Вы находитесь на странице: 1из 22

Sistema Muscular

Os msculos so rgos constitudos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estmulo nervoso.

Os msculos podem ser formados por trs tipos bsicos de tecido muscular:

Tecido Muscular Estriado Esqueltico Apresenta, sob observao microscpica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriao resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas protenas actina e miosina, responsveis pela contrao muscular. A clula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inmeros ncleos e pode atingir comprimentos que vo de 1mm a 60 cm.

Tecido Muscular Liso Est presente em diversos rgos internos (tubo digestivo, bexiga, tero etc) e tambm na parede dos vasos sanguneos. As clulas musculares lisas so uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispem em hlice em seu interior, sem formar padro estriado como o tecido muscular esqueltico.

A contrao dos msculos lisos geralmente involuntria, ao contrrio da contrao dos msculos esquelticos.

Tecido Muscular Estriado Cardaco Est presente no corao. Ao microscpio, apresenta estriao transversal. Suas clulas so uninucleadas e tm contrao involuntria.

Sarcmeros As fibras musculares esquelticas tem o citoplasma repleto de filamentos longitudinais muito finos, (as miofibrilas) constitudas por microfilamentos das protenas actina e miosina. A disposio regular dessas protenas ao longo da fibra produz o padro de faixas claras e escuras alternadas, tpicas do msculo estriado.

As unidades de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila so chamadas sarcmeros. As faixas mais extremas do sarcmero, claras, so denominadas banda I e contm filamentos de actina. A faixa central mais escura a banda A, as extremidades desta so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto sua regio mediana mais clara, (a banda H), contm miosina.

Teoria do deslizamento dos filamentos Quando o msculo se contrai, as bandas I e H diminuem de largura. A contrao muscular se d pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Essa idia conhecida como teoria do deslizamento dos filamentos.

Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina quando o msculo estimulado. As projees da miosina puxam os filamentos de actina como dentes de uma engrenagem, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina, o que leva ao encurtamento das miofibrilas e conseqente contrao da fibra muscular.

Contrao Muscular O estmulo para a contrao geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retculo sarcoplasmtico (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmticas onde h clcio armazenado), que libera ons de clcio no citoplasma.

Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico e cessa a contrao muscular.

A energia para contrao muscular suprida por molculas de ATP (produzidas durante a respirao celular). O ATP atua na ligao de miosina actina, o que resulta na contrao muscular. Mas a principal reserva de energia nas clulas musculares a fosfocreatina, onde grupos de fosfatos, ricos em energia, so transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP.

Quando o trabalho muscular intenso, as clulas musculares repem seus estoques de ATP e de fosfocreatina, intensificando a respirao celular, utilizando o glicognio como combustvel.

Tetania e Fadiga Muscular A estimulao contnua faz com que o msculo atinja um grau mximo de contrao, o msculo permanece contrado, condio conhecida como tetania. Uma tetania muito prolongada ocasiona a fadiga muscular. Um msculo fadigado, aps se relaxar, perde por um certo tempo, a capacidade de se contrair.

Antagonismo muscular A movimentao de uma parte do corpo depende da ao de msculos que atuam antagonicamente. Por exemplo, a contrao do msculo bceps e o relaxamento do trceps, provocam a flexo do membro superior.

Fibras musculares lentas e rpidas As fibras musculares esquelticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo levar um tempo de at 5 vezes maior do que as rpidas para se contrair.

As fibras musculares lentas esto adaptadas realizao de trabalho contnuo, possuem maior quantidade de mitocndrias, maior irrigao sangunea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gs oxignio. As fibras rpidas, pobres em mioglobina, esto presentes em msculos adaptados contraes rpidas e fortes.

Tnus muscular Os msculos mantm-se normalmente em um estado de contrao parcial, o tnus muscular, que causado pela estimulao nervosa, e um processo inconsciente que mantm os msculos preparados para entrar em ao.

Quando o nervo que estimula um msculo cortado, este perde tnus e se torna flcido. Estados de tenso emocional podem aumentar o tnus muscular, causando a sensao fsica de tenso muscular. Nesta condio, gasta mais energia que o normal e isso causa a fadiga.

http://www.webciencia.com

Вам также может понравиться