Вы находитесь на странице: 1из 29

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MDICO-CIRRGICO CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENFERMAGEM GERONTOLGICA

O ENFERMEIRO FRENTE AO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO POPULACIONAL


Profa. Dr. Donizete Vago Daher

O Envelhecimento Populacional no Mundo e no Brasil


Aproximando-se de Conceitos Importantes

Fatores Determinantes do Envelhecimento A Transio Demogrfica (TD) e o Processo de Envelhecimento Caractersticas do Processo de Envelhecimento

Quando quis tirar a mscara, estava pregada cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, j tinha envelhecido. Fernando Pessoa A frase ilustra a forma pela qual o processo de envelhecimento populacional vem ocorrendo em vrios pases da Amrica Latina e do Caribe, incluindo o Brasil. No Brasil, tal processo vem acontecendo de forma rpida, de modo que somente ao retirar-se a mscara, foi possvel perceber o que havia por detrs dela: o envelhecimento populacional.(Silva,2005)

CONCEITOS IMPORTANTES
VELHICE OU TERCEIRA IDADE Etapa da vida na qual, em decorrncia da alta idade cronolgica, ocorrem modificaes biopsicossociais que podem afetar a relao do indivduo com o meio. GERIATRIA Especialidade mdica que se dedica ao estudo, diagnstico e tratamento do idoso. SENILIDADE Processo no qual ocorre perda de integrao orgnica e funcional e o indivduo adoece.

GERONTOLOGIA Especialidade que se dedica ao estudo cientfico dos fenmenos do envelhecimento. SENESCNCIA Etapa da vida na qual o indivduo encontra-se na terceira idade.

O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL FATORES DETERMINANTES Envelhecimento populacional => fenmeno mundial Fatores determinantes
Queda da fecundidade, Queda da mortalidade, Controle dos riscos ambientais, Melhoria da qualidade de vida, Preveno e tratamento das doenas transmissveis, Controle das doenas crnico no-transmissveis, Preocupao com o estilo de vida.
resultado das conquistas tanto no campo econmico quanto na sade (Veras e Caldas, 2007)

O aumento de expectativa de vida nas sociedades modernas

A TRANSIO DEMOGRFICA (TD)


O ritmo de crescimento do nmero de idosos muito maior que o de outras faixas etrias. Assim, o percentual de idosos no mundo passar de 10% para 21%.

Processo que iniciou na Europa... Fruto do desenvolvimento social gerado pela Revoluo Industrial ... e chegou ao Brasil Conseqncia do processo de urbanizao, sem alteraes marcantes na distribuio de renda e na estrutura de poder social. Mudana brusca e despreparada.

O crescente aumento da populao idosa em todo o mundo uma constatao de numerosos estudos demogrficos e epidemiolgicos. H cerca de 4 dcadas esse aumento da populao idosa tem sido observado, principalmente, nos pases em desenvolvimento como o Brasil. ( (Papalo Neto, M. 2007)

RESULTADO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

AUMENTO DE PROBLEMAS CLNICOS


E

PROCESSO DE GERIATRIZAO DA SOCIEDADE

O envelhecimento populacional , hoje, um fenmeno mundial. Isso significa um crescimento muito mais elevado da populao idosa com relao aos demais grupos etrios. No Brasil, pode ser exemplificado por aumento da participao da populao maior de 60 anos no total da populao nacional de 4% em 1940, para 9% em 2000. Alm disso, a proporo da populao mais idosa, isto , de 80 anos ou mais, tambm est aumentando (CAMARANO 1997)

Ranking da Longevidade
( (Expectativa de vida saudvel)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 24 Japo Austrlia Frana Sucia Espanha Itlia Grcia Sua Mnaco Andorra Estados Unidos 74,5 73,2 73,1 73,0 72,8 72,7 72,5 72,5 72,4 72,3 70,0 39 110 111 Brasil Bahamas Marrocos 70 59,1 59,1

42
185 186 187 188 189 190 191

Argentina
Ruanda Uganda Botsuana Zmbia Malaui Niger Serra Leoa

59,1
32,8 32,7 32,3 30,3 29,4 29,1 25,9

Fonte: OMS, 2005

LONGEVIDADE NA AMRICA LATINA


Cuba Brasil => 74 anos => 71 ( 70 H / 72 M)

Uruguai => 69 anos Argentina Costa Rica => 68 anos => 67 anos

Brasil - em 2025 o nmero de habitantes

com 60 anos ou mais ser de 31,8 milhes.

RADIOGRAFIA DE UM BRASIL MAIS VELHO


( (Indicadores Demogrficos do Envelhecimento IBGE / 2006)

1990 => 10 milhes => 6,7% da populao 2000 => 15 milhes => 8% da populao 2020 => __ milhes => 12% da populao 2025 => +/- 34 milhes => 13,8% da populao. Faixa etria que mais crescer => 70 anos e mais...

A RELAO ENTRE ESPERANA DE VIDA E RENDA PER CAPITA


Atualmente no h relao direta entre esperana de vida e renda per capta de um pas. Estados Unidos = maior renda e baixa esperana de vida Cuba = baixa renda e alta esperana de vida = menor desigualdade social Japo e Sucia = topo da esperana de vida e alta renda per capta
ASSIM
A demanda por uma sociedade mais justa e com melhor distribuio de renda pr requisito para que viver mais e melhor seja direito de todos e no s dos alguns.

O Envelhecimento da populao mundial a prova de que a civilizao um projeto bem-sucedido.

Mas...Como equilibrar uma pirmide social que a


cada ano modifica sua configurao? DIFERENTES REALIDADES...
Na Inglaterra => 7% da populao com mais de 75 anos consomem 30% dos recursos da sade; Na Blgica => Apenas 2,8 dos homens entre 65 e 69 anos trabalham; Em Bangladesh => 70% dos idosos continuam trabalhando mesmo com idade avanada.

Mais um Retrato do Brasil


2000
Pessoas com 80 anos ou mais = 1 1,8 milho (chamados mais velhos). Grupo de 0 a 14 anos = 30% da populao Maiores de 65 anos = 5% da populao.

2050
Estes sero aproximadamente 14 milhes. O grupo social dos idosos dever ultrapassar os demais grupos.

Para cada 1 pessoa de 65 anos havia Essa proporo ser de 1 11 em idade potencialmente produtiva idoso para cada 3 em ( (15 a 64 anos). idade produtiva.

E NA EUROPA, QUAL O PERFIL DO ENVELHECIMENTO?


EM LISBOA POR EXEMPLO...

- 34.000 idosos vivem ss em casa. - Os idosos so 25% da populao e o nmero cresce a uma
velocidade de 1000 por ano. - Estes 25% representam

134.000 idosos residentes. - a cidade portuguesa mais envelhecida, a capital europeia com maior proporo de idosos e uma das cidades europeias com maior envelhecimento demogrfico. - Apenas 2 em 100 vivem em residncias para idosos. - 37% do total de 130.000 idosos residentes em so pobres, cerca de 50.000.

Longe de viver com tranqilidade, a maioria dos idosos no Brasil vive uma rotina de preocupaes financeiras que os devolvem ao mercado de trabalho para complementar a renda da aposentadoria. Mudar esta realidade o grande desafio!

CARACTERSTICAS DO ENVELHECIMENTO

POSITIVAS
Minucioso, responsvel, rgido, precavido, introspectivo, identidade definida, somatrio de saberes, ...

NEGATIVAS
Reduo da capacidade fsica, isolamento, dependncia, perspectivas de deteriorao, excluso social

CONSEQUNCIAS
O envelhecimento geralmente vem acompanhado de alteres bio/psico/sociais, levando a uma diminuio na capacidade adaptativa do idoso frente s novas vivncias laborais. Isto caracteriza transformaes no estilo de vida, tornando o idoso em muitos casos, dependente, especialmente de seus cuidadores, condicionando uma relao de dependncia, o que possivelmente influenciar na sua qualidade de vida. ( (MEIRA, 2004)

No Brasil, como em Bangladesh, os idosos que continuam produzindo, na maior parte das vezes, por absoluta necessidade de subsistncia, ao contrrio dos idosos dos pases desenvolvidos como o Japo.

O envelhecimento a comprovao do sucesso civilizatrio. Mas ele encerra problemas. Quanto mais industrializado e urbanizado o pas, mais evidente a tendncia dos idosos de retirar-se do mercado de trabalho. (Veras, 2006) .

Longe de viver com tranqilidade, a maioria dos idosos no Brasil vive uma rotina de preocupaes financeiras que os devolvem ao mercado de trabalho para complementarem a renda da aposentadoria. Mudar esta realidade o nosso grande desafio!

POR FIM...
DESTACAMOS QUE... preciso que se ultrapasse a imagem negativa que a sociedade propaga dos idosos, de fragilidade e dependncia. Os indivduos idosos no desejam ser desligados e serem rotulados como objetos de cuidado somente. H que se combater a gerofobia, assegurar um atendimento de sade que considere as caractersticas tpicas da velhice, garantir um sistema de aposentadoria bsica universal e desmistificar a idia da velhice associada fragilidade. Faz-se necessrio refletir acerca do processo de envelhecimento no Brasil, a fim que se possa aprimorar e levantar reflexes sobre a temtica.

Aninha e suas Pedras C Cora Coralina (outubro, 1981)

No te deixes destruir... Ajuntando pedras Vai e reconstroe com novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomea. Faz de tua vida mesquinha um poema. E vivers no corao dos jovens E na memria das geraes que ho de vir. Esta fonte para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas pginas E no entraves seu uso Aos que tm sede.

Вам также может понравиться