Вы находитесь на странице: 1из 55

Usando tecnologia e praticando sustentabilidade: o lixo como um tema a ser trabalhado na escola

Profa. Msc. Alessandra C. Cardoso dos Santos

Objetivo da oficina
Proporcionar um momento de reflexo sobre questes ambientais e formular aes didticas em torno dos temas: reciclagem e tratamento do lixo.

Nosso lixo de cada dia... Inquietaes do cidado...

Roda de Fogo, zona Oeste do Recife.

Colaborar na formao do professor para o trabalho com Educao Ambiental.


Pesquisas recentes realizadas na FAFIRE, 2012, comprovam que os educadores no se sentem qualificados para trabalhar com questes ambientais. H um esforo pessoal para atender essa prioridade da Lei e da VIDA.

Constituio Federal - 1988 Ttulo VIII Da Ordem Social Captulo VI Do Meio Ambiente Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.


Dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. CAPTULO I DA EDUCAO AMBIENTAL Art. 1 Entendem-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2 A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e noformal.

nossa tarefa de cidado e de todo profissional da Educao, trabalhar com temas que abordem questes ambientais na escola.

O PROBLEMA DO LIXO MAIS COMPLEXO DO QUE O LIXO QUE VEMOS ESPARRAMADO EM NOSSAS ESCOLAS, RUAS, PRAAS, PRAIAS...

LIXO EM RIO DOCE - OLINDA

PORQUE PRODUZIMOS MUITO LIXO.


CONSUMIMOS MUITO...

H UM PADRO DE PRODUO E CONSUMO DESDE O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

- Aumento da produo.
- Aumento de uso inapropriado de recursos naturais. - Aumento das reas para produo de alimentos- gerando desmatamento, queimadas, urbanizao desordenada...). - Despreocupao com resduos industriais e domsticos (havia espao para lixes...) - Processo de urbanizao Em 1800, apenas 3% da populao mundial vivia em cidades. Hoje, mais de 50% das pessoas do mundo vivem em cidades. - Brasil: populao urbana em 1940 era de 31,3%. Em 2000, 81,2% (dados IBGE).

COMO EVITAR O DESPERDCIO DOS ALIMENTOS


COMPRAR BEM: preferir legumes, hortalias e frutas da poca. CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento. PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, no retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessria para a refeio de sua famlia.

Precisamos aprender a evitar o desperdcio de alimentos


Alimentos que podem ser aproveitados integralmente: Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abbora, mostarda, hortel e rabanete. Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamo, pepino, ma, abacaxi, berinjela, beterraba, melo, maracuj, goiaba, manga, abbora. Talos de: couve-flor, brcolis,beterraba. Entrecascas de melancia, maracuj. Sementes de: abbora, melo, jaca. Nata. Po amanhecido. Ps e pescoo de galinha. Tutano de boi.

Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos

vdeo

Site IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica


http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condica odevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado110.shtm

Segundo o IBGE (2000), o Brasil coletou diariamente 228.413 toneladas de lixo domstico (1 t = 1.000 Kg) 21,2% - depositados em lixes 37%- aterros controlados 36,2%- aterros sanitrios 2%- coleta seletiva 2%- compostagem 0,5% - incinerado

LIXES
Alm do lixo... Animais que transmitem doenas, como ratos... Mau cheiro Chorume Outras substncias txicas Contaminam os catadores Risco de desmoronamento e exploso (gs metano)

ATERRO CONTROLADO
Disposio de resduos no solo, cobertos diariamente com terra de modo a evitar mau cheiro e a presena de insetos e ratos. - no impede a contaminao do solo; - no impede a contaminao das guas subterrneas.

Tambm pode ser... Antigo lixo que passam por um processo de remediao da rea. Normalmente uma clula adjacente ao lixo que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila e grama (idealmente selado com manta impermevel para proteger a pilha da gua de chuva) e captao de chorume e gs.

Tambm pode ter uma clula adjacente preparada para receber resduos com uma impermeabilizao com manta e tem uma operao que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diria da pilha de lixo com terra ou outro material disponvel como forrao ou saibro. Tem tambm recirculao do chorume que coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absoro pela terra ou eventuamente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estao de tratamento para este lquido.

ATERRO SANITRIO
Apenas 1/3 do lixo coletado no Brasil vai para aterros sanitrios.

Antes de iniciar a disposio do lixo, o terreno preparado com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC (extremamente resistente).
Isso impermeabiliza o solo, o lenol fretico no contaminado pelo chorume. O chorume coletado atravs de drenos (canos), encaminhados para o poo de acumulao de onde, nos seis primeiros meses de operao recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazo e os parmetros j so adequados para tratamento, o chorume acumulado ser encaminhado para a estao de tratamento de efluentes. A operao do aterro sanitrio, assim como a do aterro controlado prev a cobertura diria do lixo.

Super lotao de lixo...


As grandes cidades como Belo Horizonte e So Paulo esto com espaos para construo de aterros sanitrios esgotados.

Sobras no so necessariamente lixo

A coleta seletiva a opo mais inteligente e correta em relao aos resduos. Isso vale para grandes empresas, pequenos estabelecimentos e mesmo para cada cidado.

Princpio incorporado pela Agenda 21 e prope a mudana nos padres no-sustentveis de produo e consumo.

5 R- Recusar e no consumir produtos que prejudicam o meio ambiente e a sade.

Dicas de Reciclagem
Separar o lixo para reciclagem.

Ao comprar um eletrodomstico, prefira os novos e de qualidade


(economizam energia). Regar as plantas no perodo da manh ou no cair da noite. Evitar deixar torneiras abertas ou pingando. Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotaes ou fazer rascunhos. Reduza o uso do automvel (carro), tenha uma vida mais

saudvel, se for sair para lugares prximos prefira a p.


Faa doaes das roupas que no utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam.

Geralmente, quem so os catadores?


Em mdia, 800 mil pessoas que vivem do lixo. Trabalham duro... No tm carteira assinada. Baixo nvel de instruo formal. Sem oportunidades no mercado de trabalho. Ajudam na reciclagem de 96% de latas de alumnio.

COOPERATIVAS

Entre 10 e 15 anos, tivemos em mdia, a criao de 500 cooperativas e associaes de catadores.

Vdeo ONG

A reciclagem promove benefcios no s ambientais, mas tambm sociais e econmicos. Alm de diminuir a presso sobre os recursos naturais, processos de reciclagem geram trabalho e renda para um grande nmero de pessoas. A reciclagem converte, atravs de processos industriais e, em alguns casos, at artesanais, a matria-prima do lixo descartado em produto semelhante ao inicial ou em outro

produto.

O Brasil consegue movimentar cerca de R$ 8 bilhes anuais com o setor. Gera renda a 800 mil catadores.

550 cooperativas.
Geram formalmente 50 mil empregos de pessoas em indstrias destinadas ao reaproveitamento do lixo seco.

Vdeo reportagem

Reciclagem de latas de alumnio 95% reduo de consumo de energia eltrica que seria para produzir uma lata com matria-prima virgem.

Reciclagem de ao 74% economia de energia

Reciclagem de vidro 13% economia com energia

Reciclagem de papel 71% reduo de energia eltrica. 50% economia de gua. Para cada tonelada de aparas (papis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 15 a 20 rvores.

Ao
A reciclagem do ao to antiga quanto a prpria histria da utilizao do metal pela humanidade.

A lata jogada no lixo pode voltar infinitas vezes em forma de tesoura, maaneta, arame, automvel ou uma nova lata.
O ao se funde temperatura de 1.300 graus centgrados e assume um novo formato sem perder suas caractersticas de dureza, resistncia e versatilidade. Ou seja, ele infinitamente reciclado. A ferrugem (oxidao) que vai consumindo o ao colocado em contato com a natureza faz com ele seja o nico material de embalagem degradvel num prazo mdio de 3 anos. Reutilizar a lata de ao outra forma de economizar energia, matria-prima e tratamento do lixo.

Alumnio O alumnio um dos materiais que tem maior reciclabilidade (pode ser produzido inmeras vezes sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento). O exemplo clssico a lata de alumnio para bebidas, que aps processo industrial se transforma novamente em lata e pode voltar ao ciclo de produo de forma infinita. A cada quilo de alumnio reciclado, cinco quilos de bauxita (minrio de onde se produz o alumnio) so poupados.

Para se reciclar uma tonelada de alumnio gasta-se somente 5% da energia que seria necessria para se produzir a mesma quantidade de alumnio primrio.

Embalagens PET

Quando reciclada, a embalagem PET (polietileno tereftalato) tem inmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de gua, impacto ambiental e benefcios sociais.
O polmero de PET um polister, um dos plsticos mais reciclados em todo o mundo devido a sua extensa gama de aplicaes: fibras txteis, tapetes, carpetes, no-tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, entre outros. A embalagem PET 100% reciclvel.

vdeo

Embalagens Tetrapak
Uma das novidades da reciclagem da embalagem longa-vida / tetra pak o processo Plasma.

Por esse mtodo, papel, alumnio e plstico da embalagem so reaproveitados.


Antes, somente o papelo era reciclado. O processo foi desenvolvido no Brasil pelas empresas Tetra Pak, Klabin e TSL Ambiental. O sistema j despertou interesse de outros pases e usa energia eltrica para produzir um jato de plasma e aquecer a 15 mil graus Celsius a mistura de plstico e alumnio. Assim, o plstico transformado em parafina e o alumnio recuperado. Um dos projetos que mais faz sucesso utilizando esta tecnologia a transformao do plstico e alumnio das embalagens em placas e telhas recicladas para construo civil.

Reciclagem de papel

Os tipos de papis que podem ser reciclados so os seguintes: papelo, jornal, revistas, papel de fax, papel-carto, envelopes, fotocpias, e impressos em geral. Os no reciclveis so: papel higinico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.
Todos os papis reciclados depois de coletados por cooperativas ou catadores so separados por tipo e vendidos para os aparistas que transformam os papis em aparas que so enfardadas e novamente vendidas para as indstrias.

O processo de reciclagem do papel basicamente o seguinte: as aparas so trituradas em uma espcie de liquidificador gigante com gua para que suas fibras sejam separadas. Depois um processo de centrifugao ir separar algumas impurezas como areia, grampos e etc.. Em seguida, so acrescentados produtos qumicos para retirar a tinta e clarear o papel. Aps o clareamento sobrar uma pasta de celulose que pode receber o acrscimo de celulose virgem dependendo da qualidade do papel que se quer produzir. Esta pasta que ser prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.

apostila

Вам также может понравиться