Вы находитесь на странице: 1из 40

DA NONA SEMANA AT O NASCIMENTO

PERODO FETAL

PERODO FETAL

O perodo fetal definido como o perodo que vai da nona semana at o nascimento.

rpido crescimento do corpo e a diferenciao dos tecidos, rgos e sistemas.


Ocorre basicamente, o

VIABILIDADE DOS FETOS

A viabilidade definida como a capacidade dos fetos de sobreviver no meio extra uterino( ex: aps um parto prematuro). Fetos pesando menos de 500g ao nascimento, geralmente no sobrevivem. Pode ocorrer de nascerem fetos com peso baixo ao nascimento, resultante de

retardo do crescimento uterino (RCIU).

intra

VIABILIDADE DOS FETOS

A maioria dos fetos que nascem pesando entre 1500 e 2500g sobrevive, mas podem apresentar complicaes; so denominados prematuros. A PREMATURIDADE UMA DAS CAUSAS MAIS COMUNS DE MORBIDEZ E MORTE PERINATAL.

ESTIMATIVA DA IDADE FETAL

At o final do primeiro trimestre, o comprimento topo da cabea-ndegas o mtodo de escolha para estimar a idade fetal, pois durante este perodo, h pouca variao no tamanho do feto. No segundo e terceiro trimestre, vrias estruturas podem ser identificadas e medidas com o ultra-som.

ESTIMATIVA DA IDADE FETAL

As medidas mais usadas so:


o dimetro biparietal (distncia entre os ossos parietais do crnio do feto - ossos que formam os lados da cabea), a circunferncia da cabea, a circunferncia abdominal, o comprimento do fmur e o comprimento do p.

PERODO GESTACIONAL

Clinicamente dividimos o perodo

gestacional em trs trimestres.

No final do primeiro trimestre, j

se formaram todos principais sistemas.

os

PERODO GESTACIONAL

No final do segundo trimestre, o

feto pode sobreviver nasa prematuramente.

caso

O feto amadurece durante o terceiro trimestre e atinge um marco importante de seu desenvolvimento com 35 semanas de gestao

e com 2500 g.

PERODO FETAL

NOVE A DOZE SEMANAS:


Nove semanas- A cabea constitui metade do comprimento do feto. A face larga, os olhos esto muito separados, as orelhas tem implantao baixa e as plpebras esto fundidas. As pernas so curtas e as coxas pequenas. A genitlia externa masculina e feminina assemelham-se at o final da nona semana. O fgado o principal rgo da eritropoese (formao dos glbulos vermelhos do sangue).

PERODO FETAL

Doze semanas Centros de ossificao primria aparecem no esqueleto, especialmente no crnio e ossos longos. Os membros superiores quase alcanaram seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores ainda no esto to bem desenvolvidos(curtos). As plpebras continuam fundidas. A eritropoese inicia no bao.

PERODO FETAL

DA DCIMA TERCEIRA A DCIMA SEXTA SEMANA:


O crescimento muito rpido. A cabea relativamente pequena em relao a um feto de 12 semanas e os membros inferiores se alongaram. Com 16 semanas, os ovrios j se diferenciaram e contm folculos primordiais com ovognias. A genitlia externa j pode ser reconhecida.

PERODO FETAL

DA DCIMA STIMA A VIGSIMA SEMANA:


Os movimentos fetais j so comumente sentidos pela me. A pele est coberta por um material gorduroso(vernix caseosa) que secretado pelas glndulas sebceas do feto. O corpo do feto est coberto por uma delicada penugem denominada de Lanugo.

PERODO FETAL

DA VIGSIMA PRIMEIRA VIGSIMA QUINTA SEMANA:

H um ganho substancial de peso da 21 a 25 semana. As clulas epiteliais secretoras dos septos alveolares do pulmo comeam a secretar o surfactante, lquido que mantm abertos os alvolos pulmonares em desenvolvimento

PERODO FETAL
O feto neste perodo, caso nasa prematuramente, pode sobreviver se receber cuidados intensivos, embora a chance de morrer seja alta devido a imaturidade de seu sistema

respiratrio.

PERODO FETAL

DA VIGSIMA SEXTA A VIGSIMA NONA SEMANA:


Nesta fase o feto j pode sobreviver caso nasa prematuramente, pois o seu sistema respiratrio j consegue respirar o ar. As maiores perdas neonatais acontecem com recm nascidos com baixo peso( entre 1500 e 2500 g). A eritropoese no bao termina na 28 semana, poca na qual a medula ssea torna-se o principal local deste processo.

PERODO FETAL

DA TRIGSIMA A QUARTA SEMANA:

TRIGSIMA

Fetos com 32 semanas ou mais, em geral sobrevivem se nascerem prematuramente. O reflexo pupilar dos olhos est presente, a pele rosada e lisa e os membros inferiores e superiores tem um aspecto rechonchudo.

PERODO FETAL

DA TRIGSIMA QUINTA TRIGSIMA OITAVA SEMANA:

No final da gestao, a maioria dos fetos so rolios, devido a gordura subcutnea acumulada. Os fetos normais pesam cerca de 3400 g e o sistema nervoso est maduro para realizar algumas funes integrativas. A preenso palmar firme e eles exibem uma orientao espontnea para a luz.

DATA PROVVEL DO PARTO

A data provvel do parto de um feto de 38 semanas aps a fertilizao ou 40 semanas aps o UPMN.

Regra de NGELE : Conta-se para trs trs meses a partir do primeiro dia do UPMN e acrescentar um ano e sete dias.

FATORES QUE INFLUEM O CRESCIMENTO FETAL O feto necessita de nutrientes para


crescer e produzir energia.
A glicose a fonte primria de energia para o metabolismo e crescimento do feto. Os aminocidos tambm so necessrios. Estas substncias saem do sangue materno, passam pela membrana placentria e chegam ao feto.

FATORES QUE INFLUEM O CRESCIMENTO FETAL

Fatores que atuam durante toda a gravidez tendem a produzir recm nascidos pequenos (ex: tabagismo e lcool) enquanto que fatores que atuam durante o ltimo trimestre ( ex: desnutrio materna) geralmente produzem recm nascidos com peso reduzido, mas com comprimento e tamanho da cabea normais.

TABAGISMO

A velocidade de crescimento de fetos de mes que fumam cigarros menor que o normal durante as ultimas seis a oito semanas da gravidez. Em mdia o peso de crianas cujas mes fumaram muito durante a gravidez 200g menor do que o normal .

GESTAO MULTIPLA

Indivduos gmeos, trigmeos e de outros nascimentos mltiplos pesam consideravelmente menos que crianas nascidas de gravidez nica. As necessidades totais de dois ou mais fetos excedem o suprimento nutricional disponvel pela placenta durante o terceiro trimestre.

DROGAS SOCIAIS

Crianas nascidas de mes alcolatras freqentemente apresentam parte da sndrome do alcoolismo fetal. A maconha e a cocana tambm podem causar retardo do crescimento fetal.

FLUXO SANGUNEO UTERO PLACENTRIO DEFICIENTE

Condies que reduzem o fluxo uteroplacentrio podem causar retardo do crescimento fetal( ex: vasos corinicos ou umbilicais pequenos, hipotenso grave e doena renal).

A reduo crnica do fluxo sanguneo do tero pode causar desnutrio fetal.

Anexos Embrionrios

Conceito
So estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionrios e do suporte vital ao embrio at que este possa faz-lo.

So elas: Vescula Vitelnica ( Saco Vitelnico) => Armazm dos Alimentos Amnion ( Bolsa Dgua) => Proteo Crion ( Serosa) => Trocas Gasosas Alantide => Armazm das excretas
Placenta Cordo Umbilical

Vescula Vitelnica
o primeiro anexo a surgir nos vertebrados e se caracteriza por ser a fonte e nutrio do embrio que no tem contato com a me. Corresponde a uma estrutura em forma de saco ligada a regio ventral do embrio. Sua principal funo armazenar reservas nutritivas. Nos mamferos eutherios ou placentados reduzida, visto que a nutrio ocorre via placentria. Nesses, responsvel pela produo das hemcias nos primeiros estgios de vida.

mnion
uma fina membrana que delimita uma bolsa repleta de lquido. O lquido amnitico que tem por funes: Evitar o ressecamento do embrio Proteger contra choques mecnicos. O mnio representa uma importante adaptao dos rpteis a vida terrestre junto com a fecundao interna e faz parte do chamado ovo terrestre. Esse anexo permitiu aos rpteis avanar em terras secas, e independncia da gua para a reproduo.

Crion
uma membrana fina que envolve os outros anexos embrionrios, o mais externo. Une-se a parede uterina e forma a placenta.

Alantide
uma membrana ligada a parte posterior do intestino do embrio. tambm uma membrana em forma de saco reduzido e forma o Cordo Umbilical.
Funo: Absoro de minerais presentes na casca dos ovos e incorporao no esqueleto, facilitando a sada do animal ao nascer Trocas de gases Armazenamento de excretas

Placenta
Estrutura vascularizados mamferos que se forma do Crion + Alantide e do endomtrio materno. No considerada por muitos autores como anexo embrionrio j que tem uma parte materna e outra fetal. Permite a troca de substncias entre o organismo materno e o fetal. Nos primeiros meses de gestao, a placenta trabalha produzindo hormnios( progesterona, estrognios), alm de substncias de defesa (barreira contra infeces), nutrio, respirao e excreo.

Cordo Umbilical
uma exclusividade dos mamferos. o elemento de ligao entre o feto e a placenta materna. Apresenta duas artrias e uma nica veia, estruturas que garantem a nutrio e respirao do embrio. formado a partir do alantide e da vescula vitelnica.

Вам также может понравиться