Вы находитесь на странице: 1из 43

Corroso em concreto

Provoca deteriorao podendo afetar a estabilidade e a durabilidade das estruturas

Concreto Cimento, areia e agregados de diferentes tamanhos


Cimento Portland

O cimento pode ser definido como um p fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ao de gua. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graas a essas caractersticas, o concreto o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela gua.

Cimento Portland
Matrias primas calcrio, slica, alumina e xido de ferro.

Estas substncias reagem entre si quando aquecidas, formando os principais componentes do cimento: - Silicato triclcico => 3CaO.SiO2 (C3S) - Silicato diclcico => 2CaO.SiO2 (C2S) - Aluminato triclcico => 3CaO.Al2O3 (C3A) - Ferro aluminato tetraclcico => 4CaO.Al2O3.Fe2O3 (C4AF)

Valores mdios dos componentes dos cimentos Portland usuais no Brasil


Composto CaO SiO2 Al2O3 Fe2O3 SO3 (CaSO4) MgO Na2O-K2O C3S C2S C3A C4AF % 61 a 67 20 a 23 4,5 a 7 2 a 3,5 1 a 2,3 0,8 a 6 0,3 a 1,5 42 a 60 14 a 35 6 a 13 5 a 10

Durabilidade do Concreto

O concreto considerado durvel quando conserva sua forma original, qualidade e capacidade de utilizao estando exposto ao meio ambiente.

Durabilidade do Concreto
O concreto um material poroso e os fenmenos de deteriorao fsico-qumica so normalmente associados ao da gua em movimento. A grandeza desse ataque proporcional permeabilidade do concreto (slido). No caso da ao qumica a gua o agente de transporte dos ons agressivos.

Durabilidade do Concreto
MECANISMOS PREPONDERANTES DE DETERIORAO RELATIVOS AO CONCRETO Expanso por ao dos sulfatos Expanso por reao lcalis/agregadosreativos Despassivao por carbonatao Despassivao por elevado teor de cloretos penetrao por difuso Despassivao do ao

Durabilidade do Concreto
A DURABILIDADE DO CONCRETO INFLUENCIADA PELA PERMEABILIDADE. PERMEABILIDADE - Propriedade que governa a taxa de fluxo de um fludo para o interior de um slido poroso.

Durabilidade do Concreto
FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMEABILIDADE: Composio da pasta Grau de hidratao da pasta Agregado Relao gua/cimento

Durabilidade do Concreto
COMPOSIO DA PASTA A permeabilidade diminui com o aumento do consumo de cimento. O cimento com menor rea especfica (cimentos mais grossos) tende a produzir concretos mais porosos e mais permeveis.

Durabilidade do Concreto
GRAU DE HIDRATAO DA PASTA Quanto maior o grau de hidratao da pasta, menor a permeabilidade do concreto. A cura diminui a permeabilidade do concreto.

Durabilidade do Concreto
RELAO GUA/CIMENTO Quanto menor for a relao gua / cimento menor ser a permeabilidade do concreto e consequentemente mais durveis sero as estruturas.

Durabilidade do Concreto
NORMA NBR 6118 (PROJETO NB-1/ABNT) => =>EXIGNCIAS DE DURABILIDADE As estruturas de concreto devem ser projetadas, construdas e utilizadas de modo que sob as condies ambientais previstas na poca do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurana, estabilidade e aptido em servio durante o perodo correspondente sua vida til.

Corroso em Concreto
A corroso do concreto est associada a fatores: Mecnicos 1. Vibraes - causam fissuras possibilitando o contato do concreto com o meio corrosivo; 2. Eroso causada por lquidos em movimento Fsicos - variaes de temperatura, choques trmicos => microfissuras que possibilitam a entrada de agentes agressivos Biolgicos microorganismos podem criar meios corrosivos para a massa do concreto ou armadura Qumicos substncias qumicas podem agir na massa, agregados ou armadura

Formas de Corroso
1. Ao qumica ocorre na pasta de cimento e no agregado. Observase e expansibilidade do concreto, lixiviao de componentes (ver imagem), ataque do cimento por cidos, com aparecimento do aspecto tpico do agregado.

Obs.: Lixiviao o processo de extrao de uma substncia presente em componentes slidos atravs da sua dissoluo num lquido.

2. Ao eletroqumica ocorre na armadura Tipos de corroso: uniforme, puntiforme, intergranular, transgranular, fragilizao por hidrognio Consequncia: diminuio da seo de armadura e fissurao do concreto em direo paralela a esta. Eventualmente, podem surgir manchas avermelhadas produzidas pelos xidos de ferro. As fissuras ocorrem porque os produtos da corroso ocupam espao maior que o ao original. As causas so variadas, entre as quais destacam-se : (1) insuficincia ou m qualidade do concreto do recobrimento da armadura ; (2) presena de cloretos.

Mecanismos Qumico e Eletroqumico Exemplo de mecanismo qumico: ataque do silicato triclcico por cido clordrico:

3CaO.2SiO2.3H2O + 6HCl 3CaCl2 + 2SiO2 + 6H2O


Exemplo de mecanismo eletroqumico rea andica (corroso) Fe Fe2+ + 2e rea catdica (sem corroso) no aerada: 2H2O + 2e- H2 + 2OHaerada : H2O + O2 + 2e- 2OH-

Evitando corroso eletroqumica na armadura

1. Presena de eletrlitos sais


2. Aerao diferencial permeabilidade do concreto ou fissuras expanso 3. Contato com diferentes materiais metlicos 4. reas diferentemente deformadas ou tensionadas 5. Corrente eltrica originada de uma fonte externa (1 ampre durante um ano pode destruir cerca de 9 kg de ferro)

6. pH desigual

Pilha galvnica

A pilha por contato bimetlico durante o transpasse das armaduras utilizando-se aos de diferentes procedncias. A condutividade da soluo estabelecer a velocidade e a distribuio da corrente galvnica.

Pilha de Aerao Diferencial Fachadas de edificao, ao longo dos pilares=> regies de um mesmo pilar revestido com diferentes materiais, garantindo diferentes penetraes (concentraes) de oxignio. A viga deste pilar aparentemente est protegida pelo pastilhamento. No entanto, h desenvolvimento de corroso nas armaduras sob a pastilha.

Um outro tipo de pilha por aerao diferencial bastante comum formado na prpria superfcie do concreto aparente. Regies andica = regies mais compactas e mais bem executadas => reas menos aeradas
Regies catdicas = regies mal preparadas, com insuficiente vibrao, perda de pasta etc => reas mais aeradas

pH desigual

Concretos diferentes desencadeiam pilhas de corroso em uma mesma armadura. o caso das recuperaes estruturais feitas com argamassas pr-fabricadas . Ao removermos o resto do concreto de uma rea j com desplacamento e exposio das armaduras corrodas estamos delimitando uma rea 100% andica do ao, submetida a um ex-concreto com pH alterado, digamos, igual a 10. Ao aplicarmos a tcnica convencional de recuperao, seja com concreto projetado, epxi, com argamassa feita na obra ou pr-fabricada, a rea anteriormente andica tornar-se- catdica com um pH superior s regies vizinhas da pea estrutural. O resultado prtico desta metodologia antiquada e perniciosa estrutura que regies vizinhas, anteriormente catdicas so literalmente sabotadas pela recuperao efetuada.

Armadura protegida devido :


1) Alta alcalinidade do concreto => pH em torno de 12,5 => protege o ao contra corroso.

Hidratao do cimento: 2(3CaO.SiO2) + 6H2O 3CaO.2SiO2.3H2O + 3 Ca(OH)2 (portlandita) = Ca(OH)2 2(2CaO.SiO2) + 4H2O 3CaO.2SiO2.3H2O + Ca(OH)2

Armadura protegida devido a: 2) Ao isolante (ou de barreira)da massa de concreto - impede a penetrao de oxignio e gua, que so essenciais para a corroso do ao. A norma NBR-6118 da ABNT, Projeto e execuo de obras em concreto armado, recomenda os cobrimentos adequados da armadura.

Fatores Aceleradores de Corroso


1) Lixiviao Eflorescncia Ca(OH)2 => solubilidade de 1,18g/L => sofre lixiviao Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O eflorescncia = depsito de cor branca Exemplos : paredes laterais de reservatrios recm-construdos Consequncia : produz aumento de porosidade e reduo de pH

Fatores Aceleradores de Corroso 2) Carbonatao


CO2 existente no ar ou em guas agressivas pode-se combinar com o Ca(OH)2: Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O O tempo que a carbonatao leva para atingir a profundidade onde se encontra o ao depende: da espessura do recobrimento - dobrando a espessura do recobrimento, multiplica-se por quatro o perodo de tempo que a carbonatao levar para atingir a armadura. de sua permeabilidade - esta pode ser associada resistncia mecnica do concreto (que depende do fator gua/cimento) e ao grau de compactao.

Fatores Aceleradores de Corroso


3) cidos
3.1. Ataque pasta de cimento Ca(OH)2 + 2H+ Ca2+ + 2H2O (H+ : HCl, H2SO4.....) 3CaO.2SiO2.3H2O + 6H+ 3Ca2+ + 2SiO2 + 6H2O 3.2. Ataque armadura Fe + 2H+ Fe2+ + H2

Fatores Aceleradores de Corroso


4) gua do mar - Presena de cloretos e de sulfatos solveis.

Fatores Aceleradores de Corroso


5) Bactrias guas poludas ocasionam deteriorao do concreto (enxofre => cido sulfrico) 6) Corrente de Fuga Concreto com fissuras, trincas ou bastante umedecido pode ter corroso eletroltica da armadura.

Fatores Aceleradores de Corroso


7) Resistividade Eltrica Presena de sais, cloretos, sulfatos, nitratos possibilita a corroso das armaduras ou dos arames de protenso (corroso sob tenso fraturante, comum na presena de cloretos)=> baixa resistividade eltrica do meio. 8) Porosidade e Permeabilidade A adio de microsslica (SiO2 finamente dividida) diminui a permeabilidade e reduz a possibilidade de fissuramento.

Fatores Aceleradores de Corroso


9) Cloretos Integrantes dos aceleradores de pega e endurecimento mais comuns, baseados em CaCl2. Podem estar presentes tambm na gua de amassamento e, eventualmente, nos agregados. A NBR 6118 limita o teor de cloretos presentes na gua de amassamento do concreto a 500mg/L. Em concreto armado, sempre que for necessrio usar cloretos, recomendvel diminuir o fator gua/cimento e aumentar tanto a espessura como a qualidade do recobrimento da armadura.

Fatores Aceleradores de Corroso


10) Fissuras ou Trincas Podem aparecer devido a solicitaes mecnicas, possibilitando o ataque corrosivo da armadura.

Inspeo em Concreto
Pode ser simples ou complexa dependendo do porte das estruturas, localizao, facilidade de retirada de corpos de prova e riscos envolvidos.

Etapas da Inspeo em Concreto


1) Verificao dos dados relacionados com a estrutura (formulao do cimento, relao gua/cimento) e localizao (rea industrial, orla marinha, parcial ou totalmente submersa); 2)Inspeo visual - fissuras, fraturas, desprendimento do cobrimento, manchas de ferrugem, carbonatao, eflorescncia, reas com falha de execuo.

Etapas da Inspeo em Concreto


3) Retirada de corpos- de -prova para anlise fsico-qumica, teores de cloreto e sulfato na pasta de cimento. 4) Registro fotogrfico feito na inspeo.

Reparos de Estruturas de Concreto


Manuteno preventiva limpeza das estruturas, eliminao de reas de estagnao de gua e fluidos agressivos, aplicao de revestimento protetor,recuperao de defeitos logo que apaream.

Reparos de Estruturas de Concreto


Manuteno corretiva a execuo de reparos segue o procedimento: - caracterizao do agente causador; - Retirada dos materiais deteriorados; - Reposio do material comprometido ou substituio (se no houver comprometimento da rea afetada); - Soldar nova armadura, usar concreto projetado, pintura (se houver comprometimento da rea afetada).

Proteo
1. Formulao dos Cimentos - cimento resistente a sulfato, com C3A < 8% - cimento resistente a cloretos cimentos com teor elevado de C3A, cimentos de escrias de alto-forno ou ainda cimento pozolnico.

Proteo
2. Materiais Compostos com Polmeros reduzem em at 99% a absoro de gua - Concreto impregnado com polmeros - o concreto previamente seco e curado impregnado com um monmero (metacrilato de metila, estireno e acrilonitrila) - Concreto com cimento e polmero o concreto antes da secagem e da cura recebe o monmero (polister-estireno, epxi-estireno) - Concreto polimrico constitudo de agregado, ligado com polmero no lugar de cimento.

Proteo
3. Revestimentos Protetores
No concreto: Tintas base de resinas epxi, poliuretana, vinlica, acrlica, tintas asflticas e emulses ou disperses acrlicas ou epxi base de gua; Pintura com impregnao de uma soluo de silicato de sdio; Tratamento com fluossilicato de magnsio obtura os poros do concreto Processo de ocratao usado em concreto pr-moldado forma slica e fluoreto de clcio na superfcie do concreto; Revestimento com argamassas ou cimentos anticidos Na armadura: Aplicao de tintas epxi e tintas ricas em zinco (epxi-zinco) Revestimento com zinco Armadura cladizada com ao inoxidvel

Proteo
4. Proteo Catdica Por corrente impressa ou forada usada na proteo da armadura. 5. Inibidores de Corroso NaNO2, Ca(NO3)2 so inibidores andicos e oxidantes e agem na armadura formando pelcula protetora de Fe2O3, passivando a armadura e protegendo-a contra a corroso. So usados em concentraes de 1 a 4% e so adicionados ao concreto fresco durante a mistura e dissolvidos na gua de amassamento.

Proteo
6. Remoo de Cloreto e Realcalinizao Tcnicas eletroqumicas que visam restabelecer a passivao da armadura, removendo o cloreto existente no concreto e recuperando a alcalinidade em torno da armadura.

Neste pilar de uma ponte a beira mar foi feita a recuperao de pontos localizados com corroso e a seguir, aplicada uma pintura epxica com 3mm de espessura de modo a impedir a penetrao do oxignio-gua e sais (OAS).Dois anos aps, h a formao de pequenos e grandes pites que significam o seccionamento das barras em menor e maior grau. Uma vez instalada a corroso, no adianta pintar a superfcie do concreto. Ela s diminui o acesso do OAS, mas no impede. Pior, redireciona-os para locais especficos. Pequenas pilhas de corroso antes da pintura sobrevivem. A soluo o mapeamento dos potenciais e a introduo de proteo catdica com nodo de sacrifcio.

Вам также может понравиться