Вы находитесь на странице: 1из 28

Prof.

Gabriela Veloso

CANTILLON (1680-1734) Pessoas que compravam matria-prima, processam- na e depois a comercializavam. J.B.SAY(1767-1832) O empreendedor movimenta recursos econmicos de um setor de menor produtividade para outro de maior produtividade e melhor rendimento.

Prof. Gabriela Veloso

JOSEPH ALOIS SCHUMPETER (1833-1950): O empreendedor algum que faz novas combinaes de elementos criando novos produtos, novos mtodos de produo, identificando novos mercados de consumo.

Prof. Gabriela Veloso

ESTUDOS COMTEPORNEOS : FORTIN O empreendedor uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma oportunidade de negocio em uma empresa vivel. BABSON COLLEGE O empreendedor tem uma forma diferente de pensar e agir obcecado pela oportunidade, apoiado na liderana com o propsito da criao de riqueza.
Prof. Gabriela Veloso

UNIVERSIDADE HAVARD O empreendedorismo a explorao da oportunidade independente dos recursos que se tem mo. TIMMONS O empreendedor algum capaz de identificar, agarrar e aproveitar uma oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negocio de sucesso.
Prof. Gabriela Veloso

FILLON Um empreendedor uma pessoa imagina,desenvolve e realiza vises.

que

Prof. Gabriela Veloso

Empreender a ao de praticar, de pr em execuo. Origina-se do latim imprehendere. Empreendedor o individuo que inicia algo novo, que v o que ningum v, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da rea do sonho, do desejo, e parte para a ao.

Prof. Gabriela Veloso

Em qualquer definio de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: 1. Iniciativa para criar um novo negcio e paixo pelo que faz. 2. Utiliza os recursos disponveis de forma criativa transformando o ambiente social e econmico onde vive. 3. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

Prof. Gabriela Veloso

Empreendedorismo so os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuao Empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econmico e social de um pas

Prof. Gabriela Veloso

H muitas definies do termo empreendedor, principalmente porque so propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizam os princpios de suas prprias reas de interesse para construir o conceito. (...)

Prof. Gabriela Veloso

Os empreendedores so pessoas que possuem as habilidades para detectar oportunidades a cada mudana no contexto do mercado, bem como para assumir os riscos de um empreendimento. Por isto, tem um papel importante para o desenvolvimento econmico.

Prof. Gabriela Veloso

ao dos empreendedores provoca grande impacto na economia, ao mesmo tempo em que gera progresso e desenvolvimento.

Prof. Gabriela Veloso

Cinco tipos bsicos de inovao que so propostos por mentes empreendedoras: 1. Introduo de um novo bem . 2. Introduo de um novo mtodo de produo. 3. Explorao de um novo mercado 4. Conquista de uma fonte de oferta de matrias-primas 5. Estabelecimento de uma nova organizao

Prof. Gabriela Veloso

Existe um forte elemento psicolgico que caracteriza os empreendedores bemsucedidos: a motivao por realizaes ou um impulso para aprimoramentos. Empreendedorismo um conjunto de comportamentos e prticas que podem ser observadas e adquiridas.

Prof. Gabriela Veloso

Segundo uma pesquisa realizada em alguns pases existem dez competncias pessoais freqentemente demonstradas por vrios empreendedores bem-sucedidos: 1. Busca de oportunidades e iniciativa 2. Persistncia 3. Aceitao de riscos 4. Exigncia de eficincia e qualidade

Prof. Gabriela Veloso

5. Comprometimento com o trabalho 6. Estabelecimento de metas 7. Busca de informaes 8. Monitoramento e planejamento sistemtico 9. Persuaso e rede de contatos 10. Independncia e autoconfiana

Prof. Gabriela Veloso

O empreendedorismo visto como a capacidade de realizar mudanas e mover-se em relao ao novo.

Prof. Gabriela Veloso

O empreendedorismo no apenas uma atitude dos que iniciam uma nova empresa ou um empreendimento social, tambm um atributo desejado de um profissional de qualquer organizao que deseja crescer e se destacar na empresa.

Prof. Gabriela Veloso

Os empregados capazes de inovar e agregar valor instituio; Os voluntrios que com imaginao e ousadia, geram melhorias a partir de recursos escassos; Os governantes, que apesar dos obstculos institucionais, proporcionam crescimento social; Os trabalhadores da economia informal que identificam oportunidades de atuao, etc.... Pessoas criam novos negcios.
Prof. Gabriela Veloso

No empreendedorismo o SER mais importante do que o SABER. A atividade empresarial no a nica forma de empreender. O empreendedor definido pela forma de ser e no pela maneira de fazer.

Prof. Gabriela Veloso

Possibilita a criao de empregos, inclusive o auto-emprego.

Possibilita o crescimento econmico de forma organizada.


Possibilita a inovao, principalmente pelas jovens empresas. Auxilia na melhoria da competitividade. Aproveita melhor o potencial dos indivduos. Permite entender e explorar de forma mais efetiva os interesses da sociedade. Permite o desenvolvimento de significativa da fora de trabalho. carreira de uma parte

Prof. Gabriela Veloso

IMPORTNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA A SOCIEDADE: responsvel pelo crescimento econmico e pelo desenvolvimento social O conceito trata no s de indivduos mas de comunidades, cidades, regies, pases. Implica a idia de sustentabilidade. Empreendedorismo a melhor arma contra o desemprego.

Prof. Gabriela Veloso

Gerao de autonomia, auto realizao,busca de sonho. Indispensvel para qualquer tipo de atividade profissional.

Prof. Gabriela Veloso

S pode ser chamado empreendedor aquele que gera valor positivo para a sociedade, Tem que ter compromisso com a sociedade que atua, preciso contribuir para o bem estar social do local.

Prof. Gabriela Veloso

Empreendedores por necessidade: na maioria das vezes so desempregados, que acabam como pessoas autnomas que esto no setor informal da economia . Empreendedores por oportunidade:Aqueles que abrem um negcio porque vem uma oportunidade de explorar uma atividade com sucesso .

Prof. Gabriela Veloso

Imaginar como fazer o negcio funcionar. Acreditar que pode fazer. Ser criativo nas suas aes. Estar insatisfeito com sua situao atual e tentar melhorar esta situao. Assumir apenas os riscos necessrios. Ser rpido para perceber quando erra e corrigir os erros. No desperdiar as oportunidades. Aproveitar o potencial da equipe de colaboradores. Ter orgulho de suas realizaes e procurar novos desafios.
Prof. Gabriela Veloso

As coisas podem ficar melhores . Um empreendedor deve acreditar que o modelo atual pode ser melhorado. A arte de ver mais longe e evoluir com erros . Empreendedores so antes de tudo, pessoas que tem a capacidade de enxergar o invisvel. Empreendedores adoram no como resposta . No, isto no vai dar certo, eles seguem adiante exaurindo possibilidades e visionando o por vir.
Prof. Gabriela Veloso

Qual o conceito de empreendedor ? Definir o termo empreendedorismo a partir da viso econmica. Definir o termo empreendedorismo a partir da abordagem comportamental. Defina empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. Voc se considera um empreendedor? Justifique.

Prof. Gabriela Veloso

Вам также может понравиться