Вы находитесь на странице: 1из 13

Generalidades Define-se como abortamento a interrupo da gestao com idade igual ou inferior a 20 semanas ou, quando no for possvel

estabelecer com preciso a idade da gravidez, com concepto pesando 500 gramas ou menos. O abortamento pode se apresentar sob diversas formas clnicas, e a conduta ser assumida dever se alicerar em um cuidadoso diagnstico diferencial entre essas mltiplas manifestaes da gestao precocemente interrompida ou em vias de se interromper.

AMEAA DE ABORTAMENTO Diagnstico


Clicas ou sangramento leve. tero compatvel com a idade gestacional. Colo uterino fechado. Ultra-sonografia normal Beta-hCG positivo.

CONDUTA
Acompanhamento ambulatorial.
Repouso relativo. Abstinncia sexual.

Ultra-sonografia seriada em intervalos dependentes da

evoluo do quadro. Hioscina: 1 comprimido VO de 6 em 6 horas em caso de clicas.

ABORTAMENTO INEVITVEL Diagnstico


Clicas sempre presentes. Sangramento vaginal, por vezes abundante. tero compatvel com a idade gestacional. Orifcio interno do colo uterino dilatado (> 2 cm). ltra-sonografia pode revelar deformidade do ovo, presena de hematoma retroplacentrio ou ovo muito baixo na cavidade uterina. Podem estar presentes: roturas de membranas ou infeco inracavitria. Beta-hCG frequentemente positivo.

Conduta
Internao da paciente.
Sinais vitais a cada seis horas. Hemograma completo.

Perfuso venosa de ocitocina em soluo glicosada na

velocidade de 80m UI por min. Correo da volemia, se necessrio (sangue e solutos administrados em veia distinta daquela utilizada para perfuso de ocitcito).

ABORTAMENTO COMPLETO Diagnstico


Mais frequente quanto mais precoce for a interrupo da

gestao. Sangramento e clicas cessaram ou diminuram repentinamente. tero pequeno para a idade gestacional. tero contrado. Orifcio interno do colo uterino fechado, na maioria das vezes. Beta-hCG negativo na quase totalidade dos casos. Ultra-sonografia mostra ausncia de ecos ovulares intrauterinos.

ABORTAMENTO INCONPLETO Diagnstico


Sangramentos e clicas presentes e de intensidade

varivel. tero menor que esperado para a idade da garvidez. Orifcio interno do colo uterino dilatado. Exame especular pode evidenciar sada de tecido pelo orifcio do colo uterino. Beta-hCG freqentemente negativo. Ultra-sonografia sugere a presena de restos ovulares infra-uterinos.

Conduta
Internao da paciente. Sinais vitais a cada seis horas. Hemograma completo para monitoramento da espoliao e

rastreamento da infeco. Perfuso venosa de ocitocina em soluo glicosada na velocidade de 80m UI por min. (40UI do frmaco em 500ml de soro glicosado a 5% a 20 gotas) Correo de volemia, se necessrio. Curetagem uterina em gestaes < 14 semanas. Pacientes Rh negativo e coombs indireto negativo devem ser medicadas com imunoglobulina anti-Rh para preveno de possvel aloimunizao.

ABORTAMENTO INFECTADO Diagnstico



Sangramento e clicas variveis. tero amolecido e doloroso a palpao. Orifcio interno do colo uterino dilatado. Exame especular pode evidenciar secreo porulenta, por vezes de odor ftido. Beta-hCG freqentemente negativo. Temperatura axilar > 38 C. Taquicardia. Leucocitose com desvio para esquerda. Sinais peritonite ou estado toxmico materno.

Conduta
Internao da paciente. Monitorar sinais vitais (pulso radial, temperatura axilar e presso

arterial). Hemograma completo para monitoramento da espoliao e acompanhamento do estado infeccioso. Perfuso venosa de ocitocina em soluo glicosada na velocidade de 80UI por min. (40UI do frmaco em 500ml de soro glicosado a 5% a 20 gotas por min.). Correo da volemia, se necessrio (sangue e solutos administrados em veia distinta daquela utilizada para perfuso de ocitcito). Dilatao do colo e curetagem uterina uma hora aps o incio da teraputica com ocitcito e antibitico, em gestao < 14 semanas. Pacientes Rh negativo e coombs indireto negativo devem medicadas com imunoglobulina anti-Rh para preveno de possvel aloimunizalo.

ABORTAMENTO RETIDO Diagnstico


Paciente assintomtica.
Feto inaudvel ao sonar Doppler aps 12 semanas de

gravidez. tero menor do que o esperado para idade gestacional. Exame ultra-sonogrfico comporta dois diagnsticos distintos, exigindo confirmao por dois exames intervalados de 15 dias.
Missed abortion: reteno do feto morto.
Ovo cego: ausncia de embrio no saco gestacional.

Conduta
Perfuso venosa de ocitocina em soluo glicosada na velocidade

de 80UI por min. (40UI do frmaco em 500ml de soro glicosado a 5% a 20 gotas por min.). Aumentar a cada 30 minutos a dose de ocitocina at 160mUI por min. (80UI do frmaco no mesmo volume de soluto glicosado) enquanto no se observar atividade uterina. Evitar solues menos concentradas pelo risco de over flow por excesso de volume administrativo. Nos casos de missed abortion rastrear a coagulao intravascular dimensionada. Pacientes Rh negativo e coombs indireto negativo devem ser medicados com imunoglubolina anti-Rh para preveno de possvel aloimunizao.

ABORTAMENTO HABITUAL

A interrupo espontnea da gestao em trs ou mais ocasies consecutivas, antes de 20 semanas, caracteriza o abortamento habitual. O tratamento do abortamento habitual est condicionado a sua etiologia. Como causas principais da doena lista-se: Alteraes endometriais. Hipoplasia uterina. Malformaes uterinas. Mioma. Retroverso uterina fixa. Anomalias cromossomiais. Diabete melito. Hipertenso arterial grave. Incompetncia istmocervical.

Вам также может понравиться