Вы находитесь на странице: 1из 28

THOMAS KUHN 1922 - 1996

FUNCIONAMENTO DA CINCIA
Cincia Normal
(actividade do cientista dentro dos limites do paradigma vigente)

ANOMALIAS (casos problemticos)

Paradigma 1
Crise
(Perodo de acumulao de anomalias)

REVOLUO CIENTFICA (Novo


Paradigma)

Cincia extraordinria

Cincia Normal

Paradigma 2 Crise

ANOMALIAS

Cincia extraordinria (perodo de crise que antecede a revoluo)

Paradigma:

Procedimentos tcnicos: 1. regras Viso do mundo aplicar a teoria realidade; 2. paraLeis e pressupostos tericos para usar regras Princpios Filosficos instrumentos cientficos ede Trabalho; para avaliar Hbitos 3. regras

explicaes cientficas.

Paradigma
EXEMPLO: O PARADIGMA COPERNICANO QUE SE Muda-se de CENTRA paradigma NA (visoTESE do HELIOCNTRICA O mundo e forma SUBSTITUIU de fazer cincia) PARADIGMA PTOLOMAICO QUE SE quando TESE GEOCNTRICA. CENTRA NAeste oferece mais respostas

que o anterior.

Paradigma ptolomaico VS paradigma copernicano

ANOMALIAS E CRISE
A cincia normal nem sempre bem sucedida:
h enigmas que ficam por resolver e que

resistem s tentativas de resoluo (anomalia).

A acumulao de anomalias abala a confiana

no paradigma, gerando uma crise.

A incomensurabilidade dos paradigmas


A razo de tal impossibilidade Impossibilidade de comparar radica no facto dos paradigmas objectivamente dois paradigmas de serem demasiado diferentes entre modo a concluir que um superior si. Uma mudana de paradigma ao outro. significa uma mudana de viso do mundo.

A incomensurabilidade dos paradigmas

PARADIGMA

COMUNIDADE CIENTFICA

POUCO ABERTA INOVAO; OS SEUS MEMBROS RESISTEM MUDANA; NO DIRIGIDA PELO IDEAL DE VERDADE.

Cincia normal e extraordinria


Com a acumulao de anomalias que de Chama-se cincia normal ao perodo vo surgindo no decorrer da cientifica trabalha a tempo que a comunidade investigao d-se um perodo de crise e de polmica em que se partir do paradigma (impreciso) vigente; ensaiam e confrotam solues novas para os Objectivo: Desenvolver o paradigma; Dupla novos problemas que ameaam o paradigma, tarefa: 1. solucionar pequenas ambiguidades a este perodo chama-se cincia tericas; e 2. investigar fenmenos ainda no extraordinria. explicados.

Cincia Extraordinria:
Momento em que os fundamentos indispensvel ao surgimento de uma Revoluo do paradigma estabelecido so Cientfica; questionados.

Revoluo Cientfica
Perodo em que um novo Autntica ruptura, pois os paradigma (nova forma de paradigmas em confronto interpretar o mundo) so incomensurveis. adoptado (aceite) pela comunidade cientfica;

Revoluo Cientfica
As Revolues Cientficas so raras dado que os cientistas resistem a abandonar o paradigma vigente.

Cincia e Verdade
paradigmas so Uma mudana de paradigma A cincia no Os incomensurveis (diferentes, (revoluo cientfica) no um processo no superiores); o paradigma significa que de estabelecido esteja mais aproximao prximo da verdade ou nos verdade. d uma imagem mais objectiva da realidade.

Cincia e Verdade
H No h desenvolvimento progresso cientfico cientfico pois (mudanas): 1. Contnuo no do que nenhum paradigma melhor perodo da Cincia Normal; 2. Descontnuo no outro; perodo da Revoluo Cientfica (mudana de paradigma).

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA?


ELIMINAO DA OBJECTIVIDADE COMO PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DA CINCIA

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA?


Existncia de critrios que tornam possvel avaliar objectivamente as teorias:

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA?


1. Preciso: teorias as de 2. Consistncia:
acordo com noobservao ser a e a teorias devem experincia; incoerentes nem incompatveis com outras teorias aceites;

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA? 4. Abrangncia: as 3. Simplicidade: as teorias teorias devem ir alm unificar os fenmenos; do observado;

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA?


Se uma teoria no apresentar estas caractersticas, poder ser considerada irracional. No entanto, apesar de estes critrios darem alguma objectividade Cincia, o seu alcance limitado.

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA?


Concluso: A cincia no objectiva apesar de existirem critrios objectivos de escolha entre teorias e paradigmas, as escolhas no so completamente objectivas.

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA? Factores subjectivos responsveis por uma Cincia no objectiva:
o prestgio;

a ideologia; interesses einterpretar os o modo de gostos pessoais; critrios em questo.

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA? Em suma, Kuhn afirma que os cientistas esto dependentes de condies sociais e so ninfluenciados por valores, crenas e normas aceites pela comunidade cientfica.

KUHN: A CINCIA OBJECTIVA? A comunidade cientfica trabalha com base num paradigma e evita colocar em questo esse paradigma, ou seja, o ideal de objectividade no um objectivo a atingir.

CINCIA E VERDADE
No depende unicamente mas dos acordos do rigor metodolgico e intersubjectivos entre da objectividade da cientistas quanto s experinciamtodos cientfica; e teorias, tcnicas dominantes.

Crtica de Kuhn a Popper


A cincia no progride em direco verdade; A Cincia no um conhecimento objectivo pois no nos d uma imagem cada vez mais objectiva e livre de preconceitos da REALIDADE.

QUESTES?

Вам также может понравиться