Вы находитесь на странице: 1из 18

6/5/12

Modelo ecolgico do desenvolvimento

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/5/12

6/5/12

Modelo ecolgico do desenvolvimento

6/5/12

Uma imagem mais abrangente dos fatores pessoais e do contexto influenciam O caminho de desenvolvimento de uma pessoa Somos ativos pois transformmo-nos a ns e aos outros

Modelo ecolgico do desenvolvimento

6/5/12

Desenvolvimento humano Relaciona-se

Caractersticas dos contextos

Caractersticas biopsicolgicas dos indviduos

Contexto de existncia de indviduos


Todos ns estamos diariamente em contacto com uma srie de diferentes contextos, uns mais prximos, outros nem tanto, e que de uma forma mais ou menos direta influenciam a nossa vida. Numa perspectiva ecolgica, os contextos onde participamos e com os quais estmos relacionados so concebidos como uma srie de sistemas inter-relacionados. Pois cada sistema est contido em sistemas mais abrangentes, colocam-se uns dentro dos outros, como se fossem bonecas russas. Mas cada sistema tem as suas caractersticas prprias e depende de relaes com outros sistemas, pois ao contrrio das bonecas russas, os diversos sistemas no so rplicas uns dos outros nem se podem separar facilmente.

6/5/12

Exossistema

O exossistema envolve ligaes e processos que tm lugar entre dois ou mais ambientes, no caso em que pelo menos, um deles no contm a pessoa em desenvolvimento, mas no qual acontecem eventos que podem influenciar processos dentro do ambiente que contm a pessoa.

6/5/12

Exemplo
A relao que se estabelece entre e escola que frequentamos e a Direo regional de educao. Se ao nvel da Direo regional da educao , decidirem a fuso da tua escola com outra, esta deciso afetar as experincias que tens num contexo to importante para ti.

6/5/12

Foras dos exossistemas


Ligaes indirectas-(participao de terceiros);

6/5/12

Comunicao-(entre os microssistemas);

Conhecimento-(sobre os outros microssistemas).

Inter-relaes entre os contextos

6/5/12

As ligaes so geogrficas; Valores, das normas e ideias; Diferentes experincias e caractersticas pessoais; O resultado final vai depender de todos estes fatores, dos processos

de auto-organizao do sujeito e das caractersticas do contextosujeito em relao.

O contexto de cada um
Inter-relaes no interior de cada contexto cada contexto constitudo por subsistemas mas que interagem entre si. Por exemplo, no seio familiar verificamos que desenvolvem dinmicas prprias entre os seus membros. Cada um dos elementos que o constitui afeta todos os outros atravs da sua ao.

6/5/12

Inter-relaes entre contextos os contextos no esto isolados uns dos outros, como j vimos : interagem e afetam-se mutuamente.

Inter-relaes entre o indivduo e os contextos o indivduo ativo, no sofre passivamente a influncia dos contextos. A sua ao afeta e influencia os contextos, os ambientes em que participa , transformando-os.

6/5/12

Ol Rita, ento tudo bem contigo? J no nos vemos uns tempos, que achas de irmos tomar caf um dia destes?

Ol Carla, comigo est tudo bem. Acho uma excelente ideia. Que achas de convidar tambm o Micael, afinal j passou muito tempo

As redes sociais

6/5/12

Todos ns temos redes sociais e pertencemos a estas, onde tambm pertencem os nossos familiares, amigos, etc. Nestas relaes e interaes ds e recebes servios, bens materias e at apoio e afeto.

As redes sociais

6/5/12

O efeito das redes sociais

6/5/12

Cada indviduo possui uma rede de pessoas a quem est ligado e com quem se relaciona, como por exemplo, amigos, professores, familiares, etc. E esta ligao feita atravs de comportamentos/interaes.

Rede social o conjunto de ligaes, relaes e interaes particulares entre diferentes pessoas.

O efeito das redes sociais


Podem

6/5/12

causar um impacto positivo na reduo de problemas

Afetar os diferentes nveis do contexto

Fornecem modelos de relaes menos problemticas entre famlias.

Providenciam contextos onde novas solues para problemas possam emergir.

Por exemplo: O apoio que diferentes elementos de uma rede social podem dar em certas situaes.

6/5/12

O Papel dos contextos nos indviduos


Modelo Bioecolgico- segundo Bronfenbrenner

O individuo tem um papel central no seu processo de desenvolvimento ativo, Tem participando na caractersticas criao dos prprias, tm prprios relaes reciprocas contextos. e dinmicas com Assim, cada um de ns vai-se os contextos. construindo como um ser nico,

6/5/12

Вам также может понравиться