Вы находитесь на странице: 1из 12

Papel da Nutrio no AVC

A pessoa com AVC apresenta-se nutricionalmente

vulnervel. Desnutrio Falta de hbitos alimentares saudveis. A obesidade, o colesterol elevado, a tenso arterial elevada e a diabetes so fatores de risco importantes para o AVC. Uma alimentao equilibrada reduz a probabilidade de desenvolver qualquer uma destas doenas, e quando presentes ajuda a controla-las, contribuindo para a diminuio do risco de AVC, ou repetio do mesmo.

Papel da Nutrio no AVC


A NUTRIO CONTRIBUI PARA A DIMINUIO

DOS FATORES DE RISCO DO AVC.


A NUTRIO PODE MINIMIZAR AS

DIFICULDADES NA CAPACIDADE DE SE ALIMENTAR.

Consequncias do AVC na alimentao


O AVC pode interferir com o estado nutricional O AVC pode dificultar a manuteno de um peso saudvel. O AVC pode limitar : Capacidade de se movimentar Fazer exerccio Fazer compras Preparar refeies Alimentar-se independentemente Mastigar Engolir alimentos Alterar o paladar

Alteraes do Paladar
Se o crebro for afetado pelo AVC na zona que controla o paladar, os alimentos podem deixar de ter um a sabor familiar. Para reduzir este efeito deve-se: Optar por alimentos que transmitam cheiro agradvel. Deixar a carne ou peixe a marinar de vspera j que aumenta o seu sabor. Usar especiarias e ervas aromticas com tempero, especialmente pimentas. Dar sabor s hortalias adicionando alho ou cebola durante a confeo. No comer os alimentos muitos quentes nem muito frios. Se os alimentos sabem muito a doce: diluir as bebidas em gua, escolher frutos cidos para acompanhar, usar sumo de limo ou arrefece-los. Se o sabor amargo for muito intenso usar: mel, compotas, xaropes (exceto os diabticos) ou adoantes artificiais para o mascarar.

Disfagia
A disfagia caracteriza-se pela dificuldade em engolir os alimentos lquidos ou slidos. Esta situao pode ser problemtica e associar-se a dificuldade de mastigao, levado a que ocorram engasgamentos. Para tornar a alimentao mais segura deve-se:

Comer em ambiente silencioso e relaxado. Introduzir na boca uma poro de cada vez. No misturar alimentos slidos e lquidos na mesma poro. Poder se necessrio engrossar bebidas ou outros alimentos. Para isso pode recorrer-se a espessantes comerciais ou naturais (amido de milho, leite em p, pur de batata, hortalias, carne ou peixe, gelatinas). Deixar cozinhar bem os alimentos para ficarem com uma textura macia e fcil de mastigar. Se necessrio reduzir os alimentos a pur, para se tornarem mais seguros. Pode juntar-se molhos para a textura ficar mais cremosa.

Alterao do Peso Corporal


O peso corporal pode variar no doente com AVC, havendo maior tendncia para o excesso, pelo sua existncia prvia e diminuio da atividade fsica. O excesso de peso aumenta a dificuldade de movimentao e pode promover o aparecimento ou agravamento de outras doenas (diabetes, aumento da tenso arterial ou do colesterol). Como a prtica de uma alimentao equilibrada possvel controlar o peso corporal. Assim deve-se:

Fazer mais refeies de pequena quantidade ao longo do dia. Iniciar o dia com um bom pequeno-almoo. Variar os alimentos consumidos diariamente. Consumir diariamente hortalias ou fruta. Preferir alimentos integrais: po, arroz, bolachas, massa Diminuir o consumo de gorduras e acares.

A Alimentao da pessoa com AVC Que alteraes fazer?


Diminuir o consumo de sal.
Consumir pelo menos 5 pores de fruta e hortalias

por dia. Reduzir o consumo de gorduras. Reduzir o consumo de acar.

Diminuir o consumo de sal


O excesso de sal est associado ao aumento da tenso arterial. Para reduzir o seu consumo deve-se: Evitar alimentos enlatados e pr-cozinhados, molhos industriais, queijos curados, produtos de charcutaria (bacon, toucinho, presunto, enchidos), aperitivos salgados, frutos secos salgados, guas e outras bebidas gaseificadas. Optar por po se sal e margarinas vegetais sem sal. Diminuir o sal adicionado durante a confeo, optar por especiarias e ervas aromticas para temperar. Retirar o saleiro da mesa de refeio. Saber que o sal nos alimentos comerciais pode aparecer com as seguintes designaes: sdio, glutamato de monossodico, bicarbonato de sdio.

Consumir pelo menos 5 pores de fruta e hortalias por dia


As frutas e hortalias fornecem compostos benficos pois so ricos em vitaminas, minerais, gua e fibra. Ajudam na diminuio do apetite, no funcionamento normal do intestino, no controlo do colesterol e do acar do sangue, e na diminuio da destruio das clulas (por serem ricas em antioxidantes). Assim deve-se: Usar hortalias e frutos coloridos: maior variedade de vitaminas e antioxidantes. Consumir frutos silvestres /amoras, mirtilos, groselhas, framboesas), kiwis, laranjas, bananas, espinafres, pimentos, couves, brculos Ricos em cido Flico (protetor das veias e artrias) e potssio (controla a tenso arterial e o funcionamento do corao). Comer pelo menos 5 doses de hortalias ou fruta por dia: 1 dose = 1 taa de pequeno-almoo de hortalias/saladas cruas, taa de pequeno-almoo de hortalias cozidas, 1 fruta media, copo de sumo natural de fruta. Comer sopa de hortalias e ainda saladas ou hortalias diariamente, s duas refeies principais. Comer a fruta fora das refeies principais, preferindo-a para as refeies intermdias.

Reduzir o consumo de gorduras


Os excessos de gorduras alimentares, especialmente as saturadas, promovem o aumento do colesterol e do peso corporal. Devem ser privilegiadas as gorduras monoinsaturadas (azeite, nozes, avel, amndoa) e polinsaturados (leo de amendoim, milho, soja, peixe gordo) em moderao, j que promovem a reduo dos triglicerdeos, ajudam na coagulao sangunea, evitando a formao de cogulos e contribuindo para a proteo dos vasos sanguneos. Deste modo deve-se:
Evitar as carnes gordas, produtos de charcutaria, queijos curados e enchidos tradicionais, molhos e refeies pr-cozinhados, produtos de pastelaria(doces ou salgados). Preferir produtos lcteos com reduo de gordura: iogurtes magros, leite magro ou meio gordo, queijo com menos de 30% de gordura. Optar por confeo simples: grelhados, cozidos, assados e estufados em cru, ao vapor. Evitar os fritos. Preferir peixe gordos, frutos secos (nozes, amndoas, avels, sementes de girassol e abbora) e azeite, porque so boas fontes de cidos gordos essenciais que melhoram os nveis de colesterol, quando usados com moderao.

Reduzir o consumo de acar


Os hidratos de carbono, acares prprios dos alimentos, so a principal fonte de energia do corpo humano, fornecendo ainda vitaminas do complexo B e minerais. No entanto, o seu excesso vai ser transformado em gordura, pelo que o seu consumo deve ser adequado aos gastos com a atividade fsica diria. Deste modo deve-se:
Preferir os acares complexos provenientes dos farinceos como po,

arroz, massa, batata, bolachas simples e farinhas pouco refinadas. Comer leguminosas secas: gro, feijo, ervilhas, favas, lentilhas, duas vezes por semana, pois so ricas em fibra, vitaminas e minerais. Evitar o consumo de acar de mesa e produtos que o contm: bolos, compotas, marmeladas, pudins, chocolates, rebuados, mel, po-deleite croissant, refrigerantes, conservas de fruta. Optar por iogurtes com pouco acar (alguns iogurtes magros so ricos em acares, ler o rtulo). Os seguintes termos indicam a presena de acar nos alimentos: sacarose, frutose, mel, melao, xarope

Вам также может понравиться