Вы находитесь на странице: 1из 11

Como ele ?

sabemos que existem clulas com apenas um ncleo, outras binucleadas (com
dois ncleos), multinucleadas (com vrios ncleos) e anucleadas (que perderam o ncleo durante a diferenciao). Mononucleadas clulas do tecido epitelial; Binucleadas clulas hepticas e cartilaginosas; Multinucleadas clulas musculares estriadas do corao humano; Anucleadas hemcias de muitos mamferos.

A membrana nuclear ou carioteca (karyon = ncleo; thke = invlucro) formada


por duas camadas lipoproticas, separadas entre si por um espao perinuclear transpassado por numerosos poros com 100nm de dimetro, funcionando como vlvulas, que regulam a entrada e sada de substncias comunicantes entre o ncleo e o citoplasma, armazenando e protegendo o material gentico.

Os componentes do ncleo
O ncleo das clula que no esto em processo de diviso apresenta um limite bem definido, devido presena da carioteca ou membrana nuclear, visvel apenas ao microscpio eletrnico. A maior parte do volume nuclear ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nuclolos) e um lquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma

Poros da carioteca
A carioteca perfurada por milhares de poros, atravs das quais determinadas
substncias entram e saem do ncleo. Os poros nucleares so mais do que simples aberturas. Em cada poro existe uma complexa estrutura protica que funciona como uma vlvula, abrindo-se para dar passagem a determinadas molculas e fechando-se em seguida. Dessa forma, a carioteca pode controlar a entrada e a sada de substncias.

A cromatina
A cromatina (do grego chromatos, cor) um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molcula de DNA associada a molculas de histonas, um tipo especial de protena. Esses fios so os cromossomos. Quando se observam ncleos corados ao microscpio ptico, nota-se que certas regies da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas j haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regies mais coradas correspondiam a pores dos cromossomos mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras. Para assinalar diferenas entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do grego heteros, diferente), que se refere cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossmico, de consistncia mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).

Os nuclolos Na fase que a clula eucaritica no se encontra em diviso possvel visualizas vrios nuclolos, associados a algumas regies especficas da cromatina. Cada nuclolo um corpsculo esfrico, no membranoso, de aspecto esponjoso quando visto ao microscpio eletrnico, rico em RNA ribossmico (a sigla RNA provm do ingls RiboNucleic Acid). Este RNA um cido nuclico produzido a partir o DNA das regies especficas da cromatina e se constituir um dos principais componentes dos ribossomos presentes no citoplasma. importante perceber que ao ocorrer a espiralao cromossmica os nuclolos vo desaparecendo lentamente. Isso acontece durante os eventos que caracterizam a diviso celular. O reaparecimento dos nuclolos ocorre com a desespiralao dos cromossomos, no final da diviso do ncleo.

Constituio qumica e arquitetura dos cromossomos Descobrir a natureza qumica dos cromossomos foi uma rdua tarefa que mobilizou centenas de cientistas e muitos anos de trabalho. O primeiro constituinte cromossmico a ser identificado foi o cido desoxirribonuclico, o DNA. Em 1924, o pesquisador alemo Robert J. Feugen desenvolveu uma tcnica especial de colorao que permitiu demonstrar que o DNA um dos principais componentes dos cromossomos. Alguns anos mais tarde, descobriu-se que a cromatina tambm rica em protenas denominadas histonas

Centrmero e cromtides Na clula que est em processo de diviso, cada cromossomo condensado aparece como um par de bastes unidos em um determinado ponto, o centrmero. Essas duas metades cromossmicas, denominadas cromtides-irms so idnticas e surgem da duplicao do filamento cromossmico original, que ocorre na interfase, pouco antes de a diviso celular se iniciar. Durante o processo de diviso celular, as cromtides-irms se separam: cada cromtide migra para uma das clulas-filhas que se formam. O centrmero fica localizado em uma regio heterocromtica, portanto em uma constrio que contm o centrmero chamada constrio primria, e todas as outras que porventura existam so chamadas constries secundrias.

Вам также может понравиться