Вы находитесь на странице: 1из 19

3.

CONSCINCIA CRTICA E FILOSOFIA

DESENVOLVIMENTO DA CONSCINCIA.

Talvez nada caracterize melhor o ser humano do que a conscincia, isto , o desenvolvimento dessa atividade mental que nos permite estar no mundo com algum saber, com-cincia. Nossa classificao na biologia sapiens sapiens: o ser que sabe que sabe. O processo continuo de conscientizao faz do homem, um sistema aberto, sempre se relacionando com o mundo e consigo mesmo.

Despertar da Conscincia Crtica

Existem duas dimenses complementares no processo de conscientizao: Conscincia de si: a conscincia interior, que exige reflexo. o processo de cada indivduo de falar, criar, propor, afirmar, inovar etc. Conscincia do outro, isto , a concentrao da conscincia nos objetos exteriores, que exige ateno. Alcana-se por intermdio dela a alteridade ( outro ), que se manifesta atravs do processo de escutar, absorver, reformular, rever etc.

O despertar da conscincia crtica ( ou senso crtico ) depende do crescimento dessas duas dimenses da conscincia: a reflexo sobre si e a ateno sobre o mundo. O desenvolvimento da conscientizao um processo dialtico, que se move do eu ao mundo e do mundo ao eu.

MODOS DE CONSCINCIA
Conscincia mtica: o termo mito pode ter muitos significados, no entanto vamos nos prender ao sentido antropolgico. Neste caso, so as narrativas e ritos tradicionais, integrantes da cultura de um povo. O mito conta uma histria sagrada: ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial.... O mito narra como, graas s faanhas dos entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir.

Atravs dos mitos, os homens procuravam explicar a realidade. Embora no fosse racional era operativa, pois transmitia valores e normas de condutas desejados pela sociedade. Quem ensinou a arte do fogo ao homem? Para os gregos foi Prometeu, um deus por isso entre outras coisas - castigado depois por Zeus (Jpiter). A sua punio foi ficar acorrentado ao monte Cucaso, onde uma ave comeria diaria e eternamente o seu fgado (que regenerava noite). Prometeu o nico capaz de prever o futuro e sabe como prevenir que o reinado de Zeus termine. Este outro motivo da fria de Zeus: Prometeu insiste em no revelar o segredo enquanto estiver preso.

Conscincia religiosa: a conscincia religiosa compartilha com a conscincia mtica o elemento do sobrenatural, a crena em um poder superior inteligente, isto , a divindade. Sua diferena est na crena de verdades reveladas pela f religiosa. Conscincia intuitiva: a intuio uma forma de conscincia que pode ser apontada como um saber imediato. Desse modo a intuio se distingue do conhecimento formal que construdo atravs de argumentos.

Intuio intelectual: como o conheciemnto vlido de algo universalmente vlido e evidente, que, posteriormente, poderia ser demonstrado atravs de argumentos. Intuio sensvel: seria um conhecimento imediato restrito ao contexto das experincias individuais. a leitura de mundo de cada indivduo.

Conscincia racional: busca a compreenso da realidade atravs de princpios estabelecidos pela razo, como por exemplo, as leis da fsica. Essa busca racional se caracteriza por pretender alcanar uma adequao entre pensamento e realidade, isto , entre explicao e aquilo que se procura explicar. O conhecimento racional comum cincia e filosofia.

A cincia desenvolveu mtodos cientficos, baseados em experimentaes, para desenvolver teorias. Devido ao acmulo de conhecimento j alcanado pela humanidade, a cincia tende cada vez mais especializao. A filosofia no condiciona o objeto de sua anlise a um laboratrio de experimentaes. Ela busca a reflexo e a crtica. Ela avalia e questiona.

Enquanto a cincia procura, principalmente, compreender o que so as coisas, ou seja, fornecer a chave de compreenso da realidade, a filosofia, atravs da razo crtica, capaz de estranhar essa realidade, e assim proceder reflexo em busca de seus fundamentos, percebendo o que ela e propondo o que ela deveria ser.

SENSO COMUM: O SABER DAS OPINIES


O senso comum uma opinio sem uma fundamentao, que comprove a sua validade. Perelman, afirma que o senso comum uma srie de crenas admitidas por um determinado grupo social. Muitas das concepes do senso comum, podem ser encontradas em frase feitas ou em ditados populares.

Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noes, podem esconder ideias falsas, parciais ou preconceituosas. Outras podem revelar profunda reflexo sobre a vida o que chamamos de sabedoria popular. O que estabelece o senso comum a falta de fundamentao crtica, ou seja, as pessoas no sabem o porqu dessas noes.

IDEOLOGIA: A DISSIMULAO DOS INTERESSES

A palavra ideologia pode assumir diversos significados. Cincia das ideias Ideias prprias de certos grupos sociais e polticos. Ex: ideologia de esquerda, liberal etc. Por influncia de Karl Marx, a ideologia ganhou um significado crtico e negativo. De acordo com essa vertente, ideologia seria no apenas um conjunto de ideias que elaboram uma

compreenso da realidade, mas tambm um conjunto de ideias que dissimulam essa realidade, porque mostram as coisas de forma apenas parcial ou distorcida em relao ao que realmente so. ( Luta de classes) A ideologia seria, portanto, uma forma de conscincia da realidade, mas uma conscincia parcial e ilusria, que se baseia na criao de conceitos e preconceitos como instrumentos de dominao.

Para a filsofa Marilena Chau, a noo de ideologia apresenta os seguintes traos gerais: Anterioridade: conjunto de ideias, normas e valores destinados a fixar e prescrever, de antemo o modo de pensar e agir das pessoas. Generalizao: produzir um consenso coletivo, um senso comum em torno de certas teses e valores. Lacuna: uma lgica montada para ocultar em vez de revelar, falsear em vez de esclarecer, esconder em vez de descobrir. A eficincia de uma ideologia depende de sua capacidade para ocultar sua origem, sua lacuna e sua finalidade.

Gramsci, afirma que a ideologia o cimento que garante a coeso social, a estabilidade da ordem social que interessa.
A crtica de uma ideologia pode ser feita pelo exerccio de estranhamento da realidade em questo. Nesse exerccio, os elementos que compem determinada realidade devem deixar de ser vistos como dados naturais, universais, bvios, eternamente vlidos, para serem analisados e compreendidos como construes histrico-sociais.

Filosofia: Do senso comum ao senso crtico.

Do gosto pela opinio para o amor a sabedoria. A filosofia na Grcia antiga passou a designar no apenas amor ou a procura da sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria: aquela que nasce do uso metdico da razo, da investigao racional, na busca do conhecimento. Todo o conjunto de conhecimentos racionais ( qumica, fsica, matemtica etc.) integrava a filosofia. Durante a Idade Moderna temos a especializao dos estudos.

Вам также может понравиться