Вы находитесь на странице: 1из 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ENGENHARIA QUMICA MESTRADO DISCIPLINA: PROCESSO DE TRANSFORMAO DE LEOS VEGETAIS

S PROFESSOR: DR. LUIZ FERREIRA DE FRANA

PURIFICAO DO BIODIESEL: ETAPA DE LAVAGEM

Discentes: dina Lima de Santana Leiliane do Socorro Sodr de Souza Takashi Dias Nishioka

BELM 2011

INTRODUO

STERES
Projeto prEN14212 (Norma Europeia): Os steres tem de representar pelo menos 96,5% do biodiesel. Necessidade de processo de purificao;
Os steres obtidos da transesterificao devem ser lavados para remoo de vestgios de catalisador, sabo e glicerol livre.

LAVAGEM
Mtodo antigo e mais comum de purificao do biodiesel;

Remoo dos contaminantes do biodiesel reagido; Tipos: Com gua destilada, acidificada (H3PO4 0,6mol-1) Sem gua uso de adsorvente (slica)

LAVAGEM SEM GUA


Emprega a mistura de um adsorvente (p.ex. silicato de magnsio) e processo de adsoro para separar rapidamente os contaminantes do biodiesel purificado.

PR-LAVAGEM
Em pequena escala (+ COMUM); Evitar formao de emulses; MECANISMO: parte do lcool (p.ex. metanol), base (p.ex. soda custica) e glicerina suspensas no biodiesel se juntem formando uma camada, diminuindo os sabes.

1 LAVAGEM

GUA DE LAVAGEM
Remove os contaminantes de forma quase eficiente, porm deixa resqucios de gua que precisam ser removidos por secagem.
2 LAVAGEM

3 LAVAGEM

3% do biodiesel no lavvel composto por metanol; Metanol solvente captura sabes e outras impurezas, tornando-as solveis no biodiesel; gua absorve o metanol, liberando impurezas (para serem lavadas); LAVAGEM COM GUA pode ser feita cerca de 18 hs aps a drenagem do glicerol, dando tempo para os contaminantes decantarem;

MTODOS DE LAVAGEM
ASPERSO (MIST WASHING);

AGITAO (STIR WASHING)


BORBULHAMENTO (BUBBLE WASHING);

ASPERSO
Asperso de gua fina (por spray) para o topo do Biodiesel e deixandoa cair, em gotculas, para o fundo do tanque de coleta de contaminantes solveis; Desde que a espessura da gua do spray seja fina, a formao de emulso dificultada.

AGITAO
Mtodo + rpido; Funciona apenas com o combustvel completamente reagido com o mnimo de sabo;

BORBULHAMENTO
Bolhas finas so formadas dentro da camada de gua abaixo do Biodiesel por meio de uma bomba de ar ou compressor de pequeno porte. As bolhas sobem superfcie, levando com eles uma fina pelcula de gua. Ao chegar superfcie as bolhas estouram, liberando a gua, que depois afundam atravs do Biodiese; Em comparao lavagem por asperso, este mtodo permite que o dobro do tempo de contato entre Biodiesel e gua.

LAVAGEM

PURIFICAO

REFERNCIAS
http://www.make-biodiesel.org/Water-Washing/intro-to-water-washing.html Acesso em 05.12.2011; http://www.biopowered.co.uk/wiki/Water_washing - Acesso em 05.12.2011; http://journeytoforever.org/biodiesel_bubblewash.html - Acesso em 05.12.2011; http://www.biopowered.co.uk/wiki/Water_washing - Acesso em 05.12.2011; http://www.answers-to-your-biodiesel-questions.com/washing-biodiesel.html Acesso em 05.12.2011; LHAMAS, D.E.L. Investigao do processo de purificao do Biodiesel do leo de Palma (Elaeis guineensis). Dissertao de Mestrado. Belm, 2009.

Вам также может понравиться