Вы находитесь на странице: 1из 28

O

Evangelho SEGUNDO O Espiritismo Bem-aventurados

Tema :

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

os que tem puro o corao

6/3/12

Cap. VIII

Palestra 17/2009 -

Prece de quem no enxerga Deus


Senhor, Inundas-me no esplendor de tua luz e, contudo, cego, no te vejo.

6/3/12

Falas-me na eloquncia de teu verbo e, no entanto, surdo, no te ouo. Abrasas-me na ardncia de teu amor e, todavia, insensvel, no te sinto. Oh! Estranha contradio! Tu, bem perto de mim, e eu, to longe de ti! Desvela-me, Senhor, os olhos, cegos de orgulho; abre-me os ouvidos, surdos
de vaidade, e sensibiliza-me o corao, duro de maldade, para que eu descubra tua divina presena na intimidade do meu ser!

Rubens C. Romanelli da obra O primado do

Capitulo VII

6/3/12

Bem-aventurados os pobres de esprito, pois que deles o reino dos cus


1. 2. 3. 4.

Simplicidade de corao e humildade de esprito; Quem quiser tornar-se o maior, seja o servidor; Orgulho e humildade Emprego da inteligncia

Os puros de corao
Objetivo

6/3/12

Ver a DEUS

Corao

6/3/12 No significado original da cultura semita (hebreus, assrios, arameus, fencios e rabes)

Servia para designar o conjunto de nossas faculdades interiores, a razo e a conscincia, como tambm as tendncias afetivas e a vontade.

Pureza

6/3/12 No significado original da cultura semita (hebreus, assrios, arameus, fencios e rabes)

No tinha o significado de "imaculado" como hoje, mas correspondia idia de "sem mistura", sem diviso, sem alterao:

Ouro puro: sem qualquer liga Ar puro: sem a atmosfera poluda das cidades Vinho puro: sem mistura com outro lquido Corao puro: conscincia sem diviso, vontade de no dividir o nosso corao entre movimentos diferentes entre si.

6/3/12

Portanto, no estado puro, o Corao e o Crebro so sinnimos, porque Amor, Sabedoria e Poder esto contidos no Amor Divino.

SAINT

6/3/12

A nica felicidade, a nica harmonia possvel neste mundo no realizvel seno ...na unio pelo pensamento e pelo corao...

Leon Denis Da obra Cristianismo e

6/3/12

A purificao uma limpeza, uma retirada de impurezas daquilo que impede a verdadeira manifestao do Esprito.
Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

6/3/12

Se ns criamos e convivemos internamente com essas estruturas psquicas, podemos refor-las ou elimin-las, simplesmente mudando nosso jeito de pensar e agir.
Hammed Da obra A imensido dos

6/3/12

Num sentido psicolgico, poderemos pensar que a pureza a necessria retirada dos conflitos internos, dos complexos oriundos da atual e das encarnaes passadas. Tornar puro o corao retirar o fardo das culpas que impedem Adenauer de Novaes
Da obra Psicologia do

6/3/12

o pensamento pode ser um perigo se colocado em ao, porm existe algum mau em apenas pensar, sem materializlo em ao?

6/3/12

A mente dnamo gerador de energia de difcil catalogao, que se expressa automaticamente, conforme o contedo emocional de que se reveste.
Joanna de ngelis Da obra Dias Glorioso

6/3/12

A mente o espelho da vida em toda a parte. Ergue-se na Terra para Deus, sob a gide do Cristo, feio do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avana, com a orientao do lapidrio, para a magnificncia da luz. Emmanuel
Da obra No Pensamento

6/3/12

Aprendestes que foi dito aos antigos: No cometereis adultrio. Eu, porm, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, j em seu corao cometeu adultrio com ela.

Jesus

6/3/12

O pensamento energia irradiante. Espraiemo-lo na Terra e prender-nos-emos, naturalmente, ao cho. Elevemo-lo para o Alto e conquistaremos a espiritualidade sublime. Nosso Esprito residir onde Emmanuel da obra Po nosso projetarmos nossos

6/3/12 Nas origens de nossas determinaes reside a idia. A mente, em razo disso, a sede de nossa atuao pessoal, onde estivermos. Pensamento fermentao espiritual. Em primeiro lugar, estabelece atitudes, em segundo gera hbitos e, depois, governa expresses e palavras, atravs das quais a individualidade influencia na vida e no mundo. Regenerado, pois o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se revela reto e limpo.

Emmanuel - Fermento espiritual

6/3/12

Os pensamentos emitidos atraem ou sintonizam outros semelhantes das mesmas faixas de ondas mentais por onde transitam as aspiraes e os estados psquicos de toda a humanidade.

Joanna de Angelis Da obra CD Episdios Dirios

6/3/12 Se a vossa mo motivo de escndalo, cortai-a

Assim ser na consumao dos sculos: viro os anjos, e separaro os maus de entre os justos, E lan-los-o na fornalha de fogo; ali haver pranto e ranger de dentes. Jesus
Evangelho de

6/3/12

Dicas
1.

comear primeiro a confessar-se, isto , reconhecer suas limitaes, bem como as caractersticas de sua personalidade consideradas negativas, como partes estruturais de si mesmo.

Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

6/3/12

Dicas
2.

no camuflar o que se , mesmo que sejam aspectos aversivos. Ter conscincia de que, mesmo tendo traos negativos na personalidade, eles, se vistos por outra tica, sero importantes instrumentos de crescimento pessoal.

Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

6/3/12

Dicas
3.

A pureza de corao a manifestao da essncia divina em ns, daquilo que possumos de bom e que merece ser colocado no velador, para que ilumine a todos, inclusive a ns prprios.

Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

6/3/12

Dicas
4.

Mas o que sai da boca, vem do corao, e isso que contamina o homem. Porque do corao procedem maus desgnios...

Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

6/3/12

Dicas
O corao a sede da inteligncia emocional. No o corao fsico, mas a atitude de esprito ligada aos sentimentos nobres que elevam a alma a Deus.

Adenauer de Novaes Da obra Psicologia do

Em marcha os coraes puros!

6/3/12

de grande importncia ter o corao puro porque esta a condio de ver a realidade, de ver as coisas tais como elas so. O corao puro o corao lavado de todas as projees, de todas as atraes e das repulses. Quando perguntei ao Dalai Lama o que era o Nirvana, ele me disse: O Nirvana ver as coisas tais como elas so. Compreendi ento que eu nunca via as coisas como elas eram e que nunca me vi como realmente sou. Vemo-nos sempre atravs do filtro de nossas memrias felizes ou infelizes, atravs do filtro de nosso passado. E, s vezes, vemo-nos como se fosse a primeira vez, com um corao puro, sem projees. Ento vemos a Realidade, vemos a Grande Realidade em todas as pequenas realidades.

Jean-Yves Leloup Da obra Livro das Bem-Aventuranas e

Capitulo VIII

6/3/12

Bem-aventurados os que tm puro o corao porquanto vero a Deus


1. 2. 3. 4.

5. 6.

Simplicidade e pureza de corao; Pecados por pensamentos - Adultrio; Verdadeira pureza Mos no lavadas; Escndalos. Se a vossa mo motivo de escndalo, cortai-a; Deixai vir a mim as criancinhas Bem-aventurados os que tm fechados os olhos;

Capitulo IX

6/3/12

Bem-aventurados os que so brandos e pacficos

6/3/12

Sejamos como as crianas. Puros em pensamentos e sentimentos.

Vo com Deus e at o prximo encontro

Вам также может понравиться