Вы находитесь на странице: 1из 17

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

Princpios Gerais e Condies para o adequado acompanhamento

PR-NATAL

Para a realizao de um adequado acompanhamento de pr-natal e assistncia gestante e puerprio, o municpio dever, por meio das Unidades integrantes de seu sistema de sade, desenvolver esta modalidade assistencial em conformidade com princpios gerais e condies estabelecidas no presente documento, realizando as seguintes atividades:

1. Realizar a primeira consulta de pr-natal at o 4 ms de gestao; 2. Garantir os seguintes procedimentos:

2.1. Realizao de, no mnimo, (06) seis consultas de acompanhamento pr-natal, sendo preferencialmente, (01) uma no primeiro trimestre, (02) duas no segundo e (03) trs no terceiro trimestre da gestao;

2.2. Realizao de (01) uma consulta no puerprio, at 42 dias aps o nascimento;

2.3. Realizao dos seguintes exames laboratoriais: - ABO-Rh, na primeira consulta; - VDRL, um exame na primeira consulta e um na 30 semana de gestao; - Urina rotina, um exame na primeira consulta e um na 30 semana de gestao; - Glicemia de jejum, um exame na primeira consulta e um na 30 semana de gestao; - HB/HT, na primeira consulta.

2.4. Oferta de Testagem anti-HIV, com um exame na primeira consulta, naqueles municpios com populao acima de 50 mil habitantes;

2.5. Aplicao de Vacina antitetnica dose imunizante, segundo o esquema recomendado ou dose de reforo em mulheres j imunizadas;

2.6. Realizao de Atividades Educativas;

2.7. Classificao de risco gestacional a ser realizada na primeira consulta e nas subsequntes;

2.8. Garantir s gestantes classificadas como de risco, atendimento ou acesso Unidade de referncia para atendimento Ambulatorial e /ou hospitalar gestao de alto risco.

Instrues para o preenchimento:


A ficha dever ser preenchida em 2 vias a 1 via ficar arquivada na Unidade junto com o pronturio da gestante e a 2 via dever ser encaminhada Secretaria da Sade a/c: DIR I, que dar andamento ao procedimento necessrio.

FICHA DE CASTRAMENTO DA GESTANTE (cadastrar as gestantes at o 4 ms de gestao)


Esta ficha dever ser preenchida somente uma vez com os seguintes dados: 1. Nome da Unidade de Sade; 2. Cdigo da Unidade; 3. Nome do municpio; 4. Cdigo do municpio no IBGE (n352690).

IDENTIFICAO DA GESTANTE

1. Nmero da gestante no SISPRENATAL; 2. Nome da gestante; 3. Data do nascimento dia/ms/ano; 4. Nome da me da gestante; 5. Endereo residencial; 6. Nmero do CPF; 7. Certido de nascimento ou casamento; 8. Identidade; 9. Carteira de trabalho.

DADOS ASSISTENCIAIS

1. Data da 1 consulta pr-natal; 2. Data da ltima menstruao; 3. Responsvel pela 1 consulta pr-natal (Assinatura e carimbo mdico).

Aps o cadastramento da gestante, todas as consultas de pr-natal devero ser anotadas na FICHA DE REGISTRO DIRIO DOS ATENDIMENTOS DAS GESTANTES NO SISPRENATAL:

1. 2. 3. 4.

Colocar o nome da Unidade; Colocar o cdigo da Unidade; Nome do municpio; Cdigo do IBGE (n35).

Para o preenchimento das fichas de registros dos atendimentos das gestantes no SISPRENATAL, devero constar as seguintes informaes:
-data do atendimento; -nmero da gestante no SISPRENATAL; -consulta pr-natal sendo: mdico n73 e enfermeira n01; -exames - quando verificado o resultado pelo mdico e assinalando com (X); -aplicaes de vacina antitetnica - conforme esquema, assinalando com (X); -consulta puerperal, feita pelo mdico; -assinatura do responsvel pelo preenchimento.

Obs.: Tempo entre ltima menstruao e data primeira consulta tem que ser de 30 dias ou mais e data de consultas sero contadas aps 15 dias.

Importante: 1 - Numerar corretamente a ficha de acompanhamento;

2 - O preenchimento correto quanto aos exames e vacinas;


3 - Cadastrar as gestantes at o 4 ms ou 120 dias; 4 - Na ficha de acompanhamento marcar a partir da 1 consulta e no cadastro;

5 - PSF: Colocar rea e micro rea.

Вам также может понравиться