Вы находитесь на странице: 1из 25

Mecanismos de Reserva Cardiaca

Fisiologia

Mecanismos de Reserva Cardiaca


Vrios mecanismos permitem a regulao do dbito cardaco para que este responda s necessidades metablicas do organismo Com o exerccio o dbito cardaco pode aumentar 5 a 6 vezes Os principais mecanismos de reserva cardaca so:

Mecanismos de Reserva Cardiaca


Aumento da frequncia cardaca. Aumento do volume ejeco. Aumento da extrao de oxignio. Redistribuio do fluxo sanguineo. Metabolismo anaerbico Dilatao Cardaca Hipertrofia Cardaca

Aumento da Frequncia Cardiaca


o mecanismo mais simples e efectivo de aumentar ( at 4-5 vezes ) o dbito cardaco. Diminuio do tnus parasimpatico ou vagal do ndulo sinusal e corao Estimulao subsquente do simptico. Num individuo normal e jovem a baixa do dbito verifica-se para frequncias cardacas superiores a 170 a 180 cpm Atletas treinados este fenmeno ocorre para freqncias entre 200 e 220 cpm. Idosos ou doentes o limiar a partir do qual no se verifica aumento
do dbito cardaco poder ser os 120 a 140 cpm.

Volume de Ejeco
Fraco de Ejeco (FE) ( a razo entre o volume de Ejeco do ventrculo esquerdo e o volume telediastolico do ventrculo esquerdo) situa-se entre os 60 e 75 %. A relao entre presso de enchimento ventricular e volume de ejeco curva o que determina que para presses de enchimento altas no se verifica o mesmo aumento do volume de ejeco. O aumento do inotropismo ,o aumento da pr-carga e a diminuio da pos-carga aumentam o volume de ejeco.

Aumento da extrao de O2
Aumento das necessidades tecidulares de oxignio ou uma diminuio da sua oferta, aumenta a extrao de oxignio do sangue por parte dos tecidos. No miocrdio este mecanismo de reserva tem pouca importncia j que normalmente a extrao de oxignio do sangue arterial de 75 % No msculo esqueltico e outros tecidos este mecanismo da maior importncia na adaptao ao exerccio extremo ou baixa crnica do dbito cardaco.

Redistribuio do fluxo sanguineo


A redistribuio do dbito cardaco um mecanismo de reserva major em situaes de aumento das necessidades como o exerccio ou diminuio do dbito cardaco. O fluxo sanguineo e o dbito cardaco so redistribudos, sendo irrigados preferencialmente orgos vitais e fundamentais para a sobrevivncia como o crebro e o corao, enquanto outros orgos menos importantes tm uma diminuio relativa da sua perfuso sanguinea.

Redistribuio do fluxo Sanguineo-Mecanismos


Autoregulao Local
Diminuio da resistncia de pequenos vasos PO2, PCO2, PH e K+ e metabolitos Metabolitos produzidos por tecidos locais que afectam o endotlio.

Reflexos do Sistema Nervoso Autonomo


Simpatico Parasimptico Vasoconstrio e Vasodilatao selectiva

Metabolismo Anaerobico
No miocrdio o metabolismo primariamente aerbico, ou seja realiza-se na presena de oxignio O mesmo no se passa no msculo esqueltico em que uma fraco importante da energia utilizada obtida por metabolismo anaerbico (5 %) Mecanismo de reserva importante para o metabolismo do msculo esqueltico.

Dilatao e Hipertrofia
A dilatao um mecanismo de compensao que tem como finalidade aumentar o dbito cardaco, por aumento da pr-carga que de acordo com a lei de Frank-Starling, aumenta o inotropismo e o volume de ejeco e portanto o dbito.
Aumento do stress sistlico ( Lei Laplace) Aumento das necessidades energticas do miocardio.

A Hipertrofia ou aumento da espessura das paredes ventriculares uma resposta a um stress sistlico parietal excessivo, e uma tentativa de por aumento da espessura parietal e de acordo com a lei de Laplace a normalizar o stress.
Aumento das necessidades em oxignio Alteraes da distensibilidade do ventriculo esquerdo

Regulao do Fluxo Sanguineo Regional


Fisiologia

Regulao do Fluxo Sanguneo Regional


Considerando um determina orgo individual a quantidade de fluxo sanguineo que vai para esse orgo funo da diferena de presses arterial e venosa dos vasos que irrigam o rgo e da resistncia vascular oferecida por esse rgo. Na maior parte dos orgos, so modificaes no calibre das pequenas artrias e arteriolas(vasos de resistncia ) e abertura ou encerramento de novos pequenos vasos os principais determinantes da resistncia vascular.

Regulao do Fluxo Sanguneo Regional


Resistncia vascular como a razo entre a diferena mdia de presses entre dois pontos do vaso e a quantidade mdia de sangue passando de um ponto a outro. Impedncia vascular como sendo a razo entre presses pulsateis e fluxo pulsatil e que varia com a frequncia do pulso.

3,14(diferena Presso)(raio)4 FLUXO DE FLUIDO = 8(comprimento de vaso) (viscosidade)

Segundo esta equao, que no se pode adaptar totalmente ao sistema vascular ( tubos elsticos), o FLUXO DE SANGUE varia directamente com a diferena de presso e a quarta potencia do raio( quanto maior o raio e a diferena de presso maior o fluxo) e inver -samente com o comprimento do vaso e viscosidade do fluido ( quanto maior o comprimento do vaso e a viscosidade menor o fluxo ). Destes factores todos no sistema vascular o raio do vaso e a viscosidade so os mais determinantes.

Equao de Pouseuille
As relaes entre vrios factores que afectam a resistncia num tubo rgido. Os vasos sendo distensveis at certo ponto, levam que um aumento de presso intra-luminal aumente a presso transmural e o dimetro do vaso. O fluxo mantem-se estvel pelo mecanismo de autoregulao. Presso de encerramento ou de fluxo critico.
O tonus miognico contrao do msculo liso vascular em resposta ao estiramento.

Lei de Laplace para o vaso


LEI DE LAPLACE

Tenso Parietal = Presso de disteno X

raio do vaso............
2x espessura parietal

Vasocintica
a regulao do rigidez vascular conseguida por alteraes das propriedades fisicoquimicas-mecnicas do msculo liso vascular. MECANISMOS DE VASOCINTICA
Substncias metablicas, qumicas ou hormonais transportadas no sangue ou localmente produzidas Presso intravascular ( estiramento da parede) Stress do fluxo Sistema nervoso autonomo

Vasocintica
As Artrias Sistmicas e provavelmente as Veias ( com excepo das artrias pulmonares)

Vasodilatao
Hipoxia ( diminuio de PO2 ) Hipercapnia ( aumento do PCO2) Aumento da concentrao de K+ ( potencia Hipoxia)

Vasocintica
Outros factores reguladores da vasocintica
Factor relaxante do Endotlio ( EDRF) Oxido ntrico ( vasodilatador)

E ndotelina ( vasoconstritor)
P rostaglandinas ( vasodilatador) A cido lctico Histamina, Neuropeptideos ,Outros

Vasocintica-Endotlio

Fluxo sanguineo, Presso, tenso de oxignio, hormonas, elementos sanguineos

Endotlio Mitognicos

Factores vasoactivos

Factores trombogenicos e quimiotaxicos

+
Hiperplasia, Hipertrofia

Clula muscular lisa

Contrao
NE

Neurnio adrenergico

NE

Factores vasoactivos endoteliais


EDRF ( Endotelium-derived relaxing factor)
potente vasodilatador modulador local da resposta vascular Diminui o clcio citosolico Secreo aumenta com o aumento da velocidade do fluxo

Prostaciclina (PGI2)
Inibe a agregao plaquetar ao endotelio Vasodilatao

Endotelina
vasoconstritor liga-se a receptores da endoletina estimula a entrada de clcio na clula estimula o InsP3 que liberta clcio de reservas intracelulares Secreo estimulada por angiotensina II, adrenalina e outros

Factores vasoactivos independentes do endotelio


Outras substncias como os nitratos, nitroprussiato, adenosina, Hidrognio , CO2 e K+ actuam directamente no msculo liso vascular .

Sistema Nervoso Autonomo


Centros CV Centro do Vago

Noradrenalina

glandulas salivares e lingua

Genitais

Vasoconstrio Vasodilatao

Regulao do fluxo sanguineo regional


vasoconstrio ocorre por aumento da actividade simptica que leva libertao de noradrenalina. vasodilatao resulta da inibio dos impulsos vasocontritores simpticos e/ou da secreo de produtos endoteliais e metablicos vasoactivos

Вам также может понравиться