Вы находитесь на странице: 1из 18

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA -SP

Embora Salomo tenha se notabilizado pela construo do templo de Jerusalm, o que ficou para a histria como a mais notvel de suas realizaes foi a sua sabedoria, explanada em trs dos livros sapienciais da Bblia: Provrbios, Eclesiastes, Cantares. So 3000 provrbios (s 915 esto no livro) e 1005 cnticos (1Rs 4.32).

Os Rabinos afirmam que Salomo, famoso por sua sabedoria (1Rs 4.34), escreveu trs livros:

1. CntICOS quando jovem 2. Provrbios na meia-idade 3. Eclesiastes j idoso e amargo.

LIDOS NAS FESTAS JUDAICAS


CANTARES
RUTE

(Pscoa)
(Pentecostes)

ECLESIASTES
ESTER

(Tabernculo)
(Purim)

LAMENTAES (Destruio de Jerusalm)

CANTARES

ESCRITOR: Salomo

DATA:

965 a.C.

TTULOS:Cantares de Salomo, Cnticos, Cnticos dos Cnticos


Grego

\A/sma a/jsmavtwn -

Asma asmtn (CNTICO DOS CNTICOS)

Hebraico

~yiryiv;h ryiv

Shir ha'shirim (O MELHOR DOS CNTICOS)

O cenrio histrico
Na poca de Salomo havia: a. Poder do rei para tomar numerosas esposas, seu harm de esposas e concubinas era bem menor, 60 a 80 mulheres, em comparao com as 700 esposas e 300 concubinas de perodos anteriores,(1Rs11.3) b. A presena de um harm como coro, c. Escrito depois de Salomo haver adquirido muitas carruagens do Egito e ter ampliado suas vinhas at o vale de Jezreel.

CANTARES

I. 1 Poema: O Desejo da Noiva pelo Noivo (1.1-2.7)


A Expresso do Desejo da Noiva O Apoio das Amigas da Noiva A Pergunta da Noiva O Conselho das Amigas da Noiva A Presena e a Fala do Noivo O Amor Mtuo entre a Noiva e o Noivo (1.2-4a) (1.4b) (1.5-7) (1.8) (1.9-11) (1.12-2.7)

II. 2 Poema: Os Dois Amados


A Noiva Percebe a Vinda do Noivo Os Pedidos do Noivo O Amor Irrestrito da Noiva pelo Noivo A Perda e o Achado do Noivo

(2.8-3.5)
(2.8,9) (2.10-15) (2.16,17) (3.1-5)

CANTARES

III. 3 Poema: O Cortejo Nupcial


A Aproximao do Noivo O Amor do Noivo pela Noiva A Reunio dos Noivos

(3.6-5.1)
(3.6-11) (4.1-15) (4.16-5.1)

IV. 4 Poema: A Noiva Teme Perder o Noivo


O Sonho da Noiva A Noiva e as Amigas Conversam sobre o Noivo O Lugar Onde se Encontra o Noivo

(5.2-6.3)
(5.2-7) (5.8-16) (6.1-3)

CANTARES

V. 5 Poema: A Formosura da Noiva


A Descrio da Noiva pelo Noivo O Noivo e os Amigos Conversam sobre a Noiva Outras Descries da Noiva O Amor da Noiva pelo Noivo

(6.4-8.4)
(6.4-9) (6.10-13) (7.1-8) (7.9-8.4)

VI. 6 Poema: A Suprema Beleza do Amor (8.5-14)


A Intensidade do Amor O Desenvolvimento do Amor O Contentamento do Amor (8.5-7) (8.8,9) (8.10-14)

CANTARES

Combater extremos: 1a. O ascetismo (repulsa ao prazer) dos judeu-cristos de influncia essnia e do misticismo platnico-helenstica.

1b. O hedonismo (busca somente do prazer).


1c. A divinizao do sexo nos cultos fecundidade pagos.

MENSAGEM

CANTARES

O casamento exemplificado em Cantares um modelo de ateno, empenho e prazer. H duas "estrofes" que aparecem repetidas 3 vezes como "refro, no incio, meio e fim do livro. Servem como "coros" que ecoam a mensagem do livro. 1 refro (num momento de intensa paixo): "no despertem nem provoquem o amor enquanto ele no o quiser. (2:7; 3:5 e 8:4) 2 refro: O meu amado meu, e eu sou dele; 2.16; 6.3 e 7.10

O amor sabe esperar e exclusivo.

CANTARES

SALOMO Na poca possua:

60 esposas 80 concubinas

nico livro todo dedicado ao amor conjugal, romntico e sexual NO H NENHUM NOME DE DEUS

Afirma a bondade, segurana e alegria do sexo monogmico, e isso no condizente com a vida de Salomo.

Resumo:
A poesia toma a forma de um dilogo entre o marido (o rei) e sua esposa (a sulamita), sob o ponto de vista de uma mulher: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturao do casamento (5:2-8:14). Comea antes do casamento, mostrando como a noiva anseia por estar com o noivo e receber suas carcias ntimas.

O rei elogia a beleza da sulamita, superando os seus sentimentos de insegurana sobre sua aparncia. A sulamita tem um sonho no qual perde Salomo e o busca pela cidade, e com a ajuda dos guardas o encontra e o leva a um local seguro. Ao acordar repete seu conselho para no forar o amor. Na noite de npcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simblica, ela o convida a participar de tudo o que tem a oferecer.

Fazem amor e Deus abenoa sua unio.

Com a maturao do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difcil, simbolizado por outro sonho. Nele a sulamita repulsa seu marido e ele vai embora. Sentindo-se culpada o procura pela cidade, porm desta vez os guardas a espancam: simblico de sua conscincia pesada. Tudo tem um final feliz, os amantes se encontram e se reconciliam. O cntico termina, o marido e a esposa esto confiantes e seguros em seu amor. Cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e expressam o desejo de ficarem juntos.

Ct 2.1: Sarom uma regio da Palestina entre montanhas do Efraim e Mar Mediterrneo (ao sul do monte Carmelo). Esta regio era de solo seco, rochoso e de gua escassa. Entretanto, como plano de Deus, foi colocado ali o povo por Ele escolhido (Is. 35:1,2) e a partir da houve abundncia. Passaram a viver na terra que emanava vida e vida abundante, onde cultivavam as rosas mais belas do mundo. Ct 2.2: Como o lrio entre os espinhos a minha amada entre as jovens. Essa uma comparao entre a amada e as outras moas".

BOM DOMINGO NA CASA DO SENHOR

Вам также может понравиться