Вы находитесь на странице: 1из 53

MELHORAMENTO GENTICO

Fentipo = Gentipo x Ambiente


Herana = Capacidade Ambiente = Oportunidade

Os indivduos so resultado de variaes hereditrias (mutaes e recombinaes), e variaes somticas (decorrentes do ambiente). Os atributos econmicos, pela complexidade fisiolgica que envolvem, so, de maneira geral, fortemente influenciados pelo ambiente. difcil, medindo o fentipo, dizer que parte da variao devida ao gentipo e que parte devida ao meio. O ideal seria contarmos sempre com o ambiente timo e padronizado para toda a populao em melhoramento gentico, o que impraticvel. Para solucionar isto, criou-se o conceito de Herdabilidade.

A herdabilidade no sentido amplo (r2) : r2 = variao hereditria/variao total A herdabilidade , portanto, a frao da varincia total numa populao, atribuvel s diferenas genticas entre os componentes dessa populao. Ainda, como na variao hereditria podemos distinguir uma variao hereditria aditiva e uma variao hereditria no aditiva, temos uma herdabilidade aditiva, ou herdabilidade no sentido restrito (h2), que : h2 = variao hereditria aditiva/variao total Essa herdabilidade aditiva (h2) que empregada no melhoramento gentico dos atributos econmicos, para expressar o quanto os gens responsveis pelo atributo tm a sua expresso genotpica afetada pelo ambiente.

A h2 um conceito estatstico, ligado ao conceito de repetibilidade: correlao entre os valores repetidos de uma populao, apresentados pelo mesmo indivduo. h2 alta 0,8 1,0 h2 baixa 0,2 0,4 Lactao (bovinos) h2 = 0,25-0,30 Rendimento de carcaa (bovinos de corte) h2 = 0,8-0,9 Espessura de toucinho (sunos) h2 = 0,45 Quantidade de ovos (aves) h2 = 0,30

SELEO
Escolha, para a reproduo, dos melhores indivduos da populao, visando o seu melhoramento gentico aumento da frequncia de gens favorveis na populao. Numa populao na qual a reproduo se processe inteiramente ao acaso, sem nenhuma escolha dos reprodutores, a frequncia dos gens dessa populao est em equilbrio, de acordo com a Lei de Hardy e Weinberg: pAA + 2pqAA + qAA
Nos animais domsticos a reproduo nunca totalmente ao acaso, sempre h seleo, e a seleo altera o equilbrio a favor dos gens desejveis, aumentando a sua frequncia na populao.

Eficincia da Seleo
Quanto maior for o aumento obtido na frequncia dos gens desejveis, maior ter sido a eficincia da seleo. Essa eficincia depende de diversos fatores. Natureza do material gentico em seleo: mais fcil a seleo do gen recessivo, ou seja, contra o gen dominante, pois basta a eliminao dos fentipos dominantes para eliminar o gen dominante da populao logo na primeira gerao.

Exemplo: numa populao de bovinos mochos (dominantes M) e chifrudos (recessivos m), mais fcil selecionar o gen para chifrudos; os indivduos so MM, Mm e mm; reproduzindo-se somente indivduos chifrudos, logo na gerao imediata s haver o gen m. A seleo do gen dominante, portanto contra o gen recessivo ( a mais frequente, pois na maioria os gens recessivos so desfavorveis), lgico, mais difcil, pois a eliminao dos fentipos recessivos no elimina o gen recessivo da populao; ele permanece nos indivduos heterozigotos, cujo fentipo no distinguvel dos homozigotos dominantes.

No exemplo acima, seria selecionar o gen dominante M. MM x Mm = F 50% MM 50% Mm

Mm x Mm = F 25% MM 50% Mm 25% mm O gen para chifrudo, m, permaneceria no rebanho.


Quando o nmero de pares de gens responsvel por uma caracterstica grande, a seleo fica prejudicada porque so poucas as combinaes externas com todos , ou quase todos os gens desejveis. Entretanto, o progresso na mdia da populao no prejudicado.

A associao gentica positiva entre atributos referentes a uma mesma finalidade, facilita o melhoramento total da finalidade. Ganho de peso X eficincia de ganho (+) Espessura de gordura de cobertura X marmoreio da carne (-)
Ao do ambiente: o ambiente no padronizado e no timo, influi na expresso dos gens s vezes o melhor fentipo no o melhor gentipo. Frequncia inicial dos gens: quando a frequncia inicial dos gens na populao for igual a zero ou igual a 100, a seleo dos atributos determinados por esses gens impossvel. Assim, a seleo tanto mais eficiente quanto mais prxima de 50% for a frequncia dos gens responsveis pelos atributos desejveis.

Taxa de substituio do rebanho: a percentagem do rebanho que tem de ser substituda periodicamente. Quanto maior for essa taxa, maior a porcentagem de indivduos nascidos que deve ser conservada no rebanho, o que implica em menor seleo. Essa taxa depende da mortalidade, fertilidade, produtividade, etc. Exemplo: clculo da percentagem de fmeas necessrias para atender a substituio no rebanho.
Dados: Rebanho: 200 vacas Taxas de substituio: 20% 40 vacas Taxa de Natalidade do rebanho: 70% (140 partos/ano) Fmeas nascidas: 35% 70 fmeas

Bezerras nascidas a serem mantidas: 40/70 = 57,14% (Taxa de


Seleo) Presso de seleo possvel: 42,86%

Tamanho da populao: quanto maior a populao, mais eficiente ser a seleo, devido a maior possibilidade de escolha. Correlao gentica entre os atributos em seleo: a correlao positiva entre atributos aumenta a eficincia da seleo, pois a seleo de um atributo implica automaticamente na seleo do outro.

MEDIDA DA EFICNCIA DA SELEO


Diferencial de seleo: chama-se diferencial de seleo a diferena entre a mdia do valor do atributo nos indivduos escolhidos para a reproduo e a mdia na populao toda, inclusive os selecionados, na qual esses indivduos foram escolhidos.

d=xy
onde x = mdia dos reprodutores (machos e fmeas), e y = mdia do rebanho. Exemplo: peso ao nascer em bovinos (kg) X (machos) = 42; x (fmeas) = 38 x = 40; (mdia dos selecionados)
Y (machos) = 40; y (fmeas) = 34 y = 37; (mdia do Rebanho)

d = 3 kg

Para atributos que s se manifestam nas fmeas (leite, ovos), considera-se como mdia dos machos a mdia de fmeas parentes desses machos, de preferncia suas irms inteiras, ou de seus ndices de suas prognies ou de genealogia.

Diferencial de seleo e taxa de substituio: quanto maior a taxa de substituio, menor o diferencial de seleo. Se todos os indivduos, machos e fmeas, da populao, so usados na reproduo, no h seleo, o diferencial de seleo zero.

SELEO DE VARIOS CARACTERES


So trs os mtodos gerais clssicos para se efetuar a seleo de vrios caracteres. Mtodo unitrio ou consecutivo: consiste na seleo de um caracter de cada vez. S depois de alcanado o melhoramento desejado de um caracter, passa-se ao seguinte, e assim at o ltimo. o mtodo menos eficiente. Mtodo dos nveis de eliminao ou de refugagem independente: consiste em estabelecer nveis mnimos para cada caracter a selecionar, s sendo aproveitados os indivduos que atingem o valor mnimo em todos os caracteres. Este mtodo tem o inconveniente de impedir o aproveitamento dos indivduos timos em determinado atributo, porm inferiores ao nvel mnimo em outro. Mtodo de contagem total ou de ndice de mrito lquido: consideram-se ao mesmo tempo todos os caracteres, como no mtodo anterior, mas do-se pesos a esses caracteres proporcionalmente importncia econmica do caracter, a sua herdabilidade e a possveis associaes genticas entre caracteres.

MODALIDADES DE SELEO
Seleo segundo os elementos considerados: pode ser morfolgica ou funcional. Seleo morfolgica: baseada em qualquer aspecto morfolgico, geral ou particular, como tipo zootcnico, caracterizao racial, forma de beres, cor da pelagem, ausncia de chifres, etc. Essa seleo pode ser direta ou indireta. Direta: os atributos morfolgicos visados constituem o prprio objetivo da seleo. Cor, chifres, tamanho de orelha, etc. Indireta: visa-se pela seleo de caracteres morfolgicos melhorar caractersticas fisiolgicas. Sua eficincia depender da correlao entre os atributos morfolgicos e a atividade fisiolgica em questo. Conformao X finalidade. Seleo funcional: tambm chamada de fisiolgica, ou pelo desempenho, consiste em basear-se a seleo no desempenho, no rendimento, que precisa ento ser medido, conhecido, em cada indivduo. Produo de leite concurso leiteiro Rendimento de carcaa Velocidade de ganho de peso provas de ganho de peso

Seleo segundo o critrio de apreciao: pode ser individual, ou fenotpica, e pelos parentes, ou genotpica. Seleo individual ou fenotpica: aquela em que os atributos de qualquer natureza, morfolgicos ou funcionais, so apreciados, simplesmente observados ou medidos, nos prprios indivduos que esto sendo objeto de seleo. Baseia-se na correlao entre fentipo e gentipo do prprio indivduo. Seleo pelos parentes ou genotpica: a modalidade de seleo em que a avaliao, para a escolha dos reprodutores, no feita nos prprios indivduos que esto sendo objeto da escolha, e sim, em seus parentes, e, conforme esses parentes sejam ascendentes, descendentes, ou colaterais, a seleo denominada, respectivamente, genealgica, pela prognie ou pela famlia.

1. Seleo genealgica ou pelo pedigree: baseia-se na correlao entre o fentipo dos ascendentes e o gentipo do prprio indivduo. Consiste em julgar um filho X pelos pais A e B, pelos avs C, D, E, F, pelos bisavs, etc.

Ento, para se proceder avaliao do pedigree de um indivduo, pode-se estabelecer o seu ndice de pedigree, que o valor provvel desse indivduo, expresso numericamente. Exemplos de determinao de ndice de pedigree: Em gado de corte para o caracter peso aos 28 meses de idade, como os pesos dos pais talvez no expressem bem o seu real valor gentico devido ao do ambiente, vamos considerar tambm os avs.

Ento, o valor provvel de x para peso aos 28 meses, com base em seu pedigree, ser de 412,5 kg.

Em gado leiteiro, para quantidade de leite por lactao, em quilogramas:

Se o dado referente vaca D for bastante preciso devemos aproveit-lo e ento conferimos ao touro C o valor correspondente mdia do rebanho (suponhamos 3.000 kg) e calculamos o valor de A:

O que melhor do que conferir diretamente a A o valor da mdia do rebanho; se o valor de B merece confiana podemos desprezar o valor de F, ento:

Ou por outra maneira:

Aproveitamos os dados da me e da av paterna, que mereciam confiana, e substitumos a frao que falta para completar a unidade, , pela media do rebanho.

2. Seleo pela prognie ou teste de prognie: a seleo em que os reprodutores so apreciados pelo valor de seus descendentes. Baseiase em que os fentipos de vrios filhos permitem uma boa avaliao dos gentipos dos pais.

Onde: DP = diferena prevista Rep = repetibilidade determinada para o evento X = mdia das filhas do touro Y = mdia das contemporneas R = mdia dos rebanhos participantes 0,1 = metade da h2 da lactao

Fatores de eficincia do teste


Ambientes diferentes entre os grupos em comparao, prejudicaro de maneira acentuada a eficincia do teste de prognie; e,

Os filhos ou filhas dos reprodutores em avaliao no podem ser escolhidos, e sim aproveitados todos aqueles com valores conhecidos.
Quando bem aplicada, a seleo pela prognie, embora demorada e dispendiosa, uma das modalidades de seleo de maior preciso, dela resultando os chamados reprodutores provados. Finalidades: Atributos que s se expressam em um dos sexos (aptido leiteira em machos, produo de ovos em galos); Caractersticas de carcaa, para as quais no se disponha de meios de apreciao no animal vivo; e, Identificao de indivduos heterozigotos para gens recessivos indesejveis.

3. Seleo pela famlia: a modalidade de seleo genotpica em que os reprodutores so escolhidos pelo valor mdio das famlias a que pertencem, sendo que aqui famlia , geralmente, o conjunto de irmos, podendo, portanto, ser irmos inteiros preferencialmente ou meio irmos, cujo parentesco gentico de 0,50 e 0,25 respectivamente.

Onde: R = parentesco gentico mdio N = nmero de irmos N1 = nmero de meio irmos Finalidades: Apreciar indivduos pelo valor mdio das respectivas famlias; e, Apreciar a famlia, em conjunto, pelo seu valor mdio, usado principalmente para caracteres alternativos como: resistncia, longevidade, fertilidade; aprovam-se ou no todos os membros da famlia.

MTODO DE REPRODUO
Consanguinidade: reproduo dentro da famlia;

Seleo racial: reproduo dentro da raa, podendo ser ou no consangunea;


Cruzamento: reproduo entre raas, tambm podendo ser ou no consanguneo; Mestiagem: reproduo entre mestios, portanto decorrente cruzamento; podendo, tambm, ser ou no consangunea; e do

Hibridao: reproduo entre espcies.

1. SELEO RACIAL Refere-se ao acasalamento de reprodutores da mesma raa, tendo lugar, portanto, na criao das raas puras, podendo ser de animais puros de origem ou puros por cruza. Touro nelore X vaca nelore Touro holands X vaca holandesa 2. CRUZAMENTO Cruzamento a denominao usada para designar o acasalamento em que os reprodutores so de raas diferentes, sendo chamados mestios os descendentes desse acasalamento. Como o que distingue cruzamento de hibridao o fato de, no cruzamento, os descendentes, mestios apresentarem fecundidade ilimitada, enquanto os hbridos so estreis, tambm considerado cruzamento o acasalamento entre indivduos de espcies consideradas diferentes, porm, muito prximas e de reproduo ilimitada, como acontece com o Bos taurus e o Bos indicus.

Finalidades: 1.Combinar caractersticas de duas ou mais raas; e, 2.Obteno do vigor hbrido ou heterose; HETEROSE: o fenmeno pelo qual os indivduos cujos pais pertencem a grupos genticos diferentes (espcies, raas, linhagens), apresentam maior vigor geral que a mdia dos grupos a que pertencem os pais; manifesta-se principalmente no desenvolvimento fsico, resistncia a doenas e produtividade geral. GRAU DE HETEROSE: A heterose pode ser expressa pela superioridade da media dos filhos mestios F1, sobre a mdia dos pais P:

Alguns aspectos relativos heterose devem ser lembrados: Desaparece, ou pelo menos diminui acentuadamente, quando os mestios so reproduzidos, logo na gerao F2;

No ocorre em todos os cruzamentos; alguns determinam at um efeito negativo;


No igual em todos os indivduos de um acasalamento; diz respeito mdia desses indivduos; e, Tambm depende do meio; para que seu efeito se manifeste plenamente, h necessidade de meio favorvel, embora o aumento da resistncia que ela confere diminua essa dependncia do ambiente.

GRAU DE SANGUE Os mestios so designados pelo grau de sangue de cada raa formadora que o mestio possui.

MODALIDADE DE CRUZAMENTO
Os cruzamentos podem ser agrupados em trs modalidades: Cruzamento de 1. gerao, ou industrial: consiste no aproveitamento econmico do meio sangue. Visa a obteno da heterose ou a combinao, em condies intermedirias, de caractersticas de duas raas.

Cruzamento contnuo, ou de substituio, ou de absoro: em cada gerao emprega-se sempre um reprodutor (normalmente o macho) da raa cruzante, a que se quer que substitua a outra, raa cruzada. O cruzamento contnuo de grande importncia por ser a forma mais econmica de substituir uma raa, ou populao nativa, pouco produtiva, por outra de elevado rendimento, evitando a despesa e os riscos de uma introduo em massa de raas puras, constituindo o que se denomina ambientao indireta.

Cruzamento alternado: pode ser simples, rotativo ou irregular Alternado simples: consiste em empregar alternadamente reprodutores das duas raas Alternado rotativo: realizado com mais de duas raas alternadamente, e geralmente empregando-se trs raas Alternado irregular, ou de retemperamento: usado principalmente quando, no cruzamento contnuo, se verifica que os mestios perdem resistncia a partir de um certo grau de sangue

MESTIAGEM Consiste na reproduo entre mestios, decorrendo, portanto do cruzamento. Em face da perda da heterose e do fenmeno gentico da segregao, os filhos de um acasalamento entre mestios apresentam mdia inferior dos pais. Por isto este processo no , nem deve ser, empregado pelo criador comum. usada na formao de novas raas, onde a seleo dos mestios tem papel principal, no consistindo nunca em obter simplesmente animais com um determinado grau de sangue de duas ou mais raas formadoras.

Obteno do 5/8

Como o emprego do cruzamento e da mestiagem, misturam-se caractersticas diferentes, obtm-se uma populao muito heterognea em todos os aspectos, mas na qual, por isto mesmo, podem surgir indivduos homozigotos para atributos desejveis. A dificuldade descobrir esse indivduos para reproduzi-los, inclusive em consanguinidade, para obter-se um progresso rpido no melhoramento, na fixao das combinaes desejadas.

CONSANGUINIDADE Consanguinidade ou endogamia a reproduo dentro da famlia; os indivduos acasalados so parentes, considerando-se como pertencentes famlia os parentes at a 5. gerao. A grande importncia da consanguinidade para o melhoramento gentico dos animais domsticos decorre do seu efeito geral que provocar o aumento de homozigose na populao. Entretanto, essa homozigose ocorre tanto para gens desejveis como para os indesejveis, prejudiciais, semi-letais, recessivos, existentes nos gentipos dos indivduos acasalados. Assim, como a consanguinidade soma tanto qualidades como defeitos, ela, tal como a mestiagem, embora por motivos opostos, no deve ser empregada pelo criador comum, s sendo indicada sua aplicao em condies especiais e quando os seus efeitos podem ser observados, para que se possa praticar uma rigorosa seleo.

APLICAES DA CONSANGUINIDADE Utilizao de reprodutores excepcionais; Fixao de combinaes desejveis; Formao de famlias distintas; Formao de linhagens bem distintas, contrastantes, para posterior cruzamento e obteno de heterose; e, Evidenciao de gens recessivos indesejveis. HIBRIDAO No conceito clssico em zootecnia, o acasalamento entre indivduos de espcies diferentes. Ainda, s considerado verdadeira hibridao o acasalamento daquela condio na qual os produtos obtidos no so fecundos, sendo esta infecundidade uma caracterstica dos verdadeiros hbridos. Entre os animais domsticos so poucos os casos de hibridao verdadeira e a nica importante a entre as espcies equina (Equus caballus) e asinina (Equus asinus). Jumento X gua burro ou mula Garanho X jumenta bardoto

Raas Compostas

Raas Sintticas para Produo de Carne

Conceito: 50% Bos taurus clima temperado (Britnico) + 50% Bos taurus Tropical

Conceito: 50% Bos taurus clima temperado (Britnico+Continental) + 25% Bos taurus Tropical + 25% Bos Indicus

Conceito: Todo animal Montana classificado por um cdigo denominado NABC, combinando 4 raas de diferentes tipos biolgicos 25% Bos taurus Britnico + 25% Bos taurus Continental + 25% Bos taurus Tropical + 25% Bos Indicus. Os melhores exemplares a nvel de campo temos constatado: 25% Bos Indicus + 50% Bos taurus Tropical + 25% Bos taurus clima temperado (Britnicas)

Raas Sintticas para Produo de Leite

Conceito: 50% Bos taurus clima temperado (Alta produo Leiteira) + 50% Bos taurus Tropical (Adaptabilidade e resitncia mantendo produo de Leite)

Вам также может понравиться