados pela natureza, j a paisagem geogrfica so aquelas que foram modificadas pelo ser humano. Qualquer ao que interfira nas trocas de matria e energia, entre os elementos do ecossistema, pode gerar desequilbrios.

As intervenes antrpicas promovem mudanas bruscas e contnuas, sem dar tempo para a natureza se recompor. Esse descompasso de tempo, somado falta de iniciativas para a recuperao da natureza, pode gerar problemas cada vez mais graves para a manuteno do equilbrio. Ao longo do tempo, esses agentes do intemperismo provocam a eroso das rochas da superfcie.

Os sedimentos resultantes da ao exgena iro se depositar e novamente passar por alteraes provocadas pela gua, pelo calor, pelo vento e pelos seres vivos. Quanto maior a quantidade de matria orgnica no solo, mais frtil ele ser. A forma de atuao dos agentes do intemperismo na superfcie terrestre depende da variao climtica.

A gua uma substncia renovvel graas seu ciclo. O mundo est acabando com a gua doce prpria para consumo. Sem gua, o mundo acaba. As transformaes espaciais que ocorrem com o processo de urbanizao e degradao de espcies vegetais causam a diminuio da quantidade de gua infiltrada no solo e aumentam as condies de escoamento superficial, o que ocorre em funo do excesso de pavimentao do solo.

Na rea agrcola tambm pode ocorrer a diminuio da infiltrao de gua, principalmente em plantaes sem terraceamento e em reas de pastagens onde h pisoteamento de animais. A gua que absorvida pelo solo vai sendo armazenada nos poros das rochas em camadas rochosas especficas.

A cobertura vegetal, a declividade e a quantidade de chuva so fatores que influem na quantidade de gua infiltrada no solo e na rocha. O elemento que determina a quantidade de gua subterrnea a permeabilidade do solo. Os lenis freticos, aquferos e poros saturados de gua so responsveis pela ocorrncia de cursos fluviais na superfcie terrestre.

As sociedades atuais esto passando por um srios problemas ligados a escassez de gua potvel.

Atualmente, cerca de 50% da populao mundial sofre com a falta de gua A gua pode ser considerada um recurso renovvel, porm finito A falta de gua afeta as regies do planeta de forma diferenciada.

Estima-se que o Brasil detenha cerca de 12% da gua doce do mundo.

As reservas de gua doce do Brasil esto concentradas na bacia Amaznica e no Aqufero Guarani

Os elementos naturais (clima, solo, vegetao, relevo, hidrografia etc.) combinam-se uns com os outros de maneira diferenciada na superfcie da Terra, formando reas bastante heterogneas em relao aos aspectos climticos, morfolgicos e biolgicos.

O clima a estatstica de quantidades relevantes de mudanas do tempo meteorolgico num perodo de tempo.

O clima muito diverso em nosso planeta, e essa diversidade pode ser consequncia de elementos naturais, como por exemplo: latitude, altitude e a presso atmosfrica, ou elementos humanos como a poluio do ar.

Вам также может понравиться