Вы находитесь на странице: 1из 16

lgebra e linguagem algbrica

Alguns aspectos do desenvolvimento histrico

Caracterizao da lgebra
Seus mtodos so coadjuvantes do uso de letras e expresses literais sobre as quais se realizam operaes. A lgebra est presente em toda a matemtica. Suas aplicaes tm crescido nos ltimos dois sculos.

O incio da lgebra
Os nmeros: propriedade inseparvel de uma coleo de objetos. As operaes com os nmeros: reflexo das relaes entre objetos concretos. A complexificao da vida social aparecimento de problemas que levaram ao aperfeioamento dos nomes e dos smbolos dos nmeros.

O incio da lgebra
Primeira etapa em direo aos signos matemticos e s frmulas: os smbolos numricos foram produzidos, aparentemente, simultaneamente escrita. Nessa etapa, leis ou resolues de problemas matemticos se expressavam com palavras o uso de sinais para as operaes aritmticas e de letras para indicar as incgnitas veio muito mais tarde.

A origem da palavra LGEBRA


Ttulo de um livro escrito em Bagd por volta do ano 825 (sculo IX) pelo matemtico e astrnomo Mohammed ibn-Musa al-Khwarismi (Mohammed, filho de Musa, natural de Khwarizmi), que mostra em seus trabalhos a primeira frmula geral para a resoluo de equaes de primeiro e segundo graus.

A origem da palavra LGEBRA


Al-jabr wal-muqabalah: cincia da restaurao e oposio; cincia da transposio e da eliminao, ou ainda: Transferncia de termos ao outro membro da equao (al-jabr) e cancelamento de termos iguais em ambos os membros da equao (almuqabalah).

A origem da palavra LGEBRA


x + 3 x + 7 = 7 2 x + 4 x Al-jabr: x + 5 x + 7 = 7 + 4 x (Transferncia de termos ao outro membro da equao) Al-muqabalah: x + 5 x = 4 x (cancelamento de termos iguais em ambos os membros da equao)

A origem da palavra LGEBRA


A origem da palavra est de acordo com o contedo da prpria cincia. A lgebra tem incio quando os matemticos comeam a interessar-se pelas operaes que podem ser feitas com qualquer nmero, mais do que pelos prprios nmeros; , essencialmente, a doutrina das operaes matemticas considerada formalmente a partir de um ponto de vista geral, com abstrao dos nmeros concretos.

Fases evolutivas da linguagem algbrica


Retrica ou verbal: dos babilnios (1700 a. C.) at o matemtico grego Diofanto (250 d. C.) Sincopada: de Diofanto de Alexandria at o incio do sculo XVI Simblica: at os dias atuais

Fase retrica: egpcios, babilnios e gregos antes de Diofanto, rabes


No se fazia uso de smbolos nem de abreviaes para expressar o pensamento algbrico. Todos os passos relativos aos esquemas operatrios sobre nmeros e equaes eram descritos em linguagem corrente. Os rabes, no sculo IX, ainda se utilizaram de uma forma retrica ou verbal.

Fase sincopada: Diofanto, hindus, italianos do sculo XVI


Diofanto de Alexandria teria sido o primeiro a introduzir um smbolo para a incgnita a letra sigma do alfabeto grego e utilizou uma frmula mais abreviada para expressar suas equaes. Uma forma sincopada similar de Diofanto seria, mais tarde, desenvolvida pelos hindus, especialmente por Brahmagupta (sculo XII).

Fase sincopada: Diofanto, hindus, italianos do sculo XVI

O estilo sincopado foi utilizado tambm pelos algebristas italianos do sculo XVI. Por exemplo, a expresso cubus p. 6 rebus aequalis 20, de Cardano (1545), seria uma forma sincopada de exprimir uma equao que, na linguagem simblica posterior, corresponderia a x + 6 x = 20.

Fase simblica: do incio do sculo XVI at hoje


As idias algbricas passam a ser expressas somente atravs de smbolos, sem se recorrer ao uso de palavras. Embora Franois Vite (1540-1603) ainda utilizasse um estilo sincopado, foi o principal responsvel pela introduo de novos smbolos na lgebra. Alm de utilizar os sinais germnicos + e , ele introduziu as vogais para representar quantidades constantes e as consoantes para quantidades incgnitas.

Fase simblica: do incio do sculo XVI at hoje

A escrita de Vite: IQC 15 QQ + 85C 225 Q + 274N aequatur 120 Atualmente: X5 15 x4 + 85 x 225 x + 274 x = 120.

Fase simblica: do incio do sculo XVI at hoje

Consolidao da notao moderna: Ren Descartes (1596-1650), em La Gomtrie (1637). Descartes utiliza as ltimas letras do alfabeto (x, y, z,...) como incgnitas (e, implicitamente, como variveis) e as primeiras letras do alfabeto (a, b, c, d,...) como quantidades fixas.

Bibliografia
Extrado de: FIORENTINI, Dario; MIGUEL, Antonio & MIORIM, Maria ngela. Contribuio para um repensar... a Educao Algbrica elementar. Pro-Posies, v. 4, n.1 (10), p. 78-91, 1993. SOCAS, Martin Manuel et al. Iniciacin al Algebra. Madrid: Editorial Sntesis, 1996 (p. 38-41).

Вам также может понравиться