Вы находитесь на странице: 1из 10

Decreto 5.

626/05
Regulamenta a Lei n 10.436/02 que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras e o art. 18 da Lei 10.098/00.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

DO QUE TRATA ESSE DECRETO?


Insero da Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores. Isso significa que todos os cursos de licenciatura, o curso normal de nvel mdio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educao Especial, tanto das universidades pblicas quanto das particulares, devem formar professores que eduquem alunos com surdez.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

CAPTULO III
DA FORMAO DO PROFESSOR DE LIBRAS E DO INSTRUTOR DE LIBRAS

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 4 - A formao de docentes para o ensino de Libras nas sries finais do ensino fundamental, no ensino mdio e na educao superior deve ser realizada em nvel superior, em curso de graduao de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Lngua Portuguesa como segunda lngua.
Pargrafo nico. As pessoas surdas tero prioridade nos cursos de formao previstos no caput.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 7 - Nos prximos dez anos, a partir da publicao deste Decreto, caso no haja docente com ttulo de ps-graduao ou de graduao em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educao superior, ela poder ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:
I - Professor de Libras, usurio dessa lngua com curso de ps-graduao ou com formao superior e certificado de proficincia em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministrio da Educao; II - Instrutor de Libras, usurio dessa lngua com formao de nvel mdio e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao; III - Professor ouvinte bilngue: Libras - Lngua Portuguesa, com ps-graduao ou formao superior e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao.
1 Nos casos previstos nos incisos I e II, as pessoas surdas tero prioridade para ministrar a disciplina de Libras.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 8 - O exame de proficincia em Libras, referido no art. 7o, deve avaliar a fluncia no uso, o conhecimento e a competncia para o ensino dessa lngua.
1 O exame de proficincia em Libras deve ser promovido, anualmente, pelo Ministrio da Educao e instituies de educao superior por ele credenciadas para essa finalidade. 2 A certificao de proficincia em Libras habilitar o instrutor ou o professor para a funo docente.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 9 - A partir da publicao deste Decreto, as instituies de ensino mdio que oferecem cursos de formao para o magistrio na modalidade normal e as instituies de educao superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formao de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mnimos:
I - at trs anos, em vinte por cento dos cursos da instituio; II - at cinco anos, em sessenta por cento dos cursos da instituio; III - at sete anos, em oitenta por cento dos cursos da instituio; e IV - dez anos, em cem por cento dos cursos da instituio.
Pargrafo nico. O processo de incluso da Libras como disciplina curricular deve iniciar-se nos cursos de Educao Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, ampliando-se progressivamente para as demais licenciaturas

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 10 - As instituies de educao superior devem incluir a Libras como objeto de ensino, pesquisa e extenso nos cursos de formao de professores para a educao bsica, nos cursos de Fonoaudiologia e nos cursos de Traduo e Interpretao de Libras - Lngua Portuguesa.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 11 - O Ministrio da Educao promover, a partir da publicao deste Decreto, programas especficos para a criao de cursos de graduao:
I - Para formao de professores surdos e ouvintes, para a educao infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que viabilize a educao bilngue: Libras - Lngua Portuguesa como segunda lngua; II - De licenciatura em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Lngua Portuguesa, como segunda lngua para surdos; III - De formao em Traduo e Interpretao de Libras - Lngua Portuguesa.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

Art. 12 - As instituies de educao superior, principalmente as que ofertam cursos de Educao Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de ps-graduao para a formao de professores para o ensino de Libras e sua interpretao, a partir de um ano da publicao deste Decreto.

SEMINRIO DE LIBRAS - GRUPO 2

17/04/2012

10

Вам также может понравиться