Вы находитесь на странице: 1из 31

Clique para editar o estilo do subttulo mestre Filo Mollusca

Os Moluscos
5/23/12

Ao passear na areias de uma praia, muitas

pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas so de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou at mesmo elementos de uma coleo.

5/23/12

Os moluscos tm uma composio frgil, so animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. H tambm os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que no tm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.

A concha da ostra 5/23/12 protege de predadores,

A Concha

5/23/12

5/23/12

Aconcha importante para proteger

esses animais e evitar a perda de gua. Ela produzida por glndulas localizadas sob a pele, uma regio chamada demanto.
Ela no uma parte viva do corpo do

molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material acrescentado concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peas.

5/23/12

Onde Vivem Os Moluscos

5/23/12

5/23/12

Voc pode encontrar moluscos no mar,

na gua doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de horta, jardim, enfim, onde houver vegetao e a terra estiver bem mida, aps uma boa chuva; ficam tambm sobre plantas aquticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. J as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas guas marinhas.
5/23/12

No tempo em que ainda no havia vida

no ambiente terrestre, os moluscos com a sua concha protetora - j habitavam os mares. O caramujo do mar uma das espcies que tm 500 milhes de anos de histria. Portanto ele j existia h alguns milhes de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fsseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois h concha fssil de 2,5 metros.

5/23/12

O Corpo Dos Moluscos

5/23/12

5/23/12

Como j vimos, os moluscos tm corpo

mole. A sua pele produz uma secreo viscosa, tambm conhecida pormuco,que facilita principalmente a sua locomoo sobre troncos de rvores e pedras speras, sem machucar o corpo.
O corpo desse tipo de animal composto

por:cabea,psemassa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestrio e reprodutor.

5/23/12

5/23/12

Classificao Dos Moluscos

5/23/12

A forma e o tipo da concha so alguns

dos critrios usados na classificao dos moluscos. Atualmente, esses animais esto divididos em trs classes: osgastrpodes, osbivalvese oscefalpodes.

5/23/12

Gastrpodes

5/23/12

5/23/12

A concha nica, em espiral,

caracterstica tpica do grupo dos gastrpodes. Por essa razo, so chamados univalves (uni significa "nica", e valve, "pea").
Entre os gastrpodes, esto o caracol e o

caramujo; a lesma, apesar de no apresentar conchas ou apresent-la muito reduzida, tambm est includa nesse grupo.
Os gastrpodes so animais aquticos ou

terrestres de ambiente mido. Os aquticos respiram por meios de brnquias, enquanto os terrestres 5/23/12 apresentam pulmes.

Caracol e seus tentculos Na boca, existe ardula, um tipo de "lngua raspadora" que facilita a alimentao desses animais.

Microscopia eletnica da 5/23/12 rdula raspadora.

Bivalves

5/23/12

5/23/12

Os bivalves apresentam concha com

duas peas fechadas por fortes msculos (bisignifica "duas", evalve, "pea"). So seres aquticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.
Eles so animaisfiltradores, isto ,

retiram o alimento da gua. No possuem cabea, nem rdula (so os nicos moluscos desprovidos dessa espcie de lngua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O p se expande para fora quando as conchas se abrem.
5/23/12

A respirao desses animais branquial;

as conchas permitem que uma corrente de gua circule entre as brnquias, que absorvem e filtram o oxignio dissolvido na gua. Em relao reproduo em geral os sexos so separados, e a unio dos gametas, ou seja, a fecundao, externa.

5/23/12

Na gua, a fmea solta os vulos, e o macho solta os espermatozides. As clulas se encontram,5/23/12 ocorre a fecundao e se

Cefalpodes

5/23/12

5/23/12

Cefalpode uma palavra de origem

grega; vem de Kephale, que significa "cabea", e depode, "p". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no nutilo). grande, olhos bem desenvolvidos e rdula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentculos, que so "braos" alongados.
5/23/12

A concha pode no existir (como no

Os cefalpodes apresentam cabea

Lulas Gigantes

Nauti los

5/23/12

Esses animais tm acirculao

fechada- isto , o sangue s circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Alm da viso, o olfato bem apurado.

A respirao branquial. Eles tm um

Esses moluscos, em geral, tm sexos

separados e a fecundao interna. H pesquisas que indicam que algumas espcies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores.
Como recurso de defesa, alguns
5/23/12

Equipe:
Alynne Paullynne Ccera Ketyly

5/23/12

Вам также может понравиться