Вы находитесь на странице: 1из 20

MANDAAIA

Melpona Quadrifasciata Quadrifasciata Melpona Quadrifasciata Anthidiides Melpona Quadrifasciata Hbrida

Melpona Quadrifasciata Quadrifasciata: possui quatro listras amarelas contnuas no dorso. Melpona Quadrifasciata Anthidiides: possui de trs a quatro listras amarelas intermitentes no dorso. A parte intermitente preta. Melpona Quadrifasciata Hbrida: deriva do cruzamento das duas espcies acima. Possui trs a quatro listras intermitentes no dorso.

Q.Quadrifasciata

Q. Anthidiides

Fig 1

Fig 2

ALGUMAS TCNICAS DE MANEJO ( CUIDADOS )


1. LOCALIZAO 2. CAIXAS PARA AS ABELHAS 3. ALIMENTAO 4. INIMIGOS NATURAIS 5. DIVISO DA COLMIA

1. Localizao: As colmias de abelhas sem ferro devem estar protegidas contra o sol excessivo, contra a chuva e contra o frio. aconselhvel criar as melponas longe das correntes de ventos fortes, pois perdem facilmente a orientao quando so expostas a essas condies e no conseguem mais encontrar o caminho de volta para o ninho. No vero, se as colmias estiverem em local ensolarado bom que estejam cobertas com telhas ou com algum outro material protetivo. A exposio ao calor demasiado pode acarretar derretimento do cerume, derramamento de mel e abandono da caixa, alm de proporcionar condies para a proliferao de fordeos ( explicao sobre fordeo + adiante ). A exposio chuva, nem precisa-se comentar, leva ao rpido apodrecimento da caixa de madeira e a infiltrao de gua pode gerar uma condio insalubre que d acesso aos fordeos. Nesse aspecto, bom sabermos que no interior das caixas de mandaaias comum a umidade e as abelhas precisam dessa caracterstica para sobreviverem. No se assuste dessa umidade natural. O frio pode matar a colmia inteira. Por isso, nas regies do sul so recomendadas caixas com espessuras que vo de 1,5 a 2 polegadas, que protegem as abelhas.

Fig 3

Fig 4

importante a proteo contra as intempries: chuva, sol, ventos, etc. No habitat as mandaaias nidificam em ocos de troncos de rvores.

2. Caixas para as Abelhas Sem Ferro: As madeiras recomendadas para as caixas das abelhas so o pinho e o cedro. O pinus ( elioti ) no deve ser usado em qualquer hiptese, pois essa madeira contm uma resina com cheiro forte que espanta a colmia. Ela vai embora. O pinho a madeira mais recomendada, pois mole, leve e porosa. Esta ltima qualidade confere madeira uma caracterstica peculiar que o controle da umidade interna e natural do ninho. J o cedro uma madeira pesada, dura e compacta e no possui a mesma permeabilidade do pinho. Por razes bvias a durabilidade do cedro maior. A construo das caixas deve ser com madeira seca e conveniente colocar reforos nas caixas, pois as mesma empenam com o tempo. Pintura recomendvel menos com tinta a leo, devido ao cheiro forte cheiros fortes no so apreciados pelas abelhas, pois um dos meios de interatividade entre os membros de uma colmia so os feromnios, odores que ns absolutamente no sentimos, mas que para elas so um meio de comunicao. bom ento no interferir nessa comunicao.

3. Alimentao: As abelhas sem ferro alimentam-se obviamente do mel que produzem. Suas crias ou larvas so alimentadas com plen e a rainha com uma alimentao especial, que a gelia real.

Os insumos que as abelhas utilizam para fabricar os seus alimentos so coletados nas flores e cada espcie visita algumas plantas que constituem o pasto apcola.
Em pocas de boa florada a fabricao de mel proporcional disponibilidade de flores, mas podem ocorrer primaveras e veres chuvosos, quando h escassez. Nesses casos conveniente alimentar as abelhas com xarope.

Na maior parte do inverno as ASF ( abelhas sem ferro ) no trabalham, mas consomem a proviso de mel estocado na colmia. Se a quantidade de mel no for suficiente, muitas operrias morrero de inanio. O meliponicultor deve ento complementar a alimentao com xarope. Na primavera, quando elas voltarem s atividades normais, a colmia estar fortalecida e o produtor ganha tempo e rendimento com esse procedimento. conveniente lembrar que a populao do enxame regulada proporcionalmente quantidade de alimento disponvel.
O xarope feito com gua e acar cristal, na proporo de 350 g de accar para 1 litro de gua. Esquentar at a fervura e o accar diluir. Pode ser colocado em bebedouro de pssaros, no interior do ninho, com o bico protegido com uma bucha de algodo, necessria para as abelhas no se afogarem.

O complemento de plem pode ser feito com Polemel, produto encontrado nas casas especilaizadas.
Obs.: as mandaaias trabalham partir dos 6 C.

Fig 5

Para alimentar as abelhas com xarope, podem ser usados bebedouros de pssaros, como este mostrado ao lado. No bico coloca-se uma bucha de algodo que evita que as abelhas se afoguem.

Este alimentador pode ser colocado dentro da caixa.


normal que as abelhas transfiram o xarope para os seus prprios potes de mel. A limpeza desse acessrio obrigatria para no haver fermentao e criao de fungos, os quais matariam as abelhas.

Se a colmia for de difcil acesso podem ser utilizados alimentadores externos, do tipo bebedouro para beija-flor.

4. Os Inimigos Naturais:

Todos os predadores de insetos so potenciais inimigos das abelhas. No entanto, alguns no alteram o cotidiano de um enxame, pois no possuem grande poder de destruir uma colmia, alimentando-se, quando muito de alguns poucos indivduos: so aranhas, pssaros, barbeiros, etc. So trs os inimigos mais comuns e que podem predar um ninho at sua extino, com mortandade e perda de toda a colmia:
4.1. fordeos: so larvas de dpteros ou pequenas moscas ( mosca ligeira ); 4.2. formigas: gostam de acar e no exitam em entrar na colmia para lamber o mel. As ASF so praticamente indefesas contra as formigas. Mais adiante explicarei a forma de controlar o seu acesso ao ninho; 4.3. abelhas limo ( lestrimelita limo ): so abelhas cuja natureza no as dotou de corbculas para a coleta de alimento. Conseguem o seu alimento em investidas maias contra os ninhos de outras ASF, dominando totalmente suas vtimas pela castrao feromonal elas exalam um cheiro forte e caracterstico de ctrico ( limo ) quando esto em ataque. Essa habilidade confere s limo uma estratgia nica: ao exalar esse cheiro elas bloqueiam a comunicao e confundem suas vtimas desmobilizando-as.

4.1. Os Fordeos: As moscas ligeiras, parecidas com moscas de frutas azedas caracterizam-se por seus movimentos muito rpidos. Elas entram nas colmias pelas frestas da madeira, tampa mal fechada e abertura de entrada das abelhas. Uma vez dentro do ninho depositam seus ovos nos cantos onde h escrementos das abelhas e tambm nos potes de plem, cujo contedo possui um caracterstico cheiro de azedume. Em poucos dias nascem as larvas que, se no forem combatidas, produziro uma segunda e outra terceira gerao de fordeos no interior da colmia. Suas populaes crescem, a despeito das abelhas que parecem nem perceber as suas presenas. Quando a populao dos fordeos cresce demais, as larvas, agora j em quantidades grandes consomem, alm do plen, o mel e o alimento das crias, contido nas clulas de crias e ainda mais, consomem tambm as crias das abelhas que so totalmente indefesas. A colmia enfraquece e sucumbe rapidamente.

Os Fordeos - Modo de controle: * Manter a caixa das abelhas sempre em boas condies, evitando deixar frestas abertas; * Inspecionar constantemente quando se abre a tampa, se houver fordeos possvel que estejam na parte interna da tampa e a maneira de aplac-los no tapa mesmo, cuidando para no danificar a colmia; * A melhor maneira de combat-los usando-se uma isca: num desses potes tipo de filme fotogrfico ou de temperos, fazer pequenos furos de 2,0 a 3,0 mm de dimetro ( o suficiente para passar s a mosquinha, ficando de fora a abelha ) , colocar uma pequena quantidade de vinagre de maa ( +/- ) e colocar essa armadilha dentro da caixa das abelhas. Se entrarem fordeos na caixa eles sero atrados pelo cheiro irresistvel do vinagre, entrando no pote e afogando-se ali mesmo. Trocar o contedo e limpar periodicamente essas armadilhas conveniente para mant-las ativas e asseadas. Usar fita crepe cobrindo as frestas das tampas das caixas das abelhas tambm boa tcnica. Fica s a entrada do ninho aberta, mas nesse local sempre h uma sentinela de planto, dificultando a entrada de invasores.

4.2.. As Formigas Tanto quanto os fordeos, as formigas podem fazer grandes estragos nas colmias. As formigas so atradas pelo mel das abelhas e entram nos ninhos para fartarem-se deste nobre produto.

Quando a formiga batedora descobre a fonte do irresistvel mel ela volta para o seu prprio ninho para avisar as irms sobre a descoberta. No incio algumas poucas formigas iro aproximar-se do ninho das abelhas. Mas logo ser um exrcito de pinas armadas que tero pouca resistncia pela frente. As abelhas naturalmente tentaro defender o ninho, mas sero indefesas contra as mortferas formigas que ao lanar cido frmico sobre as inimigas e mord-las com suas afiadas pinas tomaro de assalto a colmia.
Morrero as operrias, a rainha e as crias, que sero levadas como petiscos para as formigas, alm do delicioso mel. O modo de combate mais eficaz contra as formigas criar as abelhas longe do seu alcane, isto , proteger os acessos colmia com graxa patente, por onde as formigas no conseguiro passar.

4.3. Lestrimellitas Limo

As lestrimellitas limo so um tipo de abelha nativa que vivem em colnia, tanto quanto as outras que existem em nosso ambiente, com o diferencial que elas no coletam produtos nas flores. Sua especialidade saquear os ninhos de abelhas produtoras de mel. Quando atacam, se no h interveno do meliponicultor, raramente um ninho sobrevive, principalmente se o ninho atacado no bastante forte. H casos de enxames bem fortes de mandaaias sustarem o ataque. J os ninhos fracos, normalmente divises recentes e colmias que no estejam completamente estabelecidas, podem rapidamente sucumbir a esses ataques.
So trs as estratgias dos assaltos das limo: a abelha batedora, o nmero de indivduos que atacam e o cheiro caracterstico delas. Inicialmente, num dia de mormao ( quente e abafado ), uma abelha limo batedora investiga uma colmia potencialmente boa para ser atacada. Ela faz isso com revoadas constantes na entrada do ninho. Nesse momento ainda no h sinais de perigo. Certificada do ninho a ser atacado ela leva a notcia at a sua prpria colmia e ento retorna com um pequeno exrcito de invasoras, que j exalam o caracterstico cheiro de limo. Revoam em torno do ninho das vtimas que j entram em pnico. As limo ento procuram rapidamente invadir a colmia. H brigas na entrada do ninho e muitas abelhas agarram-se umas s outras invadidas e invasoras e caem ao cho. Essas j esto condenadas morte, pois ningum mais capaz de separ-las.

A quantidade de abelhas invasoras aumenta rapidamente e elas acabam furando o cerco da guarda e entram na colmia vitimada. Quando elas conseguem entrar confundem a comunicao feromonal das suas vtimas que ficam confusas e desmobilizadas. As invasoras rapidamente roubam cera e com ela controem um tubo na entrada dessa colmia. Elas dominam completamente a entrada do ninho, por onde s entram mais limes, que agora atacam s centenas ou milhares de invasoras, num ataque maio, mais uma de suas estratgias. Dentro da colmia, as sobreviventes vtimas reunem-se num canto protegendo a rainha e nos favos, potes de mel e discos de crias s existem lestrimelitas pilhando. Essas sobreviventes, se a invaso no for contida vo acabar morrendo as que no morrerem agredidas vo morrer de estresse e fome. Depois de rendilharem o ninho atacado e roubarem seus alimentos as ladras vo embora deixando para trs a marca da desolao.

4.3.1. As Lestrimellitas Limo Preveno


Tal qual um assalto, nunca se sabe quando as limo atacaro, mas podemos ficar mais atentos em determinadas pocas e circunstncias:

em dias quentes e com mormao os ataques so mais provveis; elas nunca atacam em dias frios, suas asas no funcionam direito; o cheiro exalado das nossas colmias durante o manejo pode atrair as limo, principalmente nos dias quentes; revoadas de abelhas pretas e desconhecidas sobre as nossas colmias devem ser monitoradas com muita ateno; o costume de olhar as nossas colmias freqentemente pode nos levar a evitar prejuzos, pois se alguma delas for atacada h tempo para interveno;
Quando uma colmia atacada, o que fazer...

4.3.2. Quando uma colmia atacada, o que fazer... Quando testemunhamos um ataque podemos intervir e sust-lo a tempo de restituir a ordem na colmia vitimada e salv-la. Para isso so necessrios alguns procedimentos: bloquear imediatamente a entrada da colmia atacada com cera ou com barro s vezes o ataque acontece em vrias colmias simultaneamente fechar todas elas, de modo a no deixar entrarem mais limes; as invasoras que ficaro do lado de fora pousaro na caixa agora protegida, onde podem ser esmagadas para evitar que retornem ao ataque; levar a caixa para dentro de casa e coloc-la de frente para uma janela com vidros fechados. As limes sairo em revoada e batero no vidro, onde podero ser mortas; as que sobrarem no interior da colmia devero ser removidas com o uso de um sugador de abelhas ( veja foto na prxima pgina ) e depois podem ser sacrificadas.

Ateno: a ao para fazer a limpeza na colmia e remover todas as invasoras bastante trabalhosa e demanda tempo do meliponicultor. Se esse no tiver disponibilidade de fazer a tarefa no momento, o melhor algum de casa fechar a entrada do ninho com barro e deix-lo para depois o importante sustar a entrada e sada de abelhas do ninho.
Nunca usar qualquer tipo de inseticida, por razes bvias.

AGORA VOC PODER VER UMA SEQUNCIA DE FOTOS DE ATAQUES DE LESTRIMELLITA LIMO EM DUAS COLMIAS DE MANDAAIAS. ESSES DOIS ATAQUES FORAM PERCEBIDOS A TEMPO E OS ENXAMES, APESAR DO GRANDE NMERO DE BAIXAS, SOBREVIVERAM GRAAS A INTERVENO DO MELIPONICULTOR.
LEMBRE-SE SEMPRE: O 1 PROCEDIMENTO NO CASO DE ATAQUE INTERROMPER A ENTRADA E A SADA DE ABELHAS DAS COLMIAS. NO FIQUE COM PENA DAS SUAS MANDAAIAS QUE MORRERO NO COMBATE FORA DA CAIXA. PENSE EM SALVAR O ENXAME L DENTRO.

AQUI V-SE O INCIO DE UM ATAQUE. VEM-SE IRATINS OU

LESTRIMELLITAS LIMO
VOANDO EM FRENTE S CAIXAS DAS MANDAAIAS. NA FOTO SEGUINTE TESTEMUNHAMOS O VO DAS MANDAAIAS TENTANDO PROTEGER A ENTRADA DA COLMIA.

Вам также может понравиться