Вы находитесь на странице: 1из 87

Hidrulica e Pneumtica

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Professor: Diego Viana Tec. Mecatrnica


5/20/12
SENAI - CIMATEC / rea de Automao Industrial - Ncleo de Mecatrnica

Descritivo geral

Objetivos: Preparar o aluno para analisar, desenvolver

pequenos projetos, manter os equipamentos que utilizam a tecnologia hidrulica e pneumtica como elementos de ao em um processo de manufatura integrada.

Competncia/Habilidades: Elaborar, interpretar e corrigir


sistemas de automao usando as tecnologias hidrulica e pneumtica; Manter a continuidade operacional de sistemas pneumticos e hidrulicos de automao; Dimensionar componentes hidrulico e pneumticos; hidrulico e pneumticos; Detectar e corrigir falhas de circuitos;

Contedos Formativos/Bases Tecnolgicas: Introduo a


hidrulica e pneumtica; produo de ar comprimido; elementos de trabalho pneumtico e hidrulico; vlvulas direcionais, de bloqueio, de presso, de fluxo e de fechamento; comandos pneumticos bsicos; aplicaes pneumticas; conceitos de hidrulica; vlvulas direcionais de presso e reguladores de vazo.

5/20/12

Estratgias Metodolgicas: Aulas expositivas; Aulas


simuladas; Demonstrao de componentes; Simulaes;

Hidrulica
Introduo Clique para editar o estilo do Conceitosmestre subttulo Bsicos

Professor: Diego Viana Tec. Mecatrnica


5/20/12
SENAI - CIMATEC / rea de Automao Industrial - Ncleo de Mecatrnica

O que se entende por Hidrulica?


O termo HIDRULICA derivou-se da raiz grega HIDRO que tem o significativo de gua, por essa razo que entende-se por HIDRULICA, todas as leis e comportamentos re lativos a gua ou outro fluido.
Produo de fora e movimento atravs de fluido hidrulico. Os fluidos hidrulicos representam o meio de transmisso de fora.

5/20/12

Hidrulica Industrial
Fatores de Converso de Unidades de Presso

Equivalncia entre Unidades de Presso


5/20/12

- Presso de Servio utilizada. Mquinas operatrizes com remoo de cavaco

- 20 a 75 bar Mquinas de solda - 50 a 175 bar Prensas - 100 metal Mquinas de injetar a 500 bar - 100 a 200 bar Mquinas de injetar plstico - 200 a 400 bar Mquinas para minerao e meio de transporte - 150 a 450 bar Mquinas de construo e meios de transporte Mquinas de100 a 200 bar construo, esteiras, draga - 100 a 250 bar Guinchos, abertura de poro 50 a 350 bar Mquinas agrcolas - 100 a 150 bar

5/20/12

Hidrulica Industrial

Conceitos Bsicos

Hidrulica: Estudo dos lquidos parados (Hidrosttia) ou em movimento (Hidrodinmica). Os lquidos so relativamente incompressveis. Os lquidos assumem qualquer forma.

Fora Transmitida atravs de um Slido x Fora Transmitida atravs de um Lquido

5/20/12

Vantagens da HIDRULICA

Transmisso de grandes foras usando pequenos componentes; Posicionamento preciso; Capacidade de vencer a inrcia de grandes cargas; Operao suave e reversa; Controle e regulagem; Dissipao favorvel de calor.

5/20/12

Desvantagens da HIDRULICA

Poluio do meio ambiente por desperdcio de leo ( perigo de fogo ou acidente); Sensvel a sujeira; Perigo resultante de presso excessiva; Dependncia de temperatura (mudana da viscosidade do fluido hidrulico)

5/20/12

Princpios Fsicos Fundamentais da Hidrulica


Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/20/12

Fludos Hidrulicos
Lquido:

um estado fsico da matria onde suas molcula apresenta um mdio grau de atrao entre si. Em princpio, qualquer liquido pode ser usado para transferir energia de presso.

Fludos Hidrulicos

Ele um meio de transmisso de energia, um lubrificante, um vedador e um veculo de transferncia de calor. O fluido hidrulico a base de petrleo o mais comum.

Alguns elementos so adicionados aos fluidos hidrulicos visando adquirir determinadas caractersticas. Os mais comuns so:

Aditivos

Inibidores de Oxidao. Inibidores de Corroso. Aditivos de Extrema Presso ou Antidesgaste. Aditivos Antiespumantes. Fluidos Resistentes ao Fogo: Emulso de leo em gua (gua dominante), Emulso de gua em leo (leo dominante), gua Glicol (Anticongelante), Sintticos.

Fludos Hidrulicos
Funes:

Transferncia de presso; Lubrificao das partes moveis dos aparelhos, prevenindo corroso; Arrastar partculas metlicas resultantes da abraso entre as partes moveis do elemento hidrulico e deposit-los num filtro apropriado

Viscosidade de Um Lquido

uma grandeza fsica que indica a resistncia ao fluxo das molculas de um lquido, quando elas escorregam uma sobre as outras. Essa grandeza inversamente proporcional temperatura.

Esta dificuldade de locomoo produz calor entre as molculas quando desliza uma sobre as outras.

5/20/12

Fludos Hidrulicos

Em um sistema hidrulico, o movimento do fluido na tubulao gera atrito e calor. Quanto maior for a velocidade do fluido, mais calor ser gerado. Perdas por mudana de direo. Perdas por escoamento.

5/20/12

Presso Hidrosttica

a presso em um liquido devido ao peso da massa desse liquido.

Ps=h x p x g Ps=presso Hidrostatica [Pa] H= nivel da coluna do liquido [m] p= densidade do liquido [Kg/m] g= acerelao da gravidade [m/s] 5/20/12

recipiente fechado, age igualmente em todas as direes dentro da massa fluida e perpendicularmente s paredes do recipiente.

Lei de Pascal Toda a presso aplicada sobre um fluido confinado a um


-

Dados : F = 1000 N e A = 10 cm 2
F 1000 N p= = = 100 = 1000 kPa = 10 bar 2 A 10 cm
5/20/12

Presso

5/20/12

Transmisso de Presso
Principio de Pascal

A presso exercida em um ponto qualquer de um lquido esttico a mesma em todas as direes e exerce foras iguais em reas iguais.

5/20/12

Estudo das caractersticas do cilindro Dupla Ao

5/20/12

Multiplicao de presso

p1

F1

A 1

A 2

5/20/12

Multiplicao de presso

p1 = 6 bar , A1 = 100 cm 2 , A 2 = 10 cm 2

sendo: F1= F2

p1

F1

A 1

F2

A 2

p2

A1 100 p2 = . p1 = x 6 = 60 bar A2 10
5/20/12

Transmisso de Fora

1 2

5/20/12

Transmisso de Fora
F1 = 10 kg, p = 10 kgf , A1 = 5 cm 2 , A 2 = 10 cm 2 cm 2

F2

F1 1
h1 h1

A2

A1

A2 10 F2 = F1 . = 10 x = 20 kg A1 5
5/20/12

Transferncia e multiplicao de fora

5/20/12

Qual a fora F2 do sistema abaixo ?

5/20/12

Vazo

Volume de liquido fluindo atravs de um tubo em um perodo especifico de tempo.

Q= Vazo [m/s] V= Volume [m] T= tempo [s]

5/20/12

Vazo

5/20/12

Exerccio

Em um tubo com rea de seo transversal A=0,28cm escoa um fluido a uma vazo Q=4,2L/min. Qual a velocidade de escoamento do fluido? Qual o tempo gasto para preencher um recipiente de volume 105L?

Calcular a fora de avano e de retorno de um cilindro de dupla ao com 7.62 cm (3) de dimetro de pisto e 3.81 cm (11/2) de dimetro de haste considerando uma presso de 210 Kgf/cm.

5/20/12

Considerando uma presso de 210 bar, deseja-se obter uma fora de 30 toneladas fora no avano e 23 toneladas fora no recuo de um cilindro dupla ao. Calcule as reas do pisto, haste e coroa.

Calcule as foras e a mxima vazo envolvida no processo de um atuador dupla ao alimentado por uma presso de 80 bar, dimetro do pisto 80mm e dimetro da haste 20 mm. Este atuador possui um curso de 150mm e deve avanar e recuar respectivamente em 5s e 3s.

Calcular a presso necessria para se obter uma fora de 15 toneladas no avano de um cilindro de dimetro de pisto igual a 10,16 cm (4).

5/20/12

Cavitao

A cavitao um fenmeno originado em quedas repentinas de presso, geralmente observado em sistemas hidrulicos. A combinao entre a presso, temperatura e velocidade resulta na liberao de ondas de choque e micro-jatos altamente energticos, causando a apario de altas tenses mecnicas e elevao da temperatura, provocando danos na superfcie atingida Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/20/12

Construo de um sistema Hidrulico


Elementos de Trabalho
Cilindro Motores Hidrulicos

Elementos de Comando e Regulagem - Vlvulas direcional - Vlvulas de fluxo - Vlvulas de alvio Elementos de Alimentao
Bomba Motor Filtro Reservatrio Lquido

5/20/12

Grupo de Acionamento

Elementos de Alimentao

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/20/12

Reservatrio Hidrulico

Armazenar o fluido hidrulico; Efetuar a troca trmica;

Decantar as impurezas;

Separar as bolhas de ar do circuito.

5/20/12

Hidrulica Industrial
Resfriadores

5/20/12

Acessrios

Resfriadores:
l

Resfriador a Ar O ar forado a passar nos tubos aletados para permitir a troca de calor
l

5/20/12

Acessrio s
l

Resfriadores: l Resfriador a gua Consiste de um invlucro contendo tubos por onde passa o fluido quente. A gua bombeada para dentro do invlucro permitindo o resfriamento do fluido.
5/20/12

Acessrios

Filtros:

Responsvel pela eliminao de contaminantes do fluido. l Contaminantes interfere no funcionamento do sistema hidrulico. l Entupimento l Sobre Aquecimento l Dificulta a 5/20/12 Lubrificao

Acessrios
Filtros: Tipos de filtros no sistema

hidrulico

Vantagens: 1. Protegem a bomba da contaminao do reservatrio. 2. Por no terem carcaa so filtros baratos. Desvantagens: 1. So de difceis manuteno, especialmente se o fluido est quente. 2. No possuem indicador. 3. Podem bloquear o fluxo de fluido e prejudicar a bomba se no estiverem dimensionados corretamente ou se no conservados adequadamente. 4. No protegem os elementos do sistema das

Filtro Interno

Acessrios
Filtros: Tipos de filtros no sistema

hidrulico

Vantagens: 1. Protegem a bomba da contaminao do reservatrio. 2. Indicador mostra quando o elemento est sujo. 3. Podem ser trocados sem a desmontagem da linha de suco do reservatrio. Desvantagens: 1. Podem bloquear o fluxo de fluido e prejudicar a bomba se no estiverem dimensionados correta-mente, ou se no conservados adequadamente.

Filtro Externo

2. No protegem os elementos do sistema das partculas geradas pela bomba.

Acessrio s
Filtros: Tipos de filtros no sistema

hidrulico

Vantagens: 1. Filtram partculas muito finas visto que a presso do sistema pode impulsionar o fluido atravs do elemento. 2. Pode proteger um componente especfico contra o perigo de contaminao por partculas. Desvantagens: 1. A carcaa de um filtro de presso deve ser projetada para alta presso. 2. So caros porque devem ser reforados para suportar altas presses, choques hidrulicos e diferencial de presso.

Filtro de Presso

Acessrios
Filtros: Tipos de filtros no sistema

hidrulico

Vantagens: 1. Retm a contaminao do sistema antes que ela entre no reservatrio. 2. A carcaa do filtro no opera sob presso plena de sistema. 3. Filtro pode ter filtragem fina, pois a presso do sistema pode impulsionar o fluido. Desvantagens: 1. No h proteo direta para os componentes do circuito.

Filtro de Retorno

2. Alguns componentes do sistema pode ser afetado pela contra presso.

Acessrios
Tubos e Conexes

5/20/12

Acessrios
Tubos e conexes

Linhas Flexveis para Conduo de Fluidos

Exemplo: Mangueiras Funes das mangueiras no sistemas hidrulicos: 1) conduzir fluidos lquidos ou gases; 2) absorver vibraes; 3) compensar e/ou dar liberdade de movimentos. Partes construtivas: 1)Tubo Interno ou Alma de Mangueira 2)Reforo ou Carcaa 5/20/12 3)Cobertura ou Capa

Acessrios
Tubos e conexes

Tubo Interno ou Alma de Mangueira

Construdo de material flexvel e de baixa porosidade, ser compatvel e termicamente estvel com o fluido a ser conduzido. Considerado como elemento de fora de uma mangueira, o reforo quem determina a capacidade de suportar presses. Sua disposio sobre o tubo interno pode ser na forma tranado ou espiralado.

Reforo ou Carcaa

Cobertura ou Capa Disposta sobre o reforo da mangueira, a cobertura tem por finalidade proteger o reforo contra eventuais agentes externos que provoquem a abraso ou danificao do reforo. 5/20/12

Tipos de Conexes para Mangueira


Conexo Reutilizvel-Podemos trocar a mangueira sem perder a conexo

Sem Descascar a extremidade da mangueira - No 5/20/12 SKIVE

Descasca a extremidade da mangueira-Tipo SKIVE

Tipos de Conexes para Mangueira

Conexo Permanente-No suporta a troca da mangueira sem perder a conexo

5/20/12

Tipos de Conexes para Mangueira

Tipo SKIVE
5/20/12

Tipo No SKIVE

Hidrulica
Bombas Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Professor: Diego Viana Tec. Mecatrnica


5/20/12
SENAI - CIMATEC / rea de Automao Industrial - Ncleo de Mecatrnica

Bomba de Engrenagem
Princpio de funcionamento

Bomba de Palheta
Princpio de funcionamento

Controle de Presso
Vlvula limitadora de presso ou Vlvula de segurana Operao com piloto e dreno interno Princpio bsico

Manmetro

Hidrulica
Elementos de Controle e Clique para editar o estilo do subttulo mestre
Vlvulas Professor: Diego Viana Tec. Mecatrnica
5/20/12
SENAI - CIMATEC / rea de Automao Industrial - Ncleo de Mecatrnica

Regulagem

Vlvulas de controle direciona


Dados Bsicos

Nmero de Vias Nmeros de Posies Tipo de Acionamento Tipo de Retorno

N de Vias N de Posies
Posio de repouso

Orifcio

P - entrada de presso ( 1 ) A, B... - entrada e sada de fluido ( 2, 4 ...) R, S, T... - retorno de fluido ( 3, 5, 7 ...)

5/20/12

Vias

1 / 1 via NA

3 / 2 vias NF

4 / 3 vias NF

5/20/12

Mudana de posio na simbologia

5/20/12

5/20/12

Vlvulas Direcionais

2/2 vias

5/20/12

Vlvulas Direcionais

3/2 Vias

5/20/12

Vlvulas Direcionais

4/2 Vias

5/20/12

TIPOS DE ACIONAMENTOS

5/20/12

Hidrulica Industrial
Classifique as vlvulas de controle direcional abaixo

5/20/12

Vlvulas de Bloqueio

Vlvula de reteno

5/20/12

Vlvulas de Bloqueio

Vlvula de reteno

5/20/12

Vlvula de Bloqueio
Vlvula de Reteno Pilotada

Sem presso em X. Fluxo Livre A B

Com presso em X. Fluxo Livre

Vlvula de Presso

Limitadora de Presso

5/20/12

Vlvula de Presso

Limitadora de Presso

5/20/12

Vlvula de Presso

Limitadora de Presso

5/20/12

Vlvulas Controladoras de Vazo

Qualquer modificao na presso antes ou depois de um orifcio afeta o fluxo atravs dele. Essas modificaes devem ser neutralizadas, ou compensadas, para que um orifcio possa medir o fluxo com preciso.
5/20/12

Vlvulas Controladoras de Vazo


Vlvulas controladoras de vazo com presso compensada So classificadas como do tipo restritora ou by pass

5/20/12

Vlvulas Controladoras de Vazo


Vlvulas controladoras de vazo com presso compensada: TIPO RESTRITORA

Quando a presso do lado A aumenta, o mbolo deslocado para o lado B, diminuindo a passagem. 5/20/12

Vlvulas Controladoras de Vazo


Vlvulas controladoras de vazo com presso compensada: TIPO BY PASS

5/20/12

Quando o diferencial de presso aumenta, h um desvio para o tanque.

Vlvulas Controladoras de Vazo

Modificaes na temperatura afetam o fluxo atravs de um orifcio, por modificar a viscosidade do mesmo.

5/20/12

Hidrulica
Atuadores Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Professor: Diego Viana Tec. Mecatrnica


5/20/12
SENAI - CIMATEC / rea de Automao Industrial - Ncleo de Mecatrnica

Atuadores

5/20/12

Atuadores

5/20/12

Atuadores

5/20/12

Atuadores

5/20/12

Atuadores Hidrulicos
Cilindros telescpicos ou de mltiplos estgio

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/20/12

Atuadores Hidrulicos

Osciladores Hidrulicos
um atuador rotativo com campo de giro limitado. Um tipo comum o chamado cremalheira e pisto.

Atuador rotativo

5/20/12

Atuadores Hidrulicos

Osciladores de Palheta
Possuem o mximo valor de sada de torque para um tamanho reduzido. Podem ser de palheta simples ou dupla.

Exerccio

Um cilindro de ao dupla deve avanar mediante o acionamento da alavanca de uma vlvula direcional. Soltando- se a alavanca o cilindro deve retornar a sua posio inicial.

5/20/12

Exerccio
Analisando o circuito abaixo: a. Descreva qual a seqncia realizada b. Se a vlvula V1 for retirada qual ser a nova seqncia? c. Qual a importncia da Vlvula V2?

5/20/12

Exerccio
Uma empresa precisa prensar peas com um sistema hidrulico e voc deve projetar o circuito que vai fazer esta aplicao. O sistema precisa prender a pea e depois prens-la, mas a prensa deve ser feita com velocidade controlada. Tome como Exemplo o desenho abaixo:

5/20/12

Вам также может понравиться