Вы находитесь на странице: 1из 56

Seminrios Avanados

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Professores: Lus Gonzaga, Maria Elysa e Michael Otte

Everaldo F. Barbosa Lcia Cristina Rosivaldo Santos

Objetivos do Seminrio
Pretendemos nesse trabalho levantar questes para a discusso acerca de:

Como se deu o desenvolvimento da aritmetizao atravs da histria; Quais as contribuies da aritmetizao para o desenvolvimento da matemtica.

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Considerando a histria e a filosofia na Educao Matemtica, podemos afirmar que a atitude dogmtica serve para excluir todas as vises alternativas da Matemtica, e alimenta discursos e classifica essas vises como estando fora do registro oficial.

Perspectiva Histrica e Aritmetizao A matemtica apresentada como um conjunto de trabalhos completos e teorias terminadas que revela seus segredos para alguns talentosos, mas que no poderia ser ensinada ou aprendida.

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Perguntas sem respostas e problemas sem soluo so excludos da considerao, o que no estimula o esprito da criatividade e de verdade, nos estudantes. Mas a perspectiva histrica essencial ao esprito de verdade e de criatividade. Perceber a mudana das coisas nos ajuda a v-las mais claramente.
5

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


O mundo fenomenolgico que se apresenta diante de nossos sentidos um mundo contnuo, onde tudo se relaciona de forma relativa. Por exemplo, no existe distncia grande, ou coisa pesada ou coisa doce... Um sabor, uma cor, uma distncia, depende do contexto. Um sabor, uma cor, uma distncia um contnuo que a cincia moderna representa pelas relaes que por sua vez so dados em termos numricos.
6

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Os nmeros so dados para distinguir coisas, para tornar contrarias as semelhanas que regem o mundo. A matemtica regida e dominada pela distino e pela lei da identidade P=P.
A continuidade algo ideal como a distino tambm o . No h uma uniformidade da Natureza, sempre requer esforos epistemolgicos para usar bem o princpio da continuidade. A intuio erra muito, mas, mesmo assim indispensvel.
7

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Thom (1973, apud Otte, 2011, p. 126) afirma que [...] o problema real com o qual o ensino da matemtica se confronta, no aquele do rigor, mas o problema do desenvolvimento do significado, da existncia de objetos matemticos.
8

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


O desenvolvimento ontolgico prvio, relativo natureza da Matemtica e dos objetos matemticos, foi sustentado pelas mudanas epistemolgicas. Houve uma mudana de abordagens direta ou construtiva, para indireta e analtica, e uma mudana do raciocnio instrumental para o pensamento relacional. No sculo XIX a Matemtica comeou a ser considerada como a cincia que faz concluses necessrias (PEIRCE, CP 3.558) De acordo com essa viso, a Matemtica livre de assuntos existenciais e trata s das relaes entre condies ou premissas e consequncias. A Matemtica um tipo de raciocnio hipottico-dedutivo.
9

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Em seu sentido anterior, a axiomtica se referia ao que era considerado como verdqade autoevidente. Desde o sculo XIX, os fundamentos do edifcio matemtico tornaram-se meras hipteses, que seriam justificadas por suas possveis consequncias. Segundo Peirce, a matemtica lida com coisas ideais e no reais. Mas, sabemos que a Matemtica uma das maneiras com que sistematizamos e analisamos nossos prpios pensamentos, semelhante at a um processo que reflete sobre si mesmo. Matemtica , em certo sentido, meta-Matemtica ou meta-conhecimento.
10

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Leibniz introduziu ao princpio da continuidade um mtodo legtimo na Matemtica. Mas ele tambm assumiu o mundo discreto de Descartes, falando que o contnuo uma coisa ideal e no real, mas que s vezes o ideal tem de governar o real. Leibniz pensou que a verdade fosse constituda pela prova e aceitou, por isso, a algebrizao de Descartes. Leibniz acreditou em provas e teorias, Descartes em problemas e nos aspectos instrumentais da resoluo de problemas.
11

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


O mtodo axiomtico, suas mudanas e os debates em torno dele mostram, talvez mais claramente do que qualquer outro assunto, a transformao Matemtica ocorrida durante os dois ltimos sculos, aproximadamente. At a metade do sculo XIX, os matemticos estavam na maior parte divididos de acordo com vises, que indicavam se a matemtica lidava com significados reais, como geometria ou a mecnica, ou se era resultado de nossa construo mental, como a aritmtica.
12

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


deveramos admitir modestamente que, enquanto o nmero somente o produto de nossa mente, o espao tem uma realidade externa nossa mente, e qual ns no podemos prescrever suas leis de maneira a priori (OTTE, JAHNKE, 1981, p.30) Essas diferenas desapareceram gradualmente quando se percebeu que a aplicao da lgebra geometria poderia ser vista como a algebrizao das construes geomtricas ou mecnicas, ao invs de uma descrio Matemtica de objetos. O foco dominante dos interesses foi colocado ento para o problema da dinmica interna do conhecimento.
13

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Sabemos que a axiomatizao dos nmeros comeou por volta de 2000 anos depois da apresentao axiomtica da geometria de Euclides, com a publicao do pequeno livro didtico Lehrbuch der Arithmetik, de 1861, por Hermann Grassmann. Holder (1859-1937), por exemplo, acreditou que a aritmtica, sendo uma construo humana, diferente do conhecimento geomtrico, essencialmente baseada em algumas concepes sintticas elementares e fundamentais, que so caractersticas da operao da mente humana.
14

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Esquemas axiomticos nunca caracterizam objetos definitivos, mas sim conceitos ou classes de objetos. O mtodo axiomtico um tipo de lgebra e nela a oposio entre o sinttico e o analtico, ou entre distinto e varivel levada ao extremo. Frmulas como a+b=b+a, ou similares expressam uma abordagem analtica, enquanto que definies por recorrncia representam sntese.
15

Perspectiva Histrica e Aritmetizao

Nmeros, disse Dedekind, so criados para melhor distinguir as coisas.

16

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A transformao da Teoria de integrao de Cauchy e Lebesgue comeava no incio do sculo XIX, num esprito quantitativo, que estava mais interessada na ideia da linguagem da aritmtica das aproximaes numricas (GRABINER, 1981) do que nas frmulas gerais da Anlise algbrica. O conceito principal da nova Anlise era o conceito de funo contnua.
17

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Para ganhar algum valor para a atividade Matemtica, fortam adicionadas algumas caractersticas especficas e a continuidade da funo foi considerada a mais importante. Essas caractersticas foram definidas em termos quantitativos e aritmticos. Cauchy, exibindo a importncia da noo de funo numrica, de certo modo completou a reduo de Descartes da Geometria para a aritmtica. Ele reduziu toda a geometria da linha reta (LEBESGUE, 1966, p.179)
18

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


As ideias matemticas que parecem difceis e abstratas ficam compreensveis somente por meio de uma perspectiva histrica. Essa perspectiva histrica oferece entendimento de uma oposio anloga dentro da Matemtica. De um lado, a Matemtica desempenhou um papel importante como uma fora de liberar a mente humana de seus feitos tradicionais. Uma deixa de Cantor, de que a essncia da Matemtica a sua Liberdade.
19

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Por outro lado, o desenvolvimento da matemtica pura, desde os dias de Bolzano e Cauchy ( 1821), foi caracterizada por um fundamentalismo e pela busca por mtodos de argumentao e de provas mais rigorosas.
20

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Observamos que esse desenvolvimento formal provoca uma renncia a afirmaes sobre a objetividade ou realidade dos fatos. As teorias Matemtica tornam-se funes formais, a servio de hipteses, e renuncia a explicaes de coisas objetivas
21

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


O desenvolvimento da Aritmtica, desde Cauchy mostra que a axiomtica de conjuntos parece ser a melhor construo comum disponvel para a Matemtica terica, assim como para teorizar sobre a Matemtica. Conforme Cesari (Apud Otte,1974), Enquanto a nova axiomtica, aquela que surgiu da geometria e da lgebra do sculo XIX, pode realmente ser vista somente como uma ferramenta embora muito poderosa do pensamento da teoria dos conjuntos, a axiomatizao no sentido de Euclides, isso reduo lgica, anlise e organizao de noes inteligveis e sentenas so ferramentas fundamentais e indispensveis para pens-lo 22

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A matemtica pitagrica: Realizava estudos sobre a msica e sobre os astros; O seu mtodo de busca era o ideal da perfeio; A aritmtica dos astros no buscava descrever de forma acurada o movimento dos astros. A numerao dos gregos no se destinava a efetuar operaes aritmticas, mas a fazer abreviaes para anotar e reter nmeros (IFRAH, 1989, p.185)
23

Perspectiva Histrica e Aritmetizao A relao entre nmeros e objetos geomtricos na revoluo cientfica
Os rabes iniciam a prtica de fazer termos de uma igualdade mudarem de sinal quando so transferidos para o lado oposto. Uma das caractersticas fundamentais do conhecimento criado com a revoluo cientfica foi a tentativa de romper com a separao entre a aritmtica e a geometria.
24

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Sem essa incorporao cincia dos instrumentos prticos, no teria sido possvel que Galileu estudasse o funcionamento das lentes e ampliasse suas potencialidades muito alm do que os trabalhadores que usavam lentes, bem como que os cientistas dos sculos XVI, e sobretudo do sculo XVII, desenvolvessem a observao controlada, a experimentao, a lgebra e a frutfera tentativa de unificar o estudo dos nmeros com a geometria.
25

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Muitas das instituies do saber estavam presas escolstica e a seus mtodos, herdeiras das concepes gregas. Ainda no sculo XV, Colombo apresentou seus planos de como chegar ndia a um comit eclesistico. O prprio Galileu, antes de ser condenado, chegou a ser premiado pela Igreja devido sua descoberta de instrumentos cientficos, no entanto, a igreja no aceitava que Galileu apresentasse a matemtica como uma fonte de verdades mais legtima que as 26 escrituras

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Galileu, Descartes, Fermat e Cavallieri, abandonaram progressivamente o ideal cientfico grego.

Fermat introduziu a linguagem algbrica, Descartes as coordenadas e o plano para localizar os pontos e curvas, e Cavallieri (e tambm Torriceli) redescobriram os mtodos infinitesimais dando-lhes no apenas uma conotao heurstica como Arquimedes, mas tambm uma formalizao do mtodo.
27

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Com a incorporao do clculo matemtica, os nmeros ganham direito de serem estudados como cincia

Descartes aplicou a crtica filosfica aos fundamentos da matemtica, mas acreditou muito cedo ter encontrado os fundamentos, e deixou o que considerou operaes braais para outros.
Quanto mais Descartes se aproximava dos fatos, mais se enrolava em complicados princpios metafsicos
28

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Em 1687, Newton publica Principia Matehematica Philosophiae Naturalis, que marca o auge da revoluo cientfica. Newton e Leibniz apresentam uma compreenso mais profunda da diferenciao e da integrao, bem como um mtodo geral para aplicao destes conceitos, derivado da compreenso de que um processo inverso do outro.
29

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A matemtica de Newton e Leibniz marcada pela explorao, aplicao e ampla generalizao dos mtodos ligados aos infinitesimais, e a conscincia da inversabilidade entre derivadas e integrais facilitou a explorao do importante instrumento para medir, prever e matematizar, que eram as equaes diferenciais, bem como para compreender e traduzir analiticamente as relaes geomtricas entre derivadas e integrais.
30

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Os matemticos do sculo XVIII, como Euler e Lagrange, foram progressivamente abandonando a linguagem geomtrica, com eles, a matemtica se tornaria cada vez mais o estudo das sries, das funes e das equaes diferenciais.
Os objetos de maior preocupao destes matemticos eram a criao e o desenvolvimento s matemtica e no sua fundamentao.
31

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


inquestionvel a grandiosidade dos avanos da matemtica no sculo XVIII, entretanto os questionamentos de Berkley s noes de infinito e infinitsimo continuavam sem uma resposta satisfatria, e o carter contraditrio das explicaes que os matemticos tentavam das para estas noes foi colocado em evidncia pelas crticas do bispo e tambm pela manipulao sem cuidado de sries infinitas.
32

33

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Assim, os fundamentos dos principais conceitos usados na linguagem analtica continuavam sem uma aritmetizao clara e importantes resultados, como o Teorema do Valor Intermedirio continuavam sendo provados com a ajuda da geometria. Os matemticos do sculo XVIII provaram e descobriram tanto, que o bilogo Diderot e Lagrange chegaram a prever que a matemtica estava esgotada.
34

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


Bertrand Russell (1981) afirma que h duas direes distintas em que se realiza o estudo da matemtica:

uma a mais comum, que ele chama de construtiva; a outra a menos familiar, que avana pela anlise, para a abstrao e a simplicidade lgica sempre maiores.
35

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A filosofia, que no sculo XVII tinha sido estreitamente ligada matemtica e que contribuiu para o estudo crtico dos seus fundamentos, vivia no incio do sculo XIX um contexto dominado pelo idealismo de Fitchte e Hegel e, de maneira crescente, pelas interpretaes psicolgicas das doutrinas kantianas, o que no contribuiu para a resoluo dos problemas de fundamentos, pelos quais passava a matemtica da poca
36

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A anlise matemtica passou a ter, neste perodo, o objetivo de elaborar uma estrutura dedutiva e conceitual de seus objetos. Bolzano, um dos poucos que, no incio do sculo XIX, tinha conhecimento matemtico e filosfico suficiente para compreender as contradies e necessidades de sua poca, se sentiu impulsionado a desenvolver teorias de conjuntos, dos inteiros e dos nmeros para fundamentar proposies da teoria das funes reais.
37

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


No sculo XIX, as necessidades de comunicao aumentaram e havia cada vez mais matemticos profissionais, professores em universidades, e crescia rapidamente o nmeros de Escolas Politcnicas, que em geral copiavam o modelo da cole Polytechnique de Paris, criada em 1794, durante a Revoluo Francesa, onde eram formados engenheiros e artilheiros de guerra e os desenvolvimentos terico e prtico da matemtica caminhavam juntos.
38

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


A necessidade de criar mecanismos que buscassem generalidade e objetividade resultou na criao da matemtica pura tal qual a conhecemos hoje, por nomes como Bolzano, Gauss Cauchy, entre outros.

O ideal de Bolzano em fornecer matemtica provas puramente analticas, mostra em que grau ele compreendeu as necessidades de sua poca.
39

Perspectiva Histrica e Aritmetizao


O paradoxo que envolve Bolzano e a Educao Matemtica consiste em que a linguagem formal da matemtica foi criada com o objetivo de facilitar o ensino e a comunicao de conceitos e, portanto, para evitar os erros de que cada um possa ver os conceitos de acordo com seu prprio arbtrio, mas passou a ser vista como obstculo para o ensino, na medida em que a formalidade da linguagem matemtica apresentada com frequncia como a responsvel pelas dificuldades de ensino ou pelo desinteresse, por parte dos estudantes, pela matemtica.
40

Aritmtica
Parte da matemtica que estuda os nmeros, as suas propriedades e as operaes numricas soma, subtrao, multiplicao e diviso (Infopdia Enciclopdia e Dicionrios Porto Editora). [...] a aritmtica no compreende mais que quatro ou cinco operaes, que so: a adio, a subtrao, a multiplicao, a diviso e a extrao de razes (Descartes, 2001).
41

O que so nmeros?

Quantidades de objetos concretos; Distncias de um ponto a outro sobre uma linha reta; Tudo que obedece aos axiomas de Peano; Cantor - nmeros so conjuntos ou grandezas; John Conway - nmeros so jogos; Gauss e Grassmann - nmeros so vetores; Hamilton - nmeros so transformaes ou matrizes no plano.
42

Aritmetizao da Geometria
Como os clculos de aritmtica se relacionam com operaes de geometria. [] no h outra coisa a fazer em geometria, com respeito s linhas que se desejam conhecer, que juntar ou subtrair outras, ou ainda, conhecendo uma, que designarei por unidade para relacion-la o melhor possvel com os nmeros, [...]. [...] E no temerei introduzir estes termos de aritmtica em geometria, a fim de tornar-me mais inteligvel. (Descartes, 2001).
43

Aritmetizao da Geometria
Multiplicao Seja, por exemplo, AB a unidade, e que deve multiplicar-se BD por BC; no tenho mais do que unir os pontos A e C, traar DE paralela a CA, e BE o produto desta multiplicao.
A multiplicao de segmentos foi aqui feita por aplicao do teorema de Thales: um feixe de retas paralelas determina em duas transversais segmentos correspondentes proporcionais.

AB BD e AB 1 BC BE BE BD BC
44

Aritmetizao da Geometria
Como podem empregar-se letras em geometria? No h, com frequncia, necessidade de traar essas linhas sobre o papel, e basta design-las por certas letras, uma s para cada linha. Assim, para somar as linhas BD e GH, designo uma por a, outra por b e escrevo a+b; e a-b para subtrair b de a, e ab para multiplicar uma pela outra, [] (Descartes, 2001).
45

Metfora
Metforas atuam no sentido de permitir uma interao entre domnios conceituais distintos, tais como a geometria e a aritmtica, e nesse sentido podem ter sido fundamentais para o prprio avano da matemtica ao longo dos tempos. [...] Alm disso, tambm um recurso semitico que promove uma transferncia ou desvio de significados prprios e costumeiros de termos em proposies (Leite & Otte, 2010).
46

Aritmetizao da Geometria
Havia uma complicao com processos geomtricos gregos: a multiplicao de linhas produziam superfcies, a multiplicao de linhas de superfcies produziam volumes, e a multiplicao de superfcies era sem sentido, o quadrado de uma linha era, literalmente, um quadrado e seu cubo, literalmente, um cubo (Fig. abaixo). Isto incapacitava os gregos de lidar com polinmios de graus maiores que trs.

47

Metfora
[...] um elemento fundamental para as abstraes, que so espaos de fuga da realidade concreta, mas que esto intimamente relacionadas a esta em suas origens (Leite & Otte, 2010).
1. recurso expressivo que consiste em usar um termo ou uma ideia com o sentido de outro com o qual mantm uma relao de semelhana (ex.: o fogo da paixo) 2. representao simblica de algo
(Infopdia Enciclopdia e Dicionrios Porto Editora)
48

Aritmetizao da Geometria

Descartes olhando para o enunciado do problema de Pappus diz:

de assinalar aqui, de passagem, que o escrpulo que os antigos em empregar os termos aritmtica na geometria, no podia provir seno de eles no verem claramente a sua relao, o que produzia bastante obscuridade e confuso na forma como se expressavam.
49

Aritmetizao da Geometria
Descartes com sua afirmao de que a
'multiplicao' de dois segmentos de reta resultava num segmento de reta (e no numa rea, como se acreditava antes) j significou uma revoluo suficiente para que os matemticos posteriores pudessem prosseguir no caminho da aritmetizao (Clmaco1,2011).

1Professor

do Instituto de Matemtica e Estatstica, e aluno de doutorado da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Gois

50

Aritmetizao da Anlise
No sculo XVIII questes referentes a mtodos como fluxes, relaes, limites de diferenciais ou de funes derivadas estavam em grande medida no resolvidas, devido a que os matemticos de ento tentavam respond-los em termos de concepes de espao e de tempo (Clmaco, 2007).
51

Aritmetizao da Anlise
[...] Parecia bvio para a grande maioria dos matemticos desta poca que a infinidade e a continuidade tinham em comum algo relacionado nossa noo de movimento e aproximao, enquanto que os limites diriam respeito a algo discreto e numrico, que nos remete a algo esttico. [...] Mas o mtodo dos limites foi justamente o que permitiu captar o contnuo e o infinito de uma forma que nosso conhecimento a respeito desses conceitos pudesse ser expressvel e comunicvel, pois foi o que lhes forneceu sua base Lgica (Clmaco, 2007).
52

Aritmetizao da Anlise
Bolzano deu uma definio da continuidade que, pela primeira vez, indicou claramente que a ideia bsica da continuidade deveria ser encontrada no conceito de limite, articulando por fim o mtodo discreto (numrico) como explicador do contnuo. [...] No trabalho de Bolzano, como no de Cauchy, o conceito de limite se tornou claramente e definitivamente aritmtico, e no geomtrico (Clmaco, 2007).
53

Dentro dessa nova concepo, os nmeros passaram a ser vistos, conforme Peter Damerow, primeiro, no nvel de deduo, cujas afirmaes e provas foram formuladas em linguagem natural, tal como foi feito, por exemplo, nos Elementos de Euclides. Depois, no nvel de deduo formal, que substituiu essa linguagem natural pela linguagem formal, como uma forma de objetivar o pensamento cientfico matemtico.

54

[...] lgebra e geometria quando correlacionados possibilitaram o surgimento de novos objetos e a expanso da prpria matemtica (Leite & Otte, 2010). A exemplo de novos conceitos temos a lgebra linear.

55

Bibliogrfia

CLMACO, Humberto de Assis. Geometria e Aritmetizao da Grcia Antiga Matemtica Moderna: contribuies desta histria para a Educao Matemtica atual. Anais do IX Seminrio Nacional de Histria da Matemtica, 2011. _________ Prova e Explicao em Bernard Bolzano. Dissertao apresentada ao Programa de Ps- Graduao em Educao do Instituto de Educao da Universidade Federal do Mato Grosso, 2007. DESCARTES, Ren. A Geometria. Trad. Emdio Csar de Queiroz Lopes. Lisboa: Editorial Prometeu, 2001.

LEITE, Kcio Gonalves. OTTE, Michael Friedrich. Metfora e Matemtica. Jornal internacional de Estudos em Educao Matemtica, 2010.
56

Вам также может понравиться