Вы находитесь на странице: 1из 11

Conceito de informao

O conceito de informao, tanto do ponto de vista popular como do ponto de vista cientfico, envolve um processo de reduo de incerteza. Na linguagem diria, a idia de informao est ligada de novidade e utilidade, pois informao o conhecimento disponvel para uso imediato e que permite orientar a ao, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decises cotidianas.
O conceito de informao requer dois outros conceitos: de dados e de comunicao.

Conceito de informao
1. Dado. um registro ou anotao a respeito de um evento ou ocorrncia. 2. Informao. um conjunto de dados com um significado, Na verdade, informao uma mensagem com significado em um determinado contexto. 3. Comunicao. quando a informao transmitida a algum, para que haja comunicao, necessrio que a informao seja recebida e a compreendida. Sendo assim comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas.

Curiosidade
Em 1832, um dos precursores da teoria da informao, Samuel Morse, ao observar uma caixa de tipos para tipografia, verificou um fenmeno que o levaria a criar um cdigo telegrfico que leva o seu nome. Ao fazer um levantamento estatstico sobre a freqncia de utilizao das letras na lngua inglesa ele aplicou uma codificao de pontos e traos.

Teoria da informao
A teoria da informao um ramo da matemtica aplicada que utiliza o clculo da probabilidade. Originou-se em 1920, com os trabalhos de Leo Szilar e H. Nyquist. A teoria surgiu com as pesquisas de Claude E. Shannon e Warren Weaver para a Bell Telephone Company, em 1949. Essa teoria diferia das anteriores em dois aspectos: por introduzir noes de estatstica e por ser macroscpica e no microscpica, pois visualizava os aspectos amplos e gerais dos dispositivos de comunicaes. O sistema de comunicao tratado por essa teoria consiste em seis componentes: fonte, transmissor, canal, receptor, destino e rudo.

Teoria da informao
1. Fonte a pessoa, coisa ou processo que emite ou fornece as mensagens. 2. Transmissor o processo ou equipamento que opera a mensagem, transmitindo-a da fonte ao canal. 3. Canal o equipamento ou espao intermedirio entre o transmissor e o receptor. 4. Receptor o processo ou equipamento que recebe a mensagem no canal. 5. Destino a pessoa, coisa ou processo a quem destinada a mensagem. 6. Rudo a quantidade de perturbaes indesejveis que tendem a deturpar e alterar, de maneira imprevisvel, as mensagens transmitidas.

Teoria da informao

Conceito de redundncia
Redundncia a repetio da mensagem para que sua recepo correta seja mais garantida. Assim a redundncia introduz no sistema de comunicao uma certa capacidade de eliminar o rudo e prevenir distores e enganos na recepo da mensagem.

Conceito de entropia e sinergia


Entropia (do grego entrape = transformao). A entropia a segunda lei da termodinmica e refere-se perda de energia em sistemas isolados, levando-os degradao, desintegrao e ao desaparecimento. Com isso para sobreviver o sistema precisa abrir-se e reabastecer-se de energia e de informao. A esse processo reativo de obteno de reservas de energia e de informao d-se o nome de entropia negativa ou negentropia.

Conceito de entropia e sinergia


Sinergia (do grego, syn, com e ergos, trabalho) significa literalmente "trabalho conjunto". Portanto podemos definir que sinergia quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente. Assim, a sinergia constitui o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam o seu resultado global.

Conceito de informtica
A informtica a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemtico da informao por meios automticos. Na realidade, a informtica a parte da Ciberntica que trata das relaes entre as coisas e suas caractersticas, de maneira a represent-las por meio de suportes de informao. A informtica um dos fundamentos da teoria e dos mtodos que fornecem as regras para o tratamento da informao.

Curiosidade
Processamento da informao levou ao surgimento do computador eletrnico, o qual deu incio era da informtica, a partir de 1945. O primeiro computador eletrnico foi o Eniac, construdo para o Exrcito americano entre 1942 e 1945, na Universidade da Pensilvnia.

Вам также может понравиться