Вы находитесь на странице: 1из 22

Bruno Carvalho Jssica Aguiar Karoline Melo Samiah de Sousa

ESTGIO SUPERVISIONADO II Professor: Luciano Costa

LOGSTICA E TRANSPORTE

Importante em muitos segmentos de negcios


por seus custos; pelas oportunidades de otimizao dos custos; pelos impactos na apurao do valor econmico,

que podem resultar em aperfeioamento do processo logstico.

O transporte uma das principais funes logsticas


representa a maior parte dos custos logsticos em

muitas empresas; tem papel essencial no desempenho dos diversos servios ao cliente.

LOGSTICA E TRANSPORTE

Principais funes do transporte na Logstica esto relacionadas s dimenses de tempo e utilidade de lugar. Importncia do transporte de mercadorias
disponibilizar produtos onde existe demanda

potencial, dentro do prazo adequado s necessidades do comprador; fundamental para que seja alcanado o objetivo logstico: produto certo, quantidade certa, hora certa, no lugar certo ao menor custo possvel (objetivo das empresa em suas operaes).

LOGSTICA E TRANSPORTE

Empresas vem na Logstica, e mais precisamente na funo transporte, uma forma de conseguir diferencial competitivo. Iniciativas para aprimorar as atividades de transporte:
investimentos realizados em TI, objetivando oferecer

s empresas melhor planejamento e controle da operao; busca por solues intermodais que possibilitem uma reduo significativa nos custos.

LOGSTICA E TRANSPORTE

Um dos principais pilares da Logstica Empresarial moderna o conceito de Logstica Integrada. As funes logsticas deixam de ser vistas de forma isolada e passam a ser percebidas como um componente operacional da estratgia de Marketing:
o transporte passa a ter papel essencial nas

estratgias na rede logstica, tornando necessria a gerao de solues que ofeream flexibilidade e velocidade na resposta ao cliente, ao menor custo possvel, gerando assim maior competitividade para a empresa.

LOGSTICA E TRANSPORTE

Principais exigncias do mercado esto ligadas geralmente


pontualidade do servio; tempo de viagem; capacidade de prover um servio porta-a-porta; flexibilidade de manuseio de variedade de produtos; ao gerenciamento dos riscos associados a roubos, danos e avarias; capacidade do transportador oferecer mais que um servio bsico de transporte, tornando-se capaz de executar outras funes logsticas.

As repostas para essas exigncias esto vinculadas ao desempenho e s caractersticas de cada modal de transporte, no que diz respeito s suas dimenses estruturais e sua estrutura de custos.

O sistema de custeio, ou seja, as regras e procedimentos para identificao, agrupamento e definio dos custos tm impactos decisivos no processo de deciso, no sentido de ajudar o gestor a entender os principais fatores que afetam os custos com logsticas.

Custos diretos So aqueles que podem ser apropriados diretamente ao produto ou servio.

Custos indiretos So aqueles que no podem ser apropriados diretamente a cada tipo de produto ou servio, no momento de sua ocorrncia.

Custos fixos So aqueles necessrios funcionamento normal da empresa.

ao

Custos variveis So diretamente proporcionais ao volume de produo/prestao de servios.

O percentual maior dos custos de distribuio fsica constitudo pelos custos de transporte e entrega.
O transporte e a entrega exercem um importante diferencial no que se refere ao servio ao cliente. As operaes de entrega devem ser confiveis, desenvolvidas rapidamente e no lugar estabelecido.

Roteirizao Pode ser definida como o processo de definio de roteiros, ou itinerrios. Neste caso, a determinao do melhor caminho matematicamente exata. Entretanto, a roteirizao, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimizao da programao operacional de um ou mais veculos.

O objetivo da otimizao compreende a minimizao da distncia percorrida, do tempo despendido ou do custo de operao

A Transportadora

Rxxx uma das maiores empresas do ramo no Brasil. Tem duas filiais no estado do Cear, uma sediada em Fortaleza e outra em Juazeiro do Norte. Somente na rea atendida pela filial em Fortaleza, so realizadas cerca de 60.000 entregas mensalmente.

No incio de 2010, a empresa passava por prejuzos constantes na operao de entregas no interior do estado.

A operao era montada a partir de uma ordem para carregar um veculo to logo se atingisse um mnimo de entregas para realizar a viagem, que variava conforme a capacidade do carro.O perfil da carga transportada constituda, principalmente, de calados, eletrnicos e cosmticos. A empresa trabalhava com atendimento flexvel conforme a demanda de entregas, seguindo algumas rotas pr-estabelecidas.

Em mdia, cada entrega possui cerca de 10 volumes, com uma relao mdia de 7kg por volume. Os carros utilizados tm capacidade mxima para 4,5 ou 7 toneladas.

As rotas possuem tamanhos e tempos diferentes de execuo, variando de 2 a 4 dias para serem completadas.
Os dois principais custos envolvidos nesta operao eram o custo de fretamento de carros de terceiros e o custo com dirias e salrios dos funcionrios envolvidos.

O dilema era como reduzir os custos desta operao e, manter ou melhorar os prazos de entrega para que no houvesse queda na qualidade do servio prestado, sabendo que os valores pagos aos funcionrios eram amarrados por conveno coletiva e que os terceiros frotistas provavelmente no aceitariam redues no valor pago pelo fretamento de seus veculos. Alm disso,remanejar uma ou mais cidades da filial fortalezense para a filial em Juazeiro do Norte estava fora de questo, devido ao no apoio da matriz, que se mostrava relutante em realizar esta mudana no sistema da empresa.

Regra

de Pareto

Plo: Aracati, Baturit, Camocim, Canind, Crates, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixad, Sobral e Tiangu.
Cidades

Demais cidades foram classificadas em trs categorias: Cidades Em Rota Cidades Isoladas Cidades Agrupadas

Criao de regras de quantidade mnima

Resultados

Melhora nos prazos de entrega em cerca de 5%. Reduo de custos com dirias e fretamento entre 12% a 17%, comparado com o sistema anterior

CONCLUSO

Вам также может понравиться