Вы находитесь на странице: 1из 149

Ana Catarina Silva Mariana Lobo Nuno Santos

Funes Anatomia e Histologia Divises do Sistema Nervoso

Informao sensorial receptores sensoriais monitorizam os estmulos externos e


internos.

Integrao processamento da informao sensorial e iniciao de respostas aos estmulos.


Homeostase manuteno de um meio ambiente relativamente constante no corpo.

Actividade mental conscincia, pensamento, memria e emoes.


Controlo dos msculos e glndulas o sistema nervoso controla os principais
movimentos do corpo e as secrees de algumas glndulas.

Encfalo Medula Espinhal Nervos Clulas do Sistema Nervoso Receptores Sensoriais

Corpo Celular constitudo por um ncleo e um


nuclolo.

Dendritos extenses citoplasmticas do corpo


celular. Local de entrada de informao no neurnio.

Axnios

revestidos

por

clulas

gliais,

transmitem os impulsos nervosos do corpo celular a outros neurnios ou a rgos efectores.

Aferentes ou sensoriais conduzem os


potenciais de aco para o SNC.

Eferentes ou motores conduzem os potenciais


de aco do SNC para os msculos e glndulas.

Interneurnios conduzem os potenciais de


aco de um neurnio para outro, dentro do sistema nervoso central.

Nos axnios mielinizados, os prolongamentos dos oligodendrcitos ou neurilemcitos enrolam-se vrias vezes em torno dos axnios, formando as bainhas de mielina. A bainha de mielina no contnua, apresenta interrupes espaadas de 0,3 a 1,5mm ndulos de Ranvier.

Os axnios no mielinizados apoiam-se em invaginaes dos oligodendrcitos ou das clulas de Schwann. A membrana celular envolve cada axnio, mas no se enrola vrias vezes em torno dele.

A velocidade de conduo do potencial de aco ao longo do axnio depende do grau de mielinizao deste. Os potenciais de aco so conduzidos mais rapidamente nos axnios mielinizados do que nos no mielinizados.

Nevrglia do SNC: Astrcitos - cobrem a superfcie de vasos sanguneos, neurnios e da piamter. Regulam a composio do lquido extra-celular do encfalo. Micrglia - macrfagos especializados do SNC, fagocitam tecido necrtico, microrganismos e substncias estranhas que invadam o SNC. Oligodendrcitos - tm prolongamentos citoplasmticos que envolvem os axnios, formando as bainhas de mielina. Um nico oligodendrcito pode formar bainhas de mielina em redor de segmentos de vrios axnios.

Nevrglia do SNP: Clulas de Schwann enrolam-se em torno dos axnios formando bainhas de mielina. A mielina protege e isola electricamente os axnios e acelera a velocidade de propagao dos potenciais de aco.

Clulas Satlite neurilemcitos especializados que rodeiam os corpos


celulares neuronais, nos gnglios, proporcionando-lhes suporte e nutrientes.

O tecido nervoso organiza-se de modo a que os axnios formem feixes e os corpos celulares e os seus dendritos se disponham em grupos.

Os feixes de axnios paralelos mielinizados so esbranquiados e designam-se por substncia


branca. Os conjuntos de corpos celulares neuronais e axnios no mielinizados so de cor mais acinzentada

e designam-se por substncia cinzenta.


A rea central da medula espinhal e a superfcie exterior da maior parte do encfalo consistem em substncia cinzenta, esta ltima designada por crtex.

No SNP, os feixes de axnios mielinizados formam os nervos, que conduzem potenciais de aco
para o e do SNC.

Os sinais elctricos produzidos pelas clulas so denominados potenciais de aco, atravs dos quais as clulas transferem informao de uma

parte para outra do corpo.

Os potenciais de aco resultam das diferenas nas concentraes inicas intracelulares e extracelulares bomba de troca sdio-potssio e permeabilidade da membrana celular.

Bomba de Sdio e Potssio


Por transporte activo, a bomba desloca os ies de K+ e Na+ atravs da membrana no sentido
inverso dos seus gradientes de concentrao. So transportados 3 Na+ para fora da clula e 2 K+ para dentro da clula por cada molcula de ATP utilizada.

Potencial de Repouso da Membrana


O potencial de repouso um estado de equilbrio, que estabelecido quando o movimento de ies K+ para fora da clula igual ao seu movimento para dentro da clula.

Potencial Local
Estmulo aplicado em determinado ponto da membrana celular, provocando um aumento da permeabilidade aos ies Na+, K+ ou Cl-, o que produz uma modificao do potencial de repouso da membrana. Os potenciais locais so gradativos, isto , a amplitude do potencial local proporcional intensidade do estmulo. O potencial local despolarizador capaz de desencadear um potencial de aco.

Potenciais de Aco
Quando o potencial local provoca despolarizao da membrana celular, atingindo o limiar, ocorre uma srie de alteraes de permeabilidade, como a abertura crescente de canais de Na+, o que

resulta num potencial de aco.


Fase de despolarizao os ies Na+ difundem-se para o interior da clula e a despolarizao que da resulta provoca a abertura de mais canais de Na+. O potencial de membrana afasta-se do potencial de repouso e torna-se mais positivo.

Fase de repolarizao os canais de Na+ encerram, reduzindo a


difuso de Na+ para dentro da clula. O potencial de membrana regressa ao estado de repouso e torna-se mais negativo.

Potencial tardio perodo de hiperpolarizao aps cada potencial de aco. O potencial tardio ocorre porque os canais de K+ ficam abertos durante um curto perodo de tempo. A bomba de sdio-potssio intervm para restaurar a concentrao inica normal de repouso, transportando estes ies no sentido oposto do seu movimento durante o potencial de repouso.

Perodo Refractrio
Uma vez produzido um potencial de aco em determinado ponto da membrana, a sensibilidade dessa rea a um estimulo posterior diminui, durante um curto perodo de tempo perodo refractrio. A primeira parte do perodo refractrio, durante a qual h uma completa insensibilidade a outro estmulo, o perodo refractrio absoluto.

A segunda parte do perodo refractrio, chamada perodo refractrio relativo, segue-se ao perodo
refractrio absoluto. Durante este perodo, estmulo acima do limiar pode iniciar outro potencial de aco.

Se um potencial de aco se iniciar numa extremidade do axnio, ele propaga-se numa s direco. O perodo rafractrio absoluto assegura a propagao num sentido nico, porque impede que a corrente local estimule a produo de um potencial de aco na direco inversa.

A conduo de um potencial de um ndulo de Ranvier para outro, nos neurnios

mielinizados, chama-se conduo saltatria. O potencial de aco num ndulo de Ranvier


gera correntes locais que correm em direco ao ndulo seguinte. A corrente local despolariza a membrana no ndulo de Ranvier que se segue, produzindo um potencial de

aco.

Para alm da mielinizao, tambm o dimetro do axnio afecta a velocidade de conduo do potencial de aco. As fibras nervosas (axnios) podem ser classificadas com base nas suas dimenses e mielinizao. As fibras de tipo A so axnios mielinizados, de grande calibre, que conduzem os potenciais de aco velocidade de 15 a 120 m/seg. Os neurnios motores dos msculos esquelticos e a maior parte dos neurnios sensoriais tm fibras do tipo A. As fibras do tipo B tm um dimetro mdio, axnios pouco mielinizados, e conduzem os potenciais de aco velocidade de 3 a 15 m/seg. As fibras do tipo C so axnios de pequeno dimetro e no mielinizados, que conduzem os potenciais de

aco a 2 m/seg. As fibras B e C pertencem, principalmente, ao SNA, que estimula os rgos internos como
o estmago, intestinos e corao.

Sinapses Elctricas so junes comunicantes (gap junctions) que permitem o fluxo de uma corrente

local entre clulas adjacentes. Nestas junes, as


membranas das clulas adjacentes esto separadas por um hiato com protenas tubulares chamadas conexnios. O movimento de ies atravs dos conexnios pode gerar um potencial de aco na clula adjacente.

Sinapses Qumicas compostas pelo terminal pr-sinptico,


pela fenda sinptica e pela membrana ps-sinptica. O terminal ps-sinptico forma-se a partir da extremidade de

um axnio e as clulas ps-sinpticas so, geralmente,


outros neurios, clulas musculares ou clulas glndulares. Nas sinapses qumicas, os potenciais de aco no passam directamente do terminal pr-sinptico para a membrana ps-sinptica. Em vez disso, os potenciais de aco no terminal pr-sinptico provocam a libertao de

neurotransmissores.

Neurotransmissores
Nos terminais pr-sinpticos existem numerosas vesculas sinpticas que contm neurotransmissores, como a acetilcolina. Em resposta a um potencial de aco, os canais de Ca2+ abrem-se e os ies Ca2+ difundem-se para o terminal pr-sinptico. Estes ies desencadeiam a fuso das vesculas sinpticas com a membrana pr-sinptica, libertando o neurotransmissor, por exocitose, para a fenda sinptica. O neurotransmissor liga-se a receptores especficos da membrana ps-sinptica, que, consoante o tipo de receptor, provoca uma despolarizao ou uma hiperpolarizao da membrana. Potenciais excitatrios ps-sinpticos (PEPS) quando se d a despolarizao da clula ps-sinptica, a resposta estimulatria. Os neurnios que libertam substncias neurotransmissoras causadoras de PEPS so neurnios excitatrios.

Neuromoduladores
So substncias libertadas pelos neurnios que podem influenciar a probabilidade de um potencial de aco, no terminal pr-sinptico, resultar na produo de um

potencial de aco na clula ps-sinptica.


Potenciais inibitrios ps-sinpticos (PIPS) quando a combinao de um neurotransmissor com o seu receptor resulta numa hiperpolarizao da membrana ps-sinptica, a resposta inibitria. Os neurnios libertadores de substncias neurotransmissoras causadoras de PIPS so neurnios inibitrios.

Sistema Nervoso

SN Central

SN Perifrico

Sensorial

Motora

SN

SN

Somtico

Autnomo

Simptico

Parassimptico

Entrico

O encfalo est de certo modo envolvido em quase todas as funes corporais. Embora os

seres humanos tenham crebros maiores e


mais complexos do que os outros animais, muito do funcionamento do crebro humano similar ao dos outros animais. Os estmulos sensoriais que recebemos e a

maior parte das formas como respondemos a


esses estmulos no apelam a funes

exclusivas do crebro humano.

Todavia, o crebro humano tambm capaz de funes complexas, como fixar uma histria, raciocinar e planear, que no tm paralelo no reino animal. Muitas destas funes s podem

ser estudadas em seres humanos.


por isso que muito do funcionamento cerebral humano continua a escapar-nos; a sua compreenso permanece uma das fronteiras mais estimulantes da anatomia e da fisiologia.

O Sistema Nervoso Central (SNC) consiste em encfalo e medula espinhal, sendo a diviso entre estas duas partes, uma

intracraniana e outra raquidiana,


definida occipital. a nvel do buraco

O encfalo a parte do SNC que est alojada na caixa craniana. As principais regies do encfalo adulto so: O crebro; O diencfalo (tlamo e hipotlamo);

O mesencfalo;
A protuberncia anular (ou ponte); O bulbo; O cerebelo

O bulbo, a ponte e o mesencfalo constituem o tronco cerebral, que pe em conexo a medula espinhal com o crebro por e

responsvel

muitas

funes essenciais.

Est na continuidade da medula espinhal e contm feixes nervosos ascendentes e descendentes.

As pirmides correspondem a feixes nervosos que controlam o movimento voluntrio.


As olivas so ncleos que actuam no equilbrio, coordenao e modulao do som proveniente do ouvido interno.

Os ncleos bulbares regulam o corao, os vasos sanguneos, a respirao, a deglutio, o vmito, a tosse, o espirro e o soluo. Localizam-se no bulbo os ncleos dos nervos cranianos

IX (glossofarngeo), X (vago), XI (espinal), e XII (grande hipoglosso) e parte do V (trigmeo).

a parte do tronco cerebral logo acima do bulbo e contm feixes nervosos ascendentes e descendentes e diversos ncleos. Os ncleos pnticos, localizados na poro anterior da

ponte, retransmitem informao do crebro para o cerebelo.


Os ncleos dos nervos cranianos V (trigmio), VI (oculomotor externo), VII (facial), VIII (olfactivo) e IX (glossofarngeo) esto contidos na parte posterior da ponte. Outras reas pnticas importantes so o centro pntico do sono e os centros respiratrios. Estes funcionam com os centros respiratrios no bulbo no sentido de ajudar a controlar os

movimentos respiratrios.

Contm os ncleos dos nervos cranianos II, IV e V. O tecto constitudo por 4 tubrculos quadrigmeos. Os inferiores esto implicados na

audio, e os superiores nos reflexos visuais.


O p contm feixes ascendentes e os ncleos rubros, implicados na actividade motora. A calote dos pednculos cerebrais constitui a maior via motora descendente. A substancia nigra est em conexo com os ncleos da base e est envolvida no tono e movimento muscular.

Os tubrculos quadrigmeos superiores regulam os movimentos reflexos dos olhos e da cabea em resposta a numerosos estmulos diferentes. Quando um objecto brilhante aparece

subitamente no campo de viso de uma pessoa, os olhos viram-se reflexamente para se


focalizarem nele. Quando uma pessoa ouve um barulho sbito e forte, os olhos e a cabea viram-se reflexamente nessa direco. Quando uma parte do corpo tocada, a cabea e os olhos viram-se reflexamente para essa parte do corpo. Em cada um destes casos, as vias passam pelo colculo superior.

O sistema reticular constitudo por ncleos dispersos por todo o tronco cerebral. O sistema de activao reticular estende-se para o tlamo e crebro e mantm o

estado de conscincia de viglia.

Nota Clnica
O funcionamento do sistema reticular pode ser afectado por certas drogas. Os anestsicos gerais e muitos tranquilizantes suprimem a actividade deste sistema. Por outro lado a amnia e outros produtos irritantes estimulam as terminaes nervosas do trigmio no nariz. Em

consequncia, so enviados potenciais de aco para o sistema reticular e


para o crtex cerebral a fim de despertar o doente inconsciente.

a parte do encfalo entre o tronco cerebral e o crebro. Principais componentes: Tlamo Subtlamo Epitlamo Hipotlamo

uma estrutura par ligada por uma massa intermdia. Funciona como centro de integrao. A maior parte do estmulo sensorial sinapsa no tlamo. O tlamo tem tambm algumas funes motoras

Fica abaixo do tlamo e est implicado nas funes motoras.

Fica por cima e por detrs do tlamo e contm os ncleos da habnula, que influenciam as emoes atravs do sentido do olfacto. A pineal poder desempenhar um papel no desencadear da puberdade.

Nota Clnica
Em cerca de 75% dos adultos, a pineal contm grnulos de sais de clcio e magnsio. Estas calcificaes podem ser observadas em radiografias e so usados como pontos de referncia para determinar se a pineal foi deslocada por um aumento patolgico de uma parte do encfalo, como

um tumor ou um hematoma.

a poro mais inferior do diencfalo e contm diversos ncleos e feixes. Os corpos mamilares so centros reflexos do olfacto. Regula muitas funes endcrinas (p.e. o metabolismo, a reproduo, a resposta s agresses e a produo de urina). A hipfise liga-se ao

hipotlamo.
Regula a temperatura corporal, fome, sede, saciedade, deglutio e emoes.

O crebro a parte do encfalo em que a maioria das pessoas pensa quando este termo mencionado. a maior poro do encfalo, pesando cerca de 1200g nas mulheres e de 1400g nos

homens. O tamanho do crebro relaciona-se com o peso do corpo;


os crebros grandes esto em relao com os corpos grandes e NO com maior inteligncia.

O crebro dividido em hemisfrio direito e esquerdo pela fenda inter-

hemisfrica. Cada hemisfrio cerebral est dividido em lobos, que se designam


pelos nomes dos ossos do crnio que esto por cima de cada um.

Lobo frontal: importante na funo motora voluntria, motivao, agresso, sentido de olfacto e humor.

Lobo parietal: principal centro de recepo e avaliao de informao sensorial, excepto no que respeita ao olfacto, ouvido e viso.

Lobo occipital: actua na recepo e integrao de estmulos visuais e no est claramente separado dos outros lobos.

Lobo temporal: recebe e avalia o estmulo do olfacto e da audio e desempenha um papel importante na memria.

As pores anterior e inferior designam-se como crtex psquico e associam-se a funes cerebrais como o pensamento abstracto e a capacidade de decidir.

A substncia cinzenta na superfcie exterior do crebro o crtex, e na profundidade do

crebro constitui os ncleos da base. A substncia branca entre o crtex e os ncleos o


centro oval, no qual se encontram 3 tipos de fibras: Fibras de associao, que pem em comunicao reas do crtex cerebral dentro do mesmo hemisfrio; Fibras comissuriais, que pem em comunicao um hemisfrio cerebral com o outro;

Fibras de projeco, que esto entre o crebro e outras partes do encfalo e da medula
espinhal.

As vias sensoriais projectam-se para regies especficas do crtex cerebral, que se designam por reas sensoriais primrias, em que estas sensaes so percebidas. As reas secundrias interpretam o estmulo das reas sensitivas

primrias.

O crtex somestsico est organizado topograficamente em relao com o plano geral do


corpo. Os impulsos sensoriais que conduzem o estmulo do p projectam-se na poro mais superior do crtex somestsico , e os impulsos sensoriais da face projectam-se na sua poro mais inferior. O padro do crtex somestsico em cada hemisfrio est disposto com o formato de homnculo representando o lado oposto do corpo, com o p localizado internamente, e a cabea na parte inferior. O tamanho das vrias regies do crtex somestsico relativo ao nmero de receptores sensoriais nas regies do corpo nele projectadas. A densidade de receptores sensoriais muito maior na face do que nas pernas.

Por isso maior a rea do crtex somestsico que contm neurnios sensoriais associados
face, e o homnculo tem uma face enorme e desproporcionada.

Outras reas sensoriais primrias so a rea do paladar, onde so conscientemente percebidas no crtex as sensaes do paladar; o crtex

olfactivo que est na superfcie inferior do lobo frontal e a rea onde so


iniciadas as respostas, conscientes e inconscientes, ao olfacto; o crtex

auditivo primrio, onde os sons so ouvidos pelo crebro; e o crtex


visual, onde so processadas imagens visuais. No crtex visual, a cor, a forma e o movimento so processados separadamente, em vez de se tratar de um completo filme a cores.

A rea visual secundria, como outras reas secundrias do crtex, tm conexes recprocas com outras reas do crtex, que influenciam as

decises. Por exemplo, a rea visual secundria tem estmulo do lobo


frontal, onde atribudo valor emocional ao estmulo visual. Por causa destas numerosas conexes, muito improvvel que a informao visual consiga passar atravs da rea visual secundria sem que sejam feitos muitos juzos acerca do estmulo. Pode ser esta a razo pela qual duas

pessoas que testemunham o mesmo acontecimento apresentam verses


um bocado diferentes do que aconteceu.

Linguagem

Actividade elctrica cerebral


Memria Crtex direito e esquerdo

Rego de Rolando ou Central

Crtex somesttico primrio

rea Somesttica

Na maioria das pessoas, a rea da linguagem est no crtex esquerdo. Esto envolvidas duas reas principais; a rea de Wernicke (de compreenso), numa poro do lobo parietal e a rea de Broca (rea do motor), na parte inferior do lobo frontal. A rea de Wernicke necessria

compreenso e formulao de um discurso coerente. A rea de Broca


inicia as ordens para as complexas sries de movimentos necessrio fala.

Os electroencefalogramas (EEG) registam a actividade elctrica do encfalo sob forma de ondas alfa, beta, teta e delta. Algumas perturbaes enceflicas podem ser detectadas pelo EEG.

A memria pode ser dividida em 3 partes: Memria sensorial Memria a curto prazo

Memria a longo prazo

O crtex do hemisfrio cerebral direito controla a actividade muscular e recebe estmulo sensorial da metade esquerda do corpo. O inverso acontece para o esquerdo. A informao

recebida pelo crtex de um hemisfrio partilhada com o outro atravs de conexes entre os
dois chamadas comissuras. A maior destas comissuras o corpo caloso, formado por uma banda larga de fibras nervosas na base da fenda inter-hemisfrica. O hemisfrico esquerdo est mais envolvido em capacidades como a matemtica e a linguagem, enquanto que o direito est envolvido em funes como a percepo

tridimensional ou espacial, reconhecimento facial ou habilidade musical.

So os ncleos subtalmicos, a substancia nigra e o corpo estriado. So importantes para a coordenao motora, o movimento e a postura. Tm principalmente um efeito inibitrio.

constitudo por partes do crtex cerebral, ncleos da base, tlamo, hipotlamo e crtex olfactivo. Controla as funes viscerais atravs do sistema nervoso autnomo e do sistema endcrino e tambm est implicado nas emoes e na memria.

Tem 3 pores que controlam o equilbrio, a coordenao motora grosseira e a coordenao motora fina. Actua na correco das discrepncias entre o movimento pretendido e o movimento efectivo. Pode aprender actividades motoras altamente especficas e complexas.

Tem extrema importncia para o funcionamento global do sistema nervoso. Constitui o elo de comunicao entre o encfalo e o Sistema Nervoso Perifrico abaixo da cabea, integrando a informao que recebe e produzindo respostas atravs de mecanismos reflexos.

Saem da medula espinhal 31 pares de nervos raquidianos. A medula espinhal tem dilataes cervicais e lombares, onde os nervos dos membros entram e saem. mais curta do que a coluna vertebral porque, durante o desenvolvimento, no atinge a mesma velocidade de crescimento. Os nervos do fim da medula formam a cauda esquina.

A medula formada por substncia branca perifrica e substncia cinzenta central. A substncia branca est organizada em cordes que se dividem em fascculos ou feixes nervosos que

transportam potenciais de aco de/e para o encfalo.


A substncia cinzenta divide-se em cornos. Os cornos dorsais contm corpos celulares de associao. Os cornos ventrais contm corpos celulares

neuronais de neurnios somticos motores, e os cornos laterais contm os corpos celulares neuronais dos
neurnios autonmicos. As comissuras cinzentas e brancas pem em ligao as duas metades da medula espinhal.

A raiz dorsal transporta o estmulo sensorial para a medula espinhal, e a raiz ventral transporta o estmulo
motor para fora da medula espinhal.

As respostas automticas aos estmulos que ocorrem sem pensamento consciente chamam-se reflexos. So considerados involuntrios, mesmo se muitas vezes envolvem msculos esquelticos.

Tm o seu centro no tronco cerebral e na medula espinhal. Muitos dos reflexos que se verificam no
tronco cerebral so autonmicos ou viscerais e consistem em reaces como a constrio da pupila em resposta ao aumento da luz ou no aumento do ritmo cardaco em resposta reduo da

presso sangunea. Os principais reflexos medulares so:


Reflexo de extenso Reflexo dos rgos tendinosos de Golgi Reflexo de retirada

Arco Reflexo
a unidade funcional bsica do SN e a sua poro mais pequena e mais simples capaz de receber um estmulo e produzir uma resposta. Tem 5 componentes bsicos:

Um receptor sensorial
Um neurnio aferente ou sensorial Um neurnio de associao Um neurnio eferente ou motor Um rgo

Os fusos musculares detectam a extenso dos msculos esquelticos e fazem com que encurtem

reflexamente.

Nota Clnica
O reflexo de extenso do joelho utilizado para determinar se os centros superiores do SNC que normalmente influenciam este reflexo esto funcionais. Quando se estimula o ligamento patelar, o tendo do msculo quadricpite crural e o prprio msculo estiram-se.

Reflexo dos rgos tendinosos de Golgi


Os rgos de Golgi dos tendes
respondem a um aumento de tenso nos tendes produzindo relaxamento esquelticos. dos msculos

A activao dos receptores da dor provocam uma contraco muscular e retirada de uma parte do corpo para longe do estmulo doloroso.

A inervao sinrgica provoca o relaxamento dos msculos que se poderiam opor ao movimento de retirada.

No reflexo extensor contralateral, durante a flexo de um membro provocada no


reflexo da retirada, o membro oposto estimulado de modo a fazer a extenso.

Vias ascendentes transportam sensaes conscientes e inconscientes Vias descendentes os primeiros neurnios motores localizam-se no crtex cerebral, cerebelo e tronco cerebral. Os segundos neurnios motores encontram-se nos ncleos cranianos ou no corpo anterior da substncia cinzenta da medula espinhal

Via espinotalamocortical Via lemniscal dorsal Via espinocerebelosa e outras vias

VIAS ESPINHAIS ASCENDENTES


Feixe Modalidade (informao transmitida) Origem Terminao da via em que se integra Crtex cerebral Corpo celular 1 neurnio Gnglio da raiz posterior Corpo celular 2 neurnio Corno posterior da medula Corpo celular 3 neurnio Tlamo

Espinotalmico Lateral Anterior Lemniscal dorsal

Dor e temperatura Tctil superficial, presso e prurido Propriocepo, tctil discriminativa, presso e vibrao Propriocepo para o cerebelo

Receptores cutneos

Receptores cutneos, articulaes Articulaes, tendes

Crtex cerebral e cerebelo Cerebelo

Gnglio da raiz posterior Gnglio da raiz posterior

Bulbo

Tlamo

Espinocerebelos o Posterior Anterior Espino-olivar

Corno posterior da medula

Cerebelo

Propriocepo relacionada com o equilbrio Estimulao tctil provocando reflexos visuais Estimulao tctil, despertar da conscincia

Articulaes, tendes Receptores cutneos Receptores cutneos

cerebelo

Gnglio da raiz posterior Gnglio da raiz posterior Gnglio da raiz posterior

Corno posterior da medula Corno posterior da medula Corno posterior da medula

Ncleo olivar acessrio Tubrculo quadrigmeo superior Formao reticular

Espinotectal

Tubrculo quadrigmeo superior Sistema reticular

Espinorreticular

VIAS ESPINHAIS DESCENDENTES


Vias
Via piramidal

Funes que controla


Tono muscular e movimentos especializados voluntrios de todo o corpo Movimentos do tronco e membros

Origem

Terminao

Cruzamento

Feixes Corticospinhal Lateral Anterior Corticobulbar

Crtex cerebral (1 neurnio)

Corno anterior da medula espinhal (2 neurnio)

Extremidade inferior do bulbo A nvel da emergncia do 2 neurnio Varia para os diferentes nervos cranianos

Movimentos dos msculos da cabea

Crtex cerebral (1 neurnio)

Ncleos motores dos nervos cranianos no tronco cerebral (2 neurnio)

Extrapiramidais

Movimentos inconscientes

VIAS ESPINHAIS DESCENDENTES


Vias Feixes Funes que controla Origem Terminao Cruzamento

Rubrospinhal
Vestibulospinhal

Coordenao do movimento
Postura, equilbrio

Ncleo rubro
Ncleo vestibular Formao reticular

Corno anterior da medula espinhal


Corno anterior da medula espinhal Corno anterior da medula espinhal

Mesencfalo
No cruzam

Reticulospinhal

Ajustamento da postura, especialmente durante o movimento Movimento da cabea e pescoo em resposta aos reflexos visuais

Algumas no cruzam; algumas cruzam ao nvel da terminao Mesencfalo

Tectobulbar e tectospinhal

Tubrculo quadrigmeo superior

Ncleo dos nervos cranianos no bulbo e corno anterior da medula espinhal cervical alta

Sensibilidade tctil discriminativa


Pode ser demonstrada pela capacidade de detectar a estimulao simultnea de dois pontos da pele. Esta sensao importante para avaliar a textura dos objectos.

Propriocepo
Percepo da posio. D informao sobre a posio exacta e movimentos das vrias partes do corpo, o peso de um objecto que se segura na mo e a amplitude de movimento de uma articulao.

A dor uma sensao que se caracteriza por um grupo de experincias perceptuais e emocionais desagradveis, que desencadeiam respostas autonmicas, psicolgicas e somatomotoras.

A sensao de dor consta de duas pores:


Potenciais de aco rapidamente conduzidos por axnios

mielinizados, de grande dimetro, e que produzem uma dor aguda


bem localizada, penetrante ou tipo facada, seguida por: Potenciais de aco mais lentamente propagados, transportados por axnios mais pequenos e com uma mielinizao menor, e que levam a uma dor difusa, tipo queimadura.

Os receptores da dor tm uma sensibilidade muito

uniforme, que no muda dramaticamente de um ponto


no tempo para outro. As variaes na sensao de dor

resultam das diferenas na integrao dos potenciais de


aco que vm dos receptores da dor e dos mecanismos que estimulam estes receptores.

Os 3 tipos de dor so: Dor irradiada Dor fantasma Dor crnica

Meninges O encfalo e medula espinhal so envolvidos pela dura-mter, aracnideia e pia-mter. A dura-mter adere caixa craniana e tem duas camadas que nalguns pontos se separam formando ento os seios venosos durais.

Entre os dois folhetos da aracnideia o espao subaracnoideu contm LCR que ajuda a
proteger o encfalo.

A pia-mter cobre directamente o encfalo.

Inflamao das meninges. Pode ser induzida por vrus mas mais frequentemente bacteriana. Os sintomas habituais so a rigidez da nuca, cefaleia e febre. Pode acumular-se pus no espao subaracnideu, bloqueando o LCR e provocando hidrocefalia. Nos casos mais graves a hidrocefalia pode tambm causar paralisia, coma ou morte.

Encefalite Mielite Meningite Sndrome de Reye Raiva Tabes dorsal Esclerose Mltipla Tumores Cerebrais Acidente Vascular Cerebral Aneurisma Compresso Cerebral Siringomielina Doena de Alzheimer

Placas amilides Apolipoprotena-E (apo-E) Doena de Tay-Sachs Envenenamento Crnico pelo Mercrio Envenenamento pelo Chumbo Epilelepsia Cefaleias Enxaquecas Concusso Sndrome comocional ps-traumtico Alexia / Dislexia Doena de Dfice de ateno Doena de Huntington

Os ventrculos laterais do crebro esto em ligao com o terceiro ventrculo no diencfalo pelos buracos de Monro. O terceiro ventrculo est ligado ao quarto ventrculo pelo aqueduto de Sylvius. O canal central da medula espinhal (virtual) est em conexo com o quarto ventrculo.

O LCR produzido a partir do sangue nos plexos coroideus de cada ventrculo. O LCR desloca-se dos ventrculos laterais para o terceiro, e depois para o quarto

ventrculo.
A partir do quarto ventrculo, o LCR entra no espao subaracnideu atravs de 3 buracos. O LCR deixa o espao subaracnoideu atravs das granulaes de Pacchioni e regressa ao sangue nos seios durais.

Nota Clnica
A puno lombar consiste na remoo do LCR do espao subaracnideu. Pode ser executada com a finalidade de examinar o LCR para pesquisar agentes infecciosos (meningite), presena de sangue (hemorragia), ou para medir a presso do LCR. Pode ser injectada uma substncia radiopaca nesta rea para execuo de uma mielografia (radiografia da medula espinhal) para visualizar defeitos ou leses da medula espinhal.

Nota Clnica
Nas fracturas de crnio com lacerao das meninges, o LCR pode escorrer pelo nariz se a fractura for na rea frontal, ou pelo ouvido se for na rea temporal. A

perda de LCR indica fractura craniana e apresenta risco de meningite, porque as


bactrias podem passar do nariz ou do ouvido atravs da lacerao para o interior das meninges.

SNP Sistema nervoso somtico Nervos sensoriais Nervos motores Sistema nervoso autnomo Diviso Simptica Diviso Parassimptica

Cada um destes sistemas composto por diferentes estruturas e funes especficas.

Sistema nervoso perifrico (SNP)


O sistema nervoso perifrico (SNP) constitudo por estruturas nervosas
que conduzem a informao da periferia para os centros nervosos (fibras aferentes) e as respostas destes para a periferia (fibras eferentes): este sistema que constitui a rede de comunicao entre os rgos receptores, o SNC e os rgos efectores. Sem estes sistemas o crebro ficaria isolado do meio interno e externo.

Sistema Nervoso perifrico


Representa a extenso perifrica do S.N.C., anatmica e operacionalmente contnua com o encfalo e a medula espinhal.

constitudo por nervos (espinhais e cranianos), gnglios e terminaes nervosas.

Nervos so cordes esbranquiados que unem o sistema nervoso central aos rgos perifricos.

Se a unio se faz com o encfalo, os nervos so cranianos; se com a medula, os nervos so espinhais.

Sistema nervoso perifrico (SNP)


TIPOS DE SNP
SOMTICO Nervos raquidianos e cranianos
AUTNOMO Simptico e parassimptico
Nervos Raquidianos

Nervos cranianos

NERVOS
Sensitivos ou sensoriais

Motores
Mistos

Nervo

Tipos de nervos
Desempenham funes:
Sensoriais e sensitivas: inclui os sentidos especializados como a viso (funo sensorial), e as sensitivas as mais gerais como o tacto e a dor. Motoras: controle dos msculos esquelticos, atravs dos neurnios motores. Parassimpticas: regulao das glndulas, musculos lisos das vsceras e musculo cardaco. Proprioceptivas: informam o encfalo da posio das diferentes partes do corpo, incluindo articulaes e msculos.

Sistema Nervoso Somtico


Formado pelas fibras de neurnios agrupadas em nervos: Sensoriais ou aferentes; Motores ou eferentes; Mistos

O sistema nervoso somtico (SNS) e o crebro trabalham em conjunto de forma a assegurar o comportamento. O SNS transmite informao proveniente dos rgos dos sentidos ao SNC e transporta mensagens destes para os msculos que permitem mover o esqueleto, estando implicado nos movimentos corporais.

Nervos Cranianos
So os que fazem conexo com o encfalo (crebro, cerebelo e tronco enceflico). So 12 pares de nervos que recebem uma nomenclatura especfica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, do mais anterior para o mais posterior.

Inervam os rgos dos sentidos, msculos e glndulas da cabea e alguns rgos


internos

Nervos Cranianos
Nervos parassimpticos

Nervos sensoriais ou sensitivos


Nervos motores

Nervos Cranianos
Nervo craniano I-OLFATIVO II-PTICO III-OCULOMOTOR COMUM IV-TROCLEAR ou PATTICO V-TRIGMEO VI-ABDUCENTE VII-FACIAL Sensorial Sensorial Motora e parassimptica Motora Mista (sensorial, sensitiva e motora) Motora Mista (sensorial, motora e parassimptica) Sensorial Mista (sensorial, motora e parassimptica) Mista (sensitiva, motora e prassimptica) Motora Motora Percepo do olfacto. Percepo visual. Controle da movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos movimentos da mastigao (ramo motor); Percepes sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial). Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos msculos faciais mmica facial (ramo motor); Percepo gustativa no tero anterior da lngua (ramo sensorial). Percepo postural originria do labirinto (ramo vestibular); Percepo auditiva (ramo coclear). Percepo gustativa no tero posterior da lngua, percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. Percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, dos msculos esternoclidomastideo e trapzio. Controle dos msculos da faringe, da laringe e da lngua. Funo

VIII-VESTBULO-COCLEAR IX-GLOSSOFARNGEO X-VAGO XI-ESPINHAL XII-HIPOGLOSSO

Nervos espinhais (raquidianos):


Provm de numerosas pequenas radculas ou radicelos aos longo das superfcies ventrais (eferentes) e dorsais (aferentes) da medula espinhal. Em cada segmento, 6 a 8 dessas pequenas razes combinam-se de modo a formar uma raiz

ventral na superfcie ventral (anterior) da medula espinhal e outras 6 a 8 formam uma raiz dorsal na superficie dorsal (posterior) da medula espinhal,

estas razes encontram-se logo ao lado da medula


espinhal de modo a formar o nervo raquidiano.

Nervos espinhais (raquidianos):


O nervo espinhal separa-se em duas divises primrias, dorsal e ventral, imediatamente aps a juno das duas razes: Ramo dorsal fibras aferentes (sensorial) informao do rgo para o SNC (servem os musculos e a pele junto da linha mdia do dorso). Ramo ventral (regio torcica) fibras eferentes (fibras eferentes) informao do SNC para o rgo (formam os nervos intercostais que servem o torx e a poro superior do abdmen) os restantes ramos ventrais juntam-se para formar plexos.

Nervos espinhais (raquidianos):


Existem 31 pares que saem ao longo da medula, excepto o primeiro par e os do sacro. So estes nervos que ligam a medula espinhal aos msculos esquelticos do corpo humano e juntamente com os nervos cranianos, formam o sistema nervoso perifrico responsvel pelas funes de relao do organismo, como a locomoo, a fala e os sentidos.

O primeiro par de nervos raquidianos sai entre a caixa craniana e a primeira vrtebra. Os
nervos do sacro saem deste osso nico (atravs dos buracos sagrados).

Nervos espinhais (raquidianos):


De acordo com as regies da coluna vertebral, os 31 pares de nervos raquidianos distribuem-se da seguinte forma: oito pares de nervos cervicais; doze pares de nervos dorsais; cinco pares de nervos lombares; seis pares de nervos sagrados ou sacrais.

Nervos espinhais (raquidianos):


Por motivos de convenincia, cada um dos nervos raquidianos designado por uma letra e um nmero. A letra indica a regio da coluna vertebral da qual o nervo emerge: C (cervical), T (torcica), L (lombar) e S (sagrada). O numero indica a localizao em cada regio onde o nervo emerge da coluna vertebral, sendo que um numero mais pequeno representa uma origem mais superior.

Nervos espinhais (raquidianos):


Cada um dos nervos raquidianos, excepo de C1 tem uma distribuio sensitiva cutnea especifica chamada dermatoma.

a rea de pele com inervao sensitiva por um par de nervos raquidianos.


Nota Clnica
O mapa dos dermatomas importante na apreciao clnica da leso do nervo. O padro de perda de sensao num dermatoma d uma informao valiosa sobre a localizao da leso do nervo

Nervos espinhais (raquidianos):


Os ramos dorsais inervam a maior parte dos msculos profundos dorsais do tronco responsveis pelo movimento da coluna vertebral

Os ramos vertebrais distribuem-se de duas maneiras. Na regio torcica os ramos ventrais formam os nervos intercostais que se estendem ao longo da margem inferior de cada costela

e inervam os msculos intercostais e a pele que recobre o trax. Os ramos ventrais dos
restantes nervos raquidianos formam cinco plexos.

Nervos Espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo Cervical
Os nervos raquidianos C1 a C4 formam o plexo cervical que inerva alguns msculos, a pele do

pescoo e do ombro. O nervo frnico um dos ramos mais importantes do plexo cervical,
com origem nos nervos raquidianos de C3 a C5. Este nervo inerva o diafragma, provocando assim a sua contrao que a principal responsvel pela capacidade de respirar.

182

Nervos Espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo Braquial
Os nervos raquidianos C5 a T1 formam o plexo
braquial, que inerva o membro superior. O nervo circunflexo inerva os msculos deltides e pequeno redondo e a pele do ombro. O nervo radial inerva os musculos extensores do brao e antebrao e a pele da superfcie posterior do brao, antebrao e mo O nervo musculocutneo inerva os musculos anteriores do brao e a pele da superfcie externa do

antebrao.

Nervos Espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo Braquial (cont):
O nervo cubital inerva a maioria dos msculos intrnsecos da mo e a pele do lado cubital da mo.

O nervo mediano inerva os msculos pronadores e a maioria

dos flexores do antebrao, a maioria dos msculos thenares e a pele do lado radial da palma da mo

Outros nervos inervam a maioria dos msculos do brao,

ombro e pele da face interna do antebrao e brao.

Nervos Espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo lombar e sagrado
Os nervos raquidianos L1 a L4 formam o plexo lombar e os L4 a S4 formam o plexo sagrado. O nervo obturador inerva os musculos que fazem

a abduo da coxa e a pele da face interna da coxa.

O nervo femoral inerva os musculos que fazem a

flexo da coxa e extenso da perna e a pele da regio antero-externa da coxa e antero-interna da perna e p.

Nervos Espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo lombar e sagrado (cont):
O nervo citico popliteu interno inerva os musculos que

fazem a extenso da coxa e a flexo da perna e p. Inerva tambm os musculos plantares e a pele da poro posterior da perna e planta do p. O nervo citico popliteu externo inerva a origem mais pequena do bicpeta femoral, os

musculos da flexo e extenso do p e a pele da face externa e anterior da perna e dorso do p. Na coxa, os trocos nervosos que vo originar os citicos popliteus interno e externo formam

o nervo grande citico

Nervos espinhais (raquidianos): Plexos


Plexo Coccgeo
Os nervos raquidianos S4, S5 e Cx formam o plexo coccgeo, que inerva os musculos do pavimento plvico e a pele que recobre o cccix.

O SNA transmite potenciais de aco do SNC ao msculo liso, ao msculo cardaco e a certas glndulas controlo involuntrio.

O SNA tem dois conjuntos de neurnios sequenciais colocados entre o SNC e


os rgos efectores. Os corpos celulares dos primeiros neurnios (prganglionares) esto no interior do SNC e enviam os seus axnios para gnglios autonmicos, onde se localizam os corpos celulares dos segundos neurnios (ps-ganglionares). Os axnios dos segundos neurnios estendem-se do

gnglios autonmicos at aos rgos efectores.

Os corpos celulares dos neurnios pr-ganglionares simpticos esto na substncia cinzenta dos cornos laterais da medula espinhal, entre o primeiro segmento torcico (T1) e o segundo lombar (L2) poro traco-lombar. Os axnios dos neurnios pr-ganglionares passam pelas razes ventrais dos nervos raquidianos de T1 a L2, seguem com os nervos

raquidianos e projectam-se para os gnglios autonmicos, de cada lado


da coluna vertebral cadeia ganglionar simptica. Os axnios dos neurnios pr-ganglionares tm um pequeno dimetro e so mielenizados. A curta conexo entre cada nervo raquidiano e um gnglio da cadeia simptica chama-se ramo comunicante branco.

Os axnios simpticos saem da cadeia ganglionar simptica por quatro vias diferentes: Nervos raquidianos - os neurnios ps-ganglionares seguem pelos nervos raquidianos para os rgos que inervam. Nervos simpticos - os axnios pr-ganglionares fazem sinapse com neurnios ps-ganglionares nos gnglios da cadeia simptica. Nervos esplncnicos - os axnios pr-ganglionares fazem sinapse com neurnios ps-ganglionares nos gnglios pr-viscerais. Inervao da glndula supra-renal os axnios pr-ganglionares fazem sinapse com as clulas da medula suprarenal. A medula supra-renal consiste em clulas diferenciadas em que 80% destas clulas contm adrenalina (epinefrina) e 20% contm noradrenalina (norepinefrina). A estimulao destas clulas provoca a libertao de grandes quantidades de adrenalina e noradrenalina, o que prepara o indivduo para a actividade fsica.

As principais formas de os axnios simpticos atingirem os rgos alvo so: Nervos raquidianos inervam as glndulas sudorparas da pele, o msculo liso dos vasos sanguneos esquelticos e cutneos e o msculos lisos erectores dos plos. Plexos da cabea e pescoo a maior parte da inervao simptica da cabea e do pescoo deriva do gnglio cervical superior da cadeia simptica. Os plexos inervam as glndulas sudorparas da pele, o msculo liso dos vasos sanguneos destinados aos msculos esquelticos e pele, e os msculos erectores dos plos. Os axnios dos

plexos tambm se renem com ramos do nervo trigmeo para inervar a pele da face, as glndulas salivares, a ris e
os msculos ciliares do olho. Plexos nervosos abdmino-plvicos os gnglios da cadeia simptica de T5 e abaixo inervam principalmente os rgos abdmino-plvicos. Os axnios ps-ganglionares da cadeia pr-vertebral inervam o msculo liso e glndulas dos rgos abdmino-plvicos. Existem diversos plexos nervosos abdmino-plvicos.

Plexos nervosos abdmino-plvicos:


Plexo celaco tem dois grandes gnglios e outros gnglios mais pequenos. Inerva o diafragma, estmago,

bao, fgado, vescula biliar, glndulas supra-renais, rins, testculos e ovrios.


Plexo mesentrico superior inclui o gnglio mesentrico superior e serve o pncreas, o intestino delgado, o clon ascendente e o clon transverso.

Plexo mesentrico inferior inclui o gnglio mesentrico inferior e inerva o clon transverso at ao recto.
Plexo hipogstrico inerva o clon descendente at ao recto, a bexiga e os rgos reprodutores na pelve.

Os corpos celulares dos neurnios pr-ganglionares do parassimptico ou esto os ncleos dos nervos cranianos do tronco cerebral, ou nos cornos laterais da substncia cinzenta na regio sagrada da medula espinhal, de S2 a S4 poro crnio-sagrada.

Os

axnios

dos

neurnios

pr-ganglionares

do

parassimptico no encfalo esto nos nervos cranianos

III, VII, IX e X; e os da medula espinhal nos nervos


plvicos. Percorrem estes nervos at aos gnglios terminais, pr-viscerais, onde fazem sinapse com neurnios ps-ganglionares.

As principais formas dos axnios parassimpticos atingirem os rgos alvo so: Nervos cranianos na cabea e pescoo: Nervo motor ocular comum (III), atravs do gnglio ciliar, inerva os msculos ciliares e a ris. Nervo facial (VII), atravs do gnglio esfenopalatino (ptrigo-palatino), inerva a glndula lacrimal e as glndulas mucosas da cavidade nasal e do palato. Atravs do gnglio submaxilar inerva as glndulas salivares submaxilares e sublinguais.

Nervo glossofarngeo (IX), atravs do gnglio tico, inerva a glndula salivar partida.
Nervo vago e plexos nervosos torcicos os axnios pr-ganglionares estendem-se atravs dos vagos para o trax, de modo a contribuir para o plexo cardaco e para o plexo pulmonar. Os vagos continuam para baixo ao longo do esfago e do ramos que formam o plexo esofgico.

Plexos nervosos abdominais alguns dos axnios pr-ganglionares vagais servem gnglios terminais na parede do estmago, enquanto outros contribuem para os plexos celaco e mesentrico

superior. Atravs destes plexos, os axnios pr-ganglionares inervam gnglios terminais nas paredes
da vescula biliar, canais biliares, pncreas, intestino delgado, clon ascendente e clon transverso. Nervos plvicos e plexos nervosos plvicos os axnios pr-ganglionares parassimpticos cujos

corpos celulares esto na regio S2 S4 da medula espinhal passam para os ramos ventrais dos
nervos raquidianos e entram nos nervos plvicos. Estes inervam desde o clon transverso at ao recto e tambm contribuem para o plexo hipogstrico.

O sistema nervoso entrico consiste em plexos nervosos na parede do tubo digestivo. O SNC tem capacidade para monitorizar o tubo digestivo atravs dos neurnios sensoriais e de controlar o seu msculo liso e glndulas atravs

dos neurnios motores do SNA.


Existem vrios tipos de neurnios entricos: Neurnios entricos sensoriais, podem detectar alteraes na composio qumica do contedo do tubo

digestivo.
Neurnios entricos motores, podem estimular ou inibir a contraco do msculo liso e a secreo glandular.

Neurnios entricos de associao, ligam entre si os neurnios entricos sensoriais e motores.

Embora os neurnios entricos tenham a capacidade de controlar as actividades do tubo digestivo de forma independente do SNC, normalmente os dois sistemas actuam em conjunto.

As

terminaes

nervosas

simpticas

parassimpticas

segregam

um

de

dois

neurotransmissores. Se o neurnio segregar acetilcolina, trata-se de um neurnio colinrgico

e, se segregar noradrenalina, um neurnio adrenrgico. Todos os neurnios prganglionares do simptico e parassimptico e todos os neurnios ps-glandulares do parassimptico so colinrgicos. Quase todos os neurnios ps-glandulares do simptico so adrenrgicos mas alguns, que enervam glndulas sudorparas termorreguladoras, so colinrgicos.

A combinao do neurotransmissor com o receptor funciona como um sinal para as clulas, levando-as a responder. Consoante o tipo de clula, a resposta pode ser excitatria ou inibitria. Receptores Colinrgicos receptores onde se liga a acetilcolina. Tm duas formas distintas:

Receptores nicotnicos, tambm se ligam nicotina.


Receptores muscarnicos, tambm se ligam muscarina.

As membranas de todos os neurnios ps-glandulares nos gnglios autonmicos e as membranas das clulas musculares esqulticas tm receptores nicotnicos. As membranas das clulas efectoras que respondem acetilcolina libertada nos neurnios ps-glandulares tm receptores muscarnicos. A acetilcolina que se liga a receptores nicotnicos tem um efeito excitatrio. Quando se liga a receptores muscarnicos pode

ter um efeito excitatrio ou inibitrio.

Receptores Adrenrgicos ligam-se noradrenalina ou adrenalina. Estes receptores subdividemse em duas categorias: receptores alfa () e receptores beta (). Cada um deles com subtipos: 1, 2 e 1, 2. A activao dos receptores 1 e 1 produz geralmente uma resposta estimulatria. A resposta activao dos receptores 2 e 2 varia com as diferentes clulas alvo - a activao dos receptores 2 nas plaquetas promove a coagulao sangunea, mas diminui a secreo da insulina pelo pncreas; a activao dos receptores 2 estimula o fgado a libertar glicose mas provoca o relaxamento dos msculos lisos. A diviso simptica controla os receptores 1 e 1 atravs dos nervos simpticos, enquanto os receptores 2 e 2 respondem adrenalina e noradrenalina libertadas das glndulas supra-renais.

O hipotlamo o responsvel pelo controle global do SNA. Cada tipo de resposta atonmica evocada pela estimulao de alguma parte do hipotlamo que, por sua vez, estimula centros do SNA no tronco cerebral ou na medula espinhal. Embora exista sobreposio, a estimulao da parte posterior do hipotlamo produz resposta simpticas, enquanto que a estimulao da parte anterior do hipotlamo produz respostas parassimpticas. Alm disso, o hipotlamo monitoriza e controla a temperatura corporal. O hipotlamo tem conexes com o crebro e parte importante do sistema lmbico, que desempenha um importante papel nas emoes. O hipotlamo integra pensamentos e emoes, produzindo respostas do SNA.

Pensamentos agradveis de um delicioso banquete iniciam um aumento de secrees das glndulas salivares e das glndulas do estmago e um aumento de contraco dos msculos lisos do tubo digestivo respostas controladas por neurnios parassimpticos.

Emoes como a ira aumentam a presso arterial, porque aumentam a frequncia cardaca e a constrio dos vasos sanguneos estimulao do sistema simptico.

Sentidos

SENTIDOS

Relaes com o meio - actividade nervosa


Em resposta s condies do meio - aos estmulos , podem realizar-se:

Actos voluntrios desencadeados por vontade prpria.

Actos involuntrios conjunto de movimentos coordenados que executamos


de forma automtica ( pestanejar, espirrar).

Os estmulos
So sinais fsicos ou qumicos que impressionam os rgos dos sentidos: luz, sons, variaes de temperatura e de presso

Os rgos dos sentidos


Contm estruturas nervosas receptores sensoriais, sensveis a estmulos.

O conhecimento do mundo depende, em grande parte, das mensagens nervosas originadas nos receptores sensoriais pelos estmulos.

A estimulao dos receptores sensoriais

desencadeia, nos receptores, mensagens nervosas que so conduzidas ao crebro depois de analisadas, podem ser elaboradas novas mensagens depois, so transmitidas aos efectores, que efectuam a resposta.

Os rgos dos Sentidos

Viso = olhos
Audio = ouvidos

Olfacto = nariz
Tacto = pele Paladar = boca .

Os sentidos
Todas as sensaes so interpretadas no
crebro. Os rgos dos sentidos recebem os estmulos (luz, som, gosto, cheiro, temperatura, dor, presso, etc.) e transmitem-nos ao crebro, atravs de nervos sensoriais. O crebro, ento, "entende a mensagem, produzindo a sensao.

O Olho
Constitudo por trs membranas concntricas, chamadas esclertica, coride e retina, e de trs corpos transparentes denominados: humor aquoso,

cristalino e vtreo.

O Olho
A esclertica designada "branco do olho" por ser dessa cor; em sua parte anterior tem a crnea transparente. A coride est situada debaixo da anterior e de cor escura. Possui um disco vertical a ris, de cor varivel, o qual tem um pequeno buraco chamado pupila. A retina a membrana mais interna e est debaixo da coride. O humor aquoso um lquido incolor que enche o espao compreendido entre a crnea e o cristalino, espcie de lente biconvexa disposta depois da ris e que tem a propriedade de contrair-se buscando a perfeita viso. A cmara posterior do olho, situado entre o cristalino e a retina, est recheada por uma substncia consistente, que tem aspecto gelatinoso, e que se denomina humor vtreo. Os raios luminosos penetram na crnea e no humor aquoso, passando pela pupila. Ao chegar ao cristalino e seguindo as leis da refraco o raio luminoso atravessa as lentes biconvexas dando uma imagem invertida, enquanto o cristalino se acomoda enfocando a imagem na retina e conseguindo-se uma clara viso.

O ouvido
O ouvido humano um rgo sensvel capaz de perceber e interpretar ondas sonoras numa gama de frequncias de 20 a 20.000 Hz. A captao do som at sua percepo e interpretao uma sequncia de transformaes de energia iniciando pela sonora, passando pela mecnica, hidrulica e finalizando com a energia elctrica dos impulsos nervosos que chegam ao crebro.

Fisiologia
O som tem a capacidade de afetar uma srie aspectos psicolgicos, fisiolgicos e fsicos. Os sinais nervosos levados pelo nervo auditivo ao crebro j contm as informaes das freqncias que compem o som que est sendo recebido pelo ouvido.

O Som da Membrana Timpnica at a Cclea


A membrana timpnica tem a forma de um cone: preso ao seu centro est o cabo do martelo (primeiro osso do sistema ossicular); a bigorna fica presa ao martelo e se articula com o estribo que, por sua vez, fica preso janela oval do labirinto membranoso. O ajuste da impedncia entre as ondas sonoras no ar e as ondas sonoras no lquido coclear mediado pela cadeia ossicular. A contrao dos msculos que suportam o sistema ossicular atenua a conduo do som. O som transmitido atravs da conduo ssea.

Sentidos Qumicos
Paladar
As sensaes primrias At agora, esto identificados receptores para 13 diferentes substncias qumicas. Para fins prticos, as actividades desses receptores foram agrupadas em quatro categorias, chamadas de sensaes primrias de paladar: azedo, salgado, doce e amargo. O estudo anatmico do sistema sensorial digestivo compreende trs partes: Os rgos receptores - as papilas linguais -contm os botes gustativos; estes botes (ou corpsculos) tambm existem na mucosa do vu do paladar, nos capilares do vu, na epiglote etc. Os centros gustativos do sistema nervoso central O centro principal assenta-se no ncus do hipocampo, com a rea gustativa prxima aos centros de olfao.

Sentidos Qumicos
Olfacto
No homem, o sentido do olfacto , provavelmente, o sentido menos compreendido talvez porque seja, em grande parte, um fenmeno subjectivo. Comparado com certos animais, na espcie humana, ele bastante mal desenvolvido. Epitlio Olfactivo A superfcie receptora para os odores est localizada na parte superior da cavidade nasal e, tipicamente, tem rea de superfcie de apenas 2,4 cm quadrados.

As clulas olfatrias so neurnios bipolares derivados do sistema nervoso central. A superfcie apical de cada clula receptora tem extremidade arredondada, emitindo 6 a 12 plos ou clios olfatrios, que contm os verdadeiros receptores e se projectam para o muco (secretado por glndulas de Bowman), presente na superfcie epitelial. Assim, o rgo olfactivo do sentido do olfacto a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais, chamada mucosa amarela, para distingui-la da vermelha, que a que cobre a parte inferior.

O Tacto
As Sensaes Somticas
Os sentidos somticos podem ser divididos em trs componentes principais: 1. A mecanorrecepo inclui as sensaes (proprioceptivas) tanto do tato quanto de posio. 2. A termorrecepo detecta aumentos ou diminuies da temperatura. 3. A nocicepo detecta leso tecidual, ou liberao de molculas especficas mediadoras da dor. 4. As modalidades sensoriais conduzidas pelos sistemas sensoriais incluem o tato discriminativo (precisamente localizado), o tato grosseiro (mal localizado), a presso, a vibrao e os sentidos da posio esttica e do movimento do corpo, que so chamados, coletivamente, propriocepo. 5. As sensaes esteroceptivas so as que se originam a partir de estimulao das estruturas da superfcie do corpo, tais como a pele e os tecidos subcutneos. Em contraste, os sinais sensoriais que surgem a partir de rgos internos (estruturas derivadas do endoderme) so chamados sensaes viscerais.

Transmisso das Sensaes


Apesar de o tato, a presso e a vibrao serem classificadas como sensaes separadas e distintas, elas so detectadas pela mesma classe de receptores tteis: os mecanorreceptores. Identificam-se seis tipos. As terminaes nervosas livres (encontradas em todas as reas da pele, bem como na crnea do olho). O corpsculo de Meissner (receptor encapsulado, reas no pilosas particularmente sensveis: pontas dos dedos e lbios). Os discos de Merkel (receptores de extremidades expandidas, superfcies pilosas, adaptao relativamente lenta: sinalizam contato contnuo com a pele). Os rgos terminais do plo (emaranhados em torno da base do plo adaptao rpida, detectam o movimento dos objetos sobre a superfcie da pele que desloca os plos).

Os rgos terminais de Ruffini (terminaes encapsuladas na pele, tecidos profundos e cpsulas articulares: pouca adaptao, sinalizam tato e presso).
Os corpsculos de Pacini (pele e tecidos profundos: rpida adaptao).

Vias Somatossensoriais
As principais vias para a transmisso dos sinais somatossensoriais so os sistemas da coluna dorsal-lemnisco medial e o
ntero-lateral. As informaes sensoriais provindas da superfcie do corpo (excluindo-se a face) entram na medula espinhal pelas razes dorsais. Uma vez no SNC, os sinais so segregados em uma de duas vias. Os sinais que se originam nos termorreceptores e nociceptores so processados ao longo do sistema ntero-lateral.

Os sinais que surgem dos mecanorreceptores trafegam pelo sistema da coluna dorsallemnisco medial. Essas modalidades incluem o tato discriminativo, a vibrao e a propriocepo.
As sensaes provindas da face so conduzidas, principalmente, pelo n. trigmeo, tambm se agregando em duas vias no tronco cerebral: uma responsvel pelo processamento da dor, da temperatura e do tato grosseiro, e a outra conduz o tato discriminativo, a vibrao e a propriocepo.

A sensao e a percepo so o conhecimento consciente dos estmulos recebidos pelos receptores sensoriais. O encfalo recebe constantemente uma ampla

variedade de estmulos tanto de dentro como de fora do corpo. Para serem


percebidos como sensao consciente, os potenciais de aco atingem outras reas do encfalo como o cerebelo, onde no so percebidos de forma consciente. Alm disso, o crtex cerebral descrimina muita da informao que recebe, ignorando uma grande parte dos potenciais de aco que o atingem. Como

ignoramos grande parte da informao transportada por estes potenciais de


aco, eles permanecem subconscientes.

A sensao exige os seguintes passos:


Tem que existir um estmulo com origem no interior ou no exterior do corpo. Tem que haver um receptor capaz de detectar o estmulo e de o converter em potenciais de aco.

Os potenciais de aco gerados pelo receptor tm que ser conduzidos ao SNC atravs dos nervos
aferentes.

Os potenciais de aco gerados pelo receptor tm que ser transformados em informao no SNC. A informao tem que ser processada no SNC de modo a que a pessoa tenha conscincia do estmulo.

O SNC no pode ter conhecimento consciente de todos os estmulos. A maior parte da informao processada a nvel inconsciente.

Alm disso, os humanos exibem uma conscincia selectiva. Isto , temos


mais conscincia das sensaes em que temos a ateno focalizada do que de outras. Se tivssemos conscincia simultnea de todos os estmulos com que o encfalo constantemente bombardeado, improvvel que fssemos capazes de funcionar. A conscincia de tantos estmulos exigiria que tomssemos constantes decises conscientes acerca dos estmulos a que deveramos responder. Poderamos no ser capaz de focar a ateno numa nica tarefa, perdendo a capacidade de desempenhar funes simples.

Bibliografia
Seeley, Rod et al. (2001) Anatomia & Fisiologia, Lusodidacta, Lisboa

Вам также может понравиться