Вы находитесь на странице: 1из 24

A CONQUISTA DOS SERTES

Entradas e Bandeiras

ENTRADAS

Expedies oficiais
Participao de homens Sada de qualquer ponto do litoral Respeito ao Tratado de Tordesilhas

BANDEIRAS
Expedies particulares Participao de homens e mulheres

Sada de So Vicente
Desrespeito ao Tratado de Tordesilhas

TIPOS DE BANDEIRAS
Prospeco / ouro de aluvio Apresamento (preao) ou caa ao ndio Sertanismo de Contrato Mono

BANDEIRANTES

Raposo Tavares Em 1629, Antnio Raposo Tavares e Manuel Preto dirigem uma bandeira com 900 mamelucos e 2.200 ndios. Eles destroem os aldeamentos jesutas de Guayra, na atual fronteira com o Paraguai, aprisionando milhares de indgenas.
Pedro Teixeira A bandeira de Pedro Teixeira sobe o rio Amazonas at Quito, em 1637. Retorna ao Par em 1639 e derrotado pelos ndios com o apoio dos jesutas em 1641.

BANDEIRANTES
Ferno Dias Paes Conhecido como caador de esmeraldas, a bandeira de Ferno Dias embrenha-se pelo interior do atual Estado de Minas Gerais, entre 1674 e 1681, em busca de ouro e pedras preciosas. Em outra expedio, vai s Misses, no sul, junto com Raposo Tavares.

Anhanguera Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, procura ouro no Brasil central. Chega ao rio Vermelho, sudoeste de Gois, entre 1680 e 1682.

BANDEIRANTES
Pascoal Moreira Cabral Parte de Sorocaba e atinge o Mato Grosso. Encontra ouro s margens do rio Coxip-Mirim, em 1719. Artur e Ferno Paes de Barros A bandeira dos Paes de Barros parte de Cuiab. Descobre ouro na bacia do rio Guapor, no Mato Grosso, em 1731. Domingos Jorge Velho A bandeira de Domingos Jorge Velho dirige-se ao Nordeste do Brasil entre 1695 e 1697. Subjuga indgenas do Maranho a Pernambuco e ajuda a exterminar o Quilombo de Palmares.

Raposo Tavares

Domingos Jorge Velho

Bartolomeu Bueno da Silva Anhanguera

Mono

OUTRAS FORMAS DE EXPANSO TERRITORIAL

CIDADES NASCIDAS DA DEFESA

Na conquista do litoral norte, do Par e do Amazonas, o governo luso-espanhol promoveu expedies para ocupar e defender essas terras que hoje correspondem aos estados da Paraba, Rio Grande do Norte, Cear e Maranho.

JOO PESSOA
Em 1584, Frutuoso Barbosa fundava Filipeia de Nossa Senhora das Neves, atual Joo Pessoa, capital da Paraba.

NATAL
Em 1597, erguia-se o Forte dos Reis Magos, atual cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

FORTALEZA
Em 1613, mais um forte era inaugurado, o Forte de Nossa Senhora do Amparo, atual Fortaleza, capital do Cear.

SO LUS
Coube aos prprios franceses a criao de uma vila, So Lus, atual capital do Maranho, onde conseguiram se fixar, resistindo at 1615, quando foram definitivamente expulsos.

BELM
Caldeira Castelo Branco fundou, em 1615, no esturio do Amazonas, o Forte do Prespio, que deu origem a Belm, no atual estado do Par.

SUL

No que diz respeito ao avano em direo ao Sul, era do interesse portugus estender seus domnios at a estratgica foz do rio do Prata, para controlar o mercado de couro e sebo da regio. A Inglaterra, com grande influncia sobre Portugal, incentivou os lusos, mas por outra razo: o contrabando de ouro espanhol, vindo das minas de Potos (Bolvia).

TRATADOS DE LIMITES
Tratado de Lisboa (1681): consistiu na devoluo da Colnia de Sacramento ocupada pelos espanhis aos portugueses. Tratado de Utrecht (1713): entre Portugal e Frana, estabeleceu o rio Oiapoque como limite entre o Brasil e a Guiana Francesa. Tratado de Utrecht (1715): entre Portugal e Espanha, confirmou a presena portuguesa em Sacramento, apesar de cercado de terras espanholas.

TRATADO DE MADRI
Na disputa por Sacramento com a Espanha, Portugal assina o Tratado de Madri, em 1750. O brasileiro Alexandre de Gusmo defendeu Portugal, baseandose no princpio uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito).

TRATADOS DE LIMITES
Tratado do Pardo (1761): anulou o Tratado de Madri. Tratado de Santo Ildefonso (1777): Portugal recebeu a ilha de Santa Catarina e cedeu Sete Povos e Sacramento. Tratado de Badajs (1801): ratificou o Tratado de Madri.

Вам также может понравиться