Вы находитесь на странице: 1из 18

Uma agncia de propaganda gerencia todos os processos relacionados propaganda.

. A Agncia responsvel por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realizao, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relaes entre o cliente e o veculo de comunicao. Para veiculaes ou produes em sua cidade, Estado ou em outras regies, o trabalho da agncia dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agncia de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de servio grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam enorme e a busca por qualidade e preo to grande quanto a pelo menor preo. No Brasil, esta profisso ainda mal vista pelas pequenas empresas que no encaram a contratao de uma agncia, um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes s pequenas empresas se mantm ativo e crescente no mercado.

Responsvel pela comunicao cliente-agncia e agncia-cliente. o profissional de atendimento que apresenta peas e campanhas, planejamentos etc.
O Atendimento elabora o briefing (contm todas as informaes de um cliente) e, a partir desse, feito todo o trabalho de criao da campanha publicitria. Ele o grande responsvel pela rentabilidade da conta na agncia, concentrando todas as informaes relativas a faturamento, custos e gastos internos. atravs do atendimento que novos negcios so gerados, pois ele a porta de entrada de todos os projetos e a voz da agncia para o cliente. O profissional deve concentrar o maior contedo de informaes sobre o negcio do cliente e sobre o prprio negcio, alm dos hbitos e atitudes dos seus consumidores.

O profissional de Planejamento responsvel pela criao do plano de comunicao, estudando o mercado atual, a concorrncia, o pblico consumidor, fatores do macro ambientais e micro ambientais, etc. Tudo isso para traar com preciso as metas e objetivos do cliente a curto, mdio ou longo prazo. nesta etapa que ocorre o Brainstorm. O departamento de planejamento no comum nas agncias do Norte e nordeste brasileiro e em muitos lugares este departamento tambm est se acabando. A responsabilidade dessa funo tem sido divida entre todos os demais departamentos que sob a liderana do atendimento, definem os planos de ao durante o Brainstorm.

responsvel pela elaborao das ideias que sero utilizadas nas campanhas (anncios impressos, filmes para televiso, etc.). Engloba tambm a produo, que materializa, ou seja, d vida aos anncios.

O departamento de Mdia, juntamente com o planejamento tambm uma das reas mais importantes de uma agncia. Seleo acertada de veculos de comunicaes, tarefas de execuo, negociao e compra de espaos publicitrios, autorizaes e controles de veiculaes so uma das inmeras funes de um mdia. Nota-se a enorme responsabilidade abraada pelo profissional.

Neste departamento, que dividido em produo grfica e produo eletrnica (ou RTVC), so feitos todos os contatos (oramentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores grficos e produtoras de vdeo. Os produtores devem ter bom relacionamento com os fornecedores, entender sobre o processo de produo, papel, formatos, acabamentos. No caso dos produtores de RTVC, positivo entender como funciona a produo de anncios de udio e vdeo, para compreender e acompanhar todo o processo.

Вам также может понравиться