Вы находитесь на странице: 1из 29

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES

ndice
ndice; O que a Revoluo Francesa? O ambiente pr-revolucionrio;: Dos Estados Gerais Assembleia Constituinte; A Conveno e o Terror; Do Diretrio queda do Imprio Napolenico; O carcter universalista da revoluo francesa; Concluso; Bibliografia.

Golpe de Estado

Congresso de Viena e derrota definitiva de Napoleo

1789
Inicio da revoluo francesa.

1799

1804

1815

Napoleo declara-se Imperador

O que a Revoluo Francesa?

um movimento revolucionrio em que a populao francesa se revolta contra o absolutismo de modo a alcanar as ideias iluministas.

O ambiente pr-revolucionrio
Em meados do sculo XVIII a Frana vivia sob uma monarquia absoluta que se considerava a ela prpria de direito divino. A sociedade era tpica do Antigo Regime:
Grupos no privilegiados (3 Estado)
Burguesia Camponeses

Grupos privilegiados

Clero

Nobreza

Frana: a grande revoluo - O ambiente pr-revolucionrio

Sociedade francesa em 1789


Populao
Nobreza e Clero Burguesia 3 Estado

Distribuio da propriedade
Nobreza e Clero 20% Burguesia 3 Estado

2%

14%

40%

84% 40%

Fonte: Manual do 8 ano Viva a Histria

Fonte: Manual do 8 ano HISTRIA8

Frana: a grande revoluo - O ambiente pr-revolucionrio

Grupos privilegiados Clero e Nobreza Estavam isentos de pagar impostos; Constituam 2% da populao; Ocupavam os mais importantes cargos pblicos; Eram Julgados em tribunais prprios.

Frana: a grande revoluo - O ambiente pr-revolucionrio

Grupos no privilegiados (3 Estado) Burguesia Possua poder econmico; Constituam 14% da populao; Elevado grau de cultura; No era permitido desempenhar altos cargos na politica, na administrao do Estado, no exercito ou na igreja; Camponeses, artesos e assalariados. Constituam 84% da populao; Sujeitos a pesadas obrigaes ( ex. impostos); Lutavam conta o desemprego e baixos salrios;

Frana: a grande revoluo - O ambiente pr-revolucionrio

O descontentamento social agravou-se ainda mais com uma crise econmica e financeira causada por vrios fatores:
Maus anos agrcolas Concorrncia dos produtos ingleses Dfice financeiro

Dos Estados Gerais Assembleia Constituinte


Os Estados Gerais, uma espcie de Parlamento de aquela altura, foi convocado por Lus XVI para solucionar a crise. Coisa que j no sucedia desde 1614.

Joseph Siffred Duplessis Retrato de Lus XVI com os trajes da coroao Museu do Palcio de Versalhes 1777

Frana: a grande revoluo -Dos Estados Gerais Assembleia Constituinte.

Por causa da tentativa de dissoluo desta assembleia pelo rei e o envio de tropas para a cidade de Paris gerou revolta na populao. A 14 de Julho de 1789, o povo de Paris assaltou a priso-fortaleza da Bastilha, smbolo do poder do rei. O povo em fria atacou o forte, libertou os prisioneiros, matou o governador da fortaleza e passeou a sua cabea espetada num pau pelas ruas de Paris

Frana: a grande revoluo -Dos Estados Gerais Assembleia Constituinte.

Medidas aprovadas pela Assembleia Constituinte:


Abolio dos direitos feudais; Publicao da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado; Adoo do regime de Monarquia Constitucional; Separao dos poderes; Soberania da Nao;
Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (26 de agosto de 1789)

A Conveno e o Terror
Apesar da formao da nova Assembleia Constituinte, os mais pobre continuavam na pobreza e sem direito ao voto. Uma guerra entre a Frana e a ustria s agravou mais o problema. Em 1792 os revolucionrios mais extremistas tomaram o poder, os Jacobinos, que dissolveram a Assembleia Constituinte, Suspenderam a Monarquia Constitucional e Proclamaram a Republica, pela primeira vez na Europa. A Frana passou a ser governada pela Conveno, escolhida por sufrgio universal.
ABC ConvenoAssembleia responsvel pelo Governo da Frana entre 1792 e 1795. Sufrgio universalSistema eleitoral em que apenas os cidados que pagarem uma determinada quantia de impostos, tem o direito de voto.

Frana: a grande revoluo A Conveno e o Terror.

Lus XVI foi acusado de traio ptria, condenado morte na guilhotina na praa pblica, logo no incio de 1793. Isso fez com que todas as monarquias da Europa ficassem contra a Frana.

Guilhotina

A guilhotina que deve seu nome a um mdico francs, Guillotin, consistia numa estrutura de madeira com uma lmina afiada no topo, que cortava as cabeas das vitimas. Durante a Revoluo Francesa ela foi muito usada para matar no s o rei e a rainha, mas tambm milhares de nobres, padres, apoiantes da famlia real ate mesmo alguns revolucionrios.

Condenao de Lus XVI

Frana: a grande revoluo A Conveno e o Terror.

Em outubro de 1793 Robespierre, instaurou um regime que ficou conhecido por Terror. Milhares de franceses suspeitos de atividades contra a Revoluo foram decapitados pela guilhotina.

Robespierre 1758 - 1794

O Grande Terror o nome da ultima fase do terror entre a primavera e o vero de 1794, o perodo que as execues se multiplicavam , e no qual o clima de paranoia, em Paris e no resto do pais. As execues chegavam a 800 por ms em Paris.

Robespierre, um republicano extremista que ficou conhecido pelo seu radicalismo, foi a figura mais destacada deste perodo. Foi condenado morte na guilhotina em 1794, terminado, assim, o regime de terror.

Frana: a grande revoluo A Conveno e o Terror.

O Novo Calendrio Revolucionrio foi criado pela Conveno de 1792, durante a Revoluo Francesa, sendo o primeiro dia do ano 22 de Setembro data inicial da Repblica.

Caractersticas: eliminados os domingos e os feriados; composto por 12 meses de 30 dias; Cada ms tinha 3 semanas e cada semana tinha 10 dia; 10 horas e cada hora 100 minutos, cada minuto com 100 segundos.

Este calendrio esteve em vigor de 22 de Setembro de 1792 a 31 de Dezembro de 1805, ou seja, pouco mais de 13 anos.
Fonte de informao: oficinadahistoriad.blogspot.pt/2009/02/calendario-revolucionario-frances.html

Do Diretrio queda do Imprio Napolenico


Republica Burguesa uma nova etapa da Revoluo.
Em 1795 foi aprovada uma nova Constituio, que entregou o poder executivo a um Diretrio. Foi um perodo de grande instabilidade Politica e de crise econmica em que se destacou o jovem general Napoleo Bonaparte na guerra conta as potncia europeias.

Jacques-Louis David Napoleo no seu gabinente de trabalho National Gallery of Art, Washington

ABC

Diretrio
Cinco diretores representantes da burguesia moderna.

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

ABC

Em 1799, Napoleo Bonaparte derrubou o Diretrio atravs de um golpe de Estado e instaurou o regime do Consulado em que o poder executivo cabia a trs cnsules. Napoleo torna-se primeiro-cnsul, foi-se apoderando progressivamente do poder, tornando-se primeiro-cnsul vitalcio (1802) e depois Imperador dos Franceses (1804-1814)

Golpe de EstadoApropriao do poder por parte de um grupo de pessoas ou apenas uma s pessoa.

Napoleo institui um consulado formado por 3 cnsules

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

Como Imperador, desenvolveu e modernizou a Frana, transformando-a num Estado forte e centralizado. Consolidou o triunfo da revoluo burguesa, esta classe aumentou o seu poder econmico e procurou dominar a Europa atravs de um politica expansionista. O Bloqueio Continental uma medida tomada por Napoleo, em 1806, proibindo todos os pases europeus de comercializarem com os ingleses, isto provocaria a ruina deste pas.

Em 1801 assinada uma Concordata entre Napoleo e o papa Pio VII. So regulamentadas e pacificadas as relaes com a Igreja Catlica, reconhecida como religio maioritria dos franceses.

Papa Pio VII

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

Os exrcitos franceses avanaram por toda a europa, chegando a invadir a Rssia em 1812

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

Os exrcitos da nova coligao europeia (ustria, Prssia, Rssia, Inglaterra e Sua), em 1814 invadem a frana e obrigam Napoleo a render-se. No entanto s em 1815, na Blgica, na Batalha Waterloo, se verificou a derrota definitiva de Napoleo.

Francisco de Goya Retrato do duque de Wellington National Gallery Londres

Em 18 de Junho de 1815 finalmente derrotado em Waterloo, na atual Blgica, pelas foras da Coligao comandadas por Arthur Welleslley, o duque de Wellington.

Clment-Auguste Andrieux (1829-1880) Waterloo Museu Nacional do Palcio de Versalhes

Frana: a grande revoluo Do Diretrio queda do Imprio Napolenico.

Congresso de Viena-Definio do novo mapa poltico da Europa.

Napoleo enviado para a ilha de Santa Helena. Aqui morrer, em 1821. Em 1840, o corpo foi exumado e trasladado para Paris, sendo depositado num sarcfago especialmente desenhado no edifcio do Les Invalides.

O carcter universalista da Revoluo Francesa.


A mensagem da Revoluo Francesa foi universal: constituiu um grito de liberdade, igualdade e fraternidade que se percutiu por toda a Europa e pela Amrica Latina, originando movimentos autonomistas.

Histria e significado da bandeira da Frana adotada em 15 de fevereiro de 1794, cinco anos aps a Revoluo Francesa (1789). composta por trs faixas verticais azul, branca e vermelha. Estas cores simbolizam a Revoluo Francesa. azul representa o poder legislativo; branco o poder executivo; vermelho o povo francs. A bandeira tricolor francesa tambm simboliza o lema da Revoluo Francesa "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Concluso

Neste trabalho podemos concluir que a revoluo francesa foi um passo muito importante que no qual consiste na luta pela igualdade e a liberdade de todos ns.

Bibliografia
Manuais: Clube HGP ( 6 ano) da Porto Editora Pg. 18; HISTRIA 8 (8 anoa) da Texto Editora-Pg. 158-165; VIVA A HISTRIA(8 ano) da Porto Editora Pg.120-124;
Pgina web: http://oficinadahistoriad.blogspot.pt/ http://4.bp.blogspot.com http://silvana.politicaexterna.com/ http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/congresso-de-viena.jpg http://1.bp.blogspot.com/ http://www.history.com http://3.bp.blogspot.com http://www.ohistoriador.com.br http://www.consciencia.org http://payingattentiontothesky.files.wordpress.com/2011/07/french-revolution.jpg

EAGRUPAMENTO DE ESCOLA DE OLIVEIRA DE FRADES

No mbito da disciplina de Histria


Tema- Frana: a grande revoluo. Trabalho de: VITRIA FONTORA JOO MIRANDA ALEXANDRE RIBEIRO Da turma F do 8 ano Professor: Antnio Fausto (n15) (n8) (n1)

Data da proposta:12 de Abril de 2012


Data de entrega: 30 de Abril de 2012

Вам также может понравиться