Вы находитесь на странице: 1из 9

Medidores de deslocamento positivo

Nesses medidores, o que se mede primariamente o volume de fluido deslocado pelo fluxo, e a vazo computada a partir da derivada temporal dessa medida. Essa derivada facilmente calculada, pois em geral so medidores rotativos, e a velocidade angular , neste caso, proporcional a ela. Uma das principais desvantagens desse medidor o seu tamanho, que deve aumentar de acordo com a vazo a ser medida. Eles tambm introduzem pulsaes no escoamento a jusante. Em contrapartida, ele no insere uma perda de carga muito grande. Alm disso, so imunes a variaes no perfil de velocidade e na configurao da tubulao a montante. Os modelos de medidores de deslocamento positivo so similares aos modelos das bombas e compressores de deslocamento positivo.

Funcionamento de um medidor de deslocamento positivo:


o fluido entra, preenche um volume definido e expelido em seguida; o prprio fluxo move o medidor de forma que, a cada momento, o fluido penetra em uma cmara diferente.

Medidor de diafragma
No medidor de diafragma, usado para gases a baixa presso (como o gs domstico, por exemplo), o fluido forado a entrar numa cmara cujo volume conhecido, atravs de uma vlvula de distribuio; a cmara tem a sada bloqueada nesse instante, por isso o gs que ingressa a infla; quando a cmara se enche, a vlvula de distribuio se move e direciona o fluxo para outra cmara vazia, ao mesmo tempo que a sada da primeira cmara se abre; esta segunda cmara, ao receber o gs, infla e pressiona as laterais a primeira cmara, fazendo com que o ar no interior desta seja expelido para o exterior; o processo continua indefinidamente. O arranjo mecnico faz com que o conjunto gire com a entrada de fluido, e assim responsvel pelo movimento das vlvulas de distribuio e de fechamento das cmaras. Esses instrumentos oferecem alta rangeabilidade (> 100:1) e boa preciso (1%) a um baixo custo.

Medidor de selo lquido


No medidor de selo lquido (ou medidor de rotor semi-submerso), usado para gases em laboratrios, no so usadas vlvulas. Um tambor, subdividido em compartimentos de volume fixo, mergulhado at pouco acima da metade em gua ou leo, e fica livre para girar em torno de um eixo horizontal. O controle de aspirao e escape do gs cujo fluxo se deseja medir feito pelo consegue atravs do lquido, que tem funo selante. Num determinado momento, um lbulo tem sua extremidade de sada submersa e a de entrada emersa, aspirando gs, e o outro tem a entrada submersa e a sada emersa, expelindo gs. Aqui tambm o prprio fluxo movimenta o conjunto. Assim, a cada rotao do tambor, um volume de gs fixo deslocado. A preciso boa (0.25% do fundo de escala), assim como a rangeabilidade (10:1).

Medidor de lbulos rotativos


No medidor de lbulos rotativos, usado para gases em laboratrios de calibrao ou em fluxos de vazes ou presses mais elevadas, os dois lbulos so conectados atravs de um conjunto girante, que responsvel pela alternncia dos processos de asperso e escape. Esse conjunto girante possui uma geometria tal que a qualquer momento os lbulos possuem um volume V fixo. Ao contrrio dos casos anteriores, o conjunto motorizado, no impelido pelo prprio fluxo. Esses medidores podem ser extremamente precisos (0,02% do fundo de escala), podem ser usados sob presses de at 80 bar e temperaturas elevadas, alm de oferecer alta rangeabilidade (25:1). Similares a esse medidor so o medidor de rodas ovais, usado para lquidos, especialmente leo combustvel em fornos e caldeiras industriais, e o medidor roots.

Medidor de disco de nutao


No medidor de disco de nutao (ou medidor de disco nutante), usado para lquidos, um disco mvel, com um rasgo radial, alojado dentro de um compartimento, de forma que uma placa divisria se ajuste ao rasgo. Dessa maneira, o compartimento fica dividido em duas partes. Esses medidores so muito baratos e bem precisos (2% a 1% do fundo de escala), mas a vazo mensurvel est limitada a 10 l/s.

Medidor de palhetas rotativas


O medidor de palhetas rotativas, usado para lquidos, pode ser construdo de diversas maneiras. Na verso mais simples, um rotor excntrico, munido de quatro palhetas externas radiais igualmente espaadas, inserido no caminho do fluxo. As palhetas dividem o compartimento em cmaras de medio e, impelidas pelo fluxo, fazem girar o rotor. Mas essa construo no permite que as cmaras mantenham o volume constante enquanto giram, o que prejudica a exatido da medida; construes mais elaboradas sanam esse problema e alcanam excelente exatido (at 0,05% do fundo de escala). Esse medidor pode medir vazo de lquidos com presses e temperaturas elevadas, graas ao fato de os transmissores incorporarem as compensaes adequadas e aplicao de presso externa ao instrumento para equilibrar a presso interna, por isso so largamente utilizados na indstria petrolfera.

Medidor de pisto oscilante


No medidor de pisto oscilante (ou medidor de pisto flutuante), usado para lquidos, o fluxo circula ao redor de um cilindro fixo com uma placa divisora, inserido dentro do compartimento. Um cilindro mvel, com um rasgo que se adapta placa, constitui a cmara de medio. Diferentemente dos casos anteriores, o conjunto no gira e sim oscila.

Medidor de engrenagens
No medidor de engrenagens, usado para lquidos, as cmaras de medio so formadas pelo espao entre os dentes de uma engrenagem inserida no fluxo. As engrenagens podem ser axiais ou helicoidais; medidores de engrenagens helicoidais so o modelo mais usado em postos de gasolina.

Вам также может понравиться