Вы находитесь на странице: 1из 47

QUEIMADURAS

QUEIMADURAS
Calor; Substancias corrosivas; Lquidos; Vapores; Frio intenso; Radiao solar; Descargas eltricas.

GRAVIDADE DA QUEIMADURA

Natureza; Intensidade; Durao da exposio ao agente causal

QUEIMADURAS DE 1 GRAU

Dor intensa; vermelhido local; leso seca/no produz bolhas. Geralmente melhoram aps 3 a 6 dias, podendo descamar e no deixam sequelas.

QUEIMADURAS DE 2 GRAU
Dor intensa; vermelhido local; produz bolhas e uma aparncia mida da leso.
A cura pode levar at 3 semanas No costuma deixar cicatriz, mas o local da leso pode ser mais claro.

Queimadura de 2 grau profunda

QUEIMADURAS DE 3 GRAU
Atinge tecidos subcutneos; destruio total de nervos, folculos pilosos, glndulas sudorparas, vasos capilares sanguneos, podendo inclusive atingir msculos e estruturas sseas.
So leses esbranquiadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que no curam sem apoio cirrgico, necessitando de enxertos.

EXTENSO DA QUEIMADURA

Quanto maior a extenso das queimaduras, maiores os riscos de complicaes e morte.

Classificao da gravidade

Queimadura leve Queimadura moderada Queimadura grave

Complicaes das grandes queimaduras

Quebra da barreira de proteo contra germes Grande perda de lquidos dos tecidos queimados Insuficincia renal aguda Hipotermia Leso direta dos pulmes ou por edema e obstruo das vias areas.

TRATAMENTO

QUEIMADURAS SOLARES
SO PROVOCADAS POR UMA SOBRE EXPOSIO AOS RAIOS ULTRAVIOLETAS. CARACTERSTICAS DA QUEIMADURA SOLAR (entre 1 hora e 1 dia de exposio)

Pele fica vermelha; Inflamada e dolorida; Pode formar bolhas e descamao da pele.

QUEIMADURAS SOLARES

SINTOMAS
Febre, calafrios e perda de foras.

QUEIMADURAS GRAVES
CHOQUE (Hipertenso arterial), Esvaimento e profunda astenia, Cncer de pele.

CNCER DE PELE

CNCER

PREVENO
No se expor sua radiao intensa e direta. Aplicar filtro solar
(trabalhadores e indivduos que se exponham ao sol).

TRATAMENTO
O primeiro ardor/vermelhido, indica que se deve abandonar a exposio ao sol rapidamente.
Colocar compressas de gua fria da torneira para alivio das zonas avermelhadas.

QUEIMADURAS DE 2 GRAU COM DESIDRATAO


Levar ao pronto socorro. As bolhas podem permanecer por 24 horas.
(Depois deste perodo elas tero que ser estouradas por mdicos).

QUEIMADURAS POR ELETRICIDADE


CAUSAS Por raio; Correntes de baixa ou alta voltagem.

Um choque eltrico pode causar parada cardaca e respiratria.


(Nesse caso, a queimadura em si passa a no ser to importante).

Para salvar a vida da vtima, faa reanimao com a mxima urgncia.

CONSEQUNCIAS...
Comprometem o tecido gorduroso, msculos e ossos causada pela transformao da energia radiante em calor. Causam queimaduras graves , Causam morte no local do acidente.

Devido as peculiaridades das leses, as queimaduras eltricas devem ser tratadas exclusivamente por cirurgies plsticos e suas equipes, em centros de referncia em atendimento a queimados.

muito importante voc saber que... Quando uma corrente eltrica atinge o corpo, podem ocorrer queimaduras.

Embora os danos sejam visveis, pode ocorrer uma sequncia de danos internos.

COMO PROCEDER
Nunca toque na vtima at que ela seja separada da corrente eltrica, ou que esta seja interrompida. Se a corrente no puder ser desligada, coloque-se sobre um pedao de madeira e afaste a vtima com uma vara de madeira ou bambu.

CUIDADOS IMPORTANTES
Sempre o mais seguro desligar a chave geral da energia eltrica.

Em caso de choque em criana que introduziu um objeto de metal em uma tomada eltrica, primeiro desligue a chave geral da caixa de energia eltrica, depois remova a criana.

QUEIMADURAS POR PRODUTOS QUMICOS

No geral as queimaduras qumicas so pouco freqentes, porm, existem peculiaridades no seu tratamento que devem ser consideradas. Estatsticas americanas demonstram que dos 60 mil pacientes que procuram atendimento mdico por queimaduras, 4 a 5% so por queimaduras qumicas, sendo 25% provocadas por agentes alcalinos. Segundo estatsticas brasileiras, as queimaduras qumicas correspondem de 1 a 4% das queimaduras de varias etiologias, com aproximadamente 36% de letalidade.

No Brasil, um dos principais agentes causadores deste tipo de queimaduras a soda custica.

Vejamos alguns exemplos de queimaduras por produtos qumicos a seguir:

QUEIMADURA POR SODA CUSTICA

QUEIMADURA CAUSADA POR AMONACO

TRATAMENTO DE QUEIMADURAS QUMICAS


_ Na presena de uma queimadura qumica, a primeira atuao sempre colocar a rea afetada sob gua corrente (no utilizar gua muito fria ou gelo) por durante 20 minutos, proporcionando o alvio da dor e a remoo do produto. _ No colocar quaisquer solues ou produtos caseiro sobre a queimadura, pois aumentam os riscos de infeco e podem aprofundar a queimadura por uma reao qumica. _ A utilizao de pomadas deve ser feita sob consulta de um mdico ou farmacutico, apesar de no se aplicarem neste tipo de queimaduras. _ Em caso de necessidade de transportar a vtima para o hospital, utilize compressas estreis ou um pano limpo e seco para cobrir a rea lesada. _ Na presena de complicaes associadas a queimadura, tais como: dificuldade respiratria, uma extensa rea afetada ou perda de Conscincia contatar imediato o 192 (SAMU).

Saiba como socorrer uma vitima de queimadura?

Pessoas com queimaduras profundas podem correr srio risco de vida. Quanto maior a extenso, maiores os perigos para a vtima. Existem diferentes graus de leso. Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de leso pede um socorro especfico. proibido... Passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que no seja gua fria no local, em qualquer caso. Tambm no se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada pele queimada. O que no se deve fazer: Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, leo de cozinha... apenas gua fria permitida. Gelo tambm no pode. Furar as bolhas. Retirar a pele morta Arrancar a roupa grudada na rea queimada Apertar o ferimento

Como socorrer vtimas de queimadura de primeiro grau


1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. 4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - permitido e recomendvel beber bastante gua e tomar um remdio que combata a dor.

Como socorrer vtimas de queimadura de segundo grau


1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. 4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - permitido e recomendvel beber bastante gua e tomar um remdio que combata a dor.

Como socorrer vtimas de queimadura de terceiro grau


1. Retire acessrios e roupas, porque a rea afetada vai inchar. Ateno: se a roupa estiver colada rea queimada, no mexa! 2. preciso resfriar o local. Faa isso com compressas midas. No use gelo. 3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centmetro de dimetro) - s nas pequenas! - voc pode usar gua corrente ou um recipiente com gua fria. Cuidado com o jato de gua - ele no deve causar dor nem arrebentar as bolhas. 4. Ateno: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode no reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de gua no est doendo, por exemplo. 5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vtima aquecida. 6. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mos e ps, evite fazer o curativo voc mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital. 7. No oferea medicamentos, alimentos ou gua, pois a vtima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. 8. No perca tempo em remover a vtima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Вам также может понравиться