Вы находитесь на странице: 1из 42

Em Linguistica Cognitiva: Linguagem conhecimento

A linguagem vista

(e tratada) como forma de cognio social que permite ao homem organizar cognitivamente o mundo. Determinados aspectos da nossa realidade (sciocultural) s so criados por meio de representaes dessa realidade e, s assim, adquirem validade e relevncia social.

As diferentes metafsicas para a categorizao


Aristotlica: a realidade est organizada em classes

naturais que a linguagem recobre, tendo a objetividade garantida pela excluso do sujeito, pois fruto de determinao externa sobre qualquer forma de conhecimento; Platnica: o repertrio conceptual atribudo a uma mente universal infensa experincia: por princpio, as idias precedem as formas, ora por seu carter biolgico inato, ora em decorrncia de uma uniformidade conceitual entre sujeitos que tm uma fundamental identidade biolgica e epistemolgica. Kantiana: o conhecimento resulta da ao do sujeito no mundo , incluindo sua ao sobre outros sujeitos como experincia comunicativa. A objetividade procede, em parte, pela universalizao dos sujeitos a partir de esquemas bsicos, apriorsticos, que servem experincia do mundo e produo de juzos.
2

O conhecimento organizado em categorias.


Categoria: forma de organizao das experincias vivenciadas no mundo ; Conjunto de entidades, atributos e relaes resultantes da articulao/ interao entre sujeito e mundo; H uma continuidade entre a organizao do conhecimento e da prpria linguagem; Toda ontologia resulta da interao entre sujeito cogniscvel e realidade conhecida. Anula-se a polaridade clssica sobre categorias: funda-se a radialidade categorial.
3

1 premissa: A escassez do significante


O significante insuficiente para abarcar os significados.

A pista lxico-sinttica guia para a construo dos sentidos.


A forma precisa ser enriquecida por outras

semioses para que sejam construdos na mente, adequadamente, os sentidos que a forma instrui. Sempre dizemos menos do que significamos.

2 premissa: A semiologizao do contexto


No evento comunicativo, sobre a linguagem verbal, instrues diversas de outras semioses coocorrem, captando fluxos de ateno em tempo real; O mundo, para ns que o percebemos e o conceptualizamos, tambm sinal, formando uma continuidade essencial entre linguagem, conhecimento e realidade; Tal continuidade no reduz entre si esses processos, mas os redefine segundo as necessidades locais da interao humana.
5

3 premissa: Toda representao um drama.


Representar interpretar um papel na cena comunicativa. Portanto: representar no sentido dramtico do termo; inserir-se numa moldura e exercer um papel comunicativo; necessariamente, fazer sentido para algum, portanto uma operao social; Implica assumir uma determinada perspectiva sobre uma cena, mutvel no decorrer da encenao.
6

Premissas bsicas da hiptese scio cognitiva:


1 : A escassez dos significantes;
2 : A semiologizao do contexto; e 3 : O drama das representaes.

Portanto:Toda experincia social semantizante ora

como conhecimento consensualizado (um MCI), como norma de conduta ou como motivao singular.(
Salomo, 1999:71) .

Como se processa a construo dos sentidos?


A capacidade da linguagem, herana da espcie,

permite a produo de inmeras representaes atravs dos quais os sujeitos se conhecem e se do a conhecer; ajustam-se a situao em que se encontram e a ajustam a conhecimentos previamente acumulados ou criam novos.

Como o contexto participa da significao?


Entendemos por contexto o modo de ao

construdo socialmente, sustentado interativamente e temporalmente delimitado; Isto requer uma concepo dinmica de gramtica, inconcilivel tanto com a os cognitivistas formalistas, quanto com a maior parte dos funcionalistas.

Categorias cognitivas, o que so?


Categorias cognitivas (ou formas de conhecimento) so enquadramentos sobre bases informacionais , fsicas ou culturais, segundo as restries postas pela nossa herana filogentica e suscitadas segundo nossas necessidades vividas.
A estabilidade reivindicada para esses enquadres deriva do consenso social que se possa estabelecer

sobre eles.

10

Categorias lingsticas , como so?


Dentro de uma moldura terica em que a linguagem

essencialmente um dispositivo para construo do conhecimento ( Fauconnier 1997:190-1), a gramtica concebida como um conjunto de instrues sinalizadas em um nmero limitado de sinais codificados em estruturas - pelos sons, gestos ou escritas que sirvam projeo, difuso e transformao de informaes em situaes dissimilares, mas objetivamente comunicantes.

11

Como o conhecimento se representa?


A unidade fundamental do conhecimento o

conceito. Os sinais lingsticos so signos convencionalizados por determinado(s) grupo(s) scio-cultural (is) para representar suas idias ou aes sobre coisas com as quais interage ou imagina. Como vimos, conceitos que organizam as categorias formam-se da interao entre o sujeito e a sua experincia de mundo.
12

E em nossa memria?
Os conceitos esto organizados em diferentes nveis que envolvem:

1. Proposies : idias representadas por uma nica palavra ou estrutura predicativa, como, por exemplo, uma maa ou uma mao; . freqentemente, cada conceito se relaciona a outros como vermelhido, redondeza, fruta, etc... 2. Esquemas : estruturas mentais para representar o conhecimento, abrangendo uma srie de conceitos e uma organizao significativa; . Dependem do sujeito que os observa e/ou os constri e das relaes que estabelece com o

13

Como concebemos as categorias linguisticas?


A gramtica motivada pelas experincias cognitivas

dos indivduos, pois as estruturas manifestam os processos que as engendram na mente. As construes lingsticas constituem formas de representao dos processos cognitivos e so expresses mais ou menos transparentes ( e portas para a investigao) dos processos que as precedem na mente. Organizamos a experincia a partir da focalizao de estmulos fsicos que percebemos nos eventos (os sinais) e aos quais consensualmente imputamos um sentido, as categorias lingsticas manifestam essa interao entre o sujeito e o mundo. A lngua uma das formas de codificao desses sinais, pondo-os disposio de seus falantes para intercomunicao na diferentes comunidades scioculturais.

14

Esquemas: conceitos inter-relacionados


David Rumelhart e Andrew Ortony (1977) escreveram uma extensa anlise de esquemas; Apresentam caractersticas que asseguram ampla flexibilidade em seu uso: Esquemas abrangem fatos tpicos gerais, que podem variar ligeiramente de um exemplo

especfico para outro. Esquemas podem incluir outros esquemas . Ex. animais < vacas Esquemas podem variar em graus de abstrao: um esquema para justia muito mais abstrato do que um esquema para maas.
15

A flexibilidade cognitiva dos esquemas


Komatsu (1992) sugeriu que os esquemas tambm

podem incluir informaes sobre relaes , tais como: Conceitos: a relao entre caminhes e automveis ; Atributos dentro dos conceitos: a altura e o peso de um elefante; Atributos em conceitos relacionados, como, por exemplo, a vermelhido de uma cereja e de uma maa. Conceitos e contextos particulares, como por exemplo, o peixe e as guas; Conceitos especficos e o conhecimento bsico geral, como, por exemplo, sobre presidentes da repblica e sobre os governos e a histria do Brasil. Relaes causais, entre o vidro poder quebrar-se se cair sobre uma superfcie dura, servindo a partir

16

A funcionalidade dos enquadramentos


Para Marvin Minky (1975), um enquadramento

uma estrutura para representar algum tipo de ambiente ou de situao estereotipada, tais como ficar em um sala de estar, ir a uma festa infantil ou ir a um restaurante. Ligados a cada enquadramento, h trs tipos de informaes: 1. Como usar o enquadramento? Ex. aula? que materiais levar consigo, o que fazer durante a aula, onde sentar, que direo olhar); 2. O que se espera que acontea a seguir? especifica que h um horrio para que a maioria dos estudantes esteja e o professor entre na sala e comece a falar; 3. O que fazer se as expectativas sobre o que aconteceria a seguir no forem confirmadas? Se o professor no chegar e ningum aparecer para explicar o atraso, aps um razovel perodo de

17

Nveis de enquadramento
Os enquadramentos tm vrios nveis: Alta posio: situaes sempre verdadeiras sobre o que est

sendo representado, durante as aulas h sempre estudantes que escutam e respondem as perguntas e fazem outras, geralmente um professor que fala aos estudantes. Nveis mais baixos: tm lugares mltiplos, que so preenchidos por detalhes mltiplos em cada instncia como, por exemplo, a aparncia do professor, dos assentos dos estudantes , assim como os estilos e tcnicas particulares para ensinar e os tpicos da aula podem variar de uma turma para a seguinte. Cada lugar tem um valor de falta, que a entrada tpica para o lugar dado, a menos que seja designado um valor especfico diferente para o lugar. Por exemplo, um valor de falta para a localizao de uma dada aula substituda pelo valor de fala . Alguns enquadramentos tambm incluem condies designadas, especificadas por marcadores, que indicam uma variao particular de um enquadramento : que a aula de qumica, por exemplo, seria no laboratrio.
18

Scripts: conhecimentos de rotinas estilizadas


Em Yale, Roger Schank e Robert Adelson (1977) denominaram o

modelo de Minsky de scripts . Script: uma estrutura que descreve as seqncias adequadas de eventos em um contexto particular; constitudo de lugares e requisitos sobre o que pode preencher esses lugares, em uma estrutura que um todo interconectado, pois o que est em um lugar afeta o que pode estar em outro lugar. Os scripts tratam de situaes cotidianas estilizadas . Portanto, no esto sujeitos a muitas alteraes, nem fornecem um mecanismo para manipular situaes totalmente novas. Incluem valores da falta para os protagonistas, coadjuvantes e cenrios, bem como para seqncias de eventos que se espera ocorrer. So muito teis para propiciar um contexto cognitivo especialmente para a construo dos sentidos na linguagem: formam estruturas de expectativas.
19

A percepo de padres .
Armazenamos em nossa mente, grande quantidade de

esquemas, modelos, scripts : so estruturas conceptuais mais ou menos detalhadas que formam espcies de padres ; Potencialmente, permitem-nos reconhecer, por meio da comparao entre o sinal percebido e as caractersticas de como organizamos na memria aquilo que experienciamos; Um padro exige a sua comparao como modelo exato, em busca do par perfeito Ex.impresses digitais ; cdigos de barras. Mas no explica a percepo de letras palavras, nem como percebemos variaes de forma, tamanho e orientao. Como criar e armazenar na memria tantos modelos padronizados para as variaes possveis de necessidades de modelos para os possveis objetos concebveis de percepo? Tal rigidez levou explicao da comparao de caractersticas de cada ocorrncia com seu tipo, ou seja, com seu prottipo. Percebemos padres como categorias prototpicas.
20

O que um prottipo?
Um prottipo um exemplo de objeto que se integra a uma

classe de objetos ou de padres relacionados: ele integra no menos de que todas as caractersticas mais tpicas, observados freqentemente na forma ou no modelo do qual faz parte. Um prottipo no , portanto. um modelo rgido, nem especfico, mas o mais completo membro ou centro de uma categoria radial ; Os membros da categoria so aqueles que se integram classe, apoiados na abordagem de comparao com o prottipo ; . Os prottipos parecem integrar todas as mais tpicas caractersticas de um padro, apoiado na comparao de cada ocorrncia com o prottipo e so explicados pela percepo de configurao de pontos tais como, o esboo de faces bem definidas, criadas, por exemplo, como os retratos falados dos policiais ou para identificao de testemunhas (Solso e Macarty 1981). . Surpreendentemente, pesquisadores descobriram que os humanos so capazes de formar prottipos mesmo quando nunca viram um exemplar exatamente comparvel ao prottipo.
21

Formao de categorias prototpicas

Prottipo

22

Do carter bsico ( ncleo) ao perifrico:

instanciaes prototpicas ou radiaes


Assim...assim.. Que dia hoje? . Era tipo assim, atleta Estava assim, assim, pensando...

Minha casa assim: super modesta


Falava assim ... Ad sic > sic ce > assi

23

Categorizao, prottipos e metaforizao


Lakoff e Johnson (1980) mostram que muito do que compreendemos est baseado na metaforizao das experincias dirias, naqueles conhecimentos que compartilhamos com os demais membros da nossa comunidade. Ex. rvore
*Lakoff, G. & Johnson, M. Metforas da vida cotidiana. So

Paulo, Mercado das Letras-Educ, 2002.

Lakoff apresenta a possibilidade de que muitas

reas de nossa experincia sejam metaforicamente estruturadas por meio de um pequeno nmero de esquemas em imagens:*

* Chiavegatto, Valeria (org) .Pistas e Travessias II. Rio de Janeiro, Eduerj, 2002.

24

Categorias radiais
Lakoff 1987 : radialidade e afastamento do conceito central ou prototpico
no lexema me

Me de criao

Me de leite Me gentica
Membro mais central ou prototpico : concepo, gestao, parto

Me de santo Idia -me Lngua me


O governo uma me

Nossa me! Que tolice!


25

Categorias linguisticas so classes prototpicas


Lakoff 1987, Taylor 1990

afirmam que o elemento prototpico o que rene maior quantidade de caractersticas definitrias da classe: o membro central .de uma categoria. Os elementos no-centrais no precisam compartilhar de todas essas caractersticas e , quanto mais afastados mais perdem traos do membro prototpico . Rosh (1987) perguntava: Qual o membro prototpico ( ou mais central) de cada categoria? ave? pardal, galinha , avestruz ou papagaio . Qual o melhor exemplar? O pardal...Por qu? Porque voa? Assim sendo, um morcego seria uma ave? Como morcego pode ser mamfero? Como baleias e golfinhos podem ser mamferos? Qual o membro prototpico da categoria mamfero? Uma baleia; um golfinho?
26

Evidncias comprovando a teoria


Sincrnicas

Diacrnicas

Gramaticalizaes
Mudanas de significados

Polissemia Mesclagens Espaos mentais/referenciao

Metforas conceptuais

Domnios de conhecimento/ reas de sentido


27

Em Psicologia Cognitiva, Sternenberg(2000:265-68)


Codificamos significaes na memria por meio de

conceitos idias (representaes mentais) codificadas em palavras, as quais vinculamos vrias caractersticas de outras idias: proposies, imagens e padres motores para implementao de procedimentos especficos: palavras como conceitos; Palavras ( lxico) so meios econmicos pelo qual manipulamos a informao relacionada. Ex. desk ( escrivaninha, secretria, cadeira, balco... E mais todos os exemplos na vida ou que existem apenas na imaginao; todas as suas caractersticas, coisas que podem ser feitas e conceitos que se pode associar a desks; Coisas que colocamos em cima, dentro e os locais em que podemos encontr-las; logo,.
28

Palavras: ativadoras de processos na construo de sentidos.


A posse de uma palavra para alguma coisa ajuda a adicionar nova informao informao existente sobre esse conceito: tendo uma palavra como mesa (desk) em torno dela se organiza toda nova informao relacionada pois, A memria tem uma natureza construtiva na qual a posse de palavras rotuladoras aumenta a facilidade de compreenso e de rememorao, melhora a evocao e afeta a preciso de uma descrio, de um depoimento de, por exemplo, uma testemunha.
29

Similaridade ao prottipo da categoria


Segundo a teoria do prottipo, um objeto, uma idia ou uma

construo lingstica ser classificada como exemplo de uma categoria se for suficientemente similar ao prottipo. Para os objetivos cognitivistas, consideramos a similaridade em funo do nmero de aspectos compartilhados entre o objeto e o prottipo . Os aspectos mais centralizados ao prottipo devem ser os considerados mais caractersticos ( Komatsu 1992). Ross e Spalding 1994 sugerem que em vez de usarmos um exemplar prototpico que usemos exemplares mltiplos, espcimes alternativos classe ou categoria. Ex. aves, no apenas as canoras, mas exemplares mltiplos, nos quais poderemos comparar, com mais flexibilidade e mais caractersticas, cada membro da espcie.
30

Gramtica: rede de construes .

Ao tratar a linguagem como capacidade de conhecimento do sujeito, a gramtica passa a

ser entendida como uma rede de construes para projeo de conhecimentos entre sujeitos com vistas comunicao social ; Se a cognio permevel experincia, conseqentemente, a Gramtica e seus sentidos se constroem na interao;. Essa integrao de experincias no se processa por uma representao direta das propriedades e relaes das entidades no mundo, mas figurativa e pragmaticamente
31

Estruturas cognitivas e construes linguisticas


Construes

lexicais, gramaticais e discursivas se erigem motivadas por processos cognitivos comuns e gerais - que as precedem na mente, representaes essencialmente dinmicas como o so os demais processos humanos, irradiadas e interligadas. Ex. MC dando aulas para as bonecas

Espao mental

No meu pensamento, a casa era verde!

32

Estruturas cognitivas: MCIs


Temos conhecimentos

parcialmente estruturados, indispensveis para que possamos agir no mundo,arquivados em domnios conceptuais. Eles no so estanques nem estticos, mas evocveis segundo diversas perspectivas e diferentes modos de cognio ( os diferentes MCIs) Ex. Lngua (s) .

Lnguas Materna: aquisio? . O lxico: palavras A gramtica: regras de combinao; . Os usos: relacionados situao social; . A histria e a literatura. Estrangeiras: Sei? Habilidades? ......... ..................... ................................;

33

Correspondncias , Transferncias e Projees intra e inter domnios


Por meio delas, humanos conseguem

integrar em domnios conceptuais seus conhecimentos aparentemente dispersos e o contexto em que a linguagem se processa. (a perplexidade de Herclito de que fala Salomo 1999).
34

Modelos Cognitivos Idealizados organizao das experincias em categorias conceptuais


Domnios constructos

Cognitivos Idealizados, tericos que configuram os domnios conceptuais complexos, parcial, hierarquica e permanentemente estruturados em que os humanos armazenam conhecimentos na memria - imagens (signos) de experincias fsicas, sociais, psquicas e culturais.

35

MCIs incluem:
MCIs incluem, alm de representaes objetivas das experincias reais ou imaginveis pelos sujeitos, estruturas de eventos comunicativos ( molduras comunicativas) e seqncias rotinizadas (scripts) , recortes nas cenas ( frames ou enquadres), esquemas imagticos em geral, alm de relaes entre conceitos, permitindo projees e transferncias entre entidades informacionais entre os diferentes domnios, disponveis e utilizveis na construo dos sentidos na linguagem.
36

Entidades
Nos

Vida animal Vertebrados Invertebrados Tempo Sade Ciclo de vida: Nascimento Crescimento Fase adulta reproduo declnio Morte . Virus . Doenas vacinas

Computadores Mquinas tem durabilidade Cuidados

manuteno
defeitos Problemas Remdios

MCIs

Proteo

Correspondncias por similaridades


37

Significados so construes mentais


Os significados no so propriedades das formas da

lngua (morfemas, palavras , sentenas), mas construes que se atualizam na mente dos sujeitos, em correlaes que se estabelecem entre a forma manifesta e os contextos nos quais a interao ocorre. O contexto determina qual domnio est ativo e, importa para a construo em foco, informaes que esto armazenados em domnios de conhecimento ( prototipicamente categorizadas) a partir de experincias vivenciadas, construindo significados que so validados nas cena comunicativa. Logo, linguagem conhecimento e conhecimento linguagem.

38

Um jovem aluno xerente decidiu mudar o seu nome de Cleber para Romrio.
Atuvamos como professor bilngue na Escola Indgena Srmtwe. Havia um dirio de classe onde procedamos chamada dos alunos. Certa feita, um dos alunos xerente, um jovem com cerca de quatorze anos , que tinha por nome indgena Wairu, veementemente : informou-me: _ Meu nome agora Romrio. _ Mas o seu nome de no-ndio no dirio no Cleber? _ Meu nome Romrio! Por hbito ou distrao, chamei-o ainda umas trs vezes pelo nome Cleber e percebi que o Wairu, naturalmente um jovem simptico, agora deixava evidente o seu ressentimento, ao ser chamado de Clber.
No teramos a pretenso de esgotar as vrias possibilidades de compreenso na interpretao da moldura comunicativa acima, mas to somente delinear nossa reflexo a partir da seguinte questo: qual a correlao entre o nome para um xerente, o contexto cultural e a circunstncia que se estabeleceu naquela interao real? (.....)..... de tratar a questo de qual a operao cognitiva que o Wairu estava processando. (.....) ..... Omitimos o fato de que o Wairu filho de uma mulher no-idia. Apesar da deciso da mesma em viver como um xerente.... O Wairu sempre estar estigmatizado por ser um mestio. SANTOS, Jaime Clio Furtado . DASIP . Uma abordagem da nominao akW_xerente na perspectiva scio-cognitiva da linguagem. Rio de Janeiro, Dissertao de Mestrado em LetrasLingstica na Ps-Graduao em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002,153-4.
39

Quadro 26- Registro de parte da entrevista a Srpawe, em 20.01.2002


12- O nome de Jos Marinho. D- Alair, como que voc falou ontem que era o nome de Z Marinho? 11- Srnoku. D Isso , a eu ouvi dizer que ele no queria, no sei se voc ouviu isso? 11 J ouvi dizer isso tambm. Ele passou pra Sizapi. D Que ele trocou o nome depe porque.... 12 Esse Ku l no meio de Stuan um nome muito feio n? 11 E a Z Marinho , como lida muito l no meio de Ktuan. 12. A mudou, ele mesmo mudou o nome do... D Do akwe. 12 Aceitou o nome do tio dele, Sizapi. D EraSrnku... Meio de Stuan... 11- Sroku ... Parece que Srnku ningum tem mais esse nome. 11. Ningum gosta desse nome. Ningum, eu mesmo no aceitava tambm. Pois . Parece que este nome, eles j nem colocam mais, 12 Ningum aceita no. Rejeitando o nome disse-me ele: meu nome no d certo no... Devido a minha curiosidade acabou pronunciado-o: SrnKU . Em xerente, o significado deste nome est relacionado a passarinho.

SANTOS, Jaime Clio Furtado . DASIP . Uma abordagem da nominao akW_xerente na perspectiva sciocognitiva da linguagem. Rio de Janeiro, Dissertao de Mestrado em Letras-Lingstica na Ps-Graduao em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002,147-8.
40

Categorizao, prottipos e categorias radiais ABRALIN 2003

41

Parada?
Estar Parada : sem se mover

Parada Militar : o desfile

A parada toda ( evento, coisa )

42

Вам также может понравиться