Вы находитесь на странице: 1из 27

DOENA DE CHAGAS

SADE AMBIENTAL E VIGILANCIA SANITARIA. KLLYTH.

ALUNOS: Rodrigo, Suellen, Valdinia, Marceline, rika, Nbia, Christhiane e Dayanne.

A DESCOBERTA:
A histria da doena de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo cientfico a descoberta de uma nova doena humana. Seu agente causal (o protozorio que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz) e o inseto que o transmitia (Triatomneo conhecido como barbeiro) tambm haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. O feito de Chagas, considerado nico na histria da medicina, constitui um marco decisivo na histria da cincia e da sade brasileiras.

Trazendo uma contribuio inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenas parasitrias transmitidas por insetosvetores, Chagas traria a pblico no apenas uma nova entidade nocivo, mas a realidade sanitria e social do interior do pas, assolado pelas endemias rurais. Enaltecida por Oswaldo Cruz como a maior das glrias de Manguinhos, a descoberta trouxe imediato prestgio e projeo ao jovem cientista, que receberia vrias distines acadmicas no Brasil e no exterior, tendo sido indicado ao Prmio Nobel por duas vezes.

CARLOS CHAGAS (1878-1934)

O mal de Chagas, como tambm chamado, transmitido, principalmente, por um inseto da Subfamlia Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este animal de hbito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive em frestas de casas de pau a pique, camas, colches, depsitos, ninhos de aves, troncos de rvores, dentre outros locais, sendo que tem preferncia por locais prximos sua fonte de alimento.

TRANSMISSO

Ao sugar o sangue de um animal com a doena, este inseto passa a carregar consigo o protozorio. Ao se alimentar novamente, desta vez de uma pessoa saudvel, geralmente na regio do rosto, ele pode transmitir a ela o parasita. Esse processo se d em razo do hbito que este tem de defecar aps sua refeio. Como, geralmente, as pessoas costumam coar a regio onde foram picadas, tal ato permite com que os parasitas, presentes nas fezes, penetrem pela pele. Estes passam a viver, inicialmente, no sangue e, depois, nas fibras musculares, principalmente nas da regio do corao, intestino e esfago.

DESENVOLVIMENTO Cerca de 20 dias aps a sua primeira e ltima cpula, a fmea libera, aproximadamente, 200 ovos, que eclodiro em mais ou menos 25 dias. Aps o nascimento, esses pequenos seres sofrero em torno de cinco mudanas gnicas at atingirem o estgio adulto, formando novas colnias.

Vetor da doena de chagas.

Triatomneo! Barbeiro.

Protozorio causador da doena.

SINTOMAS
Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchao ocular e aumento do fgado e bao so alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doena se apresenta de forma assintomtica. Em fases crnicas, a doena pode provocar o aumento de rgos de forma irreversvel (principalmente corao e crebro), alm de comprometimento da digesto e, muitas vezes, somente nessa fase que percebida pelo paciente, mesmo que ele tenha sido contaminado h muito tempo. Algumas pessoas passam a vida sem manifestar a doena.

Local onde ocorreu a picada do TRIATOMINAE.

DIAGNSTICO O diagnstico pode ser feito via exame de sangue do paciente na busca do parasita no prprio material coletado (microscopia) ou pela presena de anticorpos no soro (atravs de testes sorolgicos).

O MINISTRIO DA SADE ADVERTE: A automedicao pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remdio errado no s no cura como pode piorar a sade.

TRATAMENTO S so satisfatrios na fase aguda, quando o protozorio ainda est presente no sangue. Nos casos crnicos, apenas os sintomas so controlados para que no haja complicaes.

Nos casos iniciais diagnosticados, dois medicamentos costumam ser indicados, apesar dos muitos efeitos colaterais e pouca tolerncia por adultos: o Benzonidazol e o Nifurtimox. Sendo o Benzonidazol produzido no Brasil e o principal medicamento utilizado, h diversas pesquisas em andamento com o objetivo de desenvolver um medicamento verdadeiramente eficaz no combate doena e que cause menos efeitos colaterais. Algumas instituies que desenvolvem pesquisas e empenham seus esforos nessa busca:

Preveno
A DOENA DE CHAGAS o caso em que a preveno muito melhor do que a promoo! O inseto responsvel por essa doena vive em lugares como frestas de casas de taipa, troncos de rvores, colches ou em entulhos, por isso, a eliminao desses focos imprescindvel para evitar a doena.

Casa de pau-a-pique, tpica do interior de Minas Gerais.

VACINA
"O desenvolvimento de vacinas importante porque no sabemos o que acontecer com a doena no futuro, ou seja, que caminhos ela vai tomar. A tendncia para qualquer vacina a presso da gerao de mutantes.

"A gerao de vacinas foi prejudicada por uma srie de fatores, como excesso de regulao, falta de investimento e pouca lucratividade. No h indstria que se interesse. Tem que haver uma mudana na legislao que permita testes para todas as vacinas. O problema que a quantidade de regulamentos para os testes de vacinas so muito altos.

O alastramento da doena.
Inicialmente a Doena de Chagas era mais comum nas regies Sul e Sudeste, porm com seu alastramento expandiu-se para as demais regies.

A Doena de Chagas na Amaznia.


A Amaznia brasileira uma regio conhecida por suas riquezas naturais. E l podem ser encontradas pelo menos dezoito espcies de triatomneos associadas a numerosos reservatrios silvestres. Isso significa afirmar que no a maioria dos triatomneos que vm sofrendo infeco pelo Trypanosoma cruzi e ainda h um nmero relativamente baixo de casos humanos descritos com doena de Chagas. Embora os triatomneos, tambm conhecidos por barbeiros, estejam associados transmisso vetorial da doena de Chagas, preciso tomar cuidado na interpretao das situaes da realidade cotidiana porque h outros fatores, especialmente scio-econmicos, que so determinantes da introduo e manuteno deste tipo de endemia.

Brasil, erradicando a Doena de Chagas!


Em 9 de junho de 2006, o Ministrio da Sade do Brasil recebeu a Certificao Internacional de Eliminao da Transmisso da Doena de Chagas conferida pela Organizao PanAmericana da Sade e concedida pela OPS/OMS. Para tal, o Brasil teve milhes de casas expurgadas e inspecionadas, reduzindo os agravos do Triatomineo, de mais de 80 mil no ano de 1979 para pouco mais de 40 em 2005.

BIBLIOGRAFIA http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/c gilua.exe/sys/start.htm?sid=1

Вам также может понравиться