Вы находитесь на странице: 1из 17

ADMINISTRAO ESTRATGICA

ADMINISTRAO ESTRATGICA
uma Administrao do Futuro;
Feita de que forma? Pg. 05

de forma

consolida

ESTRUTURADA Princpios SISTMICA Normas INTUITIVA Funes Para Planejar a situao desejada da empresa como um todo, junto com controles, utilizao de recursos uma organizao harmnica de todos os processos

Porque planejar?

Porque planejar?

ESTRATGIA?
Afinal o que estratgia? Pag. 14

O estudo das estratgias empresariais est fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos.
Carl von Clausewicz, pai da estratgia militar moderna, definia trs alvos para vencer o inimigo. O primeiro relacionava-se avaliao das foras do inimigo; O segundo, a avaliar os recursos do inimigo; E o terceiro alvo dizia respeito sua disposio para lutar
(FERNANDES E BORTON (2007, P.5)

ESTRATGIA?
Afinal o que estratgia? Pag. 14

a palavra estratgia Na viso empresarial ampliou-se no sentido de concretizar uma situao futura desejada, tendo em conta, por um lado, as oportunidades que o mercado oferece, e por outro, os recursos disponveis e competitivos da empresa ou organizao.

ESTRATGIA?
Afinal o que estratgia? Pag. 14

A palavra estratgia pode ser entendida como um meio para se chegar a um fim. Ela no significa um fim, mas sim um caminho. Uma estratgia se caracteriza por ter influencia no longo prazo e afeta a organizao como um todo. exemplos de estratgia: construir ou expandir uma fbrica, abrir novas lojas, iniciar operaes em outro pas, lanar um novo produto ao mercado, estabelecer aliana estratgica com outras empresas, vender parte ou toda a empresa.

ESTRATGIA?
Afinal o que estratgia? Pag. 05

Estratgia a situao em que existe uma identificada, analisada e efetiva interligao entre os fatores externos no controlveis e internos controlveis- da empresa, que visa interagir com as oportunidades e as ameaas ambientais perante os pontos fortes e fracos da empresa (OLIVEIRA, 2007, p.6).

ADMINISTRAO ESTRATGICA

ADMINISTRAO ESTRATGICA
Definies Pag. 06

J os autores Wright, Kroll e Parnell2 definem Administrao Estratgica como um processo continuo de determinao da misso e objetivos da empresa; no contexto de seu ambiente externo e de seus pontos fortes e fracos internos; formulao das estratgias apropriadas; implementao dessas estratgias e execuo e controle para assegurar que as estratgias organizacionais sejam bem sucedidas quanto ao alcance dos objetivos.

CHARTER - PLANEJAMENTO ESTRATGICO


CONCEITOS Planejamento Estratgico Negcio o processo que mobiliza a empresa para escolher e construir o futuro. o entendimento do principal benefcio esperado pelo cliente. a razo de existir da empresa no seu Negcio. So os balizamentos para o processo decisrio e o comportamento da empresa no cumprimento da sua Misso. um conjunto de tcnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variveis competitivas que afetam a performance da empresa. a explicitao do que se visualiza para a empresa. So os resultados que a empresa precisa alcanar em prazo determinado para concretizar sua Viso sendo competitiva no ambiente atual e futuro. o que a empresa decide fazer e no fazer, considerando o Ambiente, para concretizar a Viso e atingir os Objetivos, respeitando os Princpios, visando cumprir a Misso no seu Negcio.

Misso Princpios

Anlise do Ambiente

Viso Objetivos

Estratgias Competitivas

Vascocelos Filho & Pagnoncelli, 2005

Segundo Wright, Kroll, Parnell5,

a administrao estratgica pode ser vista como uma srie de seis etapas a serem realizadas pela alta administrao da empresa: pg. 07 - 08
1. Analisar oportunidades e ameaas ou limitaes que existem no ambiente externo; 2. Analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno; 3. Estabelecer a misso organizacional e os objetivos gerais; 4. Formular estratgias (no nvel empresarial, no nvel de unidades de negcios e no nvel funcional) que permitam organizao combinar os pontos fortes e fracos da organizao com as oportunidades e ameaas do meio ambiente; 5. Implementar as estratgias; 6. Realizar atividades de controle estratgico para assegurar que os objetivos gerais da organizao sejam atingidos.

Pag. 16

Na rea da estratgia existem dois termos muito utilizados: Administrao Estratgica Planejamento Estratgico
Qual a diferena entre eles?

Pag. 16

Administrao Estratgica Planejamento Estratgico


um processo amplo, envolvendo o planejamento a execuo e o controle. corresponde to somente ao primeiro passo da administrao estratgica ou seja a anlise e a formulao dos planos e de como execut-los e control-los O implantar, fazer e controlar, atos das praticas do planejamento ensejam a administrao estratgica.

Vises e as escolas da Estratgia pg 18


Mintzberg, Ahlstrand e Lampel realizaram

profundas pesquisas e estudos para analisar os diferentes pontos de vista a respeito de como a estratgia ocorre de fato nas organizaes desde 1960. Constataram dez diferentes vises ou escolas no entendimento da estratgia em organizaes.

Вам также может понравиться