Вы находитесь на странице: 1из 82

26 dicas para voc escrever bem

1. Vc. deve evitar abrev.,etc. 2. Desnecessrio faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorvel dos copidesques atuais. Tal prtica advm de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisstico. 3. Anule aliteraes altamente abusivas. 4. "no esquea das maisculas", como j dizia dona loreta, minha professora l no colgio alexandre de gusmo, no ipiranga, so paulo. 5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz. 6. O uso de parnteses (mesmo quando for relevante) desnecessrio.

7. Estrangeirismos esto out; palavras de origem portuguesa esto in. 8. Chute o balde no emprego de gria, mesmo que sejam maneiras, t ligado? 9. Palavras de baixo calo podem transformar seu texto numa merda. 10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situaes, sempre um erro. 11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetio da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. 12. No abuse das citaes. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros no tem idias prprias". 13. Frases incompletas podem causar erros

14. No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto , basta mencionar cada argumento uma s vez. Em outras palavras, no fique repetindo a mesma idia. 15. Seja mais ou menos especfico. 16. Frases com apenas uma palavra ? Jamais ! 17. A voz passiva deve ser evitada. 18. Use a pontuao corretamente o ponto e a virgula especialmente ser que ningum sabe mais usar o sinal de interrogao 19. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas. 20. Exagerar cem bilhes de vezes pior do que a moderao. 21. Evite mesclises. Repita comigo: "mesclises: evit-las-ei !" 22. Analogias na escrita so to teis quanto chifres numa galinha.

23. No abuse das exclamaes ! Nunca !! Seu texto fica horrvel !!! 24. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreenso da idia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idia central, o que nem sempre torna o seu contedo acessvel, forando, desta forma, o pobre leitor a separ-la em seus componentes diversos, de forma a torn-las compreensveis, o que no deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hbito que devemos estimular atravs do uso de frases mais curtas. 25. Cuidado com a hortografia, para no estrupar a lnga portuguza. 26. Seja incisivo e coerente, ou no.

Consta que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando l, constatou haver um ladro tentando levar seus patos de criao. Aproximou-se vagarosamente do indivduo, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos. Batendo nas costas do invasor, disse-lhe: - Bicfalo, no pelo valor intrnseco dos bpedes palmpedes e sim pelo ato vil e sorrateiro de galgares os profanos de minha residncia. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se para zombares de minha alta prosopopia de cidado digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfrica no alto de tua sinagoga que te reduzir a qinquagsima potncia que o vulgo denomina nada! E o ladro confuso, disse:

- Moo, preu lev ou dex os pato?

LINGUAGEM FALADA REGIONALISMO NO PLANEJADA FRAGMENTRIA INCOMPLETA POUCO ELABORADA

LINGUAGEM ESCRITA PADRO PLANEJADA NO- FRAGMENTRIA COMPLETA ELABORADA PREDOMINNCIA DE FRASES COMPLEXAS COM SUBORDINAO ABUNDANTE EMPREGO FREQENTE DE PASSIVAS

PREDOMNIO DE FRASES CURTAS, SIMPLES E COORDENADAS POUCO USO DE PASSIVAS

Quem for mineiro leia, quem no for tente:

Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomano uma pimcumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra faz uma macarronada com galinhassada. Quascai de susto quano ouvi um barui vino de dendo forno pareceno um tidi guerra. A receita mando p midipipoca denda galinha prass.

O forno isquent, i a galinha isprudiu! Nossinhora! fiquei branqui nem um li di leiti. Foi um trem doidi mais. Quasca dendapia! Fiquei sensab doncovim, oncot, proncov. Oi procev. Qui locura!

Grazadeus ningum maxuc.

Falar e escrever bem em portugus uma habilidade valorizada entre executivos. Os profissionais que se expressam com clareza ganham a admirao dos colegas e tm mais chance de progredir na carreira. Por isso, os especialistas em recursos humanos aconselham retomar os estudos da lngua ptria juntamente com as aulas de lnguas estrangeiras.
Veja- 15/12/1999

Ser claro uma gentileza com o leitor


Celso Cunha
O que escrito sem esforo geralmente lido sem prazer.

Samuel Johnson Aprender vrias lnguas assunto de um ou dois anos. Ser eloquente na prpria lngua exige a metade da vida. Voltaire

A fala cultura. A escrita, tcnica.


Rgis Debray

Desculpas para um mau texto


Sei que meu texto no ficou muito bom. Mas que hoje eu no estou inspirado.
REDIGIR NO UM DOM DIVINO. Modstia parte, eu at que escrevo bem.

O problema que muita gente no sabe interpretar e da no entendem o que eu quis dizer.
MAIS FCIL CULPAR OS OUTROS. NINGUM DEVE SABER O QUE O OUTRO QUIS DIZER E SIM O QUE EST ESCRITO.

Meu texto foi feito s pressas, por isso saiu assim. No tive nem tempo para fazer uma reviso. Aqui tudo tem que ser rpido!
NINGUM TEM TEMPO. NEM O LEITOR DISPE DE TEMPO PARA DECIFRAR O QUE FOI ESCRITO.

Sou engenheiro, meu negcio so os nmeros e eu nunca gostei de Portugus.


NO SE TRATA DE GOSTAR OU NO, TRATA-SE DE RESPEITO PARA COM O LEITOR.

A Lngua Portuguesa agradece e nossos ouvidos tambm.

No diga: -Menas (sempre menos) -Iorgute (iogurte) -Mortandela (mortadela) -Mendingo ( mendigo ) -Trabisseiro (travesseiro ) -Trezentas gramas ( O grama e no A grama) -Di menor, di maior ( simplesmente maior ou menor de idade) -Cardao ( cadaro) -Asterstico (asterisco) -Beneficiente ( beneficente - lembre-se de Beneficncia Portuguesa) -Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se tambm : -Mal - Bem -Mau - Bom -A casa GEMINADA (do latim geminare = duplicar)e no GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar -O certo CUSPIR e no GOSPIR. -O certo BASCULANTE e no VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.

-Se voc estiver com muito calor, poder dizer que est "suando" (com u) e no "soando", pois quem "soa" sino !

-O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e no ESPINHO. Plantas tm espinhos.


-Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA. -O certo HAJA VISTA (que se oferece vista) e no HAJA VISTO.

"-FAZ dois anos que no o vejo" e no " FAZEM dois anos". - POR ISSO e no PORISSO. -"HAVIA muitas pessoas no local" e no " HAVIAM" -"PODE HAVER problemas" e no "PODEM HAVER...." -PROBLEMA e no POBLEMA ou POBREMA -A PARTIR e no PARTIR

- DE REPENTE, e no derrepente!

- EMBAIXO junto e EM CIMA, separado!


-Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e no para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer. (mim no conjuga verbo; apenas "eu, tu, eles, ns, vs, eles")

-Voc pode ficar com d (ou com um d) de algum, mas nunca com "uma d"; a palavra d no feminino s a nota musical (do, r, mi, etc. etc.) -As pronncias: CD-ROM igual a ROMA sem o A. No CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM abreviatura de Read Only Memory memria apenas para leitura.

-HALL RL no RAU, nem AU. E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: -No eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR , vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

-Da mesma forma incorreto perguntar: COM QUEM VOC QUER ESTAR FALANDO? -Veja como o correto e mais simples: COM QUEM VOC QUER FALAR? - Ao telefone no use: Quem gostaria? de matar... - No use: pera, aguenta a, s um pouquinho (prefira: Aguarde um momento, por favor)

-Por ltimo, e talvez a pior de todas : por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulrio. (Essas palavras no existem)
No elegante voc tratar, por telefone, pessoas que no conhece, utilizando termos como: querido(a), meu filho(a), meu bem, amigo(a)... Utilize o nome da pessoa ou Senhor, Senhora.

PONTUAO
Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviar pelo correio os carns para pagamentos. Como ele deveria escrever? Quais as interpretaes possveis se ele escrevesse:

Os clientes, que j so cadastrados, recebero os carns pelo correio.


Os clientes que j so cadastrados recebero os carns pelo correio.

PONTUE

MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA ME ,DIZ ELA TRAGA O SABONETE !

UM FAZENDEIRO TINHA UM BURRO E A ME .DO FAZENDEIRO TAMBM ERA O PAI .

O testamento
Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: Deixo meus bens minha irm no a meu sobrinho jamais ser paga a conta do mecnico nada aos pobres
No teve tempo de pontuar morreu. Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuaes numa cpia do bilhete: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres A irm do morto chegou em seguida com outra cpia do testamento e pontuou assim:

Deixo meus bens minha irm. No a meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres

Apareceu o mecnico, pediu uma cpia do original e fez estas pontuaes: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres
Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cpia do testamento e pontuou deste modo: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do mecnico? Nada! Aos pobres!

Sobre a Vrgula (,)

Ela pode ser a soluo. Campanha dos 100 anos da ABI Vamos perder, nada foi resolvido. (Associao Brasileira de Imprensa). Vamos perder nada, foi resolvido.
Vrgula pode ser uma pausa... ou no. A vrgula muda uma opinio. No, espere. No queremos saber. No espere. No, queremos saber. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34. Pode ser autoritria. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode criar heris. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. E viles. Esse, juiz, corrupto. Esse juiz corrupto. Uma vrgula muda tudo.

Detalhes Adicionais SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO SUA PROCURA. Se voc for mulher, certamente colocou a vrgula depois de MULHER. Se voc for homem, colocou a vrgula depois de TEM.

Escrevo-lhe estas mal traadas linhas...

com imenso prazer que pego nesta pena para dizer-lhe...

Espero que esta a encontre gozando.... A presente carta tem por finalidade levar informaes...

No tendo mais nada a acrescentar...

O QUE OCORRE QUANDO O TEXTO MAL ESCRITO: Desmotivao para prestar ateno na leitura.
Preferncia pela troca oral de informaes que pode perder a credibilidade e aumentar um ponto no conto. Retrabalho para todos os envolvidos. Conflitos internos que podem causar uma cultura interna de desagregao, em vez de sinergia positiva.

QUALIDADES DO TEXTO EMPRESARIAL


CONCISO OBJETIVIDADE CLAREZA COERNCIA LINGUAGEM FORMAL CORREO GRAMATICAL

Ao sentirem os efeitos das modificaes sociais, econmicas e polticas, as organizaes tiveram de optar por um modo de transmisso de informaes mais gil. Foi a partir dessa concepo que os textos tiveram seu tamanho reduzido e passaram a ser mais concisos. Embora os textos longos tivessem se originado do desejo de persuadir o destinatrio, o contexto do mundo globalizado e o uso quase indiscriminado da informtica imprimiram uma nova dinmica na apresentao das informaes que no deve ser ignorada sob o risco de se obter justamente o efeito mais indesejvel: ter a sua mensagem desprezada pelo destinatrio.

At meados da dcada de 80, o texto empresarial sofria influncia do discurso poltico, valorizando as construes prolixas, com vocabulrio sofisticado e construes rebuscadas.
Deve-se admitir que, embora inadequados pelos tempos atuais, muitos textos antigos so extremamente bem construdos, e so exemplos de organizao lgica e riqueza vocabular. A objetividade gerada por um contexto histrico que privilegia a rapidez de decises, o dinamismo, a ao. Um texto objetivo se articula em funo das informaes a serem apresentadas e nele no se acrescentam elementos que distraiam o leitor daquilo que se deseja transmitir.

Para maior clareza, imprescindvel o uso de vocabulrio simples, embora formal. No so adequadas as palavras nem o uso de jargo tcnico, s inteligvel a pessoas da mesma rea profissional. Para obter clareza evite: pargrafo longo; frases centopias; frases labirintos; ambiguidades.

Pode-se dizer que um texto coerente quando existe harmonia entre as palavras, ou seja, quando elas apresentam vnculos adequados de sentido, e quando a mensagem se organiza de forma sequenciada, tendo incio, meio e fim. A conexo entre as palavras exige o conhecimento do significado delas e o melhor meio de adquiri-lo por meio da leitura. Quanto mais se l com ateno, mais as palavras passam a fazer parte de nosso repertrio de linguagem, evitando que sejam cometidos erros na relao de significados. Os problemas de incoerncia entre as palavras so, muitas vezes, causados pela confuso entre o que realmente se diz e aquilo que se quis dizer. Caractersticas da coerncia: conexo entre as palavras; conexo entre as oraes; conexo entre os pargrafos.

A linguagem da redao deve estar de acordo com a norma culta, ou seja, deve obedecer aos princpios estabelecidos pela gramtica.
Conhecer as normas que regem o uso da lngua fundamental para a produo de um texto correto.

AVISOS PAROQUIAIS
Santa inocncia, ingenuidade ou criatividade? So avisos afixados nas portas de uma igreja, todos eles reais, escritos com muito boa vontade e muito m redao.

AVISOS AOS PAROQUIANOS


Para todos os que tenham filhos

e no o saibam, temos na parquia uma rea especial para crianas.

AVISOS AOS PAROQUIANOS


Quinta-feira que vem, s cinco

da tarde, haver uma reunio do grupo de mes. Todas as senhoras que desejem formar parte das mes, devem dirigir-se ao escritrio do proco.

AVISOS AOS PAROQUIANOS


As reunies do grupo de

recuperao da autoconfiana so nas sextas-feiras, s oito da noite. Por favor, entrem pela porta traseira.

AVISOS AOS PAROQUIANOS


Na sexta-feira s sete, os meninos

do Oratrio faro uma representao da obra Hamlet, de Shakespeare, no salo da igreja. Toda a comunidade est convidada para tomar parte nesta tragdia.

AVISOS AOS PAROQUIANOS


Prezadas senhoras, no

esqueam a prxima venda para beneficncia. uma boa ocasio para se livrar das coisas inteis que h na sua casa. Tragam os seus maridos!

AVISOS aos paroquianos


Assunto da catequese de hoje:

Jesus caminha sobre as guas Assunto da catequese de amanh: Em busca de Jesus

AVISOS aos paroquianos


O coro dos maiores de sessenta

anos vai ser suspenso durante o vero, com o agradecimento de toda a parquia.

AVISOS aos paroquianos


Lembrem em suas oraes todos

os desesperados e cansados da nossa parquia.

AVISOS aos paroquianos


O ms de novembro finalizar

com uma missa cantada por todos os defuntos da parquia.

AVISOS aos paroquianos


O torneio de basquete das

parquias vai continuar com o jogo da prxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

AVISOS aos paroquianos


O preo do curso sobre Orao

e jejum inclui as comidas.

AVISOS aos paroquianos


Por favor, coloquem suas

esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

AVISOS aos paroquianos


Na prxima tera-feira noite

haver uma feijoada no salo paroquial. A seguir, ter lugar um concerto.

AVISOS aos paroquianos

Lembrem que quinta-feira

comear a catequese para meninos e meninas de ambos sexos.

Comunicar provocar uma resposta, uma reao do receptor, do cliente da empresa. Portanto, correspondncia eficaz a que gera uma resposta correta, que satisfaz s necessidades do emitente. Correspondncia comercial e linguagem jornalstica do as mos. necessrio responder s perguntas que, quem, quando, como, onde e por qu, para que a exposio dos fatos mantenha aceso o interesse do leitor, mas sem apresentar pormenores.

CARTA COMERCIAL
O contedo da mensagem deve ser sempre significativo para o receptor.

Linguagem clara, simples, objetiva e correta.


Uso de vocativo, formas de tratamento e fecho de cortesia. TIPOS: Particular, familiar ou social Bancria Comercial Oficial

PREMISSAS PARA UMA CARTA:

Ter um objetivo em mente. Colocar-se no lugar do receptor. Ter informaes suficientes sobre o fato. Planejar a estrutura da comunicao a ser feita. Dominar todas as palavras necessrias. Tratar do assunto com propriedade. Selecionar fatos e evitar opinies. Ser natural e conciso. Usar linguagem de fcil compreenso. Prestar informaes precisas e exatas.

ARMADILHAS DA LNGUA Haja visto Fazem dias H duas semanas atrs Haviam vinte peas Acima citado Anexo segue Durante o ano de 19... Levamos ao seu conhecimento Ocorrido no corrente ms Vimos solicitar Com referncia ao Haja vista Faz dias H duas semanas Havia vinte peas Citado Anexo Em 19... Informamos Ocorrido neste ms Solicitamos Referente ao

PLEONASMOS MAIS COMUNS


Acabamento final Prmio extra Certeza absoluta Juntamente com Duas metades iguais Vereador da cidade A razo porque Supervit positivo Todos foram unnimes Conviver junto Encarar de frente Multido de pessoas Amanhecer o dia Retornar de novo Planejar antecipadamente Comparecer pessoalmente A seu critrio pessoal Gritar alto Repetir de novo Refazer outra vez

ATA
Secretariar uma reunio muito mais do que tomar notas e posteriormente preparar e distribuir a ata. A pessoa designada precisa exercitar a sua voz ativa, pois pode e deve assumir a responsabilidade de registrar quem est presente, controlar o horrio de incio e trmino, solicitar que pontos expostos sem clareza suficiente sejam adequadamente reexpostos ainda durante a reunio, acompanhar as questes no concludas ao longo da reunio, resumindo-as antes do encerramento e propondo que se delibere a respeito delas, e muitos outros papis de grande importncia operacional para a reunio.

essencial lembrar que a ata no uma transcrio de tudo o que foi falado, mas sim um documento que registra de forma resumida e *clara* as deliberaes, resolues e demais ocorrncias de uma reunio ou outro evento. Aps assinada pelo secretrio e por todos os presentes, a ata constitui prova de que houve a reunio, das decises nela tomadas, e das manifestaes de todos os participantes.
Devido a ter como requisito no permitir que haja qualquer modificao posterior, o seu formato renuncia a quebras de linha eletivas, espaamentos verticais e paragrafao, ocupando virtualmente todo o espao disponvel na pgina.

As caractersticas bsicas da formatao de atas so:


texto completamente contnuo, sem pargrafos ou listas de itens ou seja, reduzido como se o texto inteiro fosse um nico e longo pargrafo;

nmeros, valores, datas representados por extenso;

outras

expresses

sempre

sem emprego de abreviaturas ou siglas; sem emendas, rasuras ou uso de corretivo; todos os verbos descritivos de aes da reunio usados no pretrito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu); se houver erro do secretrio, o mesmo dever imediatamente corrigi-lo sem rasurar ou emendar, mas sim usando o digo; Caso perceba-se o erro apenas ao final da composio da ata, mas antes que a mesma seja assinada, pode-se retificar no trmino do texto, como no exemplo: Em tempo: onde consta vinte mil unidades de matria-prima, leia-se trinta mil unidades de matria-prima

Modelo de ata de reunio - tradicional


Ata da reunio extraordinria para aprovao de despesa imprevista, realizada pela diretoria colegiada e conselho fiscal da Empresa X em nove de maro de dois mil e oito, no gabinete da Direo-Geral da empresa, em seu edifcio-sede situado em Marlia So Paulo. A reunio foi presidida pelo Diretor-Financeiro, Jos Luz da Rocha, secretariada por Antnio Meira e contou com a presena do Diretor de Recursos Humanos, Marcelo Firmino, do Diretor de Operaes, Afonso Quezada, e de todos os integrantes do Conselho Fiscal da empresa, exceo do Sr. Rogrio Meira, cuja ausncia foi previamente justificada. Inicialmente foi lida e aprovada a ata da reunio anterior, exceo da seguinte ressalva: onde constou vinte mil unidades de matria-prima, leia-se trinta mil unidades de matria-prima. Em seguida o DiretorFinanceiro solicitou ao Diretor de Operaes que apresentasse suas estimativas de necessidade de realizao de servio extraordinrio nas unidades fabris do estado do Paran para o prximo trimestre, sendo atendido na forma de uma apresentao audiovisual que definiu os motivos para a realizao de sete mil e duzentas horas extras por um total de mil e duzentos funcionrios no perodo. Os aspectos relacionados legislao trabalhista foram integralmente aprovados pelo Diretor de Recursos Humanos, e colocou-se em votao aberta junto ao conselho fiscal a disponibilizao dos recursos para pagamento desta despesa no includa no Plano Plurianual da Empresa X, resultando em aprovao unnime e imediata autorizao de desembolso concedida ao Diretor-Financeiro. O Conselheiro Anbal Pinheiro props a recomendao de que uma metodologia para estimativa de realizao de servio extraordinrio seja incorporada a futuros planos plurianuais, tendo a moo sido aprovada por todos os presentes, e imediatamente includa na pauta da prxima reunio ordinria da Diretoria Financeira. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada por mim, Antnio Meira, a presente ata, assinada por todos os presentes acima nominados e referenciados.

Exemplo de ata moderna


ATA DE REUNIO DE DIRETORIA Data: 05-07-2005 Hora: 14 horas Local: Rua Serra Geral, n75, Bairro Jardim Panorama Ipatinga-MG

Pauta: 1- Anlise do relatrio da Consultoria Camila; 2- Deliberao sobre a liberao de verbas para treinamento do Setor de Atendimento ao Cliente.
Presidente Sr. Antnio de Souza Diretor Administrativo Sr. Joo da Maria Diretor de Produo: Pedro Nunes Consideraes: 1- H necessidade real de melhoria do Atendimento ao Cliente; 2- H necessidade de verbas para a realizao de treinamentos.

Prezados Senhores, Em virtude de o Sr.Pricles Gordinho nos ter fornecido a sua empresa como referncia, solicitamos a gentileza de nos remeter informaes quanto idoneidade moral e capacidade profissional de seu ex-funcionrio. Esclarecemos ainda que, obviamente, sua informao ser revestida do mais absoluto cuidado e sigilo.

Prezados Senhores,
Em resposta sua gentil solicitao a ns enviada pelo dignssimo representante de V.S. , Sr. Eldoro da Cunha, vimos, atravs desta, informar que j se encontram sua disposio nossos estdios para a gravao do disco em epgrafe. Conforme contato pessoal com o representante supracitado de V.S., os estdios devero ser utilizados nos dias 28 e 29 p.p. Outrossim, comunicamos que o custo total pelo uso do estdio e dos equipamentos sofrer um desconto de 10% (dez por cento), de acordo com o que ficou estabelecido em nossa ltima reunio, em 20-2-03. Sem mais que nos possa apresentar para o momento, despedimo-nos.

Prezados Senhores, Em resposta solicitao do Sr. Eldoro da Cunha, informamos que nossos estdios se encontram disposio para a gravao de seu disco nos dias 28 e 29 de abril. Comunicamos ainda que, de acordo com o estabelecido em nossa reunio em 20-2-05, o custo total sofrer um desconto de dez por cento. Atenciosamente,

E-MAIL: O QUE FAZER? O QUE NO FAZER?

DICAS DE COMO REDIGIR E-MAIL


Mandar e-mail com aqueles errinhos de digitao, enviar acidentalmente o e-mail sem o ter concludo, piadinha sem graa que ofende. Todas essas situaes podem fazer nossa cabea ferver, ou pior, perder um bom cliente. Mas elas podem ser evitadas com algumas prticas simples e um pouco de organizao.

Saudao - Inicie a mensagem, cumprimentando

o destinatrio. "Caro Joo! Boa tarde!", "Prezados gestores! Bom dia a todos!". A saudao tambm deve ser feita no final. Voc pode usar expresses como: "Atenciosamente!", "Grato pela ateno". A ltima coisa que voc deve preencher no e-mail o destinatrio (o endereo do e-mail para quem se quer enviar). Sempre passe um corretor ortogrfico no final da elaborao de seu e-mail.

Ao receber um e-mail que voc considera

ofensivo, seja de cliente, seja de pessoa conhecida, no responda imediatamente. Assunto do e-mail deve ser sempre (que possvel claro) um micro-resumo de seu contedo e bem claro. Voc sempre esquece de anexar arquivos? Anexe-os primeiro!

A sequncia correta para criar uma mensagem de e-mail seria: 1 - Anexar o arquivo (caso tenha que anexar algum); 2 - Digitar o contedo do e-mail; 3 - Colocar o assunto (ou subject), pois com o texto digitado voc pode ter uma ideia melhor para colocar como assunto; 4 - Colocar os endereos de destino (Destinatrio, Com Cpia, Cpia Oculta, etc..).

E-mail

corporativo/profissional para trabalho, e-mail pessoal para todas as outras coisas; Primeiro e-mail que voc envia para algum? Identifique-se claramente. Ao enviar o primeiro e-mail a um novo cliente evite anexar arquivos ou imagens. Isso pode fazer com que o anti-spam do e-mail de quem recebe o coloque na lista negra, ou o apague.

Definir bem o assunto; Regras de ouro: preserve o tom adequado nas relaes com o leitor; evite usar abreviaturas; redija textos curtos, de fcil e rpida assimilao; quando houver grande quantidade de informaes, o melhor transform-las em arquivos anexados; Falando com o cliente: no importa grau de instruo, todos tm direito a uma resposta clara e profissional. - preciso, quantidade adequada de informaes; Responda a seus e-mails em no mximo 24 horas; Mantenha sempre uma atitude positiva.

Cuidado com as normas da empresa quanto

ao uso do e-mail corporativo. O uso indevido do e-mail no trabalho pode dar justa causa para a empresa em caso de processos trabalhistas. Letras maisculas podem dar a impresso de que o remetente est gritando. Evite us-las; Procure verificar se seus anexos possuem vrus;

Evite usar abreviaes da moda, smiles

(carinhas) etc.; Utilize o recurso de assinatura de seu email para inserir sempre seu telefone de contato (quando for o caso), departamento e/ou atividade que exerce. Isso pode ajudar muito na hora da comunicao. s vezes o cliente precisa entrar urgentemente em contato com voc, mas no est com seu telefone disposio.

Tenha cautela nas formas de cumprimentos no e-

mail: Um beijo, abrao, cordialmente, atenciosamente cada cumprimento deve ser usado baseando-se no grau de intimidade que voc tem com o destinatrio do e-mail. Cuidado com as intimidades. Muitas pessoas so reservadas e no gostam de certos tratamentos. Procure utilizar cumprimentos mais polidos e neutros quando estiver tratando de trabalho ou com clientes (Cordialmente, Atenciosamente, Grato pela ateno etc.). S utilize Abrao, beijo etc., se tiver um grau de intimidade grande.

Quem no l, mal fala, mal ouve, mal v.

Lutar com as palavras a luta mais v. Entanto lutamos Mal rompe a manh.

Minha ptria minha lngua.


Caetano Veloso

A lngua portuguesa traz a essncia do nosso povo e devemos preserv-la, cuidar, mesmo, dela, com carinho todo especial. Eu

Вам также может понравиться